Helicóptero da Otan foi alvo de armadilha taleban no Afeganistão

Chinook CH-47

O helicóptero da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) que caiu no último sábado (6) no Afeganistão, matando 30 soldados e um intérprete dos Estados Unidos e sete militares afegãos, foi alvo de uma armadilha preparada por insurgentes talebans, afirmou nesta segunda-feira a agência France Presse citando fontes do governo afegão.

“O helicóptero derrubado caiu em uma armadilha preparada pelo chefe taleban Qari Tahir”, declarou a fonte do governo, que não quis ter sua identidade revelada.

“Ele (Tahir) deu informações falsas aos americanos, ao dizer que haveria uma reunião de insurgentes talebans em um complexo de residências. Ele sabia qual itinerário os helicópteros seguiriam e tomou posição com seus homens”, explicou a fonte.

O helicóptero, modelo Chinook CH-47, caiu no distrito de Saydabad, situado na província central de Maidan Wardak e a algumas dezenas de quilômetros da capital afegã, Cabul.

Em comunicado, a Isaf lamentou a tragédia e informou que “esta foi a vez que mais soldados dos Estados Unidos morreram em uma só ação em apoio da Operação Liberdade Duradoura”.

http://www.youtube.com/watch?v=ArDO3FNXpaM&feature=player_embedded

A imprensa americana afirmou no sábado que vinte dos 30 americanos mortos na queda de um helicóptero no Afeganistão são Navy Seals, membros das forças especiais da Marinha americana da qual uma unidade foi responsável pela morte de Osama Bin Laden em maio.

A rede americana CNN indica que 22 das vítimas são Seals, sendo que “a maioria deles pertence à unidade que realizou o ataque no qual Osama Bin Laden foi morto”.

“Cerca de 20 Seals da unidade antiterrorista Team 6” estão entre as vítimas, indicou, por sua vez, o Washington Post.

Procurado, o Pentágono se recusou a fazer qualquer comentário.

Fonte:  Folha

50 Comentários

  1. Deus julgue os nossos inimigos. Nós providenciaremos o encontro. Ou um Stinger. Ou um Igla…

    A elite da elite da elite… e morreram todos de uma vez em uma armadilha.

    Dessa vez não foram tão espertos…

  2. O triste é que esses seals são a elite da elite militar americana cantada em verso e prosa, na operação que resultou na morte do Bin Laden foram meses de preparação, ai vem um talibã estrategista p. louca do deserto, sem computadores, sem o apoio da CIA, sem satélites, sem equipamento militar de primeira, sem treinamento adequado e mata de uma só vez 20 seals e mais 18 soldados rafamé.Esse talibã deveria ser contratado pelo pentágono.

  3. A falida operação em Sayyedabad fora classificada como de grande importância em face do início, em duas semanas, da retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, com conclusão estabelecida para 2014.
    .
    Com datas fixadas e inúmeras falas do presidente Barack Obama a garantir a retirada das tropas que invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, os talebans prepararam ações pontuais voltadas a desacreditar promessas de Karzay, difundir o medo na população e eliminar os oficiais das novas forças armadas do Afeganistão, que assumiriam, com a retirada das tropas da coalizão, postos controlados pela Nato-Otan. O governo do presidente Karzai se empenha, com apoio das forças coordenadas pela Nato-Otan, a criar um sistema de segurança apto a garantir o poder e suportar as ofensivas dos talebans.
    .
    Vários oficiais e políticos comprometidos, pós-saída norte-americana, com um sistema confiável de segurança acabaram eliminados. Os talebans, nessas supracitadas ações pontuais, assassinaram o prefeito de Kandahas e o governador da província de Uruzgan. Até o irmão adotivo do presidente Karzai restou assassinado. Cerca de 15 novos oficiais foram mortos.
    .
    Segundo relatório da Organização das Nações Unidas, nos primeiros seis meses de 2011 foram mortos 1.462 civis, sendo 80% deles em decorrência de ataques promovidos pelos talebans. Ainda consoante relatório da ONU, o número de mortos neste semestre é 15% superior ao de 2010, no mesmo semestre.
    .
    Após a conclusão de que os talebans estavam empenhados em desmoralizar o novo sistema de segurança e os que tinham a ele aderido, é que se preparou a operação na cidade de Sayyedabad. Tudo distante apenas duas semanas do início da retirada das tropas norte-americanas. Uma operação especial com a convocação dos militares da Navy Seals (tropa da marinha), conforme já destacado..
    .
    Para os 007 da CIA, alguém deu com a língua nos dentes, como já aconteceu, por exemplo, na operação Khost. E o difícil é identificar o “traidor” (na visão norte-americana) ou o “ infiltrado” (no conceito europeu).
    .
    (Terra Magazine – Wálter Fanganiello Maierovitch)

