Líbia: após 6 meses de combates, Kadafi segue no mesmo lugar

Em seis meses de revolta, os rebeldes líbios conseguiram se impor na cena internacional, mas sua falta de organização e suas divisões internas não permitiram derrubar o coronel Muammar Kadafi, apesar dos devastadores efeitos dos bombardeios da Otan.

Estimulado pela França, o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião, está se convertendo no único interlocutor da comunidade internacional. Entre as grandes potências, apenas a Rússia e sobretudo a China ainda não reconheceram o movimento rebelde como “representante legítimo do povo líbio”, embora Moscou já tenha adotado algumas sanções contra o regime.

E, apesar de suas declarações iniciais contra o “intervencionismo” ocidental, o continente africano também decidiu virar a página da era Kadafi. “Estamos assistindo a um abandono”, resumiu um observador estrangeiro que pediu o anonimato.

Em Trípoli, os efeitos das sanções econômicas e dos bombardeios da Otan começam a ser sentidos com força, com cortes de eletricidade, falta de combustível e um aumento dos preços. No âmbito militar, os rebeldes parecem ter a iniciativa, embora a situação evolua lentamente.

No oeste, os combates em Misrata conseguiram acabar com o cerco que a cidade vivia, mas seu avanço em direção à capital está estancado em Zliten. No leste, as forças leais ao regime estão entrincheiradas na cidade petroleira de Brega, que sofre constantes bombardeios da Aliança Atlântica, e realizam uma forte resistência.

No entanto, os rebeldes conseguiram vencer o exército líbio na região montanhosa de Nefusa, o que lhes permitiu progredir pelo vale até a periferia sudoeste de Trípoli, apesar de Kadafi seguir controlando Sebbah, centro de comunicação vital para o sul do Saara. Até hoje, a rebelião não aproveitou todo o apoio aéreo da Otan – cujos mísseis provocam muitas perdas entre as tropas governamentais – nem as armas enviadas pelo Qatar e, em menor medida, pela França.

A ingenuidade inicial começa a dar lugar a uma organização, a qual aderiram voluntários civis que entenderam a importância de coordenar a ação de seus “katiba” (brigadas) no campo de batalha. Mas ainda é difícil passar da teoria para a prática, já que os soldados que se uniram aos rebeldes, os mais favoráveis a formar um embrião militar, continuam sendo minoritários e muitas vezes são suspeitos de fazer um jogo duplo.

A rebelião é obrigada a avançar: “Todo o mundo entendeu que a capital não se revoltará até que os rebeldes coloquem um pé na cidade”, conta o observador estrangeiro. E durante este tempo Kadafi segue no mesmo lugar. “Cada dia que passa é uma vitória” para o líder líbio, assegura a fonte. O coronel tem todo o tempo do mundo, o contrário da coalizão, que vê a redução das contribuições da Otan.

Nas cidades do leste controladas pela rebelião desde fevereiro, o sopro da revolta “está começando a diminuir”, segundo um jornalista local. “Falta um homem forte, um líder capaz de galvanizar a multidão”, acrescenta.

Em Benghazi, Derna ou Tobruk, muitos parecem se contentar com a atual situação, sabendo que a Otan vai intervir se os tanques de Kadafi ameaçarem o leste rebelde. Mas o pior é que a credibilidade política do CNT está em dúvida.

O misterioso assassinato no dia 28 de julho de seu chefe de Estado-Maior, ex-pilar do regime de Kadafi, revelou as divisões internas do movimento rebelde. O CNT se apresenta como um peculiar conjunto de personalidades da diáspora, ex-funcionários do regime, membros da Irmandade Muçulmana e tecnocratas, sobre o qual paira a influência dos islamitas, grande preocupação dos países ocidentais.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. São aventureiros esses rebeldes…
    Inda que Gadafhi seja um ditador, nem de longe esses rebeldes são ‘santos combatentes da liberdade’…
    Não acho gadafhi um exemplo, mas creio que ninguém que tenha a minima noção de soberania pode apoiar esse tipo de coisa, uma intervenção militar estrangeira para derrubar um governo, que nem é dos piores…
    Imaginemos se amanhã um grupo ‘revoltado’contra o governo resolve, armado, se contrapor…
    e daí a hegemonia nortista resolve que esses revoltosos são os ‘anjos’ da liberdade…
    Por exemplo, se alguma comunidade autóctone ( indios) resolve se revoltar, coincidentemente num local cheio de minérios ‘estratégicos’…
    E aí acontecem os bombardeios ‘protegedores’ que estamos vendo…
    Só quem é muito inocente ou mal intencionado é capaz de apoiar a Otan e os hegemonistas do hemisfério norte nessa empreitada…
    Aos inocentes, que se liguem…
    Aos mal intencionados, a forca…

