Grupo paramilitar peruano invade território no Acre

Meirelles (centro) com dois mateiros no marco Brasil-Peru

Ao assumir o cargo de ministro da Defesa, Celso Amorim terá que lidar com um problema recorrente no extremo-oeste do país: um grupo paramilitar peruano invadiu o território brasileiro, na fronteira do Acre com o Peru, na área dos índios isolados, onde a  Funai (Fundação Nacional do Índio) mantém a Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira.

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (5) a operação com uso de helicóptero no igarapé Xinane, onde a Funai mantém uma base, mas conseguiu prender apenas o português Joaquim Antonio Custodio Fadista, de 57 anos.

Fontes da Superintendência da Polícia Federal no Acre confirmaram a operação, mas assinalaram que não podem se manifestar a respeito dela.

– O assunto é sensível porque envolve a segurança nacional e a relação dos dois países. Aguardamos autorização de Brasília para divulgar relato e imagens da operação – disse uma das fontes da PF.

Fonte: Blog da Amazônia

39 Comentários

  1. Quero ver agora qual sera a desse poder Manguaça se se posicionara como sempre conivente e acovardado.Deviam fazer esse Portugues voltar a nado ate Lisboa.

  2. Porque não contatam logo os isolados e com eles dialoguem para conscientiza-los que seria melhor afasta-los da fronteira garantindo-lhes a liberdade de escolha de viverem em seus costumes.Na fronteira eles vivem expostos a etinias canibais oriundas do Peru,paramilitares,garimpeiros,madeireiros e toda a sorte de oportunista.A presenção deles la como indios selvagens que são dificultam as ações de controle e a segurança de soldados do EB e agentes da PF.

  3. Cadê os Guerras na Selva ?
    É uma boa hora de testar a teoria na prática. Boa Sorte.
    Se precisarem de armas sob medida para a Selva, me procurem.

  4. EEEEEEEEEEE aqui está a prova que necessitamos forças armadas melhor equipadas senhora Dilma.e isso que e peru,e se fosse um pais melhor armado,acre já era.

  5. Algo esporádico que o Governo se quiser resolve rapidamente sem afetar as relações com o Peru, colocando lá uma força militar para intimidar qualquer nova incursão

  6. Não afina pros caras.
    Se afinar um milímetro eles crescem e é uma bola de neve, o papo rola e vem mais gente tocar o terror ; com fuzil não é pra brincar os caras estão dispostos à lutar.
    Tá aí uma boa oportunidade pro Amorim mostrar que é bom , faz que nem o Jobim, mete um camuflado e vai lá dar uma olhadinha.

  7. Uma ação conjunta entre as forcas armadas brasileiras e do peru para expulsar os invasores e a melhor solução para evitar transtornos diplomaticos.

  8. Lamentavel essa noticia e para piorar a Ilustre presidenta coloca no Ministério da Defesa o aloprado do Celso Amorim que junto ao Marco Aurelio GArcia, deturpam os principios constitucionais e de liberdade que o Brasil sempre defendeu.
    Se esse grupo paramilitar for de esquerda (Sendero Luminoso) o Governo irá deixar atuar livremente em nosso territorio.

  9. Eu não entendo como o Perú que tem boas forças armadas em especial os comandos peruanos (estilo espetsnaz) não conseguiram acabar com esse tipo de coisa em seu território.

  10. Viu o descaso, até parece piada se não fosse trágico!A fronteira norte do nosso país está completamente desamparada, senão escancarada, e os nosso grandes lideres estão fazendo o quê, ridículo!Se não tivessemos dinheiro até que poderiamos aceitar essa mazela, mas não, dinheiro há, o que falta mesmo é aptidão e compromisso!A corte governamental absorve muito energia e dinheiro do Brasil, mediocres pretensos aristocratas eruditos que não são dignos da nação brasileira!Essa mazela ocorre anos a fio e ninguém resolve isso!vergonha!!! imoral!!!estamos vivendo um desgoverno!

