Governo Dilma Rousseff planeja congelar gastos e despesas previstas para 2012

O governo Dilma Rousseff decidiu promover um congelamento de despesas no projeto de Orçamento para 2012, em uma orientação reforçada pelo temor dos efeitos da crise econômica internacional, informa reportagem de Ana Flor e Gustavo Patu, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Na proposta de lei orçamentária, a ser enviada ao Congresso até o fim do mês, a maior parte dos gastos não obrigatórios do Poder Executivo será limitada aos montantes em vigor neste ano.

Nota do Vinna: o congelamento de despesas só pode indicar duas coisas para o programa de caças da FAB: 1) adia-se para o fim de 2012 a compra para que as despesas entrem no orçamento seguinte (2013) ou 2) Abre-se um novo certame em meados de 2012 sob a alcunha de Fx-3. O congelamento de despesas me parece lógico ante o cenario de crise e a redução do financiamento externo (os caças serão comprados desta forma). Observo que o movimento é similar ao dos EUA cujo o banco central ‘congelou’ juros até o primeiro semestre de 2013. Pessoalmente, acho melhor manter os F5Em voando do que ver os caças em solo (não vamos esquecer o exemplo da Grécia que comprou ‘Mirages’ modernos antes da olimpiada e agora os vê em solo sem dinheiro para manutenção e combustivel. Não podemos perder o que conquistamos nos últimos anos…

Em entrevista à Folha, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) disse que a programação para o próximo ano será “sóbria” e não se deve esperar um Orçamento mais “frouxo”. “O limite inicial [de despesas federais para 2012] será o mesmo.”


Diante do cenário de instabilidade econômica, o Planalto pediu nesta semana aos líderes dos partidos da base aliada “responsabilidade” e união ao avaliar projetos que aumentem os custos do governo.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) deu o exemplo da PEC 300, que cria um piso nacional para policiais e bombeiros. Há pressão no Congresso para votar o tema neste semestre.

Fonte: Folha – Via JusBrasil via Hangar do Vinna

40 Comentários

  1. .
    .
    Realmente o Lula perdeu mesmo a oportunidade de resolver isso antes das eleições… agora é ficar ai a ver navios… ver navios não, a ver “Caças”!
    .
    Valeu!!

  2. Esse cenário pessimista que já é possível vislumbrar, pode colocar vários programas militares em velocidade próxima do zero. Mas o FX-2, além da urgência, tem mecanismos de financiamento de longo prazo, que de certa forma, o protegeria dos cortes.

    A SAAB/Governo Sueco em audiência ontem no CRE do Senado, colocou as condições de financiamento do Gripen NG: 8 anos de carência, mais 15 anos de pagamento. juros de 4,5%. Ou seja, do ponto de vista financeiro não há como justificar o atraso na decisão dos caças.

    []’s

  3. O caso é que o programa FX-2 contemplava a obtenção de tecnologia o que certamente traria benefícios à economia e nada impediria que um FX-3 composto por caças de 5ª geração fosse aberto logo em seguida. Mas se de fato o FX-2 não for decidido mais uma vez fica provado à falta de visão de nossos políticos.
    Gostaria de dizer um palavrão… mas vou ficar na vontade…

  4. E lá vamos de novo, se depender da Dilma-mão-fechada-de-ferro nunca teremos esses caças. Com Lula, o braço direito e conselheiro dele era o Jobim (defesa), agora com Dilma o braço direito e conselheiro dela é o Mantega (economia), que é no mínimo hostil as forças armadas.

  5. Haha…eu sempre soube e disse…com ou sem crise …essas verbas para defesa estão em último plano…será q tem á ver com à rebeldia do JOBIM nos últimos tempos ??? SDS.

  6. Em vista do infinitos adiamentos é bem possível que assim seja, porém não se deve esquecer a fonte desta noticia: A Folha de SP, que está em guerra com Amorim e o governo.
    .
    E…”A esperança é um urubu pintado de verde”

  7. Venezuela Crédito de US$ 4 Bi com a Rússia para novas Armas
    Durante a solenidade ativação do “Batallón de Helicópteros coronel Mauricio Encinoso”, no Fuerte Tavacare, estado Barinas, o Presidente Hugo Cháves, falandopor telefone diretamente de Cuba anunciou que está em negociação final com a Rússia um novo empréstimo para compra de armamentos.

