Gladiador é apresentado pela Polícia Militar do Paraná

Fotos/Átila Alberti

Marcelo Vellinho

A Polícia Militar apresentou ontem o Gladiador, veículo blindado que pode ser adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para fortalecer o combate à criminalidade no Paraná.

A expectativa é que o novo produto, caso seja aprovado pelo governo, auxilie em ações antiterrorismo -visando a Copa do Mundo de 2014 -, no patrulhamento na fronteira com o Paraguai, e em operações de risco em todo o território paranaense.

O veículo seria usado principalmente pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, comandante do Bope, afirmou que esta não é uma necessidade urgente da polícia paranaense, mas considera que o Gladiador traria muitas vantagens.

“Um veículo blindado auxilia o policial a se aproximar da ocorrência e interceptar e prender criminosos, com a segurança necessária”, afirmou. “Com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, é um recurso a mais no combate ao terrorismo”, acrescentou.

De acordo com Nerino, uma das principais funções do veículo seria o apoio em operações na fronteira. “Nessa região, a polícia pode ser recebida com tiros vindos da margem vizinha e o blindado serve como cobertura, permitindo que o policial se aproxime com proteção”, detalhou.

Prático

Apesar da imponência e robustez, o Gladiador é considerado um veículo de bastante praticidade, podendo ser usado em diferentes ações policiais. Uma delas se refere à tomada de reféns por parte de marginais.

Para Nerino, o blindado pode ser muito útil contra bandidos barricados, fortemente armados e em situação de dominância, com reféns. “É algo que vem se tornando rotineiro no Brasil”, afirmou.

O veículo é capaz de derrubar muros e paredes, o que facilita a entrada em locais de refino de drogas, onde os criminosos estão equipados com armamento pesado para impedir a chegada da polícia. O Gladiador também seria usado na invasão de favelas e regiões de terrenos irregulares.

Câmeras e aberturas pra atirar

O Gladiador é considerado um blindado leve – pesa 6,3 toneladas – com tração 4×4. Tem capacidade para sete ocupantes, incluindo o motorista, e as portas abrem nas laterais e na traseira.

O veículo é indicado para qualquer tipo de solo, é equipado com motor MWM de 185 cavalos e alcança até 105 quilômetros por hora. Possui quatro câmeras, para monitoramento externo, e sete aberturas para as armas. O pneu possui uma cinta, que permite, em caso de furo, percorrer mais cinco quilômetros. O veículo é fabricado pela Inbrafiltro.

Demonstração à base de chumbo grosso

Na tarde de ontem, policiais do Bope simularam situações de conflito para apresentar o Gladiador, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Participaram da demonstração equipes da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e do Comando e Operações Especiais (Coe).

A primeira prova analisou a eficácia da blindagem. Tiros de grosso calibre foram disparados contra o veículo, que nada sofreu, a não ser marcas na lataria. Os policiais começaram usando pistolas calibre ponto 40 e nove milímetros e, em seguida, evoluíram para tiros de calibre 12 e de fuzil AR-15.

Mesmo assim, nada que afetasse a estrutura do veículo. Houve dano em apenas um disparo, que ricocheteou e quebrou o espelho retrovisor. Profissionais da imprensa puderam acompanhar os disparos de dentro do veículo.

“É estranho ter alguém apontando uma arma para você, principalmente sabendo que os tiros são reais. Na hora do disparo, a gente percebe o impacto, porque a porta treme, mas não se ouve tanto o estampido. Mesmo assim, a sensação é de segurança”, afirmou Átila Alberti, repórter fotográfico da Tribuna.

Simulação

Os policiais ainda fizeram simulações de técnicas de avanço em áreas de risco e combate, usando o Gladiador como escudo. Também testaram as seteiras (aberturas para permitir disparos das armas) e, de dentro do veículo, atiraram contra alvos.

Relatório

Os testes com o Gladiador deverão ser realizados até 22 de agosto, em diversos ambientes, em Curitiba e região metropolitana, e na fronteira com o Paraguai. A intenção da polícia é verificar as reais condições do blindado no enfrentamento da criminalidade e sua viabilidade em terrenos urbanos e rurais.

“Ao final dos testes, um relatório será enviado para a Sesp, que irá analisar o custo-benefício do veículo e recomendar ou não sua aquisição. Também será enviado relatório para o fabricante, com eventuais alterações se forem necessárias”, explicou Nerino.

Fonte:  Paraná Online

33 Comentários

  1. Recentemente postamos neste blog a necessidade urgente de das SECRETARIAS E SEGURANÇA PÚBLICA dos Estados possuírem seus blindadões
    Eu disse blindadões, achei esse pequeno, 10 homens e/ou mulheres como tripulantes totalmente treinados e equipados.
    Especificamente em SPaulo, cada Comando de Policiamento de área da PM e cada Seccional de Polícia da PC devem ter cada pelo menos dois blindadões operando.
    Isso se chama evoluir.
    Isso se chama profissionalismo.
    Isso se chama cair na real.
    Parabéns ao Governo do Paraná.

