Caça russo de 5.ª geração é atração do MAKS-2011

Sukhoi T-50, joia da indústria aeroespacial da Rússia, também será fabricado na Índia.

Pela primeira vez em mais de 20 anos, um novo avião de caça russo subirá aos céus diante do público no Salão Internacional Aeroespacial de Moscou, o MAKS-2011. Será a demonstração do protótipo do modelo de combate Sukhoi T-50.

O fato de que a Rússia exibirá sua quinta geração da caças pela primeira vez é, para os especialistas e economistas, um atestado da sobrevivência de uma importante indústria militar aeroespacial, depois de duas décadas de imensos cortes no orçamento da defesa. A indústria aeroespacial russa teve de sobreviver com o que podia ganhar no estrangeiro, principalmente no florescente mercado asiático, particularmente na China e na Índia. O T-50, a joia da coroa militar aeroespacial russa, também envolve a Índia, que fabricará um derivado para sua própria Força Aérea.

A Rússia vendeu mais de 450 caças a jato Su-27/30 e cerca de 180 MiG-29 de 1999 a 2010, segundo o Centro para Análise de Estratégias e Tecnologias, o CAST, um banco de ideias sediado em Moscou, ajudando os fabricantes de aviões de guerra Sukhoi e MiG a ficarem vivos apesar da falta de vendas domésticas. O diretor do CAST, Ruslan Pukhov, afirmou ter a certeza de que os principais fabricantes de aviões militares russos – Sukhoi, MiG e Irkut – têm suficiente potencial de produção para atender no futuro tanto encomendas domésticas como estrangeiras.

Depois de terem sobrevivido aos anos das vacas magras da década de 1990 como um amontoado avulso de escritórios de projetos e fábricas isoladas, hoje quase todos os elementos de projeto e produção da indústria aeronáutica russa estão incorporados na holding Corporação Aeronáutica Unida.

Fonte: Diário da Rússia

48 Comentários

  1. E os problemas desse caça qual é mesmo?
    .
    Será que a tecnologia Russa irá mostrar quem é a maior do pedaço?
    .
    O interessante se fizessem um dogfire entre ele e o super ultra F-22,pois voar até uma vaca voa,basta colocar um motorzinho a traz dela.

  2. Eqto isso estamos em compasso de espera pra reaparelhar nossas forças armadas!Esses nossos governantes não tem senso histórico, estão achando que o mundo é um lugar de paz!Todas as nações chamadas desenvolvidas tem um aparato de defesa minimamente satisfatório e investem em caráter permanente nesse aparato!Só nós que não…

  3. O negócio é fabricar super-tucanos em massa, uns 100 superT atacando ao mesmo tempo, um de cada lado, derrubam um desses facilmente. Se eles fabricarem 50 Sukhoi, fabricamos
    5000 super tucanos!

  4. Caro Antonio Salles,

    Até onde se sabe, foi oferecido participação no PAKFA pelos russos, apesar que seria mais uma participação monetária do que tecnológica, algo nos moldes da versão Indiana. Mas para isso, o SU-35S teria que ter vencido o FX-2, algo que não é mais possível.

    []’s

  5. Constantino

    Só que teríamos que ter 5000 pilotos de elite para atacar qual um enxame de abelhas. Já imaginou o custo de tudo isso? e ainda assim, tenho minhas dúvidas quanto as chances de êxito. Seria mais econômico uns 100 de 4,5 geração.

