PALAVRAS DO MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, CELSO AMORIM, POR OCASIÃO DA CERIMÔNIA DE POSSE NO CARGO

Brasília, 08/08/2011 – A presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou nesta segunda-feira à tarde o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, em solenidade realizada no Palácio do Planalto. Confira a íntegra do discurso de Amorim por ocasião da cerimônia de posse no cargo. O texto não inclui improvisos feitos ao longo da fala.


Palavras do ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim, por ocasião da cerimônia de posse no cargo

Antes de mais nada, agradeço o honroso convite da presidenta da República, Dilma Rousseff, para assumir a pasta da defesa.

Sou grato pela confiança e pela oportunidade de participar dessa importante etapa da longa transição do Brasil rumo a uma sociedade mais livre, mais justa e mais igualitária.

Serei breve.

A realidade de uma política pública complexa e multifacetada como a Defesa não oferece espaço à pretensão.

De maneira serena, cabe a mim neste momento mais ouvir do que falar – sem com isso me furtar ao diálogo franco e transparente.

Identifico nos militares valores dignos de admiração:

– patriotismo;
– abnegação;
– zelo pela coletividade;
– respeito à hierarquia e à disciplina.

Graças a importantes iniciativas levadas a cabo em governos anteriores, e mais particularmente durante o governo do presidente Lula, o panorama da Defesa nacional é qualitativamente distinto do cenário em que nos encontrávamos no início da redemocratização.

Contamos com Forças Armadas profissionais e plenamente conscientes de sua subordinação ao poder democrático civil.

A Estratégia Nacional de Defesa e o Plano de Articulação e Equipamento da Defesa dela decorrente oferecem um horizonte de curto, médio e longo prazo para o setor.

Sob o signo da continuidade que caracteriza os estados que atingiram maturidade democrática, trabalharei para implementá-los.

Farei isso com espírito crítico e de maneira atenta aos ajustes e adaptações que se façam necessários.

Dedicarei esforços ao fortalecimento da indústria nacional de material de emprego militar e à ampliação da autonomia tecnológica de nossas Forças Armadas, em estreita coordenação com os ministérios do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia.

O momento que vivemos em termos de política industrial reforça essa prioridade.

O aprimoramento da capacidade de operação conjunta entre marinha, exército e aeronáutica, a racionalização de processos e programas e o robustecimento da supervisão do Ministério da Defesa sobre as políticas setoriais das forças são compromissos do titular da pasta.

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas terá importante papel nesse processo.

O Instituto Pandiá Calógeras, a ser implantado com celeridade, será importante instrumento de reflexão sobre temas estratégicos e servirá para formar os futuros analistas civis de Defesa.

Não ignoro a centralidade da questão orçamentária.

Conhecendo a atenção que a presidenta da República atribui aos assuntos de Defesa, cabe a mim empenhar-me em obter os recursos indispensáveis ao equipamento adequado das Forças Armadas. Conto para tanto com a compreensão de meus colegas da área financeira. Afinal, o próprio documento legal que instituiu a Estratégia Nacional de Defesa estabelece vínculo indissociável entre esta e a estratégia nacional de desenvolvimento.

Devemos conceber e aprovar mecanismo que permita conferir previsibilidade, estabilidade e perenidade aos projetos de equipamento e de desenvolvimento tecnológico das Forças.

Na mesma linha, não desconheço as legítimas aspirações dos militares no que se refere à garantia de condições de vida compatíveis com suas responsabilidades, vitais para toda a nação.

Um país pacífico como o Brasil não pode ser confundido com país desarmado e indefeso.

Vivemos em paz com os nossos vizinhos. Mas o B|rasil é detentor de enormes riquezas e possuidor de infraestruturas de grandes dimensões.

Cabe ao estado brasileiro resguardar extensas fronteiras terrestres e marítimas.

Além da indispensável defesa da população, devemos proteger nossos recursos naturais, a começar pelas riquezas contidas na Amazônia e nas águas jurisdicionais brasileiras.

As descobertas de significativas reservas de petróleo, sobretudo na camada pré-sal, reforçam essa necessidade.

Nosso território, da Amazônia ao Aquífero Guarani, que compartilhamos com os vizinhos do Mercosul, é repositório de enorme quantidade de água, recurso cada vez mais escasso no mundo.

É fundamental assegurar que a nossa soberania sobre o recurso água – além de sua utilização sustentável – seja preservada.

