Inglaterra estuda bloquear redes sociais

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a Inglaterra pode suspender o acesso às redes sociais, como Twitter e Facebook, além do serviço de mensagens do BlackBerry, o BBM, caso a onda de vandalismo que atinge o país não cesse.

Esse tipo de iniciativa, quando adotada por outros países, foi amplamente tachada de repressiva e condenada.

Segundo Cameron, os responsáveis por ataques promovidos usando por meio dessas tecnologias serão presos. “O fluxo livre de informação é algo bom. Mas nesse caso, está sendo de forma negativa”, classificou ele.

Cameron informou que o Governo está trabalhando com serviços de inteligência, com a Justiça e empresas envolvidas para avaliar a suspensão dos serviços e sua legalidade.

Segundo o jornal The Telegraph, uma reunião entre as partes deve ser agendada para discutir a possibilidade de monitoramento dos meios pela polícia ou sua suspensão.

De acordo com fontes, o Governo britânico cogita bloquear o acesso de algumas pessoas em vez de estender a proibição a todos os cidadãos.

O representante de Tottenhan – bairro onde os protestos começaram – no Parlamento, David Lammy, defende o bloqueio do BBM, aplicativo que permite o envio de múltiplas mensagens entre donos de BlackBerry. Para ele, a suspensão do serviço evitaria ataques futuros.

A Research in Motion informou na segunda feira que está cooperando com todas as autoridades de órgãos regulatórios, da Justiça e das telecomunicações, mas não quis informar se os protestos em Londres começaram no sábado, após a morte de Mark Duggan, 29, pela polícia, em condições ainda não esclarecidas. O homem foi morto na quinta-feira (04). Duggan seria pai de quatro filhos e popular no bairro de Tottenhan, onde vivia no norte de Londres.

Inicialmente os protestos foram organizados e divulgados por meio do Facebook e do Twitter. Mas a polícia inglesa logo passou a monitorar as redes sociais. Para evitar a antecipação das autoridades, os manifestantes passaram a usar o BBM.

Fonte: Info Abril

No Twitter, os ingleses usam a hashtag “#blockbbm” para discutir o assunto.

17 Comentários

  1. .
    .
    Eles prenderam menores alguns até de 8 a 10 anos por serem considerados “Incitadores de Violência” por dizerem em redes sociais para se unirem e protestarem… e depois vem falar de Irã, Síria e tudo mais…
    .
    Tem muitos presos so porque deram apoio à manifestações com comentários na Internet… ja pensou que beleza ficará o mundo ocidental se a moda pega? Ja pensou ficar repressivo como o Irã que eles tanto falam??
    .
    O segredo da propaganda bem feita é acusar o outro da fazer aquilo que você está fazendo…
    .
    valeu!!

  2. “Esse tipo de iniciativa, quando adotada por outros países, foi amplamente tachada de repressiva e condenada.”
    ——————————————–
    Realmente, está parecendo a China…
    .
    Embora isto não seja novidade, a pouco tempo atrás, Israel solicitou e conseguiu, que o Facebook bloqueasse as contas de palestinos que estavam organizando protestos através da rede.

  3. O espaço virtual é hoje aquilo que foi a “praça” no passado, um lugar de reunião da coletividade.
    .
    E o direito a reunião e ao debate em espaço público é algo que vem destes os gregos, o próprio conceito de república, que o ocidente herdou dos gregos, está ligado a este direito.
    .
    É uma questão complicada, em que é difícil discernir entre o que é anarquia pura e simples ou o que é protesto justo, quando haver liberdade ou repressão…

  4. ”O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a Inglaterra pode suspender o acesso às redes sociais, como Twitter e Facebook…”
    A SIMPLES COGITAÇÃO DE TAL IDEIA, MOSTRA O CARÁTER VIL DESSES PALADINOS DA VERDADE E DA PAZ!!!

