EUA querem que China explique necessidade de porta-aviões

Os Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que seria bem-vinda uma explicação da China sobre sua necessidade de um porta-aviões, em meio a preocupações americanas sobre as aspirações militares de Pequim.

“Daríamos as boas-vindas a qualquer explicação que a China queira dar sobre sua necessidade desse equipamento”, disse aos jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, após ser consultada se esse porta-aviões aumentaria as tensões na região.

“Isso é parte de nossa grande preocupação de que a China não é tão transparente como outros países. Não é tão transparente como os Estados Unidos sobre suas compras militares, sobre seu orçamento militar”, disse.

“Gostaríamos de ter um tipo de relação aberta, transparente, nos assuntos militares”, disse Nuland.

No entanto, China e Estados Unidos “não estão nesse nível de transparência”, ao qual aspiram os dois países, completou Nuland.

Os comentários ocorrem horas depois de um primeiro porta-aviões chinês ser embarcado em seu ensaio marítimo inaugural, uma medida que pode retomar as preocupações sobre a expansão militar da nação e sua crescente reafirmação territorial.

Pequim confirmou apenas recentemente que estava remodelando um porta-aviões soviético velho, e tentou minimizar a importância da capacidade do buque, dizendo que seria utilizado principalmente para treinamento e “pesquisa”.

Fonte: AFP

13 Comentários

  1. Vou explicar o que está acontecendo:
    Foi apenas um recado para a China.
    É como eles dissessem: Podemos lhe atacar preventivamente, caso vocês fiquem muito fortes. Pode ser também: Não vamos mais comprar de vocês.

  2. Theo Gatos disse:
    12/08/2011 às 01:05

    Agente reclama demais… Não existe vácuo de poder, e o mundo “nas mãos” dos chineses ao invés ‘duzamericanu’ seria, na minha humilde opinião, um lugar muito pior do que é, inclusive para nós brasileiros.
    ________________________________________________________

    Infelizmente tem gente que não concorda, caro amigo… acham que é melhor perder um bife para os chinas que dar o leite aos americanos (teoria da vaca brazuca mocha)… melhor seria se tivessemos os chifres afiados e pronto para dar uma estocada em quem se metesse conosco (teoria do touro bandido)…rsrsrsr…

  3. Francoorp,
    Vamos fazer o seguinte, eu visto o uniforme americano e vou lutar no Afeganistão se você se vestir de talibã insurgente e for defender suas nobres causas.
    O que acha?
    Eu de minha parte confesso que prefiro vestir o uniforme americano,comer hambúrguer e se quiser, ficar de quatro pra quem eu quiser, do que viver na democracia talibã que você tanto idolatra.
    Obs:
    Creio que o que disse antes de não acreditar que você seja um analfabeto funcional não condiz com a realidade.

  4. Realmente quem deve é devedor e quem empresta é credor, sua fonte esta equivocada Francoorp, agora vou dizer que devemos tolerar as minorias, sejam elas politicas, religiosas ou sexuais, eu acho que se alguns aqui são bonecas e admiram machos dominantes é um problema deles e não temos nada a ver com isso, intolerância é um absurdo, deixem eles soltarem a franga naturalmente e ficarem de quatro pra quem quiserem, acho até bom essa viadagem pois sobra mais mulheres para mim.

  5. Liga não Bosco… qndo patrick e bob esponja se unem o resultado é uma beleza…rsrsrsr… dá para perceber pelo nivel do comentario… um, quadrado esponjoso seboso, o outro a estrela vermelha brilhando a purpurina… e ainda chamam os outros de boneca… deve ser que posta os coments de fronte ao espelho no seu camarim rosa-choque…rsrsrrs… sem revanchismo meu caro… é hora de fazer uma analise profunda e ver o que realmente tem ai dentro desse coraçãozinho revoltado… estrelinha…

  6. .
    .
    Ai, ai, eu ja disse que não sou a favor dos Taliban, mas não aprovo a invasão Yankee, ja falei antes que ser contra os USA não quer dizer automaticamente que eu seja a favor de seus inimigos… pra quem acredita nessas besteiras…
    .
    Eu visto um uniforme do Brasil pra lutar contra qualquer UM, principalmente se for contra os USA!!
    .
    .

