Imprensa israelense vê "novo país" após protestos de sábado

AFP  —  O protesto social em Israel, que mobilizou no sábado mais de 300.000 manifestantes, não tem precedentes no país e representa um grande desafio para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirma a imprensa israelense.

“Um novo país”, “Israel está nas ruas”, destaca na primeira página o Yediot Aharonot, principal jornal do país.

“Netanyahu e seus ministros não poderão ignorar este grito, porque expressa uma força que ameaça sua permanência no poder”, afirma o colunista Nahoum Barnea.

“Me parece que esta é a maior manifestação de desconfiança já organizada nas ruas de Tel Aviv”, escreveu Sima Kadmon, analista político da publicação.

“O povo levantou”, afirma o jornal Maariv, que tem na primeira página uma foto das ruas lotadas.

“Nem esquerda, nem direita, nem centro, nem marginais. É o povo de Israel que está descontente com a vida aqui, com o sistema injusto que permite a uma minoria seguir na farra às custas das massas esmagadas”, criticou Ben Caspit em um editorial.

O jornal de esquerda Haaretz também exibe na primeira página fotos das ruas de Tel Aviv lotadas.

Gideon Levy escreveu que um “regime que permanece impávido ante uma manifestação gigantesca está destinado a cair”.

O protesto de sábado exigiu “justiça social” no país.

Fonte:  Terra

23 Comentários

  1. Essa é a maravilha da democracia: a possibilidade das pessoas saírem às ruas para externar sua opinião, protestar, sem que corram o risco de serem oprimidas ou massacradas pelo regime. Os protestos de sábado certamente terão reflexos positivos sobre a já vibrante democracia israelense, que sairá muita mais fortalecida do episódio. Creio também que a população israelense esteja hoje mais suscetível a apoiar negociações de paz mais amplas com os palestinos que permitam a solução de dois Estados.
    .
    E o melhor de tudo é que a jovem e vibrante democracia israelense dá uma lição à todo o oriente médio, e é certamente a presença tão perto de um regime democrático que provoca a hostilidade e a belicosidade dos vizinhos, que são em regra presidências dinásticas corruptas, monarquias absolutistas e teocracias fascistas cujos elementos dominantes não desejam perder seus privilégios.

  2. E cara, os ventos reformistas do oriente médio começaram a soprar também em Israel, que bom, mostra que israel não é essa nação tão livre e justa que apregoam por ai. Aliás , uma parte significativa do povo israelense não é favorável ao tratamento dado aos palestinos.

  3. Claro que sim Alexandre, mas há uma diferença.. o regime é bem difrente dos outros que já bem conhecemos.
    hms_tireless já diz tudo.

  4. .
    .
    Concordo que é positivo, e ainda mais em Israel e no Oriente Médio, mas sabemos que se existem tantas Monarquias Absolutistas e ditaduras na região apoiadas pelos Ocidentais próprio para defender ou não ameaçar Israel, casos clássicos são o Egito e a Arabia Saudita… e se estas ditaduras caírem e a democracia(Vontade Popular) vier à tona como todos queremos, o que o povo árabe da região vai eleger, qual ideologia, qual promessas e quem será eleito?? Votarão em alguém que prometa paz com Israel ou alguém que jura vingança a Israel??
    .
    Vimos que na Faixa de Gaza os palestinenses elegeram os que pediam vingança, e Israel atacou e fez o que achava certo para se defender ou no minimo proteger em prevenção, mas seria capaz de fazer o mesmo contra todas as ditaduras que dariam espaço à democracia onde inimigos seriam eleitos??
    .
    Será que realmente é interessante para Israel, e seria mesmo “o melhor de tudo é que a jovem e vibrante democracia israelense dá uma lição à todo o oriente médio” para a paz e segurança na região?? Somente tendo os fatos para se confirmar isso!
    .
    Eu espero que sim, que acabem todas as ditaduras e reinados sanguinários da região, ai se for da vontade popular pelo voto de seus representantes a continuação do conflito na região, e a supremacia da vingança ao dialogo, que se matem até último que não me importa, seria ainda melhor, pois outros povos que não combateram herdariam a terra, quem sabe assim reinaria a paz na região.
    .
    Valeu!!

