Comissão Pró-Índio pede presença das Forças Armadas e do Ministério da Defesa no Acre

Sugestão: 1 Maluquinho

A Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC) divulgou neste domingo (7), em Rio Branco, um manifesto sobre a situação na base da Frente de Proteção Etnoambiental, no igarapé Xinane, na fronteira Brasil-Peru, que foi saqueada e permanece cercada por paramilitares peruanos.

A CPI-AC pede a presença urgente das Forças Armadas, Ministério da Defesa e do Ministério da Justiça na região habitada por índios isolados, que são perseguidos por narcotraficantes, madeireiros ilegais e explosivos das grandes empresas petrolíferas internacionais do lado peruano.

– É preciso que os governos estadual e federal, bem como o governo peruano, reconheçam que os índios foram, são e sempre serão parte relevante da política e das dinâmicas nacionais, especialmente na fronteira. Agora, com sua segurança ameaçada, esperamos que a defesa da soberania nacional não se sobreponha e se desconecte mais uma vez dos direitos e da política indigenista e da política dos índios. É preciso tratar do assunto de forma integrada e entender que, neste caso, a segurança nacional estará ligada a defesa da vida, não apenas da nação, mas daqueles que vivem, sobrevivem e fazem a região do Envira ser o Brasil que é – afirma.

Fonte: Blog da Amazônia

Narcotraficante português é preso em área de índios isolados pela segunda vez

O português Joaquim Antônio Custódio Fadista, 60, preso pela Polícia Federal na sexta-feira (5), na Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, na fronteira com o Peru, é narcotraficante internacional e já foi condenado por tráfico de drogas pela Justiça do Maranhão e Ceará, bem como em Luxemburgo.

Fadista foi preso em flagrante pela prática dos crimes de furto qualificado, reingresso de estrangeiro expulso e introdução clandestina de estrangeiro no Brasil.

Ele nasceu em Lisboa e já havia sido preso pelo pessoal da Funai na mesma área, em março, tendo sido entregue às polícias Civil e Federal. Reapareceu acompanhado de outros homens armados com fuzis e metralhadoras.

Fonte: Blog da Amazônia

35 Comentários

  1. Para mim os indios nao deviam pedir todo esse auxilio apenas… Muitos deles por conhecerem bem a aerea, deviam se alistar e seguir carreira. Sabe as pessoas nao pensam naquele meio da politica. Muitos indios nao precisavam passar nescecidades… Mas… Sem dizer que o Acre faz fonteira com o peru e bolivia que tem um facil acesso para drogas… Sugiro que quarteis e um alto poder de fogo deviam ser imposto nas fronteiras… rincipalmente no amazonas para combater as Farc, ia ser muito bom a todos nos e ganhariamos mto mais experiencia do que no haiti

  2. É mesmo? Pra que? Tá com medinha?
    Metem o pau na hora que existe um plano e uma boa intenção e legítima de Estado , agora que a porca tá torcendo o rabo; socorrinho?
    Que pensaram que o negócio é exagero e brincadeira?
    Dá vontade falar f..-se mas é irresponsável , mas da vontade.

  3. Engraçado, quando falava das Forças Armadas em território indígena muita gente era contra, agora a moeda virou, como o mundo é engraçado, agora quanto aos paramilitares peruanos isso mostra a falta de presença do Estado, agora pra acaba com essa putaria coloca o exercito com apoio da FAB para usar a força, neutralizar e amedrontar outros países mostrando que território brasileiro ninguém mete a mão, chegam usando a força pesada que essa putaria acaba.