  11. “SpaceGhost disse:
    07/08/2011 às 02:19
    Celso Amorim vai passar a mão na cabeça desses bandidos.”

    É o que to começando a ver.. =/ Vai deixar os militares na fronteira só olhando sem fazer nada, enquanto os gringos jogam futebol em nosso territorio, e o sr. min. fica debatendo às 4 paredes como resolver isto.

  12. .
    .
    E foram direto para uma reserva indígena, por que será??
    .
    E o cara é Português, por lei tem os mesmos direitos de um brasileiro, até na policia pode entrar se passar em concurso, mas sabe-se la pra qual ONG europeia o cara trabalha, e estão usando os miseráveis que vivem do outro lado das nossas fronteiras para servir de “Escudo” diplomático com país amigo… éééé estão já trabalhando contra o nosso território e o nosso interesse nacional, e a OTAN vai ficar do lado de quem nesse cenário?? Será que teremos brasileiro dizendo que seria legitima uma libertação forçada(militar) dos povos indígenas por parte de forças estrangeiras??
    .
    Pra mim tinha que posicionar, PRIMEIRAMENTE os novos BIS dentro das reservas indígenas que fazem fronteira com outros países, e esperar a reação das nações “amigas” ocidentais da OTAN, e principalmente dos Latino Americanos…
    .
    Por SEGUNDO movimento no tabuleiro, e sendo que quem não tem cão caça com gato, vamos colocar os grupamentos da FAB com os ST, AMX e Sabres(todos para o ataque ar-terra) próximos das cidades maiores da região, mas desde que tenham os centros de Vigilância do SIVAM operando nas proximidades, pois assim usa-se estes meios também para a proteção do sistema de vigilância. Seria interessante deixa-los em cidades como Tabatinga, Eirunepe, Cruzeiro do Sul, Tefé, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Surucucu, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho e Vilhena na divisa de Rondônia com o Mato-Grosso, mas para ter unidades operativas o bastante para esse apoio aéreo, os ST estariam em numero adequado, os AMX são aqueles que são e nada de reativação de produção, mas deveriam ser modernizados, e seriam necessários ainda mais uns 4 grupamentos de 12 unidade de Sabres, creio eu uns 48 Sabres no minimo… e não temos, ou seja, com o que temos hoje, não temos o bastante para o apoio aéreo na região, estamos aquém das necessidades reais!!
    .
    E os grupamentos da MB-Fluvial nos pontos estratégicos dos rios, falta de tudo, os meios navais são insuficientes e antigos…. falta, falta e falta!!
    .
    E no fim, faltando ou não equipamentos, devemos METER BALA EM QUEM ENTRAR SEM AUTORIZAÇÃO!
    .
    Valeu, ja falei demais, e sei que não farão nada disso, ou nem parecido com isso!!

  13. Uma boa oportunidade para testar os MI35 que estão em Porto Velho! Manda um ou dois para a base da Funai junto com um ou dois pelotões do exército que estes bandidos vão pensar duas vezes antes de entrar no Brasil!

  14. acho que eles tão querendo “IBOPE” por que se o Brasil vai atrás e “caça” eles toda a imprensa Brasileira vai cair em cima da informação e assim chamar a curiosidade da CNN da BBC entre outras isso é so pra conseguir “IBOPE”.
    quanto a ação do ministério da defesa, FAÇO DAS PALAVRAS DO EX. MINIST. JOBIM MINHAS PALAVRAS!!!
    A BALA!! ESSA É A FORMA DE SE RECEBER ALGUÉM QUE INVADE!! A BALA!!!!!

  15. Concordo com o Dandolo e o Fabio Araujo !

    Manda a tropa de elite da selva e uns dois MI-35 e ordena sentar o aço com todo gás !

    Aí dará um forte recado para os pretendentes a invasores .

    E dá a desculpa que foi pra proteger os índios contra TERRORISTA INTERNACIONAL e que o Brasil está fazendo o seu dever de casa na proteção da AMAZÔNIA E QUE LÁ NÃO É UMA Ama”ZONA” !