  6. Porque sempre que os Russos criam algo novo ou procuram criar algo novo eles sempre primeiro convidam o Brasil ou oferecem ao Brasil,depois é que fazem o mesmo com a India.E pensar que sempre descartamos oportunidades oferecidas por eles so é compreensivel de entender se assumirmos que a nossa mentalidade é atrofiada de tal forma que existe a ignorancia xenofobica segregacional de acharmos que adiquirindo tecnologias e equipamentos deles estaremos vendendo nossas almas ao Capeta e nos tornando Comunistas comedores de criançinhas.Esse Brasil é mesmo maravilhoso mas esse povo Brasileiro estara sempre fadado a mediocridade contentando-se em ser serviçal coadjuvante de lobos…O T-50 esta revolucionando de tal forma a Força Aerea Russa que seus avanços e aprimoramentos ja estão sendo assimilados no SU35BM/S que deixou de ser um caça 4.7 para ser 4.75.Sem falarmos de um caça 5.0 que eles desenvolveram sozinhos em segredo mais barato que o T-50 e que essa informação vazou de um alto militar Russo para um reporter local Russo e a alguns meses chegou a ser citada no New York Times que este vetor havia sido primeiro oferecido ao Brasil e posteriormente a India.Enquanto isso vemos F22 proibido de decolar e F35 sendo sistematicamente recolhido para revisão de projeto rsrs rsrs E voce Brasil o que fara heim?Neste pais de gananciosos vendidos e entreguistas de todos os tipos onde se prioriza a companheirada e os especuladores compras de tecnologia de defesa são atreladas a interesses comerciais internos e basta que o IRMÃO CAIM DO NORTE diga que vai comprar uma grande quantidade de KC e ST para que nós vivamos por uns 50 anos revitalizando um Mastodonte que receberemos careca e banguela rsrs rsrs EITA ASSIM A NATURESA AGRADECE E AS DOCEIS E PACATAS ANTAS NÃO CORREM O RISCO DE EXTINÇÃO rsrs rsrs rsrs rsrs

  7. Blue Eyes eu não sabia disso, falei por ironia mesmo.
    Mas a lógica é simples, se você tem um revolver com 6 balas e 10 marginais para matar, você está na pior… É a mesma coisa…

    Paulo Sergio
    Seria impraticável. Nem temos uma industria com capacidade para isso. E depois, sabemos que não depende apenas dos caças, há uma série de outras coisas envolvidas nas quais levamos franca desvantagem perante os russos.

  8. tinha que cancelar o FX-2 e compra ums 60 SU-35S de pratilheira e depois compra 100 T-50, e pra agradar os americanos compra uns 60 F-35 navais para nosso futuros NAes, ai sim o brasil estaria equipado pra o futuro.

    melhor ter 2 caça de 5 geração do que aposta tudo em apenas um vetor.

    ps. e fazer engenharia reversar nos 3 caça adquiridos assim dava para criar um caça nacional com o conhecimento adquirido

  9. SU35S ter vencido o FX@ rsrs se ele não participava rsrs e sim o SU35BM no FX1 e que disse que é impossivel o SU35BM/S não vencer o FX2?Vou afirmar mais uma vez:Conhecem o teor da correspondencia secreta de Medvedev para a Dilma antes de antes dela embarcar para Pequim?Ouviram totalmente a conversa que ela teve em particular com ele em Pequim que o deixou euforico e comemorando?Estavam presentes nas conversas de Temer com Putim em Moscow?Sabem do conteudo da reunião de alto escalão secreta Russo-Brasileira no RJ na epoca da LAAD sem a presença do X9 Yankee Jobim?Então se não teem essas respostas não afirmem que o SU35BM/S não pode levar o FX.E mais entenderam na integra as afirmações publicas na FIDAE 2010 do Sr.Fomim afirmando que estão dispostos a conversarem conosco sobre tudo o que quisermos e inclusive o oferecimento para com assessoria deles projetarmos,desenvolvermos e fabricarmos um caça 5.0 totalmente nacional mesmo sem SU no FX/Claro que Americanófilos não lembram ou fazem não lembrarem de nada que não seja da esfera Americana ou dos lacaios da OTAM então reavivem vossas memorias com este video e saibam tambem que nação nenhuma jamais ofereceu isso a ninguem http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE

  10. Aproveitem e notem tambem que no quesito caarros de combate ele afirma que apesar do Brasil ser bem desenvolvido neste seguimento eles tambem podem nos servir.Ate eles sabem das nossas capacidades de construirmos bons blindados e boas plataformas de defesa aerea.Aproveitem e revejam tambem a previsaõ que ele fez em 201o do congelamento do FX2 rsrs rsrs