    A agência oficial de notícias da Venezuela (AVN) detalhou posteriormente que o governo da Venezuela está ultimando os detalhes necessários para concretizar um financiamento de U$ 4 Bilhões de dólares com a Rússia. Este valor será destinado principalmente a aquisição de equipamentos e adestramento da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB).

    Em contacto telefônico desde La Habana, Cuba, onde recebe tratamento médico, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou durante a solenidade que recentemente conversou com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para afinar os detalhes sobre este instrumento de cooperação.

    Está previsto que nos próximos dias o ministro de “Planificación y Finanzas”, Jorge Giordani, viage a Moscou, capital russa, para acertar todos os detalhes do contrato para o referido crédito, com o qualprevê-se investir 2 Bilhões de dólares para continuar o fortalecimento da FANB.

    Explicou que ante a crise econômica que atualmente se vive nos países capitalistas é necessário aumentar a capacidade da FANB e aumentar a capacidade de defesa da Venezuela.

    “Necessitamos de Forças Armadas muito poderosas, e porque não, se temos a primeira reserva de petróleo do mundo e em nosso país (Venezuela) há uma revolução socialista. Vejam o que está ocorrendo na Líbia e agora naa Síria. Estão preparando agressões ali”, alertou Chávez.

    O chefe de Estado assegurou que ante qualquer intenção de agressão contra a Venezuela existe um povo e Forças Armadas dispostas a responder pelos interesses da pátria.

    Recordou que Venezuela conta com o armamento mais moderno do mundo e isto deve-se às compras e acordos com o governo russo.

    “Já não dependemos do que os “yanquis” nos chantageiem ou queiram intrometer-se nas unidades realizando ações de inteligência, comprando gente. Somos livres e temos que saudar à Rússia, agradecer a Rússia”, exclamou.

    Aos grupos de direita nacional, que atendem aos interesses imperiais, Chávez advertiu: “que nunca conseguirão dividir a FANB como ocorreu no passado”.

    No desfile dos 200 anos da Independência, 05 Julho 2011, desfilou em Caracas, uma Brigada Blindada completa, recebida nas semanas anteriores da Rússia, em vários navios. Desfilaram sistemas de artilharia autopropulsada, centrais de tiro e Carros de Combate T-72.

    Também foram mostradas novidades no continente latino americano tal como a Blindagem Reativa adicionada ao Carro de Combate, melhorando assim a sua sobrevivência frente ao mais potente carro de combate no TO (Teatro de Operações) Sul-Americano o Leopard 2A4 do Chile.

    Círculos militares de Caracas mencionam que chegarão até 2014 baterias de defesa antiaérea de grande altitude S-300 de e sistema de foguetes terra-terra SMERSH 300.

    Não estão definidos quais equipamentos serão adquiridos com este crédito de U$ 4 Bilhões. Segundo a agência AVN seriam investidos U$ 2 Bilhões em novas aquisições também menciona investimentos em treinamento. Peças de recuperação e manutenimento dos equipamentos assim como munição.

    Chavéz agradeceu de forma pública à Brigada de Técnicos e Mecânicos russos que mantém em operação os caças Sukhoi Su-30MK2, quando visitou a unidade onde estão baseados os caças.

    Como a Venezuela tem sistematicamente atrasando as parcelas dos pagamentos dos contratos anteriores, parte do financiamento agora anunciado, pode ser de recomposição das dívidas referentes a aquisições anteriores .

    As negociações com a Rússia são usualmente demoradas. A referente as aquisições mostradas em julho levaram mais de dois anos.

  8. Eles não diziam, no (des)governo do lula, que a crise não atingiu o Brasil???? Sem forças armadas ativas, o país não tem controle….. se continuarmos assim, o Brasil vira uma grande festa pro mundo desenvolvido..