  5. Independente dos regimes serem ditatoriais ou democráticos.
    .
    Fica a questão da ingerência externa, que não pode ser ignorada:
    .
    Qual seria a reação das autoridades israelenses, se fossem infiltrados entre os manifestantes agentes armados, que começassem a atirar em policiais e manifestantes simultaneamente? Porque isto é o que aconteceu na Líbia e está acontecendo na Síria…

  6. Um Barril de pólvora prestes a explodir,,,,assim vejo o oriente médio hj,,,vçs falam tanto dos ditadores daquela região, mas até onde eu sei, eles são mantidos pelas potências mundiais para controlar o próprio povo…
    1-Consolidação de estados islâmicos.(ex.IRAN)
    2-Guerra total contra Israel.(união destes estados contra Israel)
    3-3º guerra mundial…(salvação das potencias imperialistas,,,,leia-se europa e usa)
    4- USA decreta lei marcial….
    *
    *
    Espero que eu esteja errado…..muito errado….

  7. POVO LIVRE E PACÍFICO É POVO SADIO E PROSPERO
    .
    O povo de Israel querem a paz,basta vê a manifestação,espero tal força popular faça que homens e mulheres que estejam em ponto chave em ambos os lados,de Israel e da palestina se submetam a vontade popular,e que os extremistas de ambos os lados sejam varridos de uma vez por toda do mapa desses países.
    .
    É inadmissível que meia dúzia de pessoas radicais, brinquem com o bem maior de toda a sociedade livre,a paz e a prosperidade da terra.
    .
    Parabéns aos homens e mulheres de Israel,pela vontade de querer a paz e um futuro sem choros,afinal o único país que pode dar aos palestino um chão é os israelenses.
    .
    Israelenses e palestinos se unem em manifestação por independência palestina
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,israelenses-e-palestinos-se-unem-em-manifestacao-por-independencia-palestina,745351,0.htm

  8. Parabéns Lucena pela lucidez. Se um dia Israelenses e palestinos se unissem em torno da paz, de onde surjam dois estados vivendo pacificamente lado a lado, não existirá ditadura naquela região que possa se contrapor

  9. Maravilha da democracia né Tireless rsrs que o governo de Israel não abra bem seus olhos pois seu povo não aguenta mais guerras,intrigas,intransigencias.Que Israel se resolva logo porque o cronometro do Armagedon ja disparou e demora bem pouco para que uma ação militar na Siria transforme-se numa guerra regional sem precedentes que a propria Europa sofrera diretamente as consequencias.O Capeta esfrega as palmas das mãos sorrindo e eu pago pra ver o final de tudo isso.

  10. Ótimo, um novo país q trate bem os seu cidadãos de cor, os felashas, os árabes , e q tirem as forças de ocupação das terras tomadas pela força e violência aos Palestinos e q devolvam as colinas de golan aos sirios…esse será um novo pais se agirem assim. Dúvido.

  11. “Qual seria a reação das autoridades israelenses, se fossem infiltrados entre os manifestantes agentes armados, que começassem a atirar em policiais e manifestantes simultaneamente? Porque isto é o que aconteceu na Líbia e está acontecendo na Síria…”
    __________________________________________________________
    tem gente que tá assistindo muito filme de espionagem… não ve que a diferença entre os israelenses e os demais a sua volta é como agua e oleo… não se misturam… o povo israelense é democratico, com otima formação escolar, politica e ideologica… não são como os outros, que se matam mesmo entre eles… dificilmente aconteceria o descrito acima em Israel pelo simples fato que o proprio povo não deixaria acontecer… tai a diferença… povo culto é outra coisa… os demais levantes da chamada “primavera árabe”, esta sim, sem nenhuma legitimidade popular no que tange a sua iniciativa, incitada por grupos radicais islamicos que querem tomar o poder… simples assim… e não adianta esperniar 1maluco… Israel é o filho da promessa…rsrsrsr… o outro, por sua propria natureza não consegue a herança por que seu coração não busca a verdade… só a ganancia e destruição… desde o inicio são considerados xucros, como um asno selvagem… infelizmente…

  12. Tirando as bobagens “fundamento racistas” do tipo “nós somos superiores e os outros uns asnos”(sionismo típico)… Obrigado pelo esclarecimento do modus operandi na Síria, apesar de não ser novidade…

  13. .
    .
    Se você crê realmente no que acaba de demonstrar ter conhecimento, então você já sabe como termina esta historia, afinal, o fim dela já foi contado.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  14. Carlos Argus, quem escreveu o Velho Testamento e o Novo Testamento foram homens, que escrevem e contam suas versoes. Com todo o respeito que as religiões merecem.