  11. Eu voto por cancelar FX-2 ir direto pro Caça russo de 5.ª geração, ainda arma ele com:
    Míssil RBS-15 MK III Da Suécia.(uma avançada arma com capacidade de manobrar para confundir as defesas inimigas.)
    OU… NSM (Naval Strike Missile)da Noruega(Uma interessante característica do NSM é sua capacidade de manobra elevada, usada para desviar de obstáculos pelo percurso, que é feito em baixíssima altitude, podendo, inclusive, contornar ilhas, ou, ainda, usar essa capacidade para confundir o alvo sobre qual é o navio que está sendo engajado.)
    Míssil PJ-10 BrahMos, desenvolvido em conjunto com a Rússia.
    BrahMos é um míssil de cruzeiro capaz de destruír navios ou de ser usado contra alvos terrestres. Sua vantagem é que ele voa a velocidade supersônica alta (mach 2,8) a uma altitude menor que 10 metros. Essas características inviabilizam, praticamente, qualquer defesa antimíssil de conseguir se defender do BahMos. Com uma potente ogiva de 300 kg, este míssil pode rasgar no meio um navio do porte de um destróier. Seu alcance está em 290 km, porém novas versões poderão aumentar esse numero daqui alguns anos. Seu sofisticado sistema de guiagem conta com um radar ativo e passivo e apoio de GPS e INS.
    O míssil P-900 da Russia versão, chamada de 3M-54E-1 tem velocidade subsônica, como um Tomahawk norte americano, porém seu alcance foi aumentado para 300 km e sua ogiva é mais “generosa”, com 400 kg de explosivos, com o objetivo de causar sérios estragos em navios do porte de porta aviões.

  12. E mais para deixar as Donzelinhas adoradoras de Hot Dogs eles os Russos facilitariam bastante o pagamento pra nós aja visto que so faltam babarem nossos óvos pois o maior sonho deles é ter o Brasil o pais mais extrategico logisticamente do mundo como seus parceiros inclusive no ano passado nos bastidores foi cogitado que terianos exclusividade em determinados armamentos deles na AL e isso serviria para deixar Hugo Chavez não tão prepotente e não tão entusiasmadinho.Tenham a certesa que o cancelamento do FX2 ate profetizado ano passado pelo Sr.Fomim FOI ESTRATEGICO.Ah e antes que eu me esqueça quero agradecer mais uma vez,muito obrigado FHC por voce ter sido covarde e por imposição Americana não fechou com a Sukhoi no FX1 porque agora teremos um SU35BM/S muito mais moderno,muito mais sofisticado e muito mais mortifero.

  13. Deixem de ter esperanças de o Brasil comprar caças russos (T-50, SU-35 BM, etc).
    Os Estados Unidos já se manifestaram na concorrência do FX(1) de que a aquisição do caça russo (SU-35BM) pelo Brasil desagradaria muito o Governo Americano.
    As forças armadas do Brasil absorveram bem a ameaça americana e decidiram por excluir a opção de compra do SU-35 da concorrência.
    E até hoje não se fala mais em caças russos na FAB.

  14. Amiguinho WIN32AGENT esse papinho de desagradar a Americanos so é assimilado pela direita reacionaria intransigente que a isso difunde para justificar o entreguismo vendilhão.Isso se findou quando derrotamos nas urnas FHC e seus trairas amestrados.Hoje a maioria de nossos militares e a maioria de nosso povo temos consciencia que a ameaça a nossa soberania e nossas riquesas chama-se IRMÃO CAIM DO NORTE E SEUS BASTARDOS HIPNOTIZADOS DA OTAM.O Brasil não bate mais continencia para os EUA.

  15. O melhor FRANCOORP seria a compra do projeto Gripen NG para alem de criarmos encima desse programa padronizarmos FAB e MB e a aceitação da oferta Russa do 5.0 Tupyniquim.