Hoje, é preciso admitir, nossas forças sofrem de carências que não permitem o efeito dissuasório indispensável à segurança desses ativos.

Há um descompasso entre a crescente influência internacional brasileira e nossa capacidade de respaldá-la no plano da Defesa. Uma não será sustentável sem a outra.

Atentos ao ecumenismo que caracteriza a inserção internacional do Brasil contemporâneo, devemos valorizar o Conselho de Defesa Sul-americano e intensificar a cooperação entre os países da região.

Pretendo também atribuir especial ênfase ao relacionamento de Defesa com os países africanos.

Juntamente com o Itamaraty, fortaleceremos a zona de paz e cooperação do Atlântico Sul.
Buscaremos assegurar que o Atlântico Sul seja uma área livre de armas de destruição em massa, em particular de armas nucleares.

Continuaremos a dar nossa contribuição a operações de paz da ONU, dentro dos preceitos do direito internacional, sobretudo naquelas áreas de maior interesse para o Brasil e onde disponhamos de clara vantagem comparativa.

Defesa e sociedade devem estar permanentemente em harmonia.

Historicamente, nossas Forças Armadas constituíram importantes instrumentos de ascensão social.

É importante, assim, que reflitam de forma crescente a diversidade da sociedade brasileira.

Devemos valorizar a discussão de temas como direitos humanos, desenvolvimento sustentável e igualdade de raça, gênero e crença.

Gostaria de encerrar com as palavras de um grande defensor das Forças Armadas, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio-Branco. Em seu último discurso, proferido no Clube Militar, em 11 de outubro de 1911, Rio-Branco afirmou:

“Toda a nossa vida como estado livre e soberano atesta a nossa moderação e os sentimentos pacíficos do governo brasileiro, em perfeita consonância com a índole e a vontade da nação.”

Essa convicção sobre nossa vocação pacifista não impediu Rio-Branco de, nas suas palavras:

“Lembrar, como tantos outros compatriotas, a necessidade (…) de tratarmos seriamente de reorganizar a Defesa nacional.”

Muito obrigado.

Fonte: Ministério da Defesa: Acessoria de imprensa


32 Comentários

  1. Os governos do PT representam para as Forças Armadas sua transição de forças que sonhavam em ter maiores capacidades dissuasórias em “guarda nacional” forças capazes apenas de fazer táticas de guerrilhas (forma mais básica de guerra assimétrica) na defesa de seu território.
    lamentável….

  2. rs, devo considerar que levei um ” Susto ” após ver a noticia em Caps Lock … Mais bom! Espero que Celso Amorim faça um bom trabalho no ministerio da defesa, Espero que nossos amigos leitores não façam comentario negativo sobre esse rapaz, Jamais devemos julga a pessoa pela aparencia .. Assim como jobim Amorim também fará coisas boas ao nosso exercito porque ele é um cara da verdade .. ^^

  3. “HOJE, É PRECISO ADMITIR, NOSSAS FORÇAS SOFREM DE CARÊNCIAS QUE NÃO PERMITEM O EFEITO DISSUASÓRIO INDISPENSÁVEL À SEGURANÇA DESSES ATIVOS.”
    ——————–
    Se já entrou ciente dos fatos, mãos à obra.

  4. .
    .
    Muito bom, agora é esperar pra ver se as palavras viram fatos…
    .
    Frisar: “A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA E O PLANO DE ARTICULAÇÃO E EQUIPAMENTO DA DEFESA “+”A NOSSA SOBERANIA SOBRE O RECURSO ÁGUA”+”CONTINUAREMOS A DAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO A OPERAÇÕES DE PAZ DA ONU”
    .
    Tomara que sim… parece estar por dentro dos desafios atuais o novo ministro da defesa, e dos programas também, e a globo ja começou a focar no Amorim dizendo que ele quer a retirada das tropas brasileiras do Haiti.
    .
    Alias se a Globo realmente começar a perseguir o Amorim criando polemica e tudo mais, como ja foi anunciado por ai, pelo menos traz interesse da sociedade para o tema da defesa, sendo que ficará sempre escutando as palavras fixas : “Ministério da Defesa, Ministério da Defesa, Ministério da Defesa”!
    .
    Valeu!!

  5. É só discurso, que não significa nada!E chega de discurso, queremos ver os meios, reaparelhamento já, o fim do mundo é o começo pro Brasil!São nas crises que surgem oportunidades!