  9. Dançamos, agr sem caças, e sem a possibilidade de transferência de tecnológia dos mesmo, ou seja, + uns 20 anos p ter-mos um caça digno deste nome. Espero q o GF tenha pedido a EMBRAER um projeto , ainda q frankstain, de um multitudo ,mach 2,5 p a dimensão territorial nossa p daqui uns 10 anos de 4,5g , e p ontem…E a Rússia comprando caças , subs nuclear…sei ñão…

  10. Até pela verba, é perfeito para o país que se escolha o gripen, já que a saab financia 100% do projeto e a juros baixos. E menor custo de operabilidade dentre os concorrentes. Ainda por cima, disseram que será transferência de tecnologia on-the-job ou seja, “aprender fazendo”, que informaram ser a unica forma real de transferencia de tecnologia, diferente de pegar um projeto pronto, e copiá-lo.

    V.exa Dilma neste seu plano BrasilMaior que foi um excelente passo. Tem que progredir para uma reforma tributaria e fiscal de fato! E tambem tem que efetivar algo de concreto quanto à taxa cambial!

  11. “adia-se para o fim de 2012 a compra para que as despesas entrem no orçamento ”

    Dezembro de 2012 é quando, segundo os maias o mundo acaba..
    Vocês não entenderam a piadinha da dilma ???

  12. Olha Jonnas, tenho a impressão que a Embraer pode fabricar por conta própria um caça do porte do grippen , não sei se completamente, mas o que faltasse seria adquirido pronto de outras empresas até mesmo estrangeiras, o grippen é construído assim. O exemplo do Kc 390 é muito útil nessa linha de raciocíneo, projetado aqui, com peças adquiridas de empresas nacionais e estrangeiras e vendas com participação no projeto, o que garante mercado para ele. No entanto se estiver errado, seria interessante o projeto do grippen mesmo sendo um caça leve mas é melhor que nada.

  13. Galera o mundo passa por uma crise economica e uma indecisão de futuro.A cautela do governo é compreensivel e isso não resume-se somente ao FX e sim a gastos gerais.Infelizmente temos de nos precavermos.A nossa tão alardeada ascenção é alicerçada a um PIB de 45% de carga tributaria e o restante subdividido entre exportação de commodities agricolas e minerais,mercado interno e consumo.Se o consumo interno cair nossa economia desaba e sera natural que ele diminua pois todos estão apreensivos.Sei que o contrato do FX seria assinado apenas em 2012 e que o pacote da SAAB começaria a ser pago somente 8 anos apos iniciado,eu penso que nele podemos apostarmos mas no caso do Rafale e do F18 devemos ter precauções.Se evidencia que o pacote a ser escolhido sera mesmo o Gripen NG,pelas vantagens,pela preferencia dos analistas e pilotos,por suas utilizações e empregos que se encaixam as nossas necessidades e mais a padronização pretendida para a FAB e MB.Eu queria o SU35BM e muitos de voces o Rafala,mas que venha o mais indicado dentro de todos esses pormenores de realidade.Teremos sim nossos Caças e sera escolhido ainda este ano e fechado o contrato em 2012.Não tem mais como adiarmos isso e os politicos e o governo ja se conscientizaram disso.

  14. Gozado né Chavez caga uma goma desdenhando dos EUA mas não diz que 100% do oleo sujo que ele produz e que não tem condições alguma nem de refinar quanto mais beneficiar é transportado direto para os EUA para ser refinado la e que tambem os EUA compram quase que toda a produção deles.Eu sempre falei que esse Chavez é uma farsa e que ele é agente duplo.O Chavez é agente da CIA com carteira assinada e tudo e so tolo não ve isso.Em momento oportuno o Chavez traira o Brasil assim como todas as demais Ratazanas tambem nos trairão.

  15. O ponto positivo e´que este governo nao demostra ser aventureiro,espero apenas que eles mantenham os investimentos nos SUBs e, convenhamos;36 caças nao farao diferença nos proximos 6 anos e se a coisa caminhar pra uma guerra qualquer , e´so ir ao shopping russo!

  16. Só não desejo uma guerra porque quem morreira por nossa pátria seriam nossos irmãos. Mas caso contrario queria que tivesse uma pra esse politicos safados tomarem no C*.

  17. Fazer o quê né?Tivemos muita sorte, mulher e economista, estamos salvos?E ainda que é melhor perdeu o manoel do avião!
    Esse governo feminino vai ser assim do começo ao fim, tipo governo bombeiro, até o gde estadista retornar do olimpo e nos garantir o futuro que nunca tivemos!Vamo voltar a cantar aquela velha musiquinha: esse é um país que vai pra frente oôh…oôh..oôh…oôhuu…oôhuu!