  4. Mas a mídia não diz sempre que o Brasil não tem inimigos, e que por isso não é preciso investir em forças armadas, ja que os recursos destinados ao ministério da defesa deveria ser investido em saúde, educação blablablabla?
    Somos um país que fecha os olhos para a própria segurança territorial, onde o mais importante é big brother, a fazenda, novela, carnaval, praia e muitas outras atrações que só Brasil tem.
    Só falta as autoridades aparecerem dizendo que esse problema no Acre é um caso isolado, tetando jogar para debaixo do tapete nossas deficiências defensivas e suas incompetências.
    Se esse português tem toda essa facilidade em estar solto no Brasil é porque tem poderes pra isso (vulgo corrupção). Isso sem falar da nossa lei, é claro. É possível que o STF mantenha esse bandido aqui por ser um “cidadão” português, para não criar problemas diplomáticos com a nação lusa – diferente da Itália com Batisti.
    Confesso que sou pessimista com o que acontece nesse país.

  5. Esta situação é o fiel da balança para vermos se este governo que apadrinha esse tipo de conduta por grupos guerrilheros vai tomar alguma atitude pró soberania ou vai colocar panos quentes…

  6. É verdade…na mídia televisiva não passa quase nada sobre esse acontecimento…Sá quem gosta do tema, e procura aqui e ali é q acha notícias.SDS.

  7. AMIGOS as 4 Etinias que vivem no igarapé Xinane SÂO INDIOS ISOLADOS QUE AINDA NÂO TIVERAM CONTATO COM NOSSA CIVILIZAÇÃO..Esta tambem havendo um grande fluxo de INDIOS ISOLADOS PERUANOS,eles fogem do Peru porque estão sendo dezimados la.Os Indios Brasileiros quando avistam um avião ou helicoptero olham curiosos ou os atacam a flexadas.Os Indios Peruanos que fugiram ´para la quando veem um avião ou um helicoptero fogem apavorados e este é o indicio que eles provavelmente estão sendo atacados por aviões e helicopteros no Peru.O que esta havendo nesta região alem do fluxo de traficantes,madeireiros e pescadores ilegais vindos do Peru é um fluxo de paramilitares oriundo do Peru para materem os Indios que encontrarem no caminho.O Peru ja comprometeu 70% de sua Amazonia com grandes madeireiros e mineradoras multinacionais inclusive Brasileira,ate a Petrobras.O que esta realmente acontecendo nesta região é um extermino de povos Indigenas.As noticias chegam com dificuldade.As midias locais não vem mais noticiando nada,somente o que pode ser mostrado.A equipe de 3 indigenistas da Funai e 2 mateiros que estão la são herois que não aceitaram abandonarem o posto de monitoramento.A Policia Federal foi la e prendeu o Portugues mas se retirou.Os invasores continuam no local.Esse Portugues ja foi preso e expulso do Brasil por trafico mas creio que estão maquiando essa prisão e acredito que ele esta novamente aqui por MERCENARISMO.O nosso Governo permanece omisso e conivente pois so visam preservarem interesses comerciais e não melindrar o novo GOVERNO CAMARADA PERUANO.O mundo todo esta sabendo de tudo o que esta acontecendo la e com atualizações diarias.Os indigenistas tem telefone e internet e estão divulgando os acontecimento e pedindo a todos que podem internet afora que se manifestem para esse problema e que pressionem nosso PODER MANGUAÇA a tomarem uma atitude antes que estes póvos sejam dezimados…SOBERANIA QUE SOBERANIA?SE TEMOS CIENCIA QUE NOSSA FRONTEIRA ESTA INVADIDA E OCUPADA POR PARAMILITARES EXTRANGEIROS…Eaee Amorim Terninho de Tergal,vai tomar uma atitude ou como nunca antes na historia deste pais a conivencia,a omissão e a covardia que ja se fez marca d’agua deste PODER MANGUAÇA é o que vai prevalecer!!!!!

  8. LEOPOLDO AMIGUINHO la não tem reserva ou territorio indigena como voce esta achando.Esses Indios la vivem a milenios,são selvagens e apenas são monitorados pela FUNAI…….Podiamos raciocinarmos e atravez disto ate buscarmos meios de ajudarmos ao invez de ficarmos perdendo tempo com falta de informação ou impressões proprias erroneas desvirtuando a seriedade da situação.