  4. .
    .
    Não tive como confirmar, mas na “rede”, as informações dão conta de que a arma empregada nesta ação contra o Chinook CH-47, foi nada mais nada menos do que, o velho e lendário porém, eficiente — RPG-7.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  5. .
    .
    O RPG mostrando a sua efetividade novamente… simplesmente uma arma pra toda missão!!
    .
    E foi um acidente, sabemos todos que ninguém consegue tocar a divindade das tropas ocidentais em sua campanha justa e democrática… material pilotado esse ai dos comunas franceses!
    .
    Queriam o que, que todos se rendessem a gloria e justiça da super potencia sem lutar?? Fazendo festa para a invasão do próprio país??
    .
    Zona de guerra é assim mesmo, tudo normal!!
    .
    A profissão de militar comporta riscos, e estes riscos aumentam muito em zona de guerra, faz parte da profissão, seja guerra justa ou não, e no mais são todos voluntários, escolheram este trabalho aceitando os riscos, morrer é um fator, so isso!!
    .
    E como eu considera essa guerra ilegal, ilegitima e errada, pois um ataque terrorista mal explicado não justifica nunca uma invasão de um inteiro país, é uma coisa “DESPROPORCIONAL” ao agravo… acho mais que eles tiveram o que mereceram mesmo com essa emboscada ai, não sinto nenhuma piedade por invasores, pouco importa quem são, se Russos, Chineses, Europeus, etc, invasor tem que morrer!
    .
    Valeu!!

  6. Interessante que o Iraque com uma força tradicional, tanques, caças, soldados e etc, caiu facilmente e no Afeganistão, as forças irregulares estão fazendo frente a OTAN, se eles tivessem armas mais precisas iriam botar um terror nos caras.

  7. COISA BOA !

    achei foi pouco !

    Tinha que derrubar era todos .

    Certo é o Hugo Chaves que comprou e armou suas Forças Armadas com um grande número de mísseis anti-aéreos portáteis .

  8. Toda a violência imposta pelo invasor no afeganistão é menor que a violência imposta pelos talibãs.
    E pior, a violência doméstica é institucionalizada e tida como normal e de caráter perene. Não vai acabar nunca e não tem a quem recorrer.
    Mas nenhum torcedor dos talibãs e dos terroristas da Al-Qaeda quer mudar seu modo de vida “americanizado” e viver o “glamour” de ser um afegão típico num mundo governado pelo fundamentalismo islâmico.
    O engraçado é que para demonstrarem seu ódio pelos americanos e israelenses a turma torce pra terroristas, talibãs, nazistas, etc, e colocam como heróis da resistência trastes como o Stalin, Pol Pot, Saddan Russen, etc.
    Qualquer porcaria que pareça combater o imperialismo é bem vinda. Até Hitler já foi aclamado aqui no Blog.
    Eu de minha parte prefiro hamburguer a chucruts.
    Ah! Quanta ingenuidade.
    Em geral são os mesmos que querem que o Brasil tenha 500 Su-35, 1000 bombas atômicas, 20 porta-aviões, 2000 ICBMs, etc.
    Ingenuidade não, hipocrisia!
    Se os afegãos fossem guerreiros tão bons e aguerridos como pregam os estéricos antiamericanos, eles deveriam colocar pra correr seus maiores inimigos, que não são os americanos, que diga-se de passagem, mata menos que a polícia brasileira.
    Uma pena que o Afeganistão não aproveitou a oportunidade que a ocupação americana proporcionou. Outros países vítimas dos americanos são hoje potências econômicas e com índices de qualidade de vida de primeiro mundo.
    Infelizmente, em nome do fundamentalismo religioso e de lutas tribais primitivas, o povo afegão não irá lucrar nada com a saída dos americanos.
    Apenas os exaltados do blog é que irão rir por último, uma pena que seja da desgraça alheia.

  9. É claro que um RPG-7 pode atingir um helicóptero Chinook em vôo pairado ou muito lento, próximo ao solo, mas isso não acontece se o heli estiver a grande distância, mesmo porque, as metralhadoras defensivas do helicóptero têm maior alcance que o RPG-7, e a foguete tem pouca precisão além de 300 metros.
    Em campo aberto é praticamente impossível do heli ser pego de surpresa por um RPG-7.
    Já se estiver sobre uma cidade, aí sim há várias locais em que um indivíduo pode se esconder e aparecer de repente e disparar um RPG-7 à queima roupa.
    Devido à grande quantidade de RPG-7 existente (seu maior mérito é existir aos milhões) ele se tornou uma arma temível contra helicópteros na gerra urbana, onde um heli tem que baixar e pairar para inserir tropas, e onde o fogo supressivo é limitado para não causar danos colaterais à população civil.
    Já o heli a grande altitude e velocidade, não há como ele ser atingido por uma granada de um RPG-7. Só seria derrubado por um míssil guiado ou por fogo de metralhadoras ou canhões.