  18. EU JÁ SABIA!!!!!!!!
    Bom fazer o que.Admito que os caças são nescessários,mas não prioritário.A crise virá forte e Deus sabe o que nos aguarda daqui pra frente.Sei que uma invasão na amazônia não é prioridade nesse momento e até eles não teriam fólego para tal ato no momento.Mas que conservem o investimento nos Subs pelo amor dos meus filinhos.
    No fundo no fundo eu torcia para o cancelamento do Fx2,acho os três já defasdo para o cenário futuro,mas o Gripen realmete nos fornece uma oportunidade única,no que tange a possíveis embargos americanos ao Gripen acho que eles não estão em posição favorável de perder qualquer venda que seja,então o momento é esse.

  19. 1maluquinho disse:
    12/08/2011 às 18:28
    ….
    Concordo com quase tudo.
    Só estou com dúvidas sobre os caças ainda em 2011.
    Eu não vejo porque a pressa na escolha dos mesmos. Vão ser usados para quê? Adestrar? O grande lance dessa compra, assim como as demais, é a transferência de tecnologia.
    O problema maior é que há uma sensação de insegurança entre as partes (governo e FA´s), e ao que parece as principais lideranças nas FA´s querem mostrar o seu poder (ou revolta).
    O governo quer a investigação do passado (período militar) e ao que parece há quem não goste da ideia.
    Nossas FA´s foram sucateadas justamente para torná-la fraca. Isso foi proposital.
    Agora há uma nova necessidade de aparelhamento onde o foco principal não são os equipamentos e sim a tecnologia.
    Mas enquanto perdurar esta medição de forças tudo vai andar a passos lentos.
    Para o governo isso não é ruim. Enquanto o reaparelhamento não vem, a transferência de tecnologia também não. E mais tempo o governo tem para se preparar para esta transferência. E esta preparação pode ser vista nos anúncios do governo através de suas agências, Ministério da Tecnologia e até mesmo das FA´s. As próprias fusões que ocorreram ultimamente mostram que há um movimento sólido nesta área.
    É isso.

  20. Aff…
    sei lá viu…

    Podiam comprar uns 12 SU-35 no lugar do M2000 do GDA… e mais uns 24 Gripen C… com compensações comerciais e criação de pólos de cooperação tecnológica… mas não necessariamente ToT.

    Já que 36 caças é um número pequeno para fabricar qualquer coisa sobre licença, ‘montar’ tb não me parece muito inteligente… o Brasil não tem condições de absorver um ToT de uma caça de 4ª+ geração…

    Tem que começar do começo. Pensar no novo Lift, começar desenvolvendo uma classe de aeronave mais simples e partir daí para algo mais avançado.

    Mas vai ter que sair algo, nem que seja tampão… caso contrário isso vai ficar agonizando no governo.

  21. final de 2012 outra historia
    e nunca vamos ter caças com o PT no poder.
    ainda mas com esse Guido M

    se fosse por ele nos nao investiriamos em nada
    o cara economiza em tudo

  22. Os tres progetos são bons mas o gripen tem só uma turbina e isso me incomoda um pouco entre eles.
    E o que gostaria de ver por aqui é os SU-35BM, nem que seja os mais antigos como os Su-33 Su-27 mas tendo-os atualizados.

  23. Atenção srs. navegantes podem tirar os seus cavalinhos da chuva, ou melhor seus aviôeszinho porque o Brasil, NÃO VAI COMPRAR PORRA NENHUMA.

  24. Não adianta querer congelar os soldos dos militares para equipar as Forças Armadas. Em primeiro lugar está o bolso. Os militares não irão trabalhar de graça.
    Vamos apoiar Jobim para Presidente da República ? A dupla Jobim-Gen Heleno. Agora, Jobim tem que sair do PMDB, pois é um Partido Político do Mal.

  25. Dandolo disse:
    13/08/2011 às 14:11
    Não adianta querer congelar os soldos dos militares para equipar as Forças Armadas. Em primeiro lugar está o bolso. Os militares não irão trabalhar de graça.
    Vamos apoiar Jobim para Presidente da República ? A dupla Jobim-Gen Heleno. Agora, Jobim tem que sair do PMDB, pois é um Partido Político do Mal.