  9. As fronteiras do Brasil parece casa de prostitutas todo mundo manda entra e sai vamos ver com esse novo ministro se melhora com o apoio das forças armadas temos que da melhores equipamentos para as forças armadas atuarem na amazónias lanchas modernas de ataque,o novo fuzil, mais helicopteros de trnsporte e ataque, sistemas de comunicaçoes avançados

  10. Quer queira quer não esses índios são brasileiros,e devem ser índios ”de verdade”,aqueles que nem português falam,que não estão contaminado pela cultura do branco!
    Residem em território nacional e pedem socorro ao seu país,o Estado Brasileiro tem o dever de socorrer esses cidadãos e o território brasileiro que foi invadido!
    Vamos por em ação as tropas de selva,que dizem ser as melhores do mundo, a PF,a Abim,oque não podemos é ficar parados!
    vendo o BRASIL ser maculado desse jeito!

  11. Espero que a resposta das nossas forças armadas seja rápida e dura. Vamos acompanhar de perto, as providências.

  12. O problema é justamente esse o governo é meio TIPO KIT GAY e esse demagogo que assumiu o MD é um Zé Ruela.Ficaremos a ouvirmos estorinhas encantadas cheias de raciocineos iluminados de teorias e pratica zero.Aquele que teme tomar atitudes austeras no minimo tem rabo preso ou bunda suja e teme repercusão.Eu votei nesses MANGUAÇAS em todas as vezes mas ja a 9 anos eu vejo um governo mentiroso,sujo e ladrão COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS.Infelizmente essa é a verdade nua e crua.

  13. No estilo brasileiro de agir vamos estudar o caso por meses a fio, carimbar uma tonelada de papel, passar pareceres de um ministerio a outro, outorgar assinaturas, protocolar diretrizes e no final nao fazer po..a nenhuma.
    Forcas armadas nao tem, devido as leis orcamentarias e a introducao da Bolsa Vagabundagen, prestes a ser introduzida.

  14. REPITO… ACORDOU, OH 1maluco… até que em fim tu paro, limpo as lentes varilux e tá enchergando tudo azul?… claro que eu também tinha minhas esperanças, estas que morreram qndo descobriram os dolares do genóino nas cuecas alheias, as tramas desviatórias do zé dirceu, e por ai afora… o nosso problema é que o manguaça é bom de bico… passou a bicota em todo o povo e vendeu a alma (ao diabo não… ele não faz acordo com qualquer um…) pros banqueiros, telecom’s e afins e com o troco comprou a bancada opositora… quem não viu? só os elucubrados de plantão (os que citam o PIG toda hora) e os apedeutas brasilianis (estes pelo menos tem a desculpa de não saberem ler)… ele é tão bom nisso que, quem cheirar o cangote da titia vai sentir o sabor Canabraba exalando, dado que o mesmo não para de assoprar na orelha presidencial a direção que deve seguir… saudações…

  15. Né Varilux não miguinho é multifocal progressiva rsrs nesta situação dos Indios Isolados é muita covardia e falte de Deus no coração quanto ao mais estou começando a gostar.Escandalos apos escandalos e ja prenderam alguns do MT hoje.Vem ai uma enxurrada de CPIs e consequentemente um provavel IMPEACHMENT.Eu queria ver a Dilma fora desses bandidos,fora dessa quadrilha vendida mas como ela é fiel ate a morte JA VAI TARDE AMIGUINHA.

  16. Cê também percebeu? eu venho farejando isso faz dias… a situação da pasta do turismo nada mais é que uma vingança e recado do PT contra o PMDB… pode apostar… eles (o PT) também já se situaram que podem dançar miudinho… vai voar m… pra todo lado… quer ver… se ela tirar o ministro do PMDB, ela cai… mas como eu sei que o mundo politico da muitas voltas, fico no aguardo… talvez tenhamos churrasco a mineira chegando ai… saudações…

  17. Eu votei nesse governo…Pô más toda semana um escândalo de roubalheira né…agora é no M. do Turismo…Mô arrependimento…SDS.

