Índios rejeitam diálogo sobre estrada na Bolívia
O governo boliviano tentou ontem em vão dialogar com os indígenas que protestam contra uma estrada que está sendo construída no país pela brasileira OAS. A rodovia é objeto de disputa por atravessar uma reserva onde vivem entre 10 mil e 12 mil índios.
Uma comissão liderada pelo chefe de gabinete do presidente Evo Morales, Carlos Romero, esteve ontem na cidade de Trinidad para encontrar-se com os representantes, que não compareceram.
Fonte: Valor Econômico via Amazônia.org
Eleitor do Pará responderá se quer separação do Tapajós e de Carajás
Por Débora Zampier
Foi definido ontem (9) que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses.
O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite desta terça-feira, em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não. Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77. Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas.
A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha. Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação do Tapajós.
Fonte: Agência Brasil via Amazônia.org
Nações Unidas desenvolve ações de segurança alimentar em áreas indígenas do Alto Solimões
Indígenas de Tabatinga, Benjamim Constant e São Paulo de Olivença são atendidos com capacitações de agentes de saúde e fortalecimento institucional
Três municípios da região do Alto Rio Solimões, no Amazonas, passaram a receber ações de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças e mulheres indígenas. As ações são feitas em parceria com o governo federal.
A atividade foi divulgada nesta terça-feira (09), pelo Fundo nas Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio de sua assessoria de imprensa em Manaus para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU, comemorada dia 9 de agosto.
Fonte: A Crítica via Amazônia.org
EUA dizem ter matado militante do Taliban que abateu helicóptero
Por Phil Stewart e Paul Tait
Forças da Otan mataram o militante do Taliban responsável por abater um helicóptero dos Estados Unidos no fim de semana, mas não o líder insurgente que estava sendo perseguido na malfadada operação, disse nesta quarta-feira o principal comandante norte-americano no Afeganistão. O ataque foi contra o helicóptero Chinook, ocorrido no sábado em um vale remoto a sudoeste de Cabul.
12 Comments