Estreia a produção original Esquadrões de Honra: Latino-Americanos na II Guerra Mundial

http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/112101054.jpeg

Escrito por ConradZiegfried

“Esquadrões de Honra”, apresentado por João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso e pesquisador da participação do Brasil no conflito, é baseada em depoimentos de aviadores argentinos, mexicanos e brasileiros.

Um dos aspectos abordados que mais chamam a atenção é a formação da esquadra argentina, uma vez que o país se manteve neutro quase até o fim da guerra.

Voando com a Força Aérea Real britânica, esses voluntários foram os primeiros latinos a entrar em combate, em 1942, e tiveram papel importante nos preparativos do Dia D, a decisiva invasão da costa francesa, em 1944.

Já os mexicanos foram os últimos a se apresentar. Eles atuaram na Ásia, quando os confrontos na Europa já tinham terminado, mas a participação foi tão rápida quanto intensa, pois enfrentaram os ataques suicidas dos kamikazes japoneses.

Quanto aos brasileiros, que começaram a voar na Itália em outubro de 1944, lhes coube a missão de cortar a cadeia de suprimentos do Exército nazista, o que consistia em bombardear alvos, como pontes e estações ferroviárias, atrás das linhas inimigas.

Eram operações arriscadas, como a narrada pelo piloto Rui Moreira Lima. Certo dia, conta, depois de ser atacado em pleno ar, metralhou um tanque alemão e o destruiu. Na fuga, com o avião avariado, chegou a se preparar para saltar, mas retomou o controle do aparelho e conseguiu pousar num campo aliado, onde contabilizou os projéteis que o acertaram: 57.

Como há poucas imagens de arquivo sobre a participação dos latinos, o diretor argentino Jorge Luis Sucksdorf optou pelo uso intensivo da animação, com imagens que reconstroem com realismo os momentos mais dramáticos.

OSCAR PILAGALLO
é jornalista e autor de “A História do Brasil no Século 20” (Publifolha).

Fonte: Sentando a Pua

8 Comentários

  1. Assisti,
    achei ótimo, muito interessante o trabalho do History.
    Aliás um dos poucos canais que me fazem assistir TV.

    Senta a Pua, verdadeiros heróis brasileiros.
    A cobra vai fumar. Brasil!

  2. Sinceramente deixo a desejar, foi um faz de conta que não fez jus ao grande trabalho realizado por latinos na 2ª guerra mundial, deu a entender que pouco fizemos,nas duas hora que assistimos tive muita raiva.

  3. O ducumentario falsifica a verdade , o Brasil foi a guerra de verdade ,de maneira desorganizada mas foi.Brasileiros deixaram seu sanggue e vidas na Itália
    O México chegou nas Filipinas Um mês antes da guerra acabar , lutaram em unidades americanas , como apoio.
    Os Argentinos faturaram com a guerra , tanto que a URSS queria invadir o pais para buscar reparações .Quem não foram castelhanos mas filhos de ingleses nascidos na argentina .

  4. Voluntários argentinos, mas q história distorcida hem?!… já q eram filhos de inglêses indo defender a nação de seus pais. Verdadeiros britânicos morando na Argentina. Todos estarrecidos com os bombardeios nazistas acontecendo sobre Londres e adjacências – sua outrora e nobre terra ancestral. Reparem no nome e sobrenome destes dois voluntários argentinos do documentário: Ronald Scott – Harold Hyland. Sequer o pré-nome era espanhol. O verdadeiro argentino estava neutro, e mesmo, pró-germânico.

    Mas, no todo, mais um ótimo documentário do History Channel. Muito bom, principalmente para os jovens q não têm interesse por fontes mais amplas e detalhadas da história documentada. E milhares de vezes mais construtivo do que um Domingão do Faustão com palavrões diretos e gratuitos, em plena tarde, em rede nacional.

    Parabéns e agradecimentos ao PB pela disponibilidade desse vídeo.

Comentários não permitidos.