  18. Se Joaquim Antônio Custódio Fadista foi preso tantas vezes, como é que ele está solto ? O Congresso deveria instaurar uma CPI (séria) para apurar.
    Isso é galho fraco de ser resolvido, mas as FFAA têm que enfrentá-los pra valer. Ficar apenas no discurso não dá … Vai morrer gente dos dois lados. É bom, pois a gente aplica a teoria na prática.

  19. O poder Manguaça enviou uma equipe de demagogos da Secretaria Nacional de Segurança Publica que apenas disseram que vão sobrevoar a região de conflito para depois que retornarem sentarem com o governo do Acre para discutirem a possibilidade de enviarem a Força Nacional para a região numa nitida intenção de darem tempo de seus COMPANHEIROS PARAMILITARES DEIXAREM A REGIÃO.Provavelmente veremos a covardia que farão com a equipe da FUNAI que por puro amor a seu trabalho contrariando ordens PATRIOTICAMENTE se recusou a deixar o posto de serviço permanecendo bravamente com apenas tres espingardas velhas contra fuzis e metralhadoras a defenderem a soberania do territorio Nacional e a existencia dos INDIOS ISOLADOS.De escandalos diarios a omissões e complascencias e pura covardia o que mais veremos neste governo que a cada dia perde a credibilidade?Esses bandidos não merecem governar o Brasil.Esse governo é uma vergonha. http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/ Tambem esta no local uma porta-voz do Ministerio da Defesa e o presidente da FUNAI.Eaee Amorim Terninho de Tergal voce vai tomar uma atitude ou COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS ESTAREMOS MAIS CONVENCIDOS QUE EMPURRARÃO COM A BARRIGA E SERÃO COMPLACENTES COM A VIOLAÇÃO DE NOSSA SOBERANIA PASSANDO A MÃO NA CABEÇA DAS RATAZANAS PERUANAS???

  20. O MANIFESTO.

    A Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC) afirma seu apoio à equipe que integra a Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira (FPERE), no rio Xinane, nas proximidades do Paralelo 10º, a 32 Km da fronteira peruana, em sua decisão de permanecer na base da frente, a despeito dos riscos e ameaças diante da invasão de paramilitares até que as autoridades competentes assumam a responsabilidade de proteção dos índios isolados e dos demais povos que vivem na região.

    O sertanista José Carlos Meirelles, os mateiros Marreta (Francisco Alves da Silva Castro) e Chicão (Francisco de Assis Martins de Oliveira), Artur Meirelles, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira (FPERE/FUNAI), e Carlos Travassos, da Coordenação Geral dos Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC/FUNAI), integram esta equipe que decide afirmar seu compromisso em defesa destas populações.

    Desde o início da década de 2000, a CPI/AC chama atenção para a relação dos índios isolados com as dinâmicas de fronteira e suas influências em terras indígenas demarcadas no limite entre Brasil e Peru, abrangendo o estado do Acre e o departamento de Ucayali. A ameaça do tráfico de drogas, atrelado à exploração ilegal de madeira e facilitado com as grandes obras de infra-estrutura sempre foi uma preocupação no tocante aos povos que transitam por entre as fronteiras nacionais. Estes desafios que causam o deslocamento dos povos isolados para áreas onde possam ter acesso principalmente à comida e segurança acabam por aproximá-los mais das aldeias de outros parentes. Com a emergência de novos desafios na fronteira, as relações territoriais nas imediações e nas próprias terras indígenas levam a mudanças nos padrões de deslocamento dos isolados. Estes padrões mudam dadas estas pressões. Contudo, os indígenas de terras já demarcadas e reconhecidas não sabem ou entendem muito claramente o que causa o deslocamento e as pressões, o que leva a uma condição de incerteza com relação à autonomia territorial que pode despertar possibilidade de conflito.