  15. Blue eyes, vc disse duas palavras interessantes: Ganancia e Destruição.
    Toda vez que as vejo juntas, logo me vem á cabeça Sionismo. Porque sera?
    .
    Talvez essa minha impressão seja infundada. Talvez você esteja certo:

    Os arabes são ignorantes e xucros…. como você?
    Vai la limpar o sapato do Nethanyahu
    .
    A ditaduras são toleráveis até quando vao de encontro aos interesses de Israel. A partir do momento que essas ditaduras começam a ser questionadas, logo o estado Judeu entra em cena como o defensor das minorias oprimidas. Louvavel da parte de Israel né, oprimindo os “ignorantes e xucros” da palestina, contando com a conivencia de seus antigos aliados Barak, Al Assad e Kadhaf, que agora assumem o papel de demonios.

  16. Sim ,vc está certo, se foram “homens”, + um motivo p por abaixo esse mito de “povo escolhido”, até pq, passa a ser lenda e cai no celebre mote do nazista Goelbes :”repita uma mentira milhares de x e ela passará a ser considerada uma verdade…isso eles fizerm bem antes das SS.E o fim dela será o estabelecimento do Estado Palestinos, com mt sangue de ambos os lado, trágico.Está mudando a cena do mundo, ainda ñ perceberam?Quem Viver Verá.

  17. ..e +, os Palestinos são filhos de Abraão/Ibraim com a Egipcia Agar(Gênesis 16:4 ), são descendentes de Ismael, irmão de jacó…são tbm “herdeiros da terra” p os filhos do meu amigo Ibraim…+ são só palavras escritas por “Homens”, é Gogue de Maggogue, Dibuk”s , vai fazer o possivel p manter esses irmãos divididos em condições fraticida. E violando a resolução da ONU .242. Está mudando a cena do mundo, será q vocês ñ estão percebendo os sinais? Parece jerusalém nos anos 68AD até 70 AD…Quem Viver Verá.

  18. Wi, “fundamento racistas” não se aplica, uma vez que não existe uma raça judia… logo o conceito de raça que vc aplica não se coaduna mais com a ciencia… existe sim sionismo em Israel… é fato… mas não abrange a totalidade da população, esta formada também por arabes… carlos argus, que promessa? boa pergunta… se o VT e o NT foram escritos por homens e conduz a “lendas” e “mitos”, porque o espanto? não devias dar de ombro com o que foi dito?… Gustavo G, o que impede que Israel seja rodeado de paises livres, democraticos e sem ditadura? será que são os judeus a impedir? ou será que esses povos tem “uma dura cerviz”, dai a comparação de xucros… não porque sejam “burros” na tradução perjorativa comum, mas porque são “cabeças duras” em aceitar viver em uma sociedade igualitaria… vemos ai a já citada “incitação de grupos radicais islamicos que querem tomar o poder…” e escravizando os proprios compatriotas… fui claro?… saudações…

  19. Sim, abaixo os mitos de superioridade racista, desta falácia de povo escolhido…o q tem de contar sempre é o respeito ao “OUTRO”,nesse caso , os Palestinos. Sds.

  20. Wi, “fundamento racistas” não se aplica, uma vez que não existe uma raça judia… logo o conceito de raça que vc aplica não se coaduna mais com a ciencia…
    —————————————-
    E eu não aplico este conceito racial aos judeus, porém replico a sua aplicação do mesmo, na sentença de sua autoria:
    .
    “Israel é o filho da promessa…rsrsrsr… o outro, por sua propria natureza não consegue a herança por que seu coração não busca a verdade… só a ganancia e destruição… desde o inicio são considerados xucros, como um asno selvagem… infelizmente…”
    .
    Preconceito, senão de raça, de cultura e religião…
    .
    E uma característica marcante da narrativa sionista é que mesmo na ausência de uma “raça judia”, procura estabelecer os judeus de hoje, como sendo descendentes biológicos/raciais de linhagens que remontem aos judeus de 1000 A.C…
    .
    Algo sem apoio na história do judaísmo, más que faz parte da narrativa sionista para o nacionalismo israelense.

  21. Será q os judeuSS consideram YAVEH , o inefável, burro, bronco, fazendo a vontade de nós sere humanos? Estão esquecendo de isaias 45:7 e 55:9 e gal. 3:7 e 29-¨:16…Sds.

Comentários não permitidos.