  6. MORIM TÉRNIM TERGAL que lindo discurso heim embora eu saiba que não foi produzido por seu elevado Q.I. e sim por uma equipe de intelectuais e especialistas que assessoram o governo foram as palavras que todos aguardavam ouvir e ja que a festinha da posse acabou e se esgotaram as empadinhas de linguiça e o guaraná Toby então vamos ao trabalho porque de estorinha,promessas,maquetes,desenhos e numeros todos ja estão de sacolinha lotadinha e queremos RESULTADOS.

  7. Amorim tocou nos pontos mais importantes, seu discurso foi “conciso e preciso”.
    .
    Pelo bem do Brasil, torço para que tenha exito nos pontos mencionados e que o congresso e o executivo apoiem a implementação deles …

  8. Palavras de Dilma em discurso na posse de Amorim:
    —————————————–
    “Muitos projetos estratégicos para o país e para o nosso futuro estão em andamento lá no Ministério da Defesa. São projetos que não podem, em hipótese alguma, sofrer rupturas, atrasos ou adiamentos.
    .
    Eu escolhi o ex-ministro Celso Amorim porque eu tenho certeza absoluta de que com ele esses projetos terão continuidade e ganharão mesmo maior velocidade e solidez.”
    .
    “Não tenham dúvida: com o meu apoio e sob meu comando direto, ele ajudará muito o Ministério da Defesa a vencer os seus maiores desafios, tanto os mais urgentes, os mais conjunturais, quanto os mais estratégicos.”
    ————————————
    Tomara que a partir de uma maior afinidade e confiança entre a presidenta e o ministro, os projetos se desenvolvam, realmente…Sem maiores atrasos.

  9. Tomara que faça um bom trabalho, mas se depender de uma turma de paranóicos, agourentos e vira-latas o coitado do Amorim morre de câncer nos próximos dias…
    Lamentável que existam tantas criticas ao ministro que nem mesmo começou a trabalhar.

  10. ”BUSCAREMOS ASSEGURAR QUE O ATLÂNTICO SUL SEJA UMA ÁREA LIVRE DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA, EM PARTICULAR DE ARMAS NUCLEARES”,

    Amorim nesse trecho deixa claro que o programa nuclear brasileiro,oficialmente não fará a bomba,pelo menos o Obama poderá dormi sossegado!

  11. Discurso protocolar.
    Só gostaria de saber que “IMPORTANTES INICIATIVAS LEVADAS A CABO EM GOVERNOS ANTERIORES” foram essas…

  12. Parabéns à Presidenta, pelo seu respeito às excelentes credenciais e virtudes do Diplomata e Ministro da Defesa Celso Amorim. Parabéns também pelo pulso da Presidenta ao afirmar que A IDEOLOGIA DOS MILITARES É O RESPEITO À CONSTITUIÇÃO E SUBORDINAÇÃO AOS INTERESSES DA NAÇÃO. Aqui ela bate forte firme e colocado!!! O Ministro Celso Amorim, por outro lado proferiu com sabedoria um discurso curto, objetivo em tom moderado e ao mesmo tempo abrangente, indicando que dará continuidade ao trabalho realizado nos governos anteriores em conformidade com a END e também deixando transparecer seu nacionalismo ao citar o Barão de Rio Branco em que este declara que uma nação forte tem que ter uma defesa forte(o artico acima cortou essa parte do discurso e perdeu muito dêle), tendo sido muito aplaudido. Assim a posse do novo Ministro da Defesa foi muito simples mas de muito conteúdo, levando-me a crer que o Min. Celso Amorim sem sombra de dúvidas fará um excelente trabalho à nação brasileira e às proprias FFAA. Muito boas propostas e atitudes, acho que começamos bem.

  13. Paulo Sérgio, antes dos governos do Presidente Lula nem se quer havia um Plano de Defesa Nancional, uma END, ou mesmo a UNASUL, reajustes de soldos defasados para as FFAA, acordo fechado com a França para a construção do Subs convencionais e nuclear, bem como a construção de estaleiros, presidente Lula garantiu e liberou milhões anualmente à Marinha Brasileira para a conclusão do reator nuclear e domínio total do ciclo nuclear em Aramar, Iperó,…liberou recursos também para a modernização dos caças F-5 e AMX, para a FAB e caças da MB,… começamos por aí…

  14. Claro que discurso não quer dizer nada!
    Lembro-me de quando Dilma, na época da eleição mandou uma carta as Forças Armadas prometendo mundos e fundos.
    OQUÊ ELA FEZ QAUNDO ASSUMIU ???
    DIMINUIU A VERBA PARA INVESTIMENTO NA DEFESA !
    em político, senhores, não se acredita!