  5. As últimas notícias sobre o casamento da nobreza, sobre o pum da Condessa, ou o que o Príncipe William comeu no café da manhã já não entretem mais esses jovens, que absurdo!
    Bacana é observar a hipocrisia e auto-contradição desses políticos ingleses.

  6. Tá feio, ele quer fazer voltar ao SÉCULO 19 até na terra dele.
    Crimes na internet já deve ter legislação própria acredito eu nesse país.
    Cumpre .
    Podar a comunicação e a liberdade de expressão é o fim da picada.

  7. Faça o que eu digo , mas não faça o que eu faço. Definitivamente essas atitudes tem tornado dificil defender os paladinos da justiça e da democracia , depois falam do Irã, da Bolívia,etc…

  8. Como dizia Belchior ” Não cantem vitoria muitocedo não e nem levem flores para a cova do inimigo,que as lagrimas dos jovens são fortes como um segredo e podem fazer renascer um mal antigo”….Façam isso.Prive-nos de suas liberdades tirando-lhes a opção de interagirem e conheceram de fato um problema que podera ate leva-los a queda da Monarquia…Esses Ingleses são desorientados para lidarem com manifestações e sempre acabam buscando uma saida na radicalização.Que belo exemplo de liberdade em Sir…O Batalhão de Choque da PMERJ ja teria dado um basta nisso desde o primeiro dia.É so pentada violenta rsrs rsrs

  9. É engraçado né companheiros! Quando o Muammar al-Gaddafi, o Hosni Mubarak, o Mahmoud Ahmadinejad, o Bashar al-Assad e o Hu Jintao fazem isso são chamados de tiranos, ditadores (e são mesmo), cavalaeiros da censura a tudo e a todos. Mas agora que o negócio tá fedendo pro lado dos ingleses, são eles mesmos que querem fazer censura na Internet. Como dizia meu bizavô: “pimenta no c** dos outros é refresco”. A única diferença entre os protestos da Primavera Árabe e os protestos da Inglaterra é que os de lá morrem mais pessoas. Quanto ao resto, todos são excluídos, pobres, desempregados e sem perspectivas para o futuro.

  10. Ué, isso não era coisa de ditaduras Árabes de direita? Cade o Obama pra falar que não se pode tirar a liberdade da internet? Bando de hipócritas estes ingleses!

  11. A FOME E A VONTADE DE COMER
    .
    . Não é de hoje que os governos queiram controlar a internet,isso é um prato cheio para os “governos democráticos” do ocidente, cheios de “boas intenções”.
    .
    Criticavam os outros por isso e agora querem fazer o mesmo,quem manda ter um pseudo governo democrático,aliás estou para ver um governo 100% democrático.
    .
    Alguns incautos irão dizer que existe,e darão até exemplo de um_Rsss…
    .
    A população já está cheia de hipocrisia dessa governança arcaica que sempre levou a população na mentira por uma mídia vendida e prostituída.
    .
    Da até para achar que seja uma armação bem planejada por uma elite atrasada no tempo e espaço.

  12. Não criaram a Internet para doutrinarem e controlarem o mundo?Agora provem do proprio veneno pois alem de interação ela vem se tornando um meio de divulgação de interesse global e atravez dela não se consegue mais lavarem as massas como rebanho para o matadouro como faziam antes rsrs…Tem religiosos que irão dizer que tanto a internet com as midias em geral deveriam ser canais oficiais de governo e teologicos.Imaginem se o poder estivesse nas mãos destas pessoas,ninguem teria mais opçs,estariamos subordinados somente a um meio e todos que destoassem disto seriam potenciais terroristas e anti-cristos rsrs rsrs Deviam colocar o nome da Internet de Zagalo VOCES VÃO TER QUE ME ENGOLIR rsrs

  13. E agora com o governo deles aplicando de violência no povo, será que a OTAN ONU Anistia Internacional Direitos Humanos… vão intervir tamben???!!!

Comentários não permitidos.