Missão Índia, Brasil, África do Sul vai a Damasco na quarta

Uma missão de Brasil, Índia e África do Sul, que formam o grupo Ibas, deve se reunir esta quarta-feira com o governo sírio para tentar pôr fim à repressão sangrenta do regime e estimular o diálogo com os opositores, anunciou a chancelaria brasileira.

“Trata-se de uma iniciativa dos países do Ibas. O representante brasileiro já está em Damasco, onde deve se reunir com seus homólogos. A reunião com o governo sírio deve ser realizada na quarta-feira”, disse à AFP um porta-voz do Ministério brasileiro das Relações Exteriores.

A mensagem que a missão leva ao governo da Síria é “a necessidade de diálogo entre o governo e a população, a necessidade de que acabe a violência e de que haja respeito aos direitos humanos”, disse a fonte.

A missão também tem por objetivo “fazer um reconhecimento da situação na Síria e a disposição do governo ao diálogo”, completou.

O representante brasileiro é o vice-secretário para a África e o Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Cordeiro. Não se informou quem representará o governo sírio.

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU, que Brasil, Índia e África do Sul integram como membros não permanentes, adotou uma declaração na qual “condena as violações generalizadas dos direitos humanos e o uso da força contra os civis por parte das autoridades sírias”.

O regime do presidente sírio, Bashar Al Assad, tem usado a força para sufocar as manifestações, matando mais de 1.600 civis e detendo outros milhares, segundo militantes de direitos humanos.

O Ibas é um grupo informal que surgiu com o governo do ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que pretendia impulsionar as relações e uma diplomacia entre países do hemisfério sul.

Fonte:  Terra

13 Comentários

  1. Muito belo isso
    mais axo que os Yankes ja tao babando muito por uma invasao la
    nao irao leva a serio esforco do Brasil que atrapalha sua ambiacao

  2. É úma velha tática, a do malzinho e a do bonzinho, espero que o Brasil, fazendo a tática do bonzinho funcione, chega de problemas, a febre tá muito alta, está um banho de sangue, achei uns vídeos que não vou nem postar.

  3. Vem ai mais um baile na diplomacia brasileira. E a tal de sentar no muro e ver pra onde o vento sopra. Pensei que o Patriota tinha acabado com o caos do Amorin. Deve salvar um pouco a presenca da India, que e considerada seria e tem poder junto aos manda chuvas, que ja devem ter um plano militar pronto.

  4. Galera até agora ninguem tomou posição diante da síria. Todos se esquivando e dando meras declarações de “repudio”.
    A diplomacia deve ser sempre a primeira alternativa em situações como essa. Não rola de chega metendo a pua.
    Se a onu fosse la dar uma palavrinha, nao ia ter credibilidade nenhuma, pq afinal muitos de nos sabemos que são meros representantes dos interesses eua e união europeia.
    Esses tres paises que foram são os que tem mais chances de ganhar a simpatia dos malucos la e conseguir um acordo.
    Magina o tanto q seria foda pra imagem do brasil

  5. Off-topic, más não dá para deixar passar:
    .
    PARABÉNS VELHO LOBO PELOS 80 ANOS!
    .
    E obrigado pelas alegrias proporcionadas…

  6. Pra que procurar maluco lá fora se aqui tá cheio deles… pra nossa imagem ficar “foda” não tá faltando nada… bastou a politica megalonanica dos repatriados… como dizia o poeta (hoje tá todo mundo inspirado…rsrsrsrsr) “tercero mundo se for, piada no exterior”… saudações…

  7. Vão tomar Chá de menta,almoçarem olhos de faisão ao mel e na sobremesa docinho Sirio.Eu quero é mais que a OTAN se meta la de uma vez,que o pau cante redondo entrando o Irã na historia e sobre um kadinho de tamaras incandescentes para Israel e Europa.Vamos ver no que dá porque apoio Chines e Russo não terão e estão com essa bola toda de encararem um guerra de grandes prporções?Pago pra ver.

  8. Estes estúpidos europeus tem uma fixação com o oriente médio quase neurótica.Isso vem desde os tempos das cruzadas.Deixem os árabes pra lá seu bando de sangue-sugas.

  9. .
    .
    Naturalmente os outros países dos BRICS estão por traz também… e se falhar não será somente para o Brasil, mas para todos os envolvidos!
    .
    Mais uma justa tentativa de se evitar a guerra e encontrar uma saída pacifica do conflito interno na Síria, mais uma ótima iniciativa do Brasil e seus aliados dos BRICS!
    .
    Mas tem gente querendo ver é guerra, e se tiver guerra na Síria o numero de mortos superará em muito as vitimas que o ditador fez, será como no Iraque, que nem o Saddam em máxima veia de execuções sumarias conseguiria acabar mais de milhão de Iraquianos como foi feito depois da invasão Yankee!
    .
    Esperemos que a paz reine soberana!

  10. Uma bela iniciativa de Brasil, India e África do Sul que infelizmente não irá dar em nada. Ditadores com Bacharzinho aceitam negociar desde que não percam o pode. Ocorre que no caso em questão ele(Bacharzinho) é o problema e qualquer solução passa pela saída do mesmo do poder. Creio que o melhor tratamento para a Síria seja o dispensado para a Teocracia fascista iraniana ou seja, sanções. O que não pode é é utilizar a fórmula consagrada pelo sr. megalonanico quando era chanceler ou seja, o tal do “diálogo”, da “negociação construtiva” que apenas permitem à esses regimes ganhar tempo para atingir o seu intento. No caso sírio, esmagar a revolta popular. No caso iraniano, enriquecer urânio e chegar à bomba A

Comentários não permitidos.