    O pretexto dos saqueadores mundiais (EUA e CIA LTDA) não é o combate terrorismo ?

    Pronto !

    Temos a explicação perfeita !

  16. Quero novidade, sempre ocoreu isso, antes era o membros das FARc’s até o EB dar uns tapas neles…ñ voltarm +.Tem de acontecer o mesmo a esse Peruanos…cad~e a cavalaria , espero q ñ demore. Sds.

  17. Voces se mostram surpresos com este episodio?A anos esta região vem sendo palco de invassões por Peruanos de todos os tipos,indios,garimpeiros,madeireiros,traficantes e paramilitares e a anos o governo é um mero acovardado que se omite,se cala e conivente ainda abafa de todas as maneiras noticias e informaçãos.Ja vai quase um mes que indios isolados Brasileiros cansados de serem pilhados e assassinados por Peruanos tocaiaram e mataram mais de 30 TRINTA rivais canibais Peruanos.O numero de mortos pode ser bem maior.O EB e a Força Nacional foram para a região e isso so vazou porque meios de informações locais noticiaram e logo a seguir o silencio foi imposto.Se essa noticia vazou com certeza outra vez foi por meios locais.Nossas forças alem de trabalharem de forma precaria numa região abandonada e distante de qualquer base militar ainda são amordaçados para se calarem sobre o pretesto de segurança nacional para não contrariar o recem empossado governo Peruano que o nosso PODER MANGUAÇA visa atrair.Se for divulgado com detalhes o que realmente ocorre la a opinião publica Brasileira vai se revoltar.O Brasileiro é manso para tudo menos quando algo toca a nossa soberania.Para esse PODER MANGUAÇA favorecer as Ratazanas vizinhas é mais importante do que a integridade do Brasil e o povo Brasileiro.Ate a OTAN e os EUA teem interesses que as coisas percam o controle e que o Brasil se mostre incapaz de impor respeito para virem em coalisão humanitaria se abarcarem de nossa Amazonia e esse PODER MANGUAÇA importa-se somente em fortalecer a UNASUL e o comercio regional.Jamais em tempo algum nenhum pais vizinho ousou investir contra nosso territorio sem receber pronta-resposta a altura,somente apos Lula é que essas coisas vem acontecendo e o tolo povo Brasileiro não se toca……TITIA DILMA O TEMPO ESTA SE ESGOTANDO.APROXIMA 2012 E A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM e pelo andar da caroagem teras muita sorte se ao menos terminar este mandato.Ou mexe a buzanfa e toma uma atitude ou a vaca Madame vai pro brejo com bezerro e tudo……BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA PASSA O RODO SEM DÓ E NEM PIEDADE.

  18. Essa materia esta PIGada pois não cita que Peruanos a tempos vem invadindo nossas terras para roubarem nossa madeira e pescado.No caso do pescado chegam a cometerem um crime ambiental horrivel pois levam somente os peixes nobres e deixam os demais para se retirarem rapidamente alem de envenenarem a agua de rios.Ja a algum tempo populações Brasileiras vem se mobilizando para intercepta-los,matando-os se forem capiturados.Destroem seus meios de transporte e jamais encontraram um unico anzol ou uma unica rede.Eles vem de barcos ou a pé com fuzis,metralhadoras e explosivos,massacrando os indios que encontram no caminho e fogem para a segurança de suas fronteiras.O Acre esta em guerra a muito tempo.Nossos soldados e policiais se defrontrarem-se com indios isolados serão atacados pois são póvos selvagens e vitimas no meio de toda essa imundicie.A cada instante se faz mais evidente a necessidade que temos de despopulacionar a fronteira ao contrario do que muitos leigos afirmam que devemos populaciona-las.Deviamos remanejarmos esses póvos para o interior do pais tirando da fronteira onde estão expostos e para que possamos la realmente fazer um trabalho profundo de vigilancia e controle.

