Escolha de Amorim pode azedar reaproximação do Brasil com os Estados Unidos

http://apublica.org/wp-content/uploads/2011/08/Celso-Amorim-Nelson-Jobim-e-Comandantes-das-For%C3%A7as-Armadas-foto-Ag%C3%AAncia-Brasil.jpgCorreio Braziliense

Publicação: 07/08/2011 08:00 Atualização:

A escolha de Celso Amorim como ministro da Defesa gerou desconforto entre os militares, algo que ele começou a equacionar ontem à tarde, em reunião com os comandantes das Forças Armadas no Palácio do Planalto (leia na página ao lado).

Há outras arestas a serem aparadas, porém.   O histórico da atuação do diplomata poderá atrapalhar a política de reaproximação do Brasil com os Estados Unidos iniciada no governo Dilma Rousseff. A simpatia que Amorim demonstrava em relação ao Irã nos tempos em que era chanceler, principalmente a posição enfática a favor do processo de enriquecimento de urânio, jamais foi vista com bons olhos pela Casa Branca. A situação agora se agrava: titular da Defesa, Amorim será responsável pelo programa nuclear brasileiro. “Como explicar aos norte-americanos que o programa de desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear não vai se transformar em um empreendimento para a fabricação de um submarino com armamento nuclear?”, questiona o coordenador do curso de relações internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), de São Paulo, Gunther Rudzit.

Há dois anos, quando estudava nos Estados Unidos, Gunther participou de uma audiência na Comissão de Segurança do Senado norte-americano. Ouviu de um senador democrata que o Brasil, depois de um longo tempo, voltou a ser incluído no radar de alerta após as declarações de simpatia de Amorim e do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ditador iraniano Mahmoud Ahmadinejad. O especialista em defesa lembra que o Senado dos EUA tem amