(*) Click no mapa para ampliar
EFE — O Exército sírio lança neste domingo uma dura ofensiva sobre as cidades rebeldes de Homs (centro) e Deir ez Zor (norte), que inclui o bombardeio com carros de combate sobre alguns bairros e a utilização de armamento pesado.
Vários grupos da oposição síria informaram que Deir ez Zor está sendo bombardeada, e colocaram na internet vídeos que mostram grandes nuvens de fumaça preta sobre a cidade e rajadas contínuas de disparos.
O Comitê de Coordenação Local assinalou que o Exército já atacou os bairros de Muazafin, Qosur, Omal, Yura, Tob, Dahiye, Roshidye, Horiga e Hanamat, enquanto fortes explosões são ouvidas em diferentes partes da cidade.
Franco-atiradores se posicionaram nos telhados de vários prédios mais altos em Yura e na rua Wadi.
Testemunhas disseram a este grupo opositor que viram soldados desertar na área de Yura, que passaram a lutar contra as tropas do regime.
Além disso, assinalaram que o Exército e as forças de segurança rodearam a cidade totalmente e impedem que as pessoas saiam.
Por enquanto, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos calcula que pelo menos 1.657 civis e 391 soldados das forças de segurança morreram desde o início da revolta popular contra o presidente Bashar al Assad o mês passado de março.
O Mediterraneo sempre foi assim, desde a antiguidade. Certamente um conflito de dois Estados se avizinha, Turquia contra Síria e aos poucos entrará a OTAN nessa.
eu nao sei por qual o motivo
mas pode ter a certeza que os países ricos aliados
nao querem que essa regiao tenha paz
tudo eh uma farsa
alguem me responde uma coisa
Síria tem petróleo ?
Irã?
os ricos tao em crise
e ir a guerra deve ser pelo petróleo entao
.
.
Se vai a guerra também para girar $$$ na economia interna que não consegue se levantar de uma crise muito aguda…
.
Sim, os dois tem petróleo, o Irã tem uma das maiores reservas mundiais de petróleo, a segundo ou terceira não me lembro com precisão.
.
Pois é, e aqui no Brasil quando o pessoal lutava contra a ditadura militar era taxado de traidor, marxista a serviço de Moscow e deveria ser torturado e fuzilado… veja o caso do Araguaia!!
.
Em qualquer país do mundo em que uma de suas cidades é infestada por disturbadores da ordens financiados por estrangeiros este país tenta sim pegar o controle da zona ou da cidade, é assim e sempre foi e será assim!
.
Que se matem o quanto quiserem, nisso eu sou contrario a politica brasileira de “Manter a paz”, da politica da “amizade”… querem se matar, que se acomodem, e se possível eu ainda venderia armas para os dois lados!
.
Valeu!!
E o momento dos Árabes no geral dar um basta ao assad.Claro q os judeuSS vão ficare chateado, ele era o seu > alido.Nada fex p tirar os judeuSS de golan nesses 10 anos de governo. Torço p q o proximo governo sirio parta p cima dos juduSS e retomem Golan.Vai ser uma ajuda aos Palestinos.Sds.
Geralmente sou contra as guerra mas esse cara precisa ser detido ! então que EUA e OTAN fação o que fazem de melhor i tirar esse cara do poder.
A repressão na Síria não é simplesmente contra grupos que fazem protestos pacíficos:
.
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/syria/8677324/Syria-state-television-claims-armed-rebels-to-blame-for-deadly-violence.html
que tirem esse cara do poder
mas deixem a riqueza do povo la do jeito que ta
q nao toque um dedo nem olhe
tomara q a Otan nao sugue o país
.
.
tirando ele do poder no minimo colocaram um outro ditador a serviço deles… para o povo não é que vai mudar muita coisa, basta ver o Egito, o cara saiu mas a ditadura continua!
.
Valeu!!