  19. Julio, é o começo do fim, meu velho… pode acreditar… suas palavras parecem profecias aos meus ouvidos… qnto aos aloprados de plantão, repito, não sabem nem de quem tão apanhando… uma hora apoiam, noutra pedem por ação… vai entender… saudações…

  20. Se essa noticia sair hoje no fantastico e tomar proporções nacionais logo esses MANGUACEIROS mexem as bundas imundas.

  21. tres gato pingado com arminha de matar passarinho e ja pos panico em alguns (patriotas)imagina guando os nazi fasi da direita da zoropa desembarcar ai só nos por nos mesmo nenao guerreiros nao se esqueçam deserçao em tempo de guerra é fuzilamento

  22. Os caras só vieram tomar o chá do Santo Dime, não adianta ficar preocupados a PF já está elaborando onde vai haver uma feira prá venda do dito cujo, e o Português só se perdeu de uma índia, ele pensou que tava no Maranhão.
    “Bandeirantes ta na hora da ressurreição, bala neles, vamos criar cães Filas de novo, tem índio correndo até hoje.”rsrs.
    Nada contra meus conterrâneos brasileiros índios.

  23. SEGUE NOTICIA ENVIADA PELOS 5 SERTANISTAS QUE ESTÃO NO LOCAL VIA INTERNET E QUE SÃO LIDERADOS POR MEIRELES………………………………………………………………………………………………..A equipe decidiu permanecer na Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, mantida pela Funai no igarapé Xinane, na tentativa de proteger os índios isolados da região.

    Com base nos vestígios encontrados na floresta, a equipe da Funai estima a presença de pelo menos cinco homens em mais de um grupo paramilitar.

    Os peruanos rondam a base e deixam os funcionários em situação de extrema vulnerabilidade em caso de conflito armado. A situação não depende mais da ação da Funai, pois se configura uma questão de segurança nacional.

    – Estamos ainda com os peruanos próximos nos espreitando. Avistamos rastros de seis pessoas hoje cedo, atrás da base. Estamos apenas com uma espingarda velha e dois rifles calibre 22. Mas se tem o pessoal da PF aqui, a gente tinha pego os invasores hoje – relatou o chefe da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) da Funai, Carlos Travassos.

    A equipe da Funai na Frente de Proteção Etnoambiental dispões de telefone e computador conectado à internet.

    – O tempo nosso em frente ao computador está curto. Não é fácil ficar com um olho no monitor e outro nos peruanos. Eles estão ainda aqui. São mais de um grupo, de cinco ou seis pessoas. Estão nos monitorando e nós a eles. A galera que está aqui é toda mansa na mata. Mas a chapa está quente. Mande bala aí, como puder. Temos internet e telefone por aqui – relatou o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles ao Blog da Amazônia.

    A documentarista Maria Emília Coelho, que sobrevoou a região durante operação da Polícia Federal na sexta, disse que os funcionários da Funai se queixam que a PF não permaneceu na base para garantir a proteção da fronteira.

    Apelo

    O sertanista José Carlos dos Reis Meirelles divulgou nesta tarde uma mensagem sobre a situação na área:

    “A todos,

    Vocês já sabem das notícias. Vão as últimas.

    Desculpem por mandar pra todo mundo, mas o tempo pra ficar no notebook aqui tá curto. Um olho na tela e outro nos peruanos não dá.

    Seguinte:

    1 – Pela quantidade de vestígios aqui ao redor, temos certeza que os caras se dividiram em grupos de 5 ou 6 e estão fazendo uma verdadeira varredura aqui ao redor da base.

    2 – Os isolados não andaram aqui não. As coisas que desapareceram daqui indicam que não foram eles.

    3 – Cremos também que junto desses peruanos existam índios sim, contatados de lá.

    4 – A gente conhece apito de índio remedando bicho. Parece que tem uma reunião de nambú azul aqui por perto.