  2. .
    .
    Eu achei ele lento… 105KM/h… Bandido escapa assim… mas eu sei que a missão deles não é corre atras dos bandidos, para isso tem as Blazer.
    .
    valeu!

  3. .
    .
    Tem motor de carro por ai que tem 400-500 CV, tem que por um motor grande nele, no fim essas 6,5 T podem muito bem chegar a uns 200KM/H… hehe, agora a estabilidade é que fica difícil, principalmente em curva!
    .

  4. StadeuR há uma diferença do calibre dos marginais paranaenses para os marginais cariocas,lá eles usam fúzil fal 7,62,e armamentos bem mais pesados,a realidade do terreno em que a operação vai se realizar é diferente tb,ao meu ver o veículo Russo é bem interessante pois aguenta tiro de 7,62,e parece que eles não testaram esse calibre.

  5. .
    .
    Saci:
    .
    Esse blindado Gladiador é coisa pra segurança publica não pra campo de batalha, para o Exército tem o Guara da Avibras que foi mandado para o Haiti pra fazer testes de campo.
    .
    Valeu!!

  6. Ele não é destinado a perseguição e sim a intervenção em areas de risco e a velocidade de 105 km ta de bom tamanho.

  7. O EB precisa urgentemente de veículos 4×4 para o Haití , ai está outra ótima opção para patrulha urbana & guerra urbana , situação enfrentada pelas forças do EB naquele país.
    Concordo com o RL , tem que ser adiquiridos os Guarás , Gladiadores & Marruás

  8. Para o tipo de ação a que se destina esse tipo de veiculo, não importa muito a potencia do motor e sim o torque (força) disponivel na maior parte da curva de rotação.

  9. Tem que caber 10 pessoas no minimo! Ser compacto, suportar a .308, ser ágil, compacto, torque.. né Ou seja, quase uma façanha! Os bopes testam dezenas de veiculos para encontrar o ideal. O país deveria enchurrar de investimento o mercado das blindagens. O ideal seria resistente a .50 mesmo. Na amazônia, pantanal, serrado, deve ter alguma planta ou bixo que ajude nesta questão.

  10. Quem mais entende de blindado sou eu.
    Dúvidas:
    1) Projetil de FAL ” perfurante ” o perfura ?
    2) Tiro Cal .50 o perfura ?

    Caso perfure, joga esse blindado na lata do lixo.

    Os traficantes irão importar fuzis cal.50 e munição perfurante para FAL do Paraguai.

    Eu faço um Blindado que segure impactos de .50 e 30mm, com o peso de 6 ton.

  11. #
    Relação peso-potência: de 21,5 a 30,43kg/cv;
    .

    Peso máximo: 3.500kg;

    .
    Motor diesel TDi 2,5l com intercooler, de 115CV a 3.800rpm, com torque de 29,0mkgf a 1.600rpm;
    .
    Proteção blindada à penetração de projéteis 7,62mm, disparados a 30m de distância, em toda a viatura.
    .
    Consumo, com carga máxima: 8,0 Km/l em estrada especial 1, 2 e 3; 5 km/l em estrada classe 4 ou através do campo, sem chuva;
    .
    Tração permanente nas quatro rodas (4×4);

    .
    Terceiro diferencial que equaliza as velocidades dos eixos traseiros e dianteiros, evitando arraste e permitindo tração permanente nas quatro rodas;
    ——————————————-
    Para um veiculo pesando 3.500kg , achei fraco o motor, creio que é o mesmo da Land Rover Defender…
    .
    No mercado nacional existem várias picapes diesel com um peso menor ( ao redor de 2.000kg), com motores diesel com mais torque e potencia.
    .
    Por exemplo,
    uma S.10 diesel, possui um motor já muito experimentado , um MWM Sprint 2.8, com 134 CV à 3800 RPM e torque de 36,2 kgf à 1600 rpm – Comparar com os dados do ‘Gladiador’, acima…

  12. Por outro lado, se a velocidade máxima é de 105 km h, isto significa que a relação de cambio e diferencial é bastante curta, compensando a utilização de um motor não tão parrudo. É como andar de bicicleta até no máximo na 3ª marcha…

  13. MAGHNUS, também sou a favor da Pena de Morte para todos os políticos corruptos, tal como fazem muito bem os chineses. E quem se omitiu em punir os políticos corruptos, também. A omissão é o pior dos crimes, pois ele é covarde. Quem se omite, erra em dobro. Sobre o Osório, foi o melhor CC do mundo na década de 80. Atualmente, nenhum CC existente no mundo presta. Creio que apenas o meu CC consiga sobreviver por mais 20 anos, pois a sua blindagem seria entre 1000 a 2000 vezes mais resistente aos impactos. Depois vamos ter que partir para campos de força poderosos, que também tenho em mente. Nós vamos ter que reformar as nossas Forças Armadas, pois a mentalidade dos militares não é muito tecnológica e futurística, e isso é gravíssimo nos dias de hoje.
    Aliás, esse mal é do Brasil como um todo. Depois que a Dilma passou publicamente a receber conselhos do Lula para abafar a corrupção do PMDB no Ministério do Turismo, ela acabou politicamente. Dilma na verdade é o Lula e o Sarney. Fiquei bastante decepcionado com isso.