    No início de julho de 2011, a CPI/AC esteve presente em coletiva na FUNAI sobre a temática dos isolados, dada a divulgação na imprensa sobre eles estarem na iminência de conflito com outros grupos indígenas por causa de seu deslocamento. Nesta ocasião, chamou-se a atenção para o fato de que o problema dos isolados na região de fronteira, tal qual é a situação do Envira, não poderia ser descolada das questões de segurança e soberania nacional. Ficou claro, neste momento, que a temática indígena, de seus territórios e, em última instância, de seus direitos à vida digna enquanto seres humanos é também relativa à soberania e merece igual atenção. Além disso, desde o início da história do Acre e de outros territórios de fronteira no Brasil, os índios sempre foram fator predominante para se dizer que o território era brasileiro, e que a terra merecia ser protegida.

    Dessa forma, é preciso que no momento em que sua vida e seus modos de vida estejam sendo ameaçados, bem como daqueles que os defendem, os órgãos responsáveis constitucionalmente pela defesa deste território estejam a postos para protegê-los e, bem como os servidores dos órgãos responsáveis, constitucionalmente por defendê-los. Neste sentido, trabalhar para que a cultura, territorialidade e identidade indígena sejam preservadas, é fundamental para que os direitos indígenas, incluindo aquele de determinar sua própria vida, não sejam esvaziados em situações como as dos isolados, esquecidos nas fronteiras brasileiras.

    Sendo assim, a demora e a falta de apoio que os membros da FPERE/FUNAI e da CGIIRC/FUNAI estão tendo para cuidar da invasão e do saque ocorrido no Xinane é, no mínimo, falta de respeito e cuidado com estas populações. Isto os deixa na iminência de práticas genocidas já ocorridas na região acreana e nas fronteiras. Nesta época, a sabedoria indígena já era importante ferramenta para definir as fronteiras políticas e expandir as fronteiras econômicas, ainda que os índios continuassem esquecidos, não compondo o projeto desenvolvimentista oficial, que é muito mais antigo do que os projetos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento. Contemporaneamente, fora da agenda de expansão e cooperação comercial do país, os índios isolados continuam fora da pauta, à margem dos direitos humanos e da humanidade, não dado o seu isolamento, mas ao desrespeito com suas condições de vida.

    A despeito de ser signatário da Declaração das Nações Unidas Para os Povos Indígenas e da Convenção 169 da OIT, que coloca o direito a se determinar de maneira sustentável dentro dos costumes comunitários como essencial, o Brasil não dá o devido cuidado à temática indígena, quando esta se confronta com desenvolvimento e com as políticas de fronteira. Com relação às últimas, indígenas não são reconhecidos como atores relevantes para a formulação e execução de ações. Dessa forma, quando vemos os membros da frente desamparados no posto de controle ao tentar defender estes direitos e o protagonismo indígena em tais situações, indignamo-nos. Por acreditar que isto é essencial para a segurança e sobrevivência dos índios isolados, assim como para a autonomia na gestão e segurança dos territórios daquelas comunidades já reconhecidas constitucionalmente habitando áreas fronteiriças, a CPI/AC busca fortalecer a inclusão deste problema nas agendas de política pública. A integração e a conversação entre as comunidades e poder público é a única via para a resolução desta situação. Acreditamos ser esta a verdadeira integração. Se os governos peruano e brasileiro estão empenhados em investir na integração de suas estruturas, então a segurança das fronteiras e das populações nela presentes é marco fundamental da mesma cooperação.

    A CPI/AC manifesta, assim, apoio à decisão do grupo que decidiu ficar na base e defender os índios isolados sob ameaça de genocídio pela ação de supostos paramilitares peruanos. Todavia, pensa-se que esta via de diálogo e ação, em consonância com as comunidades de forma imediata, vinda por parte das Forças Armadas, Ministério da Defesa e Ministério da Justiça é necessária e urgente. É preciso que os governos estadual e federal, bem como o governo peruano, reconheçam que os índios foram, são e sempre serão parte relevante da política e das dinâmicas nacionais, especialmente na fronteira. Agora, com sua segurança ameaçada, esperamos que a defesa da soberania nacional não se sobreponha e se desconecte mais uma vez dos direitos e da política indigenista e da política dos índios. É preciso tratar do assunto de forma integrada e entender que, neste caso, a segurança nacional estará ligada a defesa da vida, não apenas da nação, mas daqueles que vivem, sobrevivem e fazem a região do Envira ser o Brasil que é.

