Helicóptero da Otan foi alvo de armadilha taleban no Afeganistão

Chinook CH-47

O helicóptero da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) que caiu no último sábado (6) no Afeganistão, matando 30 soldados e um intérprete dos Estados Unidos e sete militares afegãos, foi alvo de uma armadilha preparada por insurgentes talebans, afirmou nesta segunda-feira a agência France Presse citando fontes do governo afegão.

“O helicóptero derrubado caiu em uma armadilha preparada pelo chefe taleban Qari Tahir”, declarou a fonte do governo, que não quis ter sua identidade revelada.

“Ele (Tahir) deu informações falsas aos americanos, ao dizer que haveria uma reunião de insurgentes talebans em um complexo de residências. Ele sabia qual itinerário os helicópteros seguiriam e tomou posição com seus homens”, explicou a fonte.

O helicóptero, modelo Chinook CH-47, caiu no distrito de Saydabad, situado na província central de Maidan Wardak e a algumas dezenas de quilômetros da capital afegã, Cabul.

Em comunicado, a Isaf lamentou a tragédia e informou que “esta foi a vez que mais soldados dos Estados Unidos morreram em uma só ação em apoio da Operação Liberdade Duradoura”.

http://www.youtube.com/watch?v=ArDO3FNXpaM&feature=player_embedded

A imprensa americana afirmou no sábado que vinte dos 30 americanos mortos na queda de um helicóptero no Afeganistão são Navy Seals, membros das forças especiais da Marinha americana da qual uma unidade foi responsável pela morte de Osama Bin Laden em maio.

A rede americana CNN indica que 22 das vítimas são Seals, sendo que “a maioria deles pertence à unidade que realizou o ataque no qual Osama Bin Laden foi morto”.

“Cerca de 20 Seals da unidade antiterrorista Team 6” estão entre as vítimas, indicou, por sua vez, o Washington Post.

Procurado, o Pentágono se recusou a fazer qualquer comentário.

Fonte:  Folha

11 Comentários

  1. Tantos Longbows disponíveis e os caras vão pra uma missão destas dentro do caixote birotor CH47 sem escolta. Estavam pedindo, ou menosprezaram o adversário. Acredito mais em um IGLA do que nos RPGs neste caso.
    É Obamis traga suas tropas de volta e deixe este povo miserável nas mãos do Taleban e das Burcas…
    Eu sou a favor do conceito carpet bomb, do tipo utilizado na Líbia. Nada de tropa em solo. O custo é muito grande. Quando nossas tropas voltarão da favela chamada Haiti?

  2. .
    .
    Ou… nesse link ai esta dizendo que dos 31 mortos nestes dias em acidentes de Helis, 20 participaram das operações que matam Bin Laden… 20… que está acontecendo ???
    .
    .
    Conspiração pouca é bobagem!!
    .

  3. os talibas seu um bando de assassinos armado covardes, porem os EUA nao sao santos e o principal probelma deles é querer dar um de heroi sempre e bom mocinho eles matam e invadem de forma diferente dos talibas mas no final das coisas cada faz aquilo que e do seu interesse e quem atrapalha vira alvo.

  4. Tukith…
    Foi a primeira coisa que pensei…..esta estória está muito….mas muito mal contada……me cheira a uma imensa e descarada queima de arquivo……agora minha desconfiança de que o titio Bin está vivo foi ao maximo…..ninguém em sã consciência mandaria um chinook a um hot-point…….veja que tipo de aeronave mandaram p/ prender o titio bin….

  5. Francoorp,
    Não sabia que tinha um blog. Só hoje é que notei o link.
    Ainda não tive tempo de ver o conteúdo mas já deu pra ver que tu é feio pacas. rsrssss
    Vou voltar nele com mais tempo e ver qual o recado que você está mandando.
    Abraço.

  6. Konner,
    Você deve saber mas não custa nada comentar.
    Existem minas antihelicópteros baratas e em produção em diversas partes do mundo.
    Elas em geral são ativadas pelo barulho do helicóptero e espoletadas por radiofrequência ou sensor térmico quando o helicóptero passa na frente dela, que fica apontada para cima e dispara um jato de cobre derretido (EFP ou projétil formado por explosão). Algumas alcançam várias centenas de metros.
    As mais sofisticadas podem inclusive apontar para o helicóptero por conta própria.
    Várias podem ser colocadas em uma área que se quer proteger.
    Claro que não deve ter sido esse o caso, mas fica como curiosidade.
    Um abraço.

  7. Falar que eles cairiam em uma armadilhazinha como essas dos afegãos é brincadeira…
    Se tratando justamente de integrantes da operação do Bin Laden, parece muito mais queima de arquivo isso ai!

  8. Aliás muita gente reclama dos americanos só por serem americanos, sem uma proposta realmente efetiva para colocar no lugar…
    Eu leio alguns comentários em apoio aos talebans e penso, ‘meu Deus, tem gente que não sabe o que diz’…
    Não digo que tudo que os americanos fazem é lindo e correto, mas essa visão de esquera brasileira achando que o certo é alinharmos com o Irã é ridícula de cega!

Comentários não permitidos.