Nuvens negras pairam sobre a cabeça do "falcão"

http://themoderatevoice.com/wordpress-engine/files//2011/08/Donald_Rumsfeld_29.jpgDonald Rumsfeld, que deixou há pouco a poltrona do chefe do Pentágono, pode trocá-la por um lugar no banco dos réus. Nos EUA foi movido processo judiciário contra ele. Um veterano de guerra americano responsabiliza pessoalmente Ronald Rumsfeld pelas torturas, a que ele foi submetido durante os nove meses de prisão no território do Iraque.

O demandante, mencionado nos documentos da causa como John Doe, foi enviado para o Iraque em dezembro de 2004 para trabalhar na qualidade de intérprete da língua árabe numa unidade de inteligência de fuzileiros navais. Em novembro de 2005 ele foi preso sem que lhe fosse apresentada alguma acusação. Passou 72 horas algemado, com olhos vedados, numa cela solitária. Depois disso foi transferido para a base militar americana de Camp Cropper, nas proximidades de Bagdá. John Doe afirma que ali ele foi submetido várias vezes a torturas.

Semelhantes acusações, apresentadas a um dignitário tão alto, poderiam parecer demasiadamente corajosas, mas acontece que a esta altura a mídia estava avassalada por uma série de escândalos relacionados a numerosos fatos de torturas dos presos nas casas de detenção americanas. Note-se que à maioria dos presos não foi apresentada nenhuma acusação.

No intuito de agradar à opinião pública Barack Obama prometeu durante a sua campanha pré-eleitoral fechar no caso da sua vitória a prisão de Guantanamo.

Depois do pleito de quatro anos, o juiz Guin acabou por reconhecer a justeza de Doe. O juiz Guin declarou que os americanos estão sob a proteção da Constituição tanto na época de paz, como na época de guerra, seja qual for o local em que se encontram.

O diretor do Instituto Internacional de Peritagem Política Evgueni Minchenko analisa as razões que fizeram a justiça americana dar razão ao simples cidadão Doe.


Por que foi precisamente agora? É que Donald Rumsfeld é da administração anterior e agora é um momento muito conveniente para atribuir-lhe tudo que há de negativo. Tanto mais que Obama renunciou aos métodos de Bush, embora demonstrasse em alguns casos uma rigidez ainda maior. Mas agora são necessários precisamente bodes expiatórios e neste plano é muito conveniente acusar os dignitários anteriores.

É difícil de prever o resultado do processo – as paradas apostadas são demasiadamente altas. Caso o antigo soldado do exército americano Doe alcançar a vitória no tribunal sobre o ministro da defesa, pode ser aberto um precedente bastante perigoso para dignitários americanos. Tanto mais que a influente organização social não governamental “Human Rights Watch” já entrou com a iniciativa de mover processos contra os principais membros da administração anterior que preferiam fazer vista grossa a torturas. Na lista de acusados constam Jorge Bush, o vice-presidente Richard Cheney, o diretor da CIA Jorge Tennet e, certamente, Donald Rumsfeld.

Fonte: Voz da Rússia

7 Comentários

  1. E senhor eo maior hipocrita que EUA pode ter ele seguido do BIG DICK .lutarao bravamente pra impor vontade do setor belico Americano os mesmo que espatifarao o cerebro do presidente Kennedy em cima do porta malas da limosine presidencial em Dallas.Milhoes de mortos inocentes no Irak em outros lugares pela mao da CIA e outros grupos ligado a mesma.quantas familias de soldados estao hoje sem filhos por causa de trastes como ese disposto afazer de tudo pra impor a new world Order em dia.setembro 11 a grande farsa orquestrada por este senhhor Bush filho com pai eo big Dick .pra da mais forca a industria belica e suporta os planos mediocre das sociedades secretas que eles fazem parte .
    nao acredito que ese traste va pega o que merece mais espero um dia Deus tome conta dele.pesames pra eses inocentes no Irak,Afeganistao,e familais de soldados que perderao filhos numa Guerra de intereses secretos in prol de filosofia que so beneficia aqueles que matarao JFK
    Falcao ta muito bom pra se chamar, um traste dese que se asemelha a um ORUBU

  2. Está certo o injustiçado.
    Não importa quem seja, se é autoridade ou não, tem que responder no limite de sua responsabilidade.
    A autoridade exercida abusivamente e contra seu próprio cidadão haverá de ter uma resposta da justiça.
    Se todo mundo ficasse quietinho com as autoridades, não teria acontecido a Revolução Francesa.

  3. Tem mais que colocar esse canastrão e o chefe dele atraz das grades.
    .
    Muitos que aqui batem palmas para eles,deveriam saber que mal caráter não tem ideologia e nem crença,simplesmente esses são uns verdadeiros velhacos,só isso.
    .
    Igual a esse existe muitos,seja pro-americano ou não;contudo existem umas cabecinhas alienadas,achando que esse tipo só existe em mundo socialista ou comunista_Hahaha….
    .
    .
    _______#####
    .
    Human Rights Watch pede que Bush seja processado por torturas
    .
    Entidade defensora dos direitos humanos divulgou um extenso relatório intitulado sobre denúncias de detidos, supostos terroristas, relatando os maus tratos autorizados pelo ex-presidente.
    ********
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,human-rights-watch-pede-que-bush-seja-processado-por-torturas,743776,0.htm

Comentários não permitidos.