China deve utilizar porta-aviões em conflito territorial

http://fc01.deviantart.net/fs71/i/2011/212/4/b/china_aircraft_carrier_varyag_by_deepskyer-d42aqaf.jpg

O primeiro porta-aviões chinês, que na quarta-feira iniciou uma série de testes no mar, deve ser utilizado no caso de conflito territorial com os vizinhos, afirma um artigo publicado em um site do ministério da Defesa.

“Por quê construímos se não temos o valor nem a vontade de utilizar este porta-aviones em caso de conflito territorial?”, pergunta Guo Jianyue, jornalista do Diário do Exército Popular de Libertação, no texto publicado nos site jz.chinamail.com.cn.

“Construímos um porta-aviões para defender de forma mais eficaz os direitos e os interesses da China. Estaremos mais seguros e mais determinados para defender nossa integridade territorial ao disper de um porta-aviões”, completou.

As autoridades chinesas não divulgaram explicações claras sobre o papel que pretendem atribuir ao primeiro porta-aviões do país, uma arma de projeção que não corresponde à doutrina oficial de não interferência de Pequim.

O navio foi construído a partir de uma embarcação soviética que foi comprada em 1998 da Ucrânia.

No mês passado, a China anunciou que o porta-aviões seria empregado para “investigação científica, experiências e treinamento”, aparentemente preocupada com a imagem bélica refletida.

“O ”Varyag” será primeiro submetido a inúmeros testes e servirá para exercícios de treinamento de sua esquadrilha aérea, mas o navio está praticamente pronto para missões de combate”, explicou à AFP Rick Fisher, do International Assessment and Strategy Center.

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. “…Construímos um porta-aviões para defender de forma mais eficaz os direitos e os interesses da China. Estaremos mais seguros e mais determinados para defender nossa integridade territorial ao disper de um porta-aviões..”

    Eles já disseram tudo ! Te cuida taiwan ..

  2. Ta todo mundo se peidando porque os caras tem um banheirão rsrs O que vai aparecer de especulações e especuladores rsrs E voce gigante adormecido ainda continua de estilingue vendo os espertos Manguaças se enriquecendo e te deixando cada vez mais exposto e indefeso rsrs

  3. Um porta-aviões também é usado como defesa ante uma invasão por costa! Por isto não sei se ta ainda nesta idéia, mas parece que a Marinha brasileira pretende ter 2. Um no nordeste, e outro no sudeste.

  4. É um direito soberano da China se armar para sua própria defesa ou mesmo pra suas próprias conquistas, todas as poderosas nações da terra fizeram ou faz assim!E quem não está de acordo que a enfrente militarmente!

  5. .
    .
    Propaganda, so propaganda do ministério chinês, primeiro vão ter que passar anos na sabatina para aprender a usar e tudo mais…
    .
    Tem como aumentar essa imagem infográfica??? Eu não consigo…

  6. Podem as grandes potências econômicas espumarem à vontade. A efervescência é livre. O arroto dos hipócritas também. Estadunidenses adoram dar lições do que eles mesmos não praticam. Querem saber as pretenções do porta-aviões chinês? Empinem o rabo e verão.

  7. Olha volto a afirmar esse porta-avioes ainda não está operacional,e há muita coisa que precisa estar funcionando para a China poder exibir a sua mais nova peça belica,por enquanto não há Nada de novo,apenas um porta-aviões reformado,e há outros detalhes que gostaria de acrescentar,os caças serão provavelmente os Sukkoi 33 piratas versão naval,esses caças não tem um nível confiável de pouso e decolagem em porta-aviões,os pilotos chineses não tem a doutrina e nem a experiencia dos pilotos americanos,franceses e Ingleses,tudo por enquanto é objeto de propaganda do Governo da China,agora enquanto todo mundo fica preocupado com o Porta-aviões Chinês,muitos nem sequer viram o novo Destroyer/Porta-helicópteros japonês,no qual serão lançados ao mar em pouco tempo,essa classe Destroyer/Porta-helicópteros é um balão japones,para driblar as restrições,essa classe japonesa tem 90m a menos que esse porta Chinês,praticamente ele deverá abrigar o F-35,e agora vem a pergunta quem vai ter o porta-aviões mais poderoso da ASIA ?.
    Fico feliz pela China mas acho que o Destroyer/Porta-helicópteros japones que para mim é um porta-aviões será o mais poderoso da ASIA,E O JAPÃO VAI CONSTRUIR 2 OU JÁ ESTÃO EM FASE DE FINALIZAÇÃO.

  8. Essa estória de doutrina, de esperar 10 anos é papo pra inglês ver,o Brasil que tem o Nae São Paulo e caças A4 podres e enferrujados já tem essa doutrina, imaginem os chineses.

  9. O que o barca fala faz sentido mas convem ressaltar que a China tem caminhado a passos largos. Note que estamos falando de um pais que até pouco tempo estava fabricando equipameto dos ano 40 e 50 e em 2003 colocou um homem (e conseguiu trazer ele de volta em segurança, considero isso importante rs…)no espaço. A China tem dinheiro, mão de obra escrava mas tambem tem mão de obra qualificada. Lá existe mais faculdades de tecnologia e ciencias de base que faculdades de direito e sociologia, provavelmente lá não se ve advogado metido a fazer conta rapida de padaria. É esperar para ver.

  10. Eu sabia que isso iria acontecer quem avisa amigo é o gigante chines não para brincadeira mas com a um gigante que foi derrotado na segunda grande Guerra se prepara também com o seu novo Destroyer/Porta-helicópteros (japonês) os generais americanos não deu ouvidos aos analistas militares quando os Japoneses atacarão Perl Habor em 7 de DEZEMBRO DE 1941 um novo tipo de guerra vai vir porai

Comentários não permitidos.