  2. O bem não pode deixar o mal vencer, por isso sou contra Kadafi, que é um ditador ou rei sanguinário. Também não podemos deixar os políticos corruptos brasileiros no poder, pois eles são o mal na Terra.

  3. A OTAN e se principais países vão acumular deficit’s um atrá do outro e vão ter de escolher em qual frente lutar ou a Afegã ou a Líbia, estão se mirando nos iankSS..vão se ferrar.Veremos.

  4. Heueheh, o general americano chefe de ações da OTAN falou que em 2 meses terminariam os conflitos. O gen. Heleno na época questionado quanto a isto na BAND disse este prazo ser muito difícil de ser cumprido, devido às condições naturais e a defesa da região.. NÃO DEU OUTRA!

  5. .
    .
    Sem invasão terrestre nada será resolvido, o Kadafi não é o Milosevich da Sérvia, onde depois de poucos bombardeios o povo decidiu entrega-lo à OTAN… na Líbia infelizmente o ditador tem apoio popular que a OTAN não quis considerar!
    .

  6. A guerra é da OTAN, não de “marionetes rebeldes”.
    …………………………………
    Um pouco da história recente da Líbia:
    ………………………………….
    “Após a 2ª Guerra Mundial, o Reino Unido encarregou-se do governo da Cirenaica e da Tripolitânia, e a França passou a administrar Fezã. Essa nações mantiveram a Líbia sob forte governo militar até que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a independência do país no primeiro dia de 1952, data a partir da qual foi adotado o nome Reino Unido da Líbia. O líder religioso dos sanusis, o emir Sayyid Idris al-Sanusi, foi coroado rei com o nome de Idris I (1951-1969).
    .
    Depois de sua admissão na Liga Árabe, em 1953, a Líbia firmou acordos para a implantação de bases estrangeiras em seu território. Em 1954, houve a concessão de bases militares e aéreas aos norte-americanos. A influência econômica dos Estados Unidos e do Reino Unido, autorizados a manter tropas no país, tornou-se cada vez mais poderosa. A descoberta de jazidas de petróleo em 1959 constituiu no entanto fator decisivo para que o governo líbio exigisse a retirada das forças estrangeiras, o que provocou graves conflitos políticos com aquelas duas potências e com o Egito. Em 1961 tem início a exploração do petróleo.
    .
    A atual história da Líbia teve início em 1969, quando um grupo de oficiais nacionalistas, de forte alinhamento político-ideológico com o pan-arabismo, derrubou a monarquia e criou a Jamairia (República) Árabe Popular e Socialista da Líbia, muçulmana militarizada e de organização socialista. O Conselho da Revolução (órgão governamental do novo regime) era presidido pelo coronel Muammar al-Khadafi. O regime de Muammar Khadafi, chefe de Estado a partir de 1970, expulsou os efetivos militares estrangeiros e decretou a nacionalização das empresas, dos bancos e dos recursos petrolíferos do país.”
    (Wikpédia)