  10. Saci,
    A guerra contra o Iraque foi uma guerra convencional.
    As operações no Afeganistão ou no Iraque contra os insurgentes, são operações assimétricas, contra forças irregulares.
    Sua observação que os afegãos estão fazendo frente à OTAN é tão pertinente quanto a do crime no Brasil fazer frente ao Estado Brasileiro. Não há como bombardear um morro carioca pra acabar com os traficantes.
    Se não há vontade da população, formada por milhões de indivíduos, não há mudança.
    Houve tentativas de mudar o coração e a mente dos afegãos para aceitarem um novo “status quo”, mas eles parece preferirem os talibãs à “pax ocidental”.
    Quanto aos afegãos estarem fazendo frente à OTAN, depende do ponto de vista. Baixas da OTAN são divulgadas como catastróficas já que é senso comum que não vai adiantar que mais cidadãos americanos e europeus (dentre outros) morram por uma causa perdida.
    Do ponto de vista estritamente militar claro que os afegãos não são páreos para as forças ocidentais.
    O problema é que um soldado americano ou europeu morto é computado e lamentado pela mídia. O mesmo não ocorre com 10, 20 ou 30 insurgentes afegãos.

  11. Concordo com o Bosco.
    “Toda a violência imposta pelo invasor no afeganistão é menor que a violência imposta pelos talibãs.”
    Essa é uma lamentável verdade, apesar de tudo já que os EUA estão lá deviam aproveitar e acabar com esses bandidos locos do talibã.

  12. .
    .
    “(…) “O helicóptero derrubado caiu em uma — armadilha — preparada pelo chefe taleban Qari Tahir”, declarou a fonte do governo, que não quis ter sua identidade revelada. (…)”.
    .
    “Em uma armadilha”, eu ponho o disparo para ocorrer quando a caça está no ‘ponto’, digo, engolindo a isca.
    .
    Numa caçada, quem escolhe o – ‘local’, o – ‘momento do disparo’, e a – ‘distancia’ em que este ocorrerá, não é a logica do (equipamento), digo, da caça, mas sim, a logica do caçador que determina o desfecho dos acontecimentos.
    .
    Contudo, não tive meios ainda de confirmar se foi mesmo um RPG-7.
    .
    Mas, que é perfeitamente plausível que tenha ocorrido desta forma, isto é, até porque, este equipamento existe em quantidade entre os Talebns.
    .
    Digo mais, em se tratando de uma, “armadilha”, poderia haver até mais de um disparando o mesmo tipo de arma.
    .
    Como você mesmo bem disse:
    .
    — “É claro que um RPG-7 pode atingir um helicóptero Chinook em voo pairado ou muito lento, próximo ao solo, (…)”.

    .
    Saudações,
    .
    konner

  13. Bosco desculpe discordar do seu ponto de vista, mas os policiais não tem os mesmos recursos que a OTAN tem, nem a nossa defesa a mesma verba.
    Queria mesmo é ter destacado que os insurgentes são duros de se enfrentar e eles não tem o mesmo nivel de um soldado da OTAN, não tem bons equipamentos e uavs, mas conseguem causar baixas e até atingir a moral as vezes, não estou julgando se é certo ou errado, apenas que não é fácil enfrenta-los.

  14. O problema do Brasil Paz e Amor é que achamos que quem é pobre, feio e fraco é sempre inocente e vítima, perto do rico e poderoso.
    Chegamos a achar que os talibãs são inimputáveis, como eram nossos índios e loucos.
    Ora! Tenha dó!
    Algns chegam a achar que não é justificável uma guerra e a ocupação temporária de um país para a derrubada do poder dos responsáveis, que deliberada e oficialmente apoiaram a permanência do grupo terrorista Al Qaeda, que se arvorou em atacar o coração dos EUA.
    Ora! Então pra que precisamos de forças armadas? Pra que precisamos de submarinos nucleares? De bombas atômicas? De mísseis ICBM?
    Ou será que nós podemos usá-los, mas os americanos não?
    Se o 11/09 não justifica uma guerra, então o que justifica?
    Claro que muitos irão defender teorias não oficiais as mais tresloucadas a respeito do 11/09. Tem pra todo gosto.
    Em geral tais teorias da conspiração têm como origem o próprio EUA. Quando agrada, aí serve, mesmo vindo dos Estados Unidos.
    Como eu não tenho “informações privilegiadas”, me pauto pela versão oficial.
    A versão do 11/09 que conheço justifica sim o ataque americano e até a ocupação do Afeganistão.
    Se um dia isso ocorrer com o Brasil, tomara que tenhamos culhão e façamos o mesmo.

