Itália subornou talebans para proteger soldados, segundo WikiLeaks

http://tropasdeelite.1x.net/9-folgore-16.jpgAs autoridades da Itália faziam pagamentos aos membros de milícias talebans e aos “senhores da guerra” no Afeganistão para “evitar ataques” aos seus soldados e para “obter proteção”, acusou a diplomacia americana em telegramas revelados pelo WikiLeaks.

Os subornos, atestam os documentos, estariam incomodando o então presidente dos Estados Unidos Geore W. Bush (2001-2009) e demais autoridades americanas.

O jornal italiano “L’Espresso” divulgou hoje alguns dossiês do departamento de relações internacionais dos EUA, cedidos pelo WikiLeaks, que solicitavam intervenções “no máximo nível no governo [do premiê Silvio] Berlusconi para acabar com os subornos”.

De acordo com o documento, Bush chegou a pedir pessoalmente ao primeiro-ministro italiano que interrompesse os pagamentos às “milícias fundamentalistas”.

O documento mais antigo sobre o caso é de abril de 2008, às vésperas das eleições nos EUA. No telegrama, o embaixador americano em Roma, Ronald Spogli, promete que fará “pressões para que as tropas assumam uma atitude mais ativa contra os insurgentes”, o que daria um “forte recado” contra os subornos.

Em 6 de junho do mesmo ano, Spogli escreveu para Washington afirmando que Berlusconi “assegurou não saber de nada” sobre os pagamentos, mas se colocou contra a atitude caso fossem “encontradas as provas” das propinas.

Meses depois, o embaixador lamentou em um telegrama a manutenção da prática e disse que a importância da contribuição militar de Roma era prejudicada por causa da “crescente reputação negativa dos italianos, que evitam os combates, pagando resgates e dinheiro para obter proteção”.

Porém, ele admitiu que parte dessa suposta “má reputação” estaria baseada em boatos e outra parte em “informações da inteligência que não fomos capazes de verificar completamente”.

“Verdade ou não, os italianos perderam 12 soldados, menos, portanto, do que grande parte dos aliados com responsabilidades semelhantes”, observou em tom de crítica o diplomata norte-americano. Atualmente, o número de militares da Itália mortos no Afeganistão desde o início da guerra no país, em 2004, é 41.

Fontes da inteligência confirmaram ao jornal “L’Espresso” a existência de pagamentos a líderes locais, frequentemente aliados dos talebans, com os fundos geridos por um funcionário do general italiano Nicolò Pollari, ex-diretor do Sérvio para Informações e a Segurança Militar.

Fonte: Folha de S.Paulo

14 Comentários

  1. Sabido forao eles ,perde vida numa causa perdida que eles nao tinhao nada aver
    BONS FORAO ELES que voltarao pra casa felizes sem caxao
    nao forao trouxas como outros que derao a vida por uma filosofia da Disney que so pateta e bom pra explicar como funciona no celebro de quem deixa ser levado

  2. .
    .
    Interessante é que assim o dinheiro deles, que é o €uro e vale mais que o Dollar, financia os Talibãs e aumenta a capacidade de resistência do Afeganistão contra o seus aliados da OTAN… mas o que importa, basta que não morram italianos né, pois perdesse popularidade!!
    .
    Eu fiquei de cara agora… o Berluscone realmente morre de medo da opinião publica do país dele, se perde soldados perde consenso, se perde consenso perde o governo… e se combate pra valer junto com a OTAN, além de perder tudo isso ainda perde a guerra!!
    .
    Muito unida a OTAN não é mesmo??? Pra gente até que é uma boa noticia, mas para a OTAN e sua capacidade de confiar nos aliados para defender e combater juntos não, poderia ser até interpretado como traição!
    .
    Caramba… que aliado hein…

  3. Que coisa feia!!! Guerra da maria mole, da desmoralização, da corrupção e lavagem de dinheiro das forças aliadas, que vergonha internacional!!!Ir à guerra em outro país para promover a industria da droga, fluxo de capital para os bancos aliados e pagar para não ser morto, palhaçada, soldado italiano, americano, aliados em geral … comédia, … marmelada, GUERRA DA MARIA MOLE!!!!…kkkkk….kkkkkkkk….kkkkk….kkkkkkk….

  4. TA VENDO GRINGO SE ALIAR COM OS CARA DO EIXO É SE DAR MAL POIS A ITALIA SAIU DA SEGUNDA GUERRA DEIXANDO OS ALEMAES LUTAREM SOZINHOS E AGORA MAIS ESSAS EU NAO CONFIO EM FACISTAS E OUTRA DEPOIS QUE MUSSOLINE INVADIU A ETIOPIA ATE HOJE EXISTE FOME E MISERIA ELES OS FACISTAS NUNCA PAGARAM NADA DE INDENIZAÇAO ,OS JUDEUS COBRAM OS ALEMAES AS INDENIZAÇOES MAS OS ETIUPES QUE NA VERDADE ERAM SO GUERREIROS NATIVOS NAO RECEBEM NADA DESSA ITALIA

  5. Foram é safados, ou vão ou não vão, mas se forem ajudem seus aliados. Agora a Itália financiar grupos inimigos que lutam contra a OTAN isso é alta traição e não faz o menor sentido ter um país covarde assim na OTAN. O mais correto era expulsar esses covardes traidores.

  6. Italiano é assim mesmo covarde .
    Perguntado sobre quem venceria a 2ºguerra mendial , um general alemão diz(Olha, que vai vencer eu não sei mas certamente quem se aliar a Italia já tem meia guerra perdida).

Comentários não permitidos.