  15. César Pereira disse:
    08/08/2011 às 20:31

    ”BUSCAREMOS ASSEGURAR QUE O ATLÂNTICO SUL SEJA UMA ÁREA LIVRE DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA, EM PARTICULAR DE ARMAS NUCLEARES”,

    Amorim nesse trecho deixa claro que o programa nuclear brasileiro,oficialmente não fará a bomba,pelo menos o Obama poderá dormi sossegado!

    ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
    Será mesmo ???? Tenho minhas dúvidas !!!!!!!!!!

  16. Eu sempre falai que o contigenciamento do FX2 foi jogada estrategica.Tenho certesa que agora sai e sai antes do fim do ano.O problema que Jobim gerava muita desconfiança desde que seu nome foi citado nas correspondencias da diplomacia Americana pelo Wikileaqs e por isso Dilma não o queria em seu governo e Lula a persuadiu.Amorim apesar dela ter repudiado em relação ao Irã é uma pessoa de confiança ao contrario de Jobim para a pasta de defesa.Os negocios em defesa rolam em segredo de Estado e como confiar isso em um falador?

  17. Fala sério é Dandolo ??? É bem provavel que não precisemos dela no Atlântico, até porque pode enferrujar com tanta água salgada. Deixo o EB guardar na geladeira da minha casa, fica no porão, mais fácil ainda, já está no buraco …rs..rs..Não tão sério agora,..rs.. não tenho a menor duvida que armas convencionais dariam conta do recado no atlântico sul.
    Depois de termos ouvido falar sobre a pujança do Brasil de hoje em todas as dimensões de poder e o existente descompasso do poder de fogo de suas FFAA a determinacão da Presidenta em apoiar as iniciativas de seu Ministro no sentido de compatibilizar as dimensões de poder, creio que recursos para a defesa virão a toque de caixa, juntamente com grande impulso à indústria bélica nacional.
    Muito bom dia e um abraço a todos.

  18. Uma coisa não tem como negarmos, Amorim é um homem íntegro.
    Pode não ter o ímpeto de um guerreiro nato. Mas ao contrario do que muitos pensam, ele não é um pacifista hippie.

  19. É sempre assim…
    O discurso é lindo, mas na hora de por em prática….
    Tomara que dessa vez ele nos surpreenda, mudando essa realidade.
    Tentando ser otimista, eu torço para isso.

  20. Paises que investem no reequipamento de suas forças armadas com tecnologia avançada de ultima geração e novos. O fazem por terem em seu horizonte inimigos externos perigosos, como o caso da India, Emirados Arabes Unidos, Paquistão, Coreia do Sul, EUA, etc.
    No caso do Brasil (politicos, militares e elite brasileira), o inimigo o qual temem, não é nenhuma nação externa, mas sim o propio povo.
    Por esse motivo que sempre compram sucata militar ( caso de aviões, navios, etc.)
    Só compram helicopteros novos, pois estes precisam estar em condições de combater o inimigo que mais temem e querem combater: O POVO BRASILEIRO.

  21. Empresas Americanas são proibidas por uma severa lei americana, de pagarem propina em licitações e concorrências internacionais.
    Deu para entender o motivo do anti-americanismo de nossos governantes para adiquirir equipamentos civis ou militares dos EUA.

  22. Um aspecto que chama atenção é que os Coreanos esperam adquirir 60 caças modernos de quinta geração com um orçamento de 7,86 bilhões, enquanto nosso FX-2 prevê apenas 36 caças de quarta geração por valores bem mais altos, chegam a 10 bilhões de dolares, mesmo considerando a transferência de tecnogia. Percebe-se que corrupção do governo federal chegou ao FX. Empresas americanas não participam de nossas licitações federais porque são proibidas por lei de pagarem propina . “Nada é tão ruim que não possa piorar”.