  15. .
    .
    Bosco:
    .
    Ir contra o imperialismo é torcer para os Talibas e Al-Qaeda??? Ser favorável ao nazismo… esta exagerando Bosco, lembra daquela vez que me acusou de odiar os USA so porque coloquei em discussão quem tinha dito que o Apache era o melhor Helis do Mundo?? E até agora a prova cabal de que é o melhor do mundo eu ainda não vi, pois tem outros Helis da mesma categoria que tem mais potencia de motor, maior capacidade de carga Bélica, Velocidade e tal, mas pra você se eu critico os Helis dos USA eu “odeio”… muito comodo assim, pois não precisa fornecer dados de fato para contra argumentar, o papo praticamente acaba quando se taxa o outro de odiar, muito democrático este método de debate!
    .
    Bem era somente uma pergunta clara, quem disse?? baseado em que fatos?? E fui acusado por ti de “Odiar” somente por ter colocado em discussão uma espécie de “Verdade Absoluta” da propaganda militar USA: O Apache é o todo poderoso do mundo!… viu o ponto??
    .
    Mas você está sempre falando que quem é contra a atitude dos USA odeia eles… a vida real não é assim, isso ai é condicionamento psicológico da propaganda deles, quem acredita no que dizem e nas suas boas intenções tem uma vida muito comoda, pois assim não se deve nem considerar, interpretar ou raciocinar sobre nem uma palavra do que dizem “contra” essas verdades da TV, pois é somente ódio, amigo de comunista, terrorista, ditador… então por que tentar raciocinar sobre o que os outros dizem de forma contraria se pregam somente o ódio, não precisa nem pensar a respeito??? Viu o condicionamento psicológico que a propaganda bem feita faz na capacidade de raciocínio das pessoas condicionadas? Não escutar, não ver e nem falar sobre o que os “Contrários” Propagam por ai, pois é somente veneno, e nem mesmo pensar sobre o que dizem, pois a verdade todos sabem, “ELES NOS ODEIAM”, pense somente no que nós falamos para você… e assim acredita-se no sistema, e nas verdade oficiais… Goobles está feliz no inferno(Se existir) pra onde foi merecidamente, pois a história provou que esta técnica copiada pelos USA funciona muito bem!
    .
    Que papo é esse, pois é evidente que invadir um país para salvar seus cidadãos não vai adiantar nada, cada povo tem suas habitudes seculares, seus vícios e manias, suas formas de interpretar o mundo, de viver o dia-dia, de compreender a “Justiça”… eles mesmos devem evoluir e procurar melhorar, não será um invasor que mudará as coisas, mesmo que tenha as melhores intenções, alias poderia um invasor até piorar as coisas, pois o seu ato de invasão vai gerar no povo local o sentimento de que o conflito seja cultural, de tradições, de ódio de estilos de vida, e assim unirem-se ainda mais no sentimento de hostilidade à cultura e tradições dos invasores, entrando em grupos radicais locais contra a do invasor e quem sabe até mesmo levar o conflito para os seu território… e quem é Deus pra dizer que o outro povo( O libertado) esteja errado em viver como vive, os USA, ONU, OTAN; Russia, China, Brasil, são eles que definem qual a forma que a Humanidade deve viver?? Os ocidentais vivem como ocidentais e os africanos vivam como africanos, asiáticos como asiáticos, cada um no seu quadrado, serve mais tolerância entre os homens!
    .
    Muitos ja tentaram isso, alguns com parcos sucessos, pois como vemos nas colonizações, fica uma parte da cultura, tradição e estilos de vida local presentes nos colonizados, mas para isso levar-se a tempo, séculos e séculos… foi assim na A.L., Índia, Africa e até mesmo na Europa, onde ainda existem grupos humanos que vivem com ALGUMAS das tradições ancestrais que não desapareceram nem mesmo depois de séculos de dominação estrangeira do invasor “Civilizador”… e você quer me dizer que no Afeganistão tudo mudará para as belezas do estilo de vida ocidental se os Talibans forem vencidos? Piada, se os Talibans forem esmagados outros grupos étnicos regionais tomarão o seu lugar e comandarão dentro dos grupos locais muito derivadas da religião e tradição milenar medieval.
    .
    Explicado o porque a populaçào civil do Afeganistào prefere os talibans governando o paìs do que viver na PAX Ocidental…
    .
    Os Talibans mesmo são um grupo étnico nascido das tradições locais e dos estudos religiosos das leis islâmicas MEDIEVAIS, que pegaram o poder das leis do puritanismo islâmico… e no ocidente teve isso também, o puritanismo, mas a nossa sociedade evoluiu devido aos estudos científicos e ao comercio, mas a deles ainda estão evoluindo, e até la eles levam muito a sério as tradições locais ao extremo da literalidade… outros grupos virão no lugar deles se forem derrotados pela OTAN, mas o ocidente teria que ficar por ali pelo menos por uns 3-4 séculos continuamente, com investimentos enormes na área da educação civil para poder mudar algo, assim como foi com as colonizações, mas assim não é , não é este o programa da OTAN/USA, e se fosse eu até apoiaria, dependendo dos resultados, e se fosse basado no estilo de vida europeu(Socialismo com hospitais públicos, universidades, etc) e não no Yankee(Tudo Privado, redução ou até desaparecimento do poder do estado) obviamente.
    .
    Eu sou contra invasões pois espero que os povos resolvam seus próprios problemas internamente, com sua evolução natural, e isso não significa dizer que odeio alguém, que torço para os terroristas, ou que falando mal do Bush e do Obama eu esteja falando bem de Stalin, Pol Pot ou Saddam Husseim, tudo retórica barata, pois pra mim eram e são todos assassinos, assim como Trumam(Nukes no Japão),os Kennedy e o Johnsom(Vietnam), os Bush pai e filho(Duas guerras Iraque), pra mim é tudo farinha do mesmo saco, invasor e ditador bons são os que já morreram!
    .
    Essa forma de pensar ai é condicionada no velhos “comigo ou contra de mim” mas aqui na terra ja não existem mais deuses, impor mudanças por invasões de pouco tempo tirando o poder instituído para implantar outro, não leva a lugar nenhum, ja que não conseguem vencer inventam desculpas para entrar e para sair destas guerras em terras com culturas alienígenas!!
    .
    Quanto por cento das mulheres Afegans deixaram de usar o Burca, são ainda maioria ou viraram minoria no país libertado?? Essa era uma das pedras da verdade da invasão do país não, se elas ainda usam o Burca é porque a cultura e tradição local ainda é muito forte, e não será ma invasão libertadora que vai resolver o problema, se é que pra eles, na cultura deles seja um problema mesmo, pra nossa parece que sim…
    .
    Na Propaganda e na retórica politica é muito fácil fazer tudo e influenciar povos a viveram da “Forma Justa”( A Nossa forma obviamente), mas os únicos povos fáceis de influenciar são os que querem ser influenciados por já terem afinidades culturais, pois como vemos na historia, os demais povos resistirão e em alguns casos até mesmo se unirão em resistência extrema contra a outra cultura que vem sendo imposta por potencias estrangeiras, por isso vemos tantos grupos extremistas atualmente em todos os cantos do planeta, nas mais variadas culturas…
    .
    Felizmente dizer uma coisa contra algum povo, sistema ou cultura não quer automaticamente dizer que se é favorável à sua contra parte cultural, sistemática, ainda bem!!
    .
    Espero ter sido claro, e ja expliquei também porque os chamo Yankees, e até nisso o senhor ja exprimiu julgamento contra de mim, quem te deu o martelo do juiz não sei, hehe, mas fica sempre sendo um meu direito chamar as pessoas como quiser sem ter que ser julgado por isso.
    .
    Valeu, acho que deixei as minhas posições mais um vez muito claras, espero ser o mais humano possível na interpretação de outros povos, mas não me iludo, pois não conseguirei, pois cada um pensará e agirá de acordo com o condicionamento mental que escolheu, e mudar isso é muito difícil, quase impossível.
    .
    Muitos utilizarão até mesmo truques para influenciar os outros com mentiras e desinformação, mas este não é o teu caso, alias você traz muita informação para todos, com exceção da Geo-Politica, nesta o seu posicionamento é praticamente automático.
    .
    Valeu!!