  7. Pois eu aprovo a invasão americana. Sou contra muito de suas ações e métodos, e inclusive os EUA deveriam responder por excessos, arbitrariedades e erros perante tribunais internacionais, mas aprovo a invasão como um todo e a acho justa.
    Pensava inclusive que de um mal poderia vir algo bom, que infelizmente não ocorreu e nem ocorrerá, e o povo afegão, tão sofrido, continuará na miséria e no obscurantismo apesar de tanto sofrimento.
    Quanto à invasão do Iraque, sempre fui contra, mas nunca usei esse sentimento para fazer proselitismo de ditador e de ditaduras, e sei em que contexto altamente complexo a invasão se processou.
    Não concordo com a tese simplista, que muitos querem que seja aceita como a mais pura verdade, que os EUA invadiram um paradisíaco e pacífico país para roubar suas riquezas.
    Também aceito que países soberanos não são ilhas, e que existem regras internacionais que devem ser obedecidas, e sei à contragosto, que as relações entre países são movidas por “interesses”, e não por nobres sentimentos humanitários, e que há relações naturais de poder, exercidas mais por uns do que por outros.
    O Brasil e cada país é que deve melhor se posicionar nesse tabuleiro ao invés de posar como eterna vítima, sempre culpando a outros por ser o que é.
    Quanto a vestir o uniforme americano, não, obrigado.
    Como brasileiro nato, e tendo aceito a nacionalidade e portanto, os direitos e deveres advindos desse status, visto o uniforme do meu país, mas como sou um ser humano dotado de livre arbítrio antes de ser brasileiro (o que devo ao acaso), não o defendo cegamente, mesmo porque, acho que nunca, desde a formação da sociedade humana, a frase de Samuel Johnson “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas” foi tão apropriada.
    Não sou dado a obedecer ordens cegas, não acredito em verdades absolutas, não acredito na luta do bem contra o mal, gosto mais de bicho do que de gente, não torço pra time de futebol e nem pra escola de samba, sou ateu e não sou afiliado de nenhum partido político, portanto, sou pouco manipulável e teria sido um péssimo militar se algum dia tivesse sido um, mas em compensação, se fosse alemão, não iria entregar meu vizinho só por ele ser judeu.

  8. Francoorp disse:
    14/08/2011 às 01:24
    ==========================================================
    Meu Caro. Nao adianta gasto de tempo com esa Gente .Por anos midia (CIA) AMERICANA gasto milhoes de dolares na America do sul inclusive no Brasil pra lavar o celebro do povo pra credita que eles sao os defensores da paz e da liberdade .
    Ese e o fruto dese projeto milionario que vc mesmo ver.
    Entao esquesa pq nao vai adianta nada eles vao morre asim acreditando que AMERICANO E BONZINHO E SO QUE AJUDA hahahhahahahahah
    juntos com eles ta o pateta eo Donald pra comfirma

