Defesa & Geopolítica

CHILE SE DIZ DISPOSTO A DISCUTIR TRATADOS COM BOLÍVIA

Posted by

http://hospedagem.infolink.com.br/nostradamus/c01q069a.jpg

O Chile está disposto a dialogar sobre os tratados que mantém com a Bolívia, segundo afirmou hoje o presidente da Secretaria Geral do governo chileno, Andrés Chadwick.
“Nós estamos dispostos a discutir, por todos os canais de diálogo com o governo vizinho, sobre a base do respeito aos tratados internacionais vigentes e que regem as relações com a Bolívia”, afirmou.
A declaração de Chadwick é uma resposta a recentes afirmações do presidente da Bolívia, Evo Morales, que ratificou sua intenção de apelar a tribunais internacionais para obter uma saída ao Oceano Pacífico por meio do território chileno.
O governo boliviano acusou o Chile de “não cumprir” o Tratado de Limites de 1904 e reiterou que esse país mantém uma “dívida histórica” sobre a reivindicação de uma saída para o mar.
O funcionário chileno, por sua vez, disse que a postura de seu país é clara e que foi expressa de forma “direta e franca” pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, em Lima, durante uma reunião que manteve com seu homólogo boliviano recentemente.
O Chile e a Bolívia não têm embaixadores em seus países desde 1978 por causa da falta de acordo para a demanda marítima de La Paz, que perdeu a província de Antofagasta para o Chile na Guerra do Pacífico de 1879.
Em outubro de 2010, o governo do Peru, sob o comando de Alan García, concedeu à Bolívia um acesso permanente ao oceano e a um terminal no porto de Ilo.
Lima, que esteve envolvida na Guerra do Pacífico, também reivindica a revisão de limites marítimos com o Chile.

Fonte: AnsaLatina

16 Comments

shared on wplocker.com