  16. Assuma o fardo do Homem Branco—
    —E obtenha a sua recompensa de sempre:
    A censura daqueles que você melhora,
    —O ódio daqueles que você guarda—
    (Take up the White Man’s burden—
    —And reap his old reward:
    The blame of those ye better,
    —The hate of those ye guard—)
    .
    Seus recém-capturados tristes povos,
    —Semi-diabos e semi-crianças.
    (Your new-caught sullen peoples,
    —Half devil and half child.)
    .
    E o discurso de Rudyard Kipling com seu ‘Fardo do Homem Branco’ continua vivo…
    .
    E este discurso, apesar de desinfetado com todos alvejantes ideológicos do colonialismo, continua abjeto…
    .
    Foi baseado nesta doutrina que durante a guerra de conquista da Filipinas que o general William Shafter, na California, declarou:
    .
    “que poderia ser necessário matar a metade da população filipina a fim de proporcionar a “perfeita justiça” à outra metade.”
    .

  17. Pererecas anti americanas estao soltas. Ate acham do hugo um cara genial. Chegamos ao fundo do barril quando achamos um cara de pau, comunista traidor da venezuela uma boa coisa…
    afff..

  18. Humm Navy Seals!
    Será que assassino que mata assassino tem cem anos de perdão???
    O castigo vem a cavalo ou de helicóptero???

  19. .
    .
    “””Ora! Então pra que precisamos de forças armadas? Pra que precisamos de submarinos nucleares? De bombas atômicas? De mísseis ICBM?
    Ou será que nós podemos usá-los, mas os americanos não?
    Se o 11/09 não justifica uma guerra, então o que justifica?”””.
    .
    Forças Armadas servem para combater forças armadas, Bombas atômicas para combater quem tem bombas atômicas, Submarinos nucleares para combater marinhas de Guerra, ICBM’s para dissuadir quem tem bombas atômicas e ICBM’s… e então, qual destes os terroristas tem mesmo???
    .
    Para combater os terroristas do 11/09 servem serviços de inteligencia, não exércitos regulares… exércitos regulares são para combater exércitos de outros países, para combater terroristas servem serviços secretos, policiais e Interpol!!
    .
    E todos podem usar as armas que tem, desde que seja atacados por exércitos verdadeiros… os conflitos de nova geração vão COMBATIDOS COM MEIOS DE NOVA GERAÇÃO!
    .
    Mesmo acreditando piamente na versão Oficial de 11/09, não justifica e nem mesmo da legitimidade à guerra contra o terrorismo, essa deveria ser combatida de outra forma como ja dissemos… alias serviu somente para aumentar os gastos militares regulares esta guerra ao terrorismo, e o ódio dos povos naturalmente!
    .
    E o Iraque, o que tinha a ver com o 11/09??? Mas colocaram no mesmo balaio, por que serà?? Mas naquele caso foi justo usar as Forças Armadas que tinham, mesmo sendo uma guerra de invasão, pois lutava-se contra um exército regular… mesmo que faminto, doente e com equipamentos parados por causa dos 10 anos de embargo que o país sofreu antes da invasão.
    .
    ““que poderia ser necessário matar a metade da população filipina a fim de proporcionar a “perfeita justiça” à outra metade.””
    .
    Corresponde exatamente como pensa o homem branco, muito justo essa justiça…
    .
    .
    “Pererecas anti americanas estao soltas.”
    .
    Interessante que quem não admite invasões de países e consequente morte da população civil venha taxado de Anti-Americano… Outros também massacram civis, veja a Chechenia e o Tibet, no Yemem e as ditaduras pró e contra os USA nas Arabias.