    —-
    Tem horas que é melhor ficar calado do que falar asneira.
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/08/13/wikileaks-por-que-os-eua-sempre-foram-contra-o-%E2%80%9Cnacionalista%E2%80%9D-amorim/

  26. Em fins da década de 70 e até, finalmente, o início do Plano Real, enfrentei, como servidor público, diversos contingenciamentos e restrições orçamentárias (ó, maldita SEST).
    Lhes digo – estamos lascados, pois não se sabe o que se poderá gastar. Investimentos? Esqueçam.

  27. OVER, eu hoje não quero aumento ou caças: Precisamos limpar o país dos políticos corruptos. Vamos adotar o Regime da China (com a Pena de Morte),e colocar o povo em praça pública para julgar todos os políticos corruptos. Esse é o meu desejo. Prioridade Número 1.O copo transbordou. É agora ou nunca. O mundo irá nos apoiar. Se o Egito fez, nós também podemos fazer.

  28. Lula orientou a Dilma para fechar os olhos para a corrupção do PMDB (Ministério do Turismo). Foi a gota d ´água que faltava. Impeachment da Dilma, já.

  29. Saudades do tupétudo e falecido Itamar que cagou e andou pros EUA rsrs não me lembro quem foi o MRE dele mas gerou protesto da diplomacia Americana na ONU dizendo que deveriamos investir mais em pesquisas do que ficarmos comprando armas e o Tupétudo comprou e muito mas ninguem nunca disse o que ele comprou rsrs.Depois da ditadura ele foi o unico que realmente agia na defesa dos interesses nacionais embora internamente não fedesse e nem cheirasse rsrs FHC e Lula nunca mais.E agora quem nos podera ajudar ja que o Chapolim Colorado não é Brasileiro.O estadista ideal seria aquele desprovido de vontade de enriquecer e totalmente compromissado com o ideal do desenvolvimento e união nacional e em nossa historia tivemos apenas um assim D.Pedro II deposto por um golpe militar.O cara tinha uma espiritualidade tão grande e amor incondicional ao Brasil que quando Osorio o informou que os trairas estavam a porta do palacio para depo-lo e que ele com seus homens lutaria ate a morte para defende-lo disse : “Não.Não faças nada.Não derrame o sangue Brasileiro”…E se entregou aos golpistas que de pronto o deportaram amanhecendo a nação como Republica e o povo sendo tomado de surpresa pois o povo amava o Imperador que ja implementava industrialização,parlamentarismo e era altamente progressista.

  30. Eu como brasileiro posso dizer com relação a uma sucessão de governos covardes e inresponsaveis, e quase criminoso que estão fazendo com este profram chamdo fx-2 e me adimira os militares aceitarem o descaso com tanta naturalidade quando deviam estar esbravejando.

  31. Dandolo disse:
    14/08/2011 às 04:54
    Lula orientou a Dilma para fechar os olhos para a corrupção do PMDB (Ministério do Turismo). Foi a gota d ´água que faltava. Impeachment da Dilma, já.

    Dandolo, você está lendo muito a mídia convencional.
    O seu salvador da pátria pode não ser o salvador da nossa pátria. E sim o salvador de outra pátria.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/08/14/do-que-a-dilma-se-livrou-johnbim-queria-substituir-o-itamaraty/
    Quanto a Lula/Dilma fazer vistas grossas, meu caro: para falar de política tem que entender de política.
    Quem prende e investiga não é o presidente. A ele cabe contornar os problemas. Não importa como. E neste ponto, ambos estão sabendo fazer bem este papel.
    Está aborrecido? pinte a cara e faça como os caras pintadas. Ah, claro, não é interesse da mídia derrubar alguém que não seja o presidente.

  32. Como o autor comentou: é melhor deixarmos nossos F-5 voando bem por enquanto mesmo, a gente costuma subestimar muito eles porque sao antigos e blah blah blah… Mas o trabalho de modernização feito neles pela Embraer foi coisa de genio! Muito bom mesmo! Nao podemos negar!

Comentários não permitidos.