  16. Péssima ideia a de mostrar em vôo, para o público, em um show aéreo, um caça tão pouco testado.
    Esse troço pode cair…
    Por outro lado, bem que o Edilson podia conseguir entrada pra esse show para alguns participantes do blog irem lá assistir ao vivo essa arriscada, ops…, quer dizer, essa sensacional apresentação da joia da Força Aérea Russa.
    Rsss…

  17. Se não estivesse na terra de sua majestade, eu bem que tentaria ir ver o PAKFA ao vivo, alguns leitores do Blog já estão lá, inclusive o Rustam que espero que leve a câmera e nos traga algumas news,
    Bem por aqui só quebra quebra e nenhuma novidade a não ser a eterna crise, mas tudo bem.
    Grande abraço

    Sds
    E.M.Pinto

  18. Bosco estou a rir, com o que disse. Se Edilso lhe desse passagem para a exposição, Afinal, com tanta confiança que voce tem na Tecnologia russa voce arriscaria sua vida para assistir a demonstação PAKFA????kkkkkk
    Cara tu voltaria com um pedaço da jaca na testa.

  19. Grande Edilson,
    Pelo jeito no seu blog nós também estamos no meio de um quebra-quebra.
    Depois que eu ousei comparar os EUA a um macho dominante os “rapazes” antiimperialistas se exaltaram e bateram o pé de indignação afirmando que seus “corações” já têm dono e que não sobrou pra americano “entrão” não.
    Mas não liga não. Pode ficar aí na terra da rainha tranquilo que a gente não passa dos limites do razoável não.
    Um grande abraço e fala pro Rustan tomar cuidado com o T-50. rsrsss
    Brincadeira!!!
    Torço para que o T-50 faça bonito e seja um grande sucesso.

  20. Nilo,
    Eu respeito a tecnologia russa, só não acho que seja de outro planeta como muitos aqui afirmam.
    Mas realmente, se o Edilson me “brindasse” com um entrada pro evento aéreo russo eu respeitosamente declinaria. rsrssss
    Deixa eles testarem mais a “joia voadora” antes de eu me arriscar a levar uma “T-cinquetada” na testa. rsrss

  21. O T 50 não me mete medo, há coisas piores nos ares hoje do que protótipos ainda não testados.
    Nos próprios voos comerciais que voamos, que o diga o fundo do atlântico e as caixas pretas que não podem ser declaradas de seus conteúdos.
    Pra ser sincero até acho que o T 50 vai bem, pelo “sumiço” de 4 meses creio que o novo motor completou a fase de incorporação ao projeto.
    mas é cedo para dizer se o caça será superior ou inferior a qualquer um outro. O que creio que se pode fazer é analisar os contextos e aplicações os quais ele foi desenhado e estimar se terá ou não vantagens caso tenha êxito.
    Quanto a Luta eterna entre o bem e o mal, os machos dominantes e etc, nada tenho a declarar, até porque já desisti, o povo gosta de olhar para os lados, direita e esquerda, o bem e o mal, e ainda não acordou que torcem para sair da miséria imposta de uns para cair na imposta por outros, mas vamos assim o barco vai andando, ou melhor navegando, não, quiz dizer pro fundo…
    Pena e muita pena é não ver defesas ferrenhas pelo que é nosso e pelo que fazemos, mas sim pelo o que outros fazem.
    nem muito menos fazer e melhorar tal como os outros fazem e progridem, mas é ai, como você disse o Macho dominante chega e domina pois a sorte favorece os Fortes, não sobra pra quem quer e se esforça pra ficar pra traz, seja por incompetência seja pela falta de vontade.

    Quem progride olha pra frente e pra cima.
    Quanto a MAKS 2011, o PAK FA não é surpresa, talvez os Helicópteros ou mesmo o mercado civil, aguardemos para ver.
    Grande abraço
    E:M.Pinto