    5 – Se esses caras estão procurando alguma coisa, ainda não acharam.

    6 – Todo mundo que está aqui ( nós cinco gatos pingados) é manso na mata, como eles.

    7 – O nome de nosso dois mateiros: Francisco Alves da Silva Castro o Marreta. Francisco de Assis Martins de Oliveira – O Chicão.

    8 – O dia que a Funai descobrir que um homem como eles, valem por 20 indigenistas e 20 sertanistas, talvez resolva contratá-los, sem concurso público, pois são analfabetos, mas os maiores doutores da mata que conheço, talvez a segurança dos índios isolados possa ser melhor conduzida.

    Permaneceremos aqui, dê o que dê, até que o Estado Brasileiro decida RESOLVER DE VEZ esse absurdo!!!! Não pra proteção nossa.

    PARA PROTEÇÃO DOS ÍNDIOS!!!!!!

    Quem não tiver atualizado, por favor procure sites e tal que já tá no mundo.

    Quem puder reclamar, pressionar etc., será bem vindo. Os isolado agradecem.

    Um grande abraço a todos da nossa equipe de ” irresponsáveis”, como estamos sendo chamados.

    Pensem bem: Quem é o irresponsável mesmo.

    Meirelles”

    FONTE:BLOG DA AMAZONIA

  24. GABRIEL LIMA meu amigo o mundo todo ja esta sabendo so nós Brasileiros é que desconhecemos tudo o que se esta se passando por la.A equipe de 3 Indigenistas e dois mateiros Brasileiros que la estão no posto da FUNAI tem telefone e internet via satelite e as noticias estão sendo captadas em muitos paises e por diversos meios de comunicações.So aqui no Brasil por imposição do governo que não age e ainda abafa é que ficamos sabendo do pouco de mensagens que eles estão trocando diretamente com o blog da Amazonia ate que mandem eles silenciarem.As midias locais não estão noticiando nada porque tambem os povoados ficam muito distantes do local.Tenho pra mim que essa incursão pode ser uma retaliação de indios Peruanos junto com paramilitares pois a uns 20 dias indios invasores Peruanos que sempre adentram o territorio Brasileiro para matarem e saquearem os Indios isolados Brasileiros por estes foram tocaiados e executados.O estado Brasileiro não esta presente nessa região.Populações de povoados que volta e meia tambem são molestadas por Peruanos ja se organizam em milicias para se defenderem.Esse atual governo é complascente,omisso e covarde e faz vista grossa as ações DOS COMPANHEIROS DE IDEOLOGIA.

  25. FRANCOORP meu amigo ali não tem reserva indigena e sim um posto avançado da FUNAI de monitoração dos indios que la vivem que são selvagens ainda não contactados.Pelo o que os indigenistas da FUNAI relatam a PF esteve la mas ja foi embora.Os caras por puro amor a seus trabalhos e por puro patriotismo la estão e a unica coisa que pedem é numição para tres armas que tem e com elas fazerem frente a fuzis,metralhadoras e explosivos.Eles preferem morrerem do que verem nossos indios dezimados e nossa soberania violada.