    Essa coisa de “Taxar” o outro com rótulos para tentar uma “Pré-Desqualificação” do que diz é ser contra a livre opinião, é uma prova que de democráticos não tem nada estes rotuladores que amam o patrão do Norte e estão prontos para ficarem sempre mais servis… cuidado que se abaixar demais o bicho pega heim!!

    Não precisava invadir o Iraque e nem o Afeganistão para matar o Osama Bin Laden, e prova disso é que ele não estava em nenhum destes países, mas em um 3°!!

    E assim os civis mortos nestes países são somente responsabilidade do invasor, pois sem a sua presença não teriam ocorrido… depois da invasão do Iraque ja morreram segundo alguns cerca de milhão de civis, o Saddam não mataria tanto nem com mais 20 anos de poder seguindo os mesmo ritmos… e no Afeganistão morreram também mais civis que em todo o pós-guerra soviética sob o domínio do Talibam.

    E terrorista bom é terrorista morto, mesmo que seja um “Estado Terrorista”, que usa embargos, chantagens, invasões, roubo de recursos naturais, pra mim são terroristas do mesmo jeito, so muda o controle da informação e a cumplicidade dos meios de informação privada, e os nomes é claro!!
    .
    .
    Desculpem ai esses “Livros Enormes” mas hoje estou meio Inspirado… heheh

  20. Se os talibãs (antigo governo) escondiam a Al Qaeda no Afeganistão, a mesma Al Qaeda que atacou os EUA é direito desses se defenderem, diferente da guerra do Iraque a guerra do Afeganistão tem um justificativa correta ao meu vê.
    E aquilo, os americanos são açougueiros, mas os talibãs são piores, torço para que os EUA consigam eliminar esse mal do Afeganistão, até porque os americanos uma hora vão embora, mas os talibãs não ou matam essas pragas ou o Afeganistão vai continuar nas mãos do terror.
    Infelizmente tudo indica que essa guerra ta perdida para os americanos, mas quem vai perder mesmo é o povo do Afeganistão… e que Deus tenha piedade de seu povo
    sds

  21. Francoorp,
    Infelizmente não há como argumentar acerca do caso do Apache simplesmente porque não me lembro e não sei em que contexto baseei meu argumentos.
    Então dessa eu passo.
    Quanto ao resto, entendo seus argumentos, mas me dou o direito de discordar. Você, como um antiimperialista e democrata por excelência, há de me dar o direito de fazê-lo.
    Só digo o seguinte, não festejo a morte de ninguém, seja americano, talibã, russo, chinês, seja insurgente ou invasor.
    Em relação ao helicóptero ter sido derrubado, considero um evento de guerra normal e soldados estão sujeitos a isso.
    Melhor que ter caído sozinho, por falha humana ou técnica. Fato é que lamentei o ocorrido na primeira matéria sobre o tema por achar ter sido um evento acidental.

    Um abraço.

  22. concordo com o bosco no que o carl94fn disse, porem discordo em materia de que “Em geral são os mesmos que querem que o Brasil tenha 500 Su-35, 1000 bombas atômicas, 20 porta-aviões, 2000 ICBMs, etc.”, querer ser brasileiro ou melhor querer que seu país seja cada vez melhor(bem preparado), nao quer dizer que essa pessoa é ingenua ou que odeia outro país(EUA)(pode até odiar mais nao sao todos, nao se pode generalizar), até concordo que tem uns que sao muitos americanizados, tem os que sao pró-comunistas(ou extinta uniao sovietica, ex: russia), eu mesmo vou mais para o lado da alemanha(alias eu prefiro chucruts a hamburguer(este faz mal , da colesterol alto , é perigoso morrer de infarto e com a quimica de hj pode até dar cancer, rsrsrsrs).), o importante é ser brasileiro , e procurar de alguma forma melhorar este pais(por mais dificil que seja).
    eu nao vou contra os EUA(acho que se a china entrar no lugar dos EUA no mundo , eu tb nao vejo nenhuma vantagem, alias muito pelo contrario…), porem tb nao sou pró-EUA, acho que se queremos crescer nao podemos ficar dependendo de outros, e aceitar tudo o que eles querem.
    e sobre o afeganistao , acho que o povo afegao nao quer a ajuda que a otan esta querendo lhes proporcionar(eles(afegaos) sao indiciplinados, nao querem(nao se esforçam) aprender), por tudo isso que acho que os EUA devem deixar o afeganistao , até pq os americanos estao bem endividados, tem muita conta para pagar, chegou a hora de ver se o mundo arabe consegue resolver os seus problemas desimando a al qaeda, o que eu acho que nao consegue,”ai ta o problema”.
    sds a todos.

  23. Só uma coisa Francoorp…
    Se pareço defender automaticamente a posição americana é por uma reação natural de apresentar o contraditório.
    Se assim não fizesse, junto com outros, o blog seria um lugar menos pluralista e eu prezo muito o espaço cedido pelo Edilson e não gostaria que o mesmo seja tido como um lugar “aparelhado” e proselitista.
    Se a cada momento que vejo florescer as teorias mais estapafúrdias não fizesse nada eu seria um “maria vai com as outras”, coisa que definitivamente não sou.
    Em geral, nas minhas argumentações, posso ser culpado de tudo, menos de falar mal acerca de país ou ideologia, já que sei que todos são formados por seres humanos e a maioria absoluta não vale o que o gato enterra, sejam capitalistas, socialistas, democratas, ditadores, etc.

  24. Francoorp,
    Seja sincero. Se os EUA tivessem usado da “inteligência” e de forças especiais somente para desestabilizar o governo talibã você iria reclamar do mesmo jeito. rsrsss….
    Quanto ao Iraque, ele não foi invadido por conta do 11/09 e sim porque havia um caso mal resolvido desde 91 quando o “inimputável” Sadan Russen invadiu o Kuwait.
    “Andorinha que quer acompanhar morcego, dorme de cabeça pra baixo e amanhece com a cabeça cagada”.
    De minha parte sempre fui contra a invasão ao Iraque em 2003, assim como fui contra o ataque recente à Líbia, aliás, seguindo a voz corrente no blog que diz que cada país que se vire com seus problemas.

  25. Francoorp,
    Muito me admira você usar o argumento de que é taxado de “antiamericano” como tática para desqualificar seus comentários.
    Você e outros é que costumam usar insistentemente desse artifício de “rotular” e pré-julgar acerca dos mais variados temas envolvendo americanos e israelenses, em geral não dando o benefício da dúvida, mas sempre acreditando no pior.

  26. .
    .
    Bem eu não “Festejei” e nem “Lamentei” nada, pra mim é somente que o invasor bom é o invasor morto, no mais soldados em guerras morrem!!
    .
    E sim, tudo que quiser dizer tem que ser dito Bosco, e eu não aceito que você seja calado por ninguém, posso até não concordar com o que diz, mas o teu direito de dizer deve ser preservado!!
    .
    E concordo que os Talibans são açougueiros, e dos piores, não concordo com suas leis, sistema de valores nem nada disso… mas não sou um Deus da verdade absoluta pra ir la dizer como devem viver, pensar, agir ou julgar a eles mesmos, isso eles é que tem que descobrir, evoluir r tudo mais se quiserem… se pedirem ajuda por que não ir la dar uma mão, mas invadir pra dar um mão como dizem por ai, eu simplesmente repudio!!
    .
    Abraço Brow!
    .
    Valeu!!

  27. A pergunta é , o evento do 11/9 foi gratuito? Houve motivação dos “terroristas” para atacar o coração yanque? Ou eles simplesmente atacaram sem motivos?
    ———————————————————
    Se eles atacaram sem motivos creio que a invasão do Afeganistão foi justa, já que eles protegiam a Al kaeda.
    ———————————————————
    No entanto, se o 11/9 foi simplesmente uma resposta aos milhares de a´rabes e mulcumanos mortos desde que países ocidentais resolveram dominar o oriente médio para explorar suas riquezas e estabelecer ditaduras de minorias para manter o status quo na região, então a invasão do afeganistão é questionável.
    ———————————————————
    A cultura de um povo não é modificada por uma nação invasora, por melhor que seja as intensões ou o sistema de governo, principalmente quando esta cultura é milenar e baseada em principios religiosos fortes. Vejam a Irlanda, os conflitos entre católicos e protestantes ao longo de décadas, a irlanda é um pais ocidental, democrático e lida com essa dificuldade, imaginem esse povo mulculmano, só teria uma maneira de mudar, exterminar todos eles e começar do zero com suas crianças que ainda não tivessem sido educadas.
    ———————————————————
    Uma outra solução seria deixa-los em paz, vivendo de acordo com suas convicções e culturas, não invadindo, não matando-os, não tomando suas riquezas. Se agindo desta maneira eles ainda resolvessem patrocinar ataques ao ocidente, ai a estória seria outra e um guerra se justificaria.

  28. Mariano S.Silva disse:
    08/08/2011 às 16:48
    ——————————————————-
    Muito boa esa kkkkkkkkkkk
    Pra muitos tao fazendo grande coisa PELO POVO AFEGAO
    Me adimiro desa gente AMERICANO TAO BONZINHO kkkkk
    Mais eles nao tem culpa.CULPA E DA MIDIA QUE LAVO O CELEBRO DELES.eles por mais que saibao da realidde vao continua a roda o velho disco de que os Yankes lutao por freedom .povo podia mora la Disney com os Ingenuos do Pato Donald e Pateta iria fazer muito sintido

  29. Não lamento por nenhuma vida perdida dos americanos, porque eles não lamentam as mortes dos iraquianos, dos paquistaneses e afegãos!E quem começou isso foram eles mesmos!

  30. Francoorp,
    Se os talibãs são um governo legítimo e exigem que seu país seja tratado de acordo com as regras de convivência internacionais, sob a proteção dos mais diversos órgãos supranacionais, eles estão sujeitos a adotarem um mínimo de civilidade.
    Na hora de não adotarem os mais básicos princípios, por exemplo, em relação aos direitos humanos, eles se autodenominam “país independente” com plena capacidade de autodeterminação, mas na hora de responderem por suas escolhas soberanas, aí são coitadinhos que nem exército tinha. Não tinha exército, mas suas milícias portavam AK-47 na rua, ameaçando mulheres sem a burka com coronhadas.
    Entram na jaula do leão, batem na cara do leão, puxam o rabo do leão, mas quando o leão morde dizem que o leão é selvagem.
    Se não tinham forças armadas deveriam tê-las antes de puxarem o rabo do leão. ou se preferir, da águia.
    Países independentes, soberanos, não são “ilhas”.
    Eles nunca deram o respeito aos outros que querem para si e “seu” país.
    Desrespeitam as mais banais regras de civilidade supostamente em nome da religião, e pior, contra seu próprio povo. E querem ser respeitados?
    Ora! Não há comunidade de inimputáveis perante o resto do Mundo como ocorre por exemplo no Brasil, onde a lei não atinge a muitos.
    Lembra quando os talibãs explodiram um monumento com 3000 anos de idade, patrimônio da humanidade, porque ia de encontro às suas crenças?
    Pois é! No mundo real países têm que prestar contas a outros. Não existem inimputáveis.
    E nem faço juízo de valores. Falo de lógica.

  31. Mas dou o papo por encerrado e continuo a prezar por sua companhia virtual.
    Muitas vezes não concordo com suas opiniões, mas sempre aprendo algo com elas.
    Um abraço.

  32. Morreram guerreiros o que é normal,afinal quem tá na poeira do deserto é pra se sujar de areia.Não confio na imprensa oficial, e acho que quem acredita o faz de boa fé,ultimamente as teorias conspiratórias tem se mostrado muito precisas e fonte de informação mais precisa do que a imprensa oficial.Lógico que é nescessário bom senso para analizar toda a informação passada.Prefiro ter o miolo mole,mas salvo com a vida segura do que ter que esperar informação da mídia oficial.
    Não sou anti-americano mas esse é o preço que tem que pagar por invadirem o país alheio,seja pela versão oficial ou pela teoria alternativa.Afinal são de teorias alternativas e do conflito de idéias que fazem o mundo girar.Se não fosse oa versão alternativa de pessoas como Copérnico e Kepler ainda teríamos a versão oficial do sistema geocêntrico.
    Sinto pelos soldados mortos e acho que este episódio fere o orgulho e o moral da tropa,porque um maltrapilho ou um bando deles,com um Rpg(provavelmente) tirou a vida de um grupo altamente treinado.
    Tenho receio de que a OTAN/EUA um dia venham invadir a Amazônia e acho que DEVEMOS estar preparados para tudo,seja com bombas,mísseis e tudo nescessário para defender nosso país.Não sou o único louco que pensa assim é só olhar a END e ver com os própios olhos que ela está voltada para um conflito assimétrico com as “grandes” potências ocidentais.

  33. Daqui a pouco todos os Navy SEALs que supostamente participaram da morte de Bin Laden estarão mortos,mas ainda estou com pena do cachorro morto!

  34. Ricardo Pereira, o editor do site Veterans Today, Jim W. Dean, publicou o relatório com texto e fotos, foram mais de 40,000 page-views:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.veteranstoday.com/2011/08/07/seal-team-six-story-unfolding/&ei=qXVATor1LMTq0gH92ZHhAw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&sqi=2&ved=0CCYQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.veteranstoday.com/2011/08/07/seal-team-six-story-unfolding/%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D581%26prmd%3Divns

  35. Apenas eu acho que isso foi uma queima de arquivo? Muito suspeito um helicóptero cheio de Seals – que inclusive mataram o Bin Laden – cair não? Ou é uma grande coincidência…

    Abraços,

    // Tukith

  36. Ricardo Pereira, eis aqui outra matéria do site Veterans Today, do Editor Senior Gordon Duff “Herois SEALS de ‘Bin Laden’ provávelmente assassinados para mantê-los quietos”
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.veteranstoday.com/2011/08/06/breaking-news-bin-laden-troops-probably-murderered-to-keep-them-quiet/&ei=m3tATvekK4Gbtwe1mpnvBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.veteranstoday.com/2011/08/06/breaking-news-bin-laden-troops-probably-murderered-to-keep-them-quiet/%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D581%26prmd%3Divns

Comentários não permitidos.