  22. É Edilson, sua colocação quanto ao desenvolvimento da tecnologia nacional é pertinente… ainda me lembro, já nos primeiros coments que fiz no PB, ainda qndo vigorava a briga entre os 3 concorrentes finalistas, observei que preferia que desenvolvessemos um caça proprio, como desenvolvemos outras aeronaves… mas com o passar do tempo, cheguei a conclusão que, por uma questão mercadologica, ficaria muito mais barato adquirir o conhecimento do que desenvolve-lo… o grande gargalo então, se mostrou qnto a capacidade de absorção da mesma… resumindo… fabricar um 4.5 de qualidade só depende de decisão politica… já um 5.0 ou +, depende de politica de governo visando um salto tecnologico, que ao meu ver, não é compativel com a ralidade tecnologica atual do pais… mas podemos criar condições para tal… tudo questão de “vontade politica”… dinheiro não falta… essa historia de crise é momentanea… já o desenvovimento de tecnologia aeroespacial demanda tempo e investimento, muitas vezes, a fundo perdido, mas que indiretamente voltarão como divisas para o pais… saudações…

  23. Tecnologia não se vende, dá ou empresta, compromissos são quebrados ou cumpridos e ainda sim, não tens garantia.
    Ou desenvolves ou não, é a única forma.
    Quanto ao Mercado, entendo que nem tudo é necessário desenvolver, mas sim pontos críticos e chave.
    No caso do Caça, o Motor, Radar, sistemas de armas e ECM, especialmente o Último.
    A verdade é que na retórica do lá fora tá melhor, nada se faz a não ser lamentar de geração pra geração, e endeusar o que vem de fora, como se fosse nosso ou propriedade nossa.
    Agora veja, como sempre excluo a política pois ela é sempre a nossa muleta e também porque ninguém discute política e sim bandeiras partidárias.
    Mas olha só , se aqui não há consenso de qual melhor opção tomar, qual seria o modelo de caça para o Brasil, qual a melhor estratégia? vamos exigir que os políticos decidam isso? a sociedade se faz de cidadãos não de líderes, se os brasileiros não acreditam e nem querem acreditar, vamos continuar exigindo e pondo a culpa nos políticos?
    Quando se fala de tecnologia todo e qualquer processo requer, gente, tempo e dinheiro, sempre defendi o PAK FA, porque? de todos os 5G na época,era o único que saia da prancheta sem nenhuma ou quase alguma experiência, ou seja, estava ai a oportunidade de iniciar e desenvolver ainda que uma versão B para o Brasil tal como o faz a Índia, esta escolha não estava baseada no ampor a política russa, ao Putim ou a qualquer outra idéia, mas sim, de que era a úncia oportunidade de fato de ingressar num programa totalmente novo, que carecia de Radar, Motor, Mísseis e ECM, fora a questão estrutural, Se a indústria brasileira queria aprender algo era ai, num projeto totalmente novo e que exigia as soluções, mas pra isso era necessário desenvolver da raíz ainda que demorasse tempo, mas talvez por ingenuidade ou por acreditar demais no brasileiro vi que as coisas não são assim.
    O Industrial brasileiro quer algo pronto, seja lá o que for.
    A Força Aérea quer qualquer coisa, seja lá o que for.
    O Governo nem sabe se e o que é necessário nem tão pouco está interessado em investir em P&D.
    Em suma, em 2050 o F 5 ou homólogo será a nossa fortuna, até lá bangladesh já foi e voltou de marte.
    sds
    E.M.PInto

  24. Só não podemos esquecer Edilson, do salto que o projeto AMX trouxe para a Embraer… acho que no caso do caça, de 4.5 ou 5.0 geração, a experiencia anterior pode ser válida… saudações…

  25. A RUSSIA OFERECEU T50 PARA O BRASIL(SERIA FABRICADO COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA)MAS DESCARTARÃO!!QUE UMA PENA POIS,É UMA MAQUINA FANTÁSTICA DE 5 GERAÇÃO(CAÇAS RUSSOS SÃO EXTRAORDINÁRIO)FABRICADOS NO PAÍS.MAS POR CAUSA DESSES POLÍTICOS CONTINUARES COM ESSA CARROÇA DE F5!!POR DÉCADAS Á FIO!!NÃO DÁ PARA ENTENDER Á CAPACIDADE DE TANTA COMPETÊNCIA COM TRATAM NOSSA DEFESA AEREA

  26. TÍNHAMOS QUE ADQUIRIR SU35 + PAK T50 TERIAMOS SUPERIODADE AEREA COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA(VERSÃO OCIDENTAL TECNOLÓGICA)QUE PENA QUE DESCLASSIFICARÃO SU35 QUE CAÇA FANTÁSTICO.