  26. Algum de voce tinham conhecimento que ate um posto do EB ja foi atacado por paramilitares Peruanos?Acho que não né!Eu não tinha.E isso ja aconteceu a algum tempo.Diariamente muitos de nós em nossas poltronas escrevemos nossas abobrinhas internet afora não é mesmo.Malhamos a FUNAI,o IBAMA,malhamos a tudo e parece que os unicos intocaveis no Brasil é o Lula,a Dilma e o poder manguaça que tece perpetuação regional com o onus do Brasil.Nós os Brasileiros é quem pagaremos essa integração com nosso dinheiro e com sangue de nossa gente.Quando um turista Brasileiro vai entrar no Peru lhe é exigido toda uma burocracia e são muitos os episodios de ficarem retidos na fronteira com este pais.Para entrarem no Brasil as portas estão abertas então onde esta essa reciprocidade?Apenas querem benefuiciar-sem de nós de todas as formas.Eu vi uma entrevista do Gen.Heleno onde ele enaltecia a prestatividade do Exercito Colombiano sempre que havia um problema na fronteira.E com “OS CAMARADAS” existe reciprocidade?O Peru ja entregou 70% de sua Amazonia a grandes madeireiros Peruanos e a multinacionais mineradoras inclusive empresas Brasileiras.Estão dezimando seus indios ate com ataques de aviões e ninguem fala nada.Esses indios fogem para o Brasil.Algumas dessas etinias são canibais e muito agressivas e entram em confronto com etinias de indios Brasileiros isolados que não tiveram ainda contato com o homem branco.Quando nossas equipes indigenistas localizam indios isolados apenas os monitoram para não interferirem em seus modos de vida a menos que eles mesmo queiram.O contato direto com eles é em ultimo caso e isso se faz necessario agora mas eles estão em guerra por suas sobrevivencias e é impossivel aproximar-se deles.Todos os dias centenas de Brasileiros,soldados e policiais estão embrenhados na selva.Muitas vezes ate acontecem confrontos com garimpeiros,madeireiros,paramilitares,traficantes,guerrilheiros e podem perderem suas vidas e como grande parte desses pelotões é formado por homens locais,são enterrados e aqui nem tomamos conhecimento do que se passa na fronteira e do que se passam com eles,a menos que tenha alguma repercussão por midia local.O que é mais importante para esse nosso governo,receber sorrisos e patrocinar vizinhos ou a soberania do Brasil e a vida de Brasileiros? http://www.guiademidia.com.br/acessar-jornal.htm?http://www.oaltoacre.com/ olhem o que o mundo fomenta de nós http://www.oaltoacre.com/index.php/brasil/10390-anistia-internacional-responsabiliza-o-crescimento-economico-do-brasil-por-ameacas-aos-indigenas.html o nosso crescimento é a causa né!!!

  27. tempestade em copo de aqua pois quantos brasileiros invadem a guianas atraz de ouro é so um exemplo nao se preocupem camaradas quando o brasil presisar o governo nao exitara de mandar nois para a guerra nos somos tudo massa de manobra

  28. PE DE CAO voce é Brasileiro ou apenas um ideologista?Em seus posts voce sempre demonstra que suas preferencias ideologicas é o hino nacional e a bandeira que serves não é verde e amarela e sim partidaria.Sabe quando vierem tomar as nossas riquesas tenho certesa que voce e pessoas como voce se acovardarão PAZ E AMOR BICHO.Se Brasileiros invadem a soberania de vizinhos que seus governos ajam dentro de suas leis.A Guiana que voce citou reprime com energias esses Brasileiros então voce quer justificar um erro com outro erro?Então porque FHC roubou e vendeu o Brasil tambem justifica aos MANGUAÇAS fazerem o mesmo e os Brasileiros tem de calarem-se e aceitarem?Sabe amiguinho tenha a certesa que esses cinco Brasileiros que la estão e se recusam a se retirarem estão la somente por patriotismo e lealdade ao Brasil coisa que falta em muitos Brasileiros.Tenha a certesa que se houver guerra em nossa nação os primeiros a morrerem serão os covardes que vivem apontando a tudo e a todos e são tão sujos e omissos ate bem piores que os outros.TRAIRASBÓIAS amiguinho a espera da primeira Caravela de oportunidades no Brasil tem muitos mas como esses que la estão tem pouquissimos.

  29. Peraí, as FARC’s são de esquerda e tomarão de 7,62 pela cara e ñ querem + voltar, então, os membros do sendero estão arrumando sérios problemas p eles, questão de um ou dois hellis p resolver p dar apoio à infantaria…questão de uma semana no máximo. Cercou à área, umas bombas de incentivo no pedaço,ninguém entra e ninguém sai sem ser idenfificado ; e vai ser desse modo. Quem Viver Verá e p Ontem.

Comentários não permitidos.