Defesa & Geopolítica

EUA querem que China explique necessidade de porta-aviões

Posted by

Os Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que seria bem-vinda uma explicação da China sobre sua necessidade de um porta-aviões, em meio a preocupações americanas sobre as aspirações militares de Pequim.

“Daríamos as boas-vindas a qualquer explicação que a China queira dar sobre sua necessidade desse equipamento”, disse aos jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, após ser consultada se esse porta-aviões aumentaria as tensões na região.

“Isso é parte de nossa grande preocupação de que a China não é tão transparente como outros países. Não é tão transparente como os Estados Unidos sobre suas compras militares, sobre seu orçamento militar”, disse.

“Gostaríamos de ter um tipo de relação aberta, transparente, nos assuntos militares”, disse Nuland.

No entanto, China e Estados Unidos “não estão nesse nível de transparência”, ao qual aspiram os dois países, completou Nuland.

Os comentários ocorrem horas depois de um primeiro porta-aviões chinês ser embarcado em seu ensaio marítimo inaugural, uma medida que pode retomar as preocupações sobre a expansão militar da nação e sua crescente reafirmação territorial.

Pequim confirmou apenas recentemente que estava remodelando um porta-aviões soviético velho, e tentou minimizar a importância da capacidade do buque, dizendo que seria utilizado principalmente para treinamento e “pesquisa”.

Fonte: AFP

shared on wplocker.com