  27. Pessoal, antes de comprarmos material bélico para o país, temos que moralizar o governo brasileiro. A corrupção está demais. Vamos implantar o Regime da China no Brasil ? Pra que Partidos Políticos ? Eles se transformam em oligarquias corruptas.
    O povo precisa julgar em praça pública todos os políticos corruptos, como fazem na China. A pena: Prisão perpétua ou fuzilamento. Não vejo outra solução. Vamos nos aproximar dos chineses, que são o povo mais moralizado desse planeta. Não está dando mais para aguentar os políticos brasileiros. O povo vai ter que assumir essa nação.
    Os americanos são PLUTOCRATAS (Governo dos Ricos). Vai ter uma revolta popular nos EUA muito feia. E os ingleses são monarquistas. Também vai ter revoltas populares. Depois que o Egito colocou os políticos safados para correr, fiquei animado. Mubarak era o homem mais rico do mundo. Eu quero saber os bens dos nossos políticos, em quem roubou, dar uma pena capital (execução). Esse é o meu sentimento.

  28. PARA BOSCO, E.M.PINTO, 1MALUQUINHO E QUEM MAIS QUISER OPINAR!
    Não consigo enxergar o real motivo de ter o brasil como parceiro estratégico, quero dizer, além dos recursos naturais, do tamanho da população e da economia e da localização, o que eles ganham com isso de uma forma “colateral” por assim dizer, como quem pensa em um próximo movimento num tabuleiro de zadrez, que possibilitasse um ganho ainda maior adiante, que nos faça tão importantes a ponto de arriscarem tanto? E em que certezas se apóiam para isso, levando em consideração as nossas atitudes como país, sendo que somo um dos países mais corruptos do mundo (depois de provavelmente, todos os “desenvolvidos”)?

  29. Dandolo a Rússia é mais corrupta que o Brasil.

    Talvez seja o caso de criar empresas de material bélico e doa-las a caras como Lula, Collor e Sarney. Se o dinheiro não vai para a defesa pelos meios normais e honestos, pelo menos pela via da corrupção esse dinheiro irá para a defesa, ai os vagabundos embolsam uns 50% e sobra 50 para fabricar as armas que precisamos.

  30. O caça não estará exposto em solo.
    Deverá aparecer voando tranquilamente, sem manobras arriscadas.
    Diria que é sempre um risco…
    Porém é muito mais perigoso os pilotos malucos voando SU-27… Perigoso para todos inclusive para os espectadores.