  9. .
    .
    Bosco:
    .
    Eu sou contrario à invasão pela sua inutilidade, e pelo pensamento de que quanto mais a nossa espécie se divide em facções guerreiras mais demonstra que não evoluímos de fato, mas somente avançamos em tecnologias, somos ainda os primatas que desceram das árvores e caminharam de pé…
    .
    So existem duas razões REAIS para a Guerra, ou a prepotência e necessidade de um, o invasor, ou a vontade dos dois, em antagonismos… pra mim espero que lutem até o ultimo homem, mulher e criança, quem sabe desaparecendo de vez da face do planeta, abram espaço para a melhoria da nossa raça humana, e abra novas visões do futuro da nossa espécie sem os velhos “Clichês” e “Rótulos” de sempre… sonhos!
    .
    —“Proselitismo de ditaduras…”— onde foi feito isso??Qual ditadura???
    .
    —“EUA invadiram um paradisíaco e pacífico país para roubar suas riquezas.”—(Iraque)… quem disse isso?? Onde???
    .
    —“posar como eterna vítima, sempre culpando a outros por ser o que é.”—(Brasil)… eu nunca disse isso e nem nunca aprovei tal afirmação, culpar os USA pelo que fazem é diferente de Culpar eles pelo que fazemos nós ou não fazemos!!
    .
    —“a frase de Samuel Johnson “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas” foi tão apropriada.
    Não sou dado a obedecer ordens cegas, não acredito em verdades absolutas, não acredito na luta do bem contra o mal, gosto mais de bicho do que de gente, não torço pra time de futebol e nem pra escola de samba, sou ateu e não sou afiliado de nenhum partido político, “— Pelo menos temos muita coisa em comum….
    .
    —“sou pouco manipulável…”— eu praticamente não me lembro a ultima vez que isso aconteceu comigo, e nem uma propaganda que manipula a forma de pensar, pois eu penso como pensa o senhor que faz a propaganda, não como o individuo que a recebe!
    .
    —“teria sido um péssimo militar se algum dia tivesse sido um, …”— Um militar não deve somente obedecer cegamente, deve também compreender que existem inimigos e potenciais inimigos, os nossos alto oficiais estão sempre falando em Amazônia Verde e Azul, o nosso país tem que ser defendido até a Vitoria ou a Morte, sem exitação ou repensamento, e principalmente sem deserções ou traições… entenderia do que estou falando desde sempre, que foi amigo no passado pode ser o inimigo do futuro, que não existe o irmão e amigo do norte do continente americano, se devemos ver um inimigo em potencial, eles são o numero um na lista, pois é potente militarmente, está no mesmo continente e não possui recursos naturais o bastante para sobreviver… mas essas são considerações de risco calculadas friamente, não com ideologia como a propaganda deles prega, que se você criticar eles você é um Anti-Americano, um comunista, um ditador, um terrorista, um desviado, uma pessoa desprezível que deve ser calada, como diziam do Assange pedindo a morte do elemento, que você está a serviço do mau, é amigo dos terroristas, dos ditadores… huuuuu assombração… realmente a frase está correta se colocada pra eles, “O PATRIOTISMO E A VIRTUDE DOS Viciosos”(Malvados), Oscar Wilde!!
    .
    Por isso que o pensamento não é uma coisa unica, a mesma frase sobre o patriotismo pode ser usada em todos os contextos, negativos ou positivos à segunda do ponto de vista… é somente uma critica ao patriotismo, não uma verdade absoluta, nada mais que isso!!
    .
    E por falar em verdade absoluta, não seria considerada verdade absoluta a justificativa da luta dos USA pelo mundo??? Você acredita nisso como sendo verdadeiro… então acredita em uma verdade absoluta, que não admite criticas ou novas verdades, pois o absolutismo repudia o que é contrario!!
    .
    No mais valeu Bosco, sempre bom debater contigo, pois me trás à tona os meus pensamentos mais claros e profundos sobre o que é o mundo e os homens que nele vivem… muitos dos quais não afloram no dia a dia, falando com leigos… por isso acho muito importante o debate!
    .
    Valeu!!
    .
    .
    KLM:
    .
    Realmente o trabalho da propaganda americana em adomesticar o pensamento humano foi muito bem feito, as pessoas parecem sim acreditar nessa “realidade” fabricada que pregam, principalmente no Brasil!!
    .
    Não foi barato, mas creio que nisso devemos copiar o que fizeram, não copiar as guerras, ou apoios a grupos ditatoriais ou violentos, e nem mesmo incentivar torturas e nada disso, mas o método de propaganda que eles simplesmente copiaram dos nazistas, com as suas técnicas martelantes e onipresentes…pregar aos 4 ventos os nosso pontos positivos, as nossas virtudes, as nossas belezas, os nossos pensamentos sobre o mundo e a sua diversidade cultural…
    .
    Funciona sim, mas TEM QUE DIZER A VERDADE DO QUE SOMOS E PENSAMOS, SEM PARTIDARISMOS, e isso aumenta o patriotismo e reduz a aceitação da corrupção, pois o povo vai pensar mais em querer o bem do país, entendendo que está acima do próprio interesse pessoal…. creio que o ministério da cultura deveria financiar mais projetos de propaganda brasileira em filmes, TV’s, Rádios, jornais(Jornalistas pagos ou com favoritismos), peças teatrais, nos sambódromos, Show de musica com artistas representantes do patriotismo brasileiro, assim com pra eles tem o “The Boss”, e ainda nos esportes,nas escolas, e até nos comerciais de produtos de TV, onde a felicidade relacionada do produto deveria ser também vinculada ao Brasil e suas “Verdades”… custaria um bom dinheiro publico, mas vemos nos exemplos dos Yankees que funciona muito bem, e o que funciona por alguém tem que ser copiado!
    .
    O Passo sucessivo é substituir a propaganda americana com brasileira, isso ja aumentaria a auto-confiança do nosso povo em níveis nunca vistos antes, e seria o inicio de um caminho novo para o país, o de acreditar nele mesmo, e nenhum povo tem a confiança de outros povos ou será exemplo para outros se não confia nele mesmo!!
    .
    Valeu!!!

  10. .
    .
    “acham que é melhor perder um bife para os chinas que dar o leite aos americanos (teoria da vaca brazuca mocha)”
    .
    Nem um nem outro, eu prefiro pensar que o Brasil deve ser independente de todos, não dar a carne, nem o leite, nem o couro pra ninguém, mas tem gente por ai que pensa é que devemos servir sempre a uma grande potencia seja ela qual for… errado, não devemos seguir nenhuma potencia, alias todas elas são potenciais rivais no jogo internacional, e àquela que se encontrar em nosso continente é a que maior ameaça representa para o nosso território… Nada de servidão, a ninguém e a nenhum país!!.
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.