  14. O EB deveria Compra os AVIBRAS AV-VB4 GUARÁ. O ágil 4X4 da Avibras para equipar os batalhões e pelotões da Policia Do exercito o pelotão Aqui de Curitiba anda com uma Kombi e uma Ipanema doada pela policia militar que
    não sai do 27°Blg…

  15. mesmo que só for 7.62 é um otimo carro, principalmente para as policias tirando que da pra colocar mas blindagem caso for necessario,pro exercito teria que ter um veiculo + forte que seria o guara que aguenta tiro de .50 se blindagem adicional até onde sei, para as policias esta otimo espero que o bope compre inves dos jipes russo flws…

  16. dandolo vc nem precisa fazer o seu super blindado porque a avibras o já fez o GUARA suporta tiro de 14.5mm e caso precise de 30mm com ajuda de blindagens adicionais, e pesa 7t flws…

  17. .
    .
    Wi disse:
    13/08/2011 às 05:43
    .
    Isso mesmo Wi, bem fraquinho!! EU falei la acima que queria um motor com 400-500 Cv, mas pelo que vejo uns 250-300Cv ja seriam o bastante…
    .
    A própria MWM que fornece o motor para o Gladiador, tem um motor bem mais potente que esse ai, trata-se do Série NGD 9.3E,com 163 kgf.m (1.600 Nm) @ 1100 – 1400 rpm…. Monstro Demais, esse é pra Carro Armado!!!KKKK
    .
    Ou um dos modelos do série 10, o 6.10 TCA, de 240 cv, que tem 85.96 Kgf.m (843 Nm) a 1.600 rpm… pra puxar essas toneladas do Blindado Gladiador seria bom não??Motor muito usado nos caminhões por ai.
    .
    Esse torque ai está muito baixo, 29 Kgfm, sempre lembrando a relação peso do Veiculo potencia do motor… “Motor diesel TDi 2,5l com intercooler, de 115CV a 3.800rpm, com torque de 29,0mkgf a 1.600rpm;”
    .
    Vai uma relação de uns motores a Diesel, gasolina e Álcool em comércio no Brasil nas caminhonetes e carros, algumas tem mais torque que esse Gladiador ai…
    .
    Sempre é ressaltado que um bom motor para um chassi e diferencial em 4×4 é aquele que tem torque em baixa rotação:
    .
    Torque RPM
    (Kgf.m)
    -Troller Motor 2.8 Turbo Diesel: 32- 1800 RPM
    -Opala 4.1 Alcool ( motor 250): 30- 2000 RPM
    -Land Rover ano 1990: 30- 1950 RPM
    -Opala 4.1 gasolina ( motor 250): 28- 2000 RPM
    -Opala 4.1S gasolina ( motor 250s): 27,8- 2300 RPM
    -Bandeirante motor Toyota 14B: 24,4- 2200 RPM
    -Willys 3000: 22,3- 2000 RPM
    -Opala 2.5 litros alcool – carburação dupla (motor 151): 19,4….2500 RPM
    -Engesa4 – motor original 4cc opala alcool:19,4-2500 RPM
    -BF – 161: 18,67…2000RPM
    -JPX motor XUD ( 1996):17,4…..2250 RPM
    -AP 2.0 Mi gasolina:17,3…..3000 RPM
    -Golf 2.0:17,3…..2400 RPM
    -Opala 2.5 lts gasol – carburação simples (motor 151)..17,1…..2500 RPM
    -OHC 2.3:17……..3000 RPM
    -Opala 2.5 litros gasol – carburação dupla (motor 151).16,7…..2500 RPM
    -Hurricane 4cc:15,7…..2000 RPM
    -AP 1.8 Mi gasolina:15,5…..3000 RPM
    -AP 1.6 Mi Alcool:14,4…..3250 RPM
    -Niva motor 1.6:12…….3200 RPM
    .
    E outros Motores Grandes, de fabrica independente que servem pra veículos pesados assim como o Gladiador:
    .
    Maxion S4T Plus é:
    .
    S4T Plus : 46,5 Kgfm……1400rpm
    S4T : 38,2 Kgfm……1600rpm
    S4 : 28,1 Kgfm……1600rpm
    .
    Perkins:
    Q20B4: 26,1 Kgfm……1400rpm
    .
    REALMENTE BEM FRAQUINHO ESSE MOTOR AI DO GLADIADOR!!
    .
    Valeu!!

  18. Tá de bom tamanho o Gladiador, para o entrevero comum da polícia em área urbana.
    Se necessário, avança-se mais um pouco.
    Para começo de mudança da mentalidade policial, pois hoje vivemos uma guerra urbana.
    Não adianta tentar começar pelo topo, pois vai dar em nada. Vão bloquear, dizendo que é oneroso.
    Tá de bom tamanho o Gladiador.

Comentários não permitidos.