  7. Foi na Cirenaica, região da Líbia com cerca de 1 milhão de habitantes (20% da população líbia) e onde existem tribos insatisfeitas com Kadafi, que os serviços secretos da OTAN encontraram campo fértil para estimular uma rebelião armada, com a intenção de subjugar a maioria do povo Líbio, de 5 milhões de habitantes ,portanto, 80% da população…, que habita no restante da Líbia.
    .
    Claro, a Líbia favorável à Kadafi é aquela região onde esta Trípoli, com 5 milhões dos habitantes(e 80% do povo líbio…).
    .
    É , por exemplo, menos do que a metade da população da cidade de São Paulo, por isto é muito difícil a resistência contra um poder militar como o da OTAN…
    .
    Não há que falar em guerra de libertação de um “ditador odiado por seu povo”, pois a maioria esmagadora dos líbios apoiam Kadafi.
    .
    Parece que a OTAN está apostando na pressão militar em conjunto com bloqueio econômico, remédios, alimentos, água potável… para subjugar a resistência da população à sua invasão, podemos talvez assistir algo como a “Batalha de Stalingrado”, pelo conquista de Trípoli.
    ……….
    Não importam as opiniões de estrangeiros com conceitos e lugares comuns, fabricados pela “indústria de consensos” do sistema midiático, do tipo:
    .
    “kadafi ditador sanguinário”
    .
    Para a maioria do povo líbio,o coronel Kadafi é um herói que libertou a Líbia do colonialismo ainda em 1969…e pela resistência a OTAN, já é um mito…

  8. E porque será que os líbios apoiam Kadafi,
    agora muito mais do antes da guerra?
    .
    Será por coisas como esta?
    ……………………………..
    Cidade de Majer, na Líbia.
    .
    “Localizada a cerca de 40km a leste da cidade romana de Leptis Magna, menos de 20km ao sul de Zliten, no litoral sul da Líbia, no Mediterrâneo, Majer era cidade turística, conhecida pela qualidade de suas tâmaras e aclamada na região por produzir o melhor tarbuni (suco de tâmaras) da Líbia.”
    .
    “Familiares dos mortos, testemunhas oculares e autoridades do governo líbio informam que os ataques aéreos da OTAN contra Majer mataram 85 pessoas, entre as quais 33 crianças, 32 mulheres e 20 homens.”
    .
    Funeral de parte dos 85 civis entre mulheres e crianças assassinados pela OTAN-EUA na Líbia:
    .
    http://3.bp.blogspot.com//-822eATIdn-4/TkhDuJkCDdI/AAAAAAAAC58/arcZjuqCArI/s1600/LibiamajerFUNERAL1.jpg

  9. Alegam que o Kadafi esta “massacrando civis,

    mas nem falam que os rebeldes estão matando aquelas

    famílias que “apoiam” Kadafi!!!

    Querem espalhar democracia americana? Porque não

    começa investigando a eleição de Bush no qual os votos

    de mais de 400 mil latinos lá residentes sumiram???

    Porque não forçar o governo saudita a abandonar a monarquia??

    Os sauditas inclusive já enviaram tropas para combater a “revolução” no Bahrein!

    Ou mesmo agir contra Israel que vive “atropelando” resoluções da ONU?

    Alguém vai fazer algo pelos masacres ou pela falta de liberdade em Ruanda?

    Congo? Miammar? Somalia?

    Durante muito tempo Kadafi foi recebido pelos europeus como chefe

    de estado com todas as honras, até mansão na Inglaterra tinha!

    E agora se voltam contra ele assim….

    A verdade é que se ele tivesse armas nucleares, isso ão estaria assim..

    Dificilmente, alguém falaria “alto” contra ele! Entendem um dos motivos do Irã desenvolver a sua?

    Claro que uma Ditadura em sua maioria não é nada bom, massacres são

    repugnantes CLARO! Mas essa resolução é muito exagerada, e como sempre,

    baseada em um lado dos fatos. Tomara que ele ainda sim vença! Ai quero ver

    os Europeus se virarem com um estado instável a algumas milhas =]

    Apoio a democracia tanto quanto qualquer um, mas omitir fatos desta forma

    é ridículo! julgue um e ignore o resto =]

  10. Os americanos estão ocupados em outros fronts, mas é aguardar a saída do Iraque e Afeganistão para iniciar uma campanha por terra na Libia. Questão de tempo.

    []’s

Comentários não permitidos.