    []s

  31. FELIPE meu amigo a corrupção é um dos defeitos mais antigos do ser humano e esta presente em todas as partes do mundo mesmo com proporções diversificadas…Esqueça esse ponto de vista de tabuleiro de xadres onde as peças se posicionam para cercarem um Rei depondo-o.O Brasil é estrategigo não somente do ponto de vista ideologico e regional mas acima de tudo LOGISTICAMENTE.Veja a China,tem proporções continentais a maior população do planeta o que obriga a eles terem uma linha logistica avantajada e diversificada.A maior parte das terras deles não é agricultavel e mesmo que eles comprassem ou arrendassem grandes extenções de terras na Asia e na Africa que alem de vastas extensões são improdutivas e necessitariam de um enorme investimento agronomo de correção e fertilização que para um vasto territorio é complexo e demorado sem falar nas necessidades de produções que requerem um trabalho de correção tambem diversificado para os produtos a serem cultivados.Mesmo que os Chineses tivessem essa linha de abastecimento logistico avantajado para suas necessidades elas estariam distantes do centro de consumo o que implica uma manutenção quase que impossivel da linha de abastecimento em caso de grande conflito e seus investimentos serviriam para nutrirem os exercitos dos outros rsrs O Brasil praticamente é o maior produtor de grãos diversificados e de carnes e so usamos para essa maravilhosa capacidade 30% de nossas terras agricultaveis.Ai esta a mais importante e imprescindivel necessidade estrategica a qualquer pais do mundo,sem falarmos de nosso potencial mineral e energetico.Todos os Presidentes eleitos depois da ditadura antes de assumirem iam a Washington terem entrevista privada com o Presidente Yankee,a Dilma foi a unica que quebrou esta regra,ate Lula antes de assumir foi la bater continencia e o que se sucedeu com essa atitude dela?Barak Osama ou se preferir Obama Bin Ladem veio aqui conversar com ela e porque?Justamente porque os EUA tem a necessidade mesmo sendo grandes produtores agro e pecuarios mas de manterem a certeza de contarem com uma linha de abastecimento mineral e energetica tão imprescindivel a eles.Os Russos tambem tem esse interesse e com uma vantagem ao contrario do que com Americanos que sempre iamos la esmolar e so obtinhamos deles o necessario e o obsoleto e com restrições,ja os Russos tudo o que criam ou aperfeiçoam sempre primeiramente oferecem parceria ou comercialização ao Brasil antes de oferecerem a outros para voce ver o grau de interesse que eles tem de terem o Brasil como socio ou parceiro.E ja que queremos adiquirir tecnologias e serviços para nossas necessidades aja visto que para as termos levariamos muito tempo e estariam defasadas e ultrapassadas ao concluirmos necessitamos buscarmos pularmos etapas.Associação com eles é menos nociva a nós que se as fizermos com Americanos ou Chineses e so existem essas 3 nações onde podemos ter tudo aquilo que precisamos e pretendemos e ja que Americanos não abrem e que Chineses alem de serem gafanhotos tem o que buscamos desconhecido e não certificado.Então porque não aceitarmos parceria Russa???

  32. E.M.PINTO meu amigo sei que voce vai chorar se a Rafale perder o FX2 rsrs e a Dessalt desconfia que perdeu mas ainda nutre esperança porque não conseguem de modo algum emplacarem nem a venda de uma unica unidade para fora da França rsrs Sera que a Dessault abandonou Jobim porque Rei deposto Rei morto e voce assumiu o controle comercial rsrs Pow cara embarca no T-50 que é mais vantagem rsrs SDS.

  33. Não meu caro não vou chorar, a decisão não cabe a mim, apenas tenho minha opinião e mais do que deixei claro a todos que por mim nenhum dos 3 isoladamente atendem as nacessidades da FAB, nem tão pouco darão a FAB e ao Brasil o que realmente precisa.
    Não se trata de torcida, trata-se de lógica, você acredita que o Su 35 ainda vai emplacar, eu defendi o SU 35 e acreditava que a dupla SU 35 PAK FA se encaixasse melhor para nós, F15 K ou SE + um caça Lo nacional também seriam mais indicado segundo o meu julgamento, mas não é isso que a FAB quer.
    Embora não seja o Ideal acredito que a opção da Dassault é a melhor das 3 em vista de diversos parâmetros, mas se querem endossar o coro anti frança, até a rebeldia de JeanD´arc serve de pretexto para justificar as opiniões.
    De maneira alguma considero os demais inferiores, apenas acho que para o Brasil a proposta francesa é a mais adequada, porém ressalto, ainda longe do que deveria, mas isso é coma FAB e o MD, não comigo.
    A decisão exclui todos os demais restando apenas os 3 dos quais com seus prós e contras, levam em consideração inúmeros parâmeros que vão além de gostos, estética, vontade, beleza, amizade, amor, carinho e afagos.
    Porém temo até que nem um destes venha a ser adquirido o que é pior e torna-.se pior diante dos últimos acontecimentos.

