Congresso do Paraguai aprova tratado da Unasul

http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/u/n/unasur.jpgPor Mariel Cristaldo

O Congresso paraguaio ratificou nesta quinta-feira o tratado constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), uma decisão que permite ao país entrar oficialmente no bloco e que havia sido adiada desde 2008 em meio a críticas da oposição.

A Câmara dos Deputados aprovou por ampla maioria a iniciativa que já recebeu sanção do Senado no início de julho e que deverá ser promulgada pelo Executivo.

O documento foi estudado durante sessão ordinária e gerou um intenso debate, já que parlamentares da oposição se mostraram contrários à entrada no Paraguai em um novo bloco enquanto persistirem as dificuldades dentro do Mercosul, que o país integra junto a Argentina, Brasil e Uruguai.

Contudo, representantes aliados do governo argumentaram que por ser um país pequeno, o Paraguai deve estimular a integração regional como caminho para negociar com seus grandes vizinhos.

“O Paraguai é um dos países que deve ser dos mais integracionistas e promover a criação de mecanismos supranacionais para poder equilibrar as assimetrias que temos, sobretudo no âmbito do Mercosul”, disse o deputado Víctor Ríos, do governista Partido Liberal.

O Paraguai era o único dos 12 países que assinaram o tratado em maio de 2008 cujo Congresso ainda não havia aprovado o documento.

Mesmo assim, o país participou desde o início das reuniões oficiais do bloco integrado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, Uruguai e Colômbia.

Fonte: Reuters

4 Comentários

  1. Minha dúvida é, quando a Colômbia vai assinar o Tratdo de Adesão?? A Colômbia não assinou ainda a Adesão e a colombiana María Emma Mejía é a Secretária Geral do UNASUL… É bem provável agora a assinatura do Tratado de Adesão, visto que 11 dos 12 parlamentos já assinaram, mas quando assinará a Colômbia?? Se a Colômbia assinar as bases ianques vão ter que sair do solo colombiano…

  2. Bem vindo o Paraguai.
    Sábia decisão.
    Seria uma grande decepção a sua não participção.
    O Uruguai, sozinho, respaldado pelo bloco, disse não à uma ” potência ” quando essa quis encostar um navio militar em seus portos. Agora Paraguai vocês podem dizer não.
    Isso se chama liberdade .
    Precisamos de cada homem e mulher com mais de 18 (?) anos que saiba apertar o gatilho de um fuzil.
    É a resistência.

Comentários não permitidos.