    Por isso, urgimos ao poder público responsável que apóie e haja segundo suas prerrogativas constitucionais e internacionais. Ademais, pedimos que a sociedade política, que é muito mais que o governo, mobilize-se sobre o assunto em parceria com as organizações que já trabalham com o assunto a fim de que possamos exigir decisões acertadas sobre o assunto.

    Rio Branco, 07 de agosto de 2011″
    FONTE :: BLOG DA AMAZONIA

  21. Tudo o que os Lobos querem para formarem uma Coalizão Internacional Humanitaria para se apoderarem da Amazonia ESSE PODER MANGUAÇA com sua omissão esta lhes proporcionando.É uma vergonha para o Brasil e para o povo Brasileiro e ninguem fala nada,ninguem se interessa.Se não fosse essa equipe de Indigenistas Herois e o Blog da Amazonia atravez da Internet mobilizarem a opinião publica chamando a nossa atenção esses Indios Isolados ja teriam sido exterminados…Viva o Brasil dos Brasileiros.Brasil acima de tudo liberdade.

  22. Calma q vem + mlerda por aêh,isso e guerrilha interna, é uma luta fraticida,o q sobrar será realmente o melhor e sem comprometimento com os grandes lobistas…eles estão se matando. Mt bom.

  23. Sim é claro LOBOS NÃO COMEM LOBOS MAS GUERRA ENTRE PREDADORES NÃO EXISTEM NÃO COMBATENTES. A cada hora que o governo não age aumenta o perigo.
    Vai ser como ocorreu no Afeganistão a demora de ação na região é que criara o desastre…

  24. OPERAÇÃO GENESIS II……http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=369726…Hoje agora a pouco a Rede Record divulgou um pequeno documentario sobre a Operação Genesis II.Embora muito superficial chega a constranger o cidadão Brasileiro a fragilidade de nossas fronteiras.O GEFRON tem dois containers como dormitorio para os agentes instalado a 10 anos,muitos dormem no chão.Nenhuma infraestrutura e contigente insuficiente.Voce trabalharia motivado numa situação desta?O mundo inteiro conhece a real situação da precariedade e fragilidade da fronteira Brasileira mas a sociedade Brasileira desconhece.Alem do descaso publico sobrevem com o atual governo a conivencia e a omissão com nações fronteiriças que depedram nosso pais e que arrassam nossa sociedade com uma enxorrada de ilicitos e crimes atravez do contrabando,trafico de drogas e armas e receptação de furtos e roubos oriundos de nosso pais.Estamos cercados por algumas nações especializadas em agredirem nossa sociedade e esse PODER MANGUAÇA com eles é conivente.Alias o Banditismo tambem ja prevalece aqui não é mesmo e os mais bandidos estão na politica e no proprio governo.Os escandalos diarios nos mostram que as receitas que produzimos e que deveria ser destinada a educação,saude,transporte,infraestrutura,segurança e defesa é drenada para OS COFRES DA COMPANHEIRADA.Quando nós Brasileiros realmente tomaremos vergonha na cara e reverteremos esse quadro vergonhoso e revoltante?So tem FDP.

  25. Não sei quando mas uma das propostas é maioridade para 16 anos BLUE EYES Veremos como eles formam as chapas porque para emplacarem se colocarem bestas tipo Bolsonaro e vendidos tipo Jobim não vão muito longe.

  26. Um partido, meu caro maluco, não deve ter, necessariamente, membros que satisfaçam a todos os gostos… se for necessário colocar um “chamariz” como citou, o importante são os resultados na urna e os que eles arrastam junto… politica é a arte do possivel, não a do querer… saudações…

Comentários não permitidos.