    Você ainda acha que o SU 35 pode se configurar o vencedor? Pois saiba que quem negociou o acordo foi o atual ministro da Defesa, quem anunciou a tal “vitória do Rafale” foi o atual ministro da Defesa, quem defende com unhas e dentes as relações diretas Brasil França é o atual ministro da Defesa, portanto fica lógico e implícito de qual decisão será tomada, mas claro, a decisão não será a dele e sim a da presidente.
    Pois bem , chorar não iria, já lamentei a exclusão do PAK FA e do SU 35 como defendia, agora, vou lamentar e muito e ver até elo menos 2020 a FAB voar de F 5 recondicionado e por aquela altura ainda estarmos falando que Seria bom, deveríamos, podemos e precisamos de novos caças mas por hora, vamos mesmo de tampões até mesmo para substituir os atuais tampões…
    Sds
    E.M.Pinto

  34. O SU-35 é um caça espetacular, em termos de comparação seu rival comparavel seria o caça F-15 ou F-14.
    Sendo o SU-35 superior ao F-18 SH. Veja o comparativo entre os dois caças, realizado por um site australiano.
    http://www.ausairpower.net/DT-SuperBug-vs-Flanker.html

    O SU T-50 ainda na fase de prototipo, esta para se tornar um dos mais espetaculares caças num futuro próximo.
    Por mim compraria o F35 americano e SU T-50 sovietico.
    Como sempre os governantes do PT são estrategistas primorosos.
    O Brasil foi convidado a participar do progeto Lockheed F-35 Lightning II, mas recusou.
    Foi convidado a participar com os russos do projeto SU PAK 50 e recusou. Ambos caças de quinta geração.
    Mas quer comprar a jaca Rafale de quarta geração, que nenhum país do mundo quis comprar em 10 anos. E apresenta serios problemas de projeto de sua parte elétrica. Deve ser porque qdo estiver com esquadrôes operacionais o caça já estara obsoleto.

  35. E.M.PINTO culpar-mos Lula ou Amorim pela preferencia declarada ao Rafale é sermos ingenuos pois eles não entendem nada de estrategia,defesa e operacionalidade.Quando eles querem ver isso eles vão na pesquisa do Google rsrs.A preferencia ao Rafale foi sugestionada por Jobim alias ele é tão astuto que tambem sugestionou FHC a quase entregar Alcantara e ate a quase perdermos o direito as 200 milhas nauticas.Os serviços dele a CIA e aos interesses Yankees ja vem de muito tempo meu amigo.E nos enganamos tambem em pensarmos que Lula se contrariou com Sarkozy e que o mastodonte cadente pressurizado a super-bonde e munido de caroço seco de Cajá o orgulho nacional F5BR/E foi a pá de cal na CRUZEX ao Rafale.O real motivo meu amigo foram alguns indicios que não podem ser revelados a opinião publica pois é assunto de segurança nacional então deixa quieto.Se depender de nossos Guerreiros e dos meios de segurança e pesquisas jamais teremos não so o Rafale mas a França como parceira estrategica iii caraca falei alem da conta rsrs rsrs Sinceramente meu amigo eu não acredito em vetor nenhum e nenhum governo mas tenho a esperança de que aquilo que buscamos que não é somente termos um moderno vetor dentro de nossas possibilidades mas sim a autosuficiencia e independencia tecnologica so poderemos buscar em dois mercados que se quiserem poderão nos servirem do que necessitamos para pularmos etapas e avançarmos RUSSIA OU CHINA…….ps:Traz uns videos maneiros do PREDADOR POLAR pra gente ver meu amigo por favor se possivel.Obrigado.

  36. ANTONIO meu caro ate é compreensivel a recusa do Brasil ao projeto F35 aja visto que o Irmãozinho Caim do Norte por decadas fez com que não confiassemos mais neles e reverter esse quadro praticamente é missão quase impossivel embora ainda tenham tolos que se iludiriam por qualquer sinalização de intenção de entendimento.No caso PAK-FA a unica explicação plausivel é a imposição Americana e a submissão voluntaria.A poucos dias a Turquia demonstrou interesses em foguetes,sistemas de defesa e vetores tanto da Russia quanto da China e logo foram chantagiados e advertidos que se isso fizerem os EUA e a OTAN os deixariam as cegas não os avisando mais sobre possiveis ataques aereos e balisticos alem de lhes deixarem no vacuo da propria sorte.A Cafetização é profunda meu amigo e uma vez que se envolveu com a Mafia o desagrado significa a morte.

Comentários não permitidos.