  23. Em 2011 a Coréia do Sul, abriu concorrência para o seu FX3. Foram classificados: Boeing F-15 Silent Eagle, Typhoon, Lockheed F 35 Lightning II, o russo Sukhoi PAK FA 50. Notem que o Rafale não foi colocado na concorrência da Coreia do Sul. Segundo a Dassault, Sarkozy e o ex Ministro da Defesa Nelson Jobim o Rafale é o caça com tecnologia em estado de arte. Só se for com tecnologia em estado de arte abstrata, pois de concreto o Rafale não tem nada, muito menos tecnologia avançada. O Rafale não opera sistema de visão IR, não tem integração com HMD, não tem integração com o sistema de guiagem de armas ar solo não tem radar AESA operacional e tem ainda sérios problemas de sistema de geração de energia, problemas estes que a Dassault ainda não resolveu em uma decada (desde 2002)
    Somos nos brasileiros que vamos pagar com nossos impostos, o custo dessa Jaca, chamada Rafale por 7 mandatos presidenciais. Só para os Bolivarianos Petistas poderem fazer birra infantil com os americanos(F18 SH e Gripen NG), e poderem ganhar uma polpuda propina para o partido. A Dassault foi acusada de subornar e dar mimos a politicos em concorrências internacionais para a venda do caça Rafale que participou. Mesmo assim o caça Rafale por mais de 10 anos perdeu todas as concorrências. Só a França o tem e usa. O Rafale esta para ser o grande fracasso da industria aeronautica militar, a mais de 10 anos, ninguem quer comprar a Jaca Rafale. E segundo o governo frances, caso o Rafale não ganhe no Brasil a Dassault pode falir.
    Quando se trata de escolher o que é bom para o país ou bom para a politica, prefiro o que é bom para o Futuro do País. O Partido do PT ( partido dos trabalhadores) quer ser o Khmer Vermelho do Brasil e o LULA sonha em ser o Fidel Castro do Brasil (Ditador/Presidente vitalicio).

  24. “Quando se trata de escolher o que é bom para o país ou bom para a politica, prefiro o que é bom para o Futuro do País. O Partido do PT ( partido dos trabalhadores) quer ser o Khmer Vermelho do Brasil e o LULA sonha em ser o Fidel Castro do Brasil (Ditador/Presidente vitalicio).”… falou tudo antonio… saudações…

  25. Obrigado Blue Eyes
    Acredito que numa democracia é direito do povo discutir todos os assuntos que são de interesse publico e que afetam a sociedade. Já para os petitas, democracia é o direito de discutir os assuntos publicos e que afetam a sociedade, desde que se concorde com eles.
    saudações…

  26. A Malasia comprou o mesmo projeto de submarino frances Scorpene que o Brasil,
    O interessante é que lançaram o sub ao mar, e apresentou um pequeno problema: O submarino Scorpene não flutua, bem sera que os malasianos não souberam construir o sub, mesmo tendo acessoria tecnica dos engenheiros franceses, rsrsrs.
    Para aqueles que diziam que o F18 SH não podia evoluir, saiu a versão silient. O unico que não pode evoluir é o Rafale, que tem serios problemas no projeto de seu sistema eletrico, que não suporta um radar mais potente, motor ou suite elétronica melhorada, sem que para isso seja necessario reprojetar o sistema eletrico e gastos 2,9 bilhões de euros.
    Não existe povo no mundo que poderia ser mais anti americano que o japones. Porem os japoneses após guerra fizeram acordos de paz, economicos, tecnologicos e militares com os EUA. O povo japones adora os americanos.
    . Hoje o Japão é uma potencia tecnologica respeitada. A Coreia do Sul tambem se aliou aos EUA, alguem conhece a Kia Motors, Hyundai, LG, Sunsung.
    A Coreia do Norte se aliou a Russia e China, hoje ela tem bomba atomica, caças SU e Mig, misseis, e dai, o povo passa fome, tem pessima qualidade de vida, educação, saude e não podem ter os mesmos bens de consumo que o mais pobre dos paises do terceiro mundo tem, ate o exercito passa fome.
    Bem pelo modo que vão as coisas no Brasil com os Bolivarianos petistas, chegou-se a uma encruzilhada, o que o PT quer que o Brasil e seu povo sejam: uma COREIA DO SUL ou uma COREIA DO NORTE.
    Isso de anti-americanismo, de dizer que os EUA são imperialista é coisa de ideologia da decada de 60 (seculo passado), ou de pessoas com mentalidade INFANTIL. Pois todo país do mundo é imperealista, americanos, franceses, ingleses, suecos, canadenses, russos, chineses, etc., são todos sem exesão imperialistas. Até os demais países da america do sul, falam que o Brasil é imperialista.
    NAS RELAÇÃES ENTRE PAÍSES, NÃO EXISTEM: CAMARADAS, MANOS, CHAPAS, BROTHERS, AMIGOS, PARSEIROS ESTRATEGICOS. O QUE EXISTE É UM JOGO DE INTERESSES ECONOMICOS.
    Quem quer ter tecnologia, tem que investir decadas de pesquisa e dezenas de bilhões de dolares. Ou adiquir tecnologia sobe licença e ficar atrelado as clausulas restritivas dos contratos de concessão tecnologica. Independencia tecnologica americana (HUMM !!), tira as pecinhas americanas dos aviões brasileiros da Embraer para ver o que sobra ?. Sobra fuselagem, asas e poltronas, no Tucano ALX nem os bancos sobram. A Embraer fora avisada que os EUA não iriam aceitar a venda dos ALX tucano para a Venezuela, esta no contrato com a Embraer e fornecedores americanos que podem vetar a venda de material estrategico deles em avioes brasileiros, para paises não amigos dos EUA. Portanto a Embraer se fez de sonsa ao negociar com Chaves Chapolim .
    Acho mais vantajoso sermos pragmaticos e fazermos acordos militares e comerciais com os EUA, se tudo for posto no papel e endossado pelo congresso deles, pois segundo o Brigadeiro Quiça, eles cumprem o que esta no papel, já os franceses nem o que foi assinado cumprem. A França segundo o Lula é nossa parceira estrategica, mas a França foi na comunidade economica europeia dizer que é contra a queda de subsidios agricolas, pois a europa não é lixeira para aceitar o lixo agricola latino americano. Os americanos em 9 meses vão baixar as taxas para a entrada de soja, alcool etanol e suco de laranja brasileiros nos EUA.
    Um detalhe os equipamentos militares que o Brasil compra da França são os mais caros e obsoletos do mundo desenvolvido.
    Minha opinião de entusiasta, o melhor é comprar o F-18 silent hornet, num acordo bem feito e entrar junto com a Boeing no projeto de caça de sexta geração.

  27. Estrategia do NIÓBIO

    Apesar de não ser um tema inerente a defesa, desejo salientar a importância do Nióbio na industria aeronautica e aeroespacial. O Nióbio serve para o domínio e a qualidade tecnológica.
    Sem Nióbio não existiriam aços especiais, supercondutores, ligas para os programas espaciais, talvez nem aviões a jato (caças) e satelites.
    As reservas nacionais de Nióbio estão concentradas nos Estados de Minas Gerais (33,94%), Amazonas (64,45%) e Goiás (1,61%).
    Das reservas mundiais de mais de 4,3 bilhões de toneladas, o Brasil possui 4,2 bilhões de toneladas, ou seja 98 % das reservas mundiais desse mineral raro e estrategico. Mesmo assim, a produção mundial de Nióbio é de 90% no Brasil e 10% no Canadá.
    As maiores jazidas de Nióbio estão no Amazonas ( São Gabriel da Cachoeira) e em Roraima (Reserva Raposa – Serra do Sol). São Gabriel da Cachoeira deteria 2,9 bilhões de toneladas do minerio e está localizada próximo a Colômbia. As 7 Bases militares que os EUA querem instalar em nosso vizinho se justificariam. Da para acreditar que os EUA usariam caças F-16 e F-15, helicópteros Apache e VANT para apenas combater as FARC ?
    Considerando o teor médio de 1,04%, seriam 43.683.316 toneladas de óxido de nióbio, com grau de pureza (99,9%). Valendo US$ 20.000,00/tonelada, perfazendo um montante de US$ 873,7 bilhões de dolares.
    Com uma agregação média de 200 vezes o valor do óxido de nióbio ao criar superligas, etc., chega-se á cifra de US$ 174,74 trilhões de dolares. Que é 86 vezes o PIB brasileiro de 2010.
    Não deveriamos, ao invés de exportar minério bruto, atrelar o abastecimento mundial desse mineral estratégico á mais ampla transferência de tecnologia. A capacidade de abastecer o mundo com ligas metálicas 100% Made in Brazil ?
    Daria para comprar milhares de caças de quinta geração.
    (fonte: economiabr.com.br)

    http://www.economiabr.com.br/index.php/21/07/2011/brasil-insiste-em-desconhecer-a-riqueza-estrategica-do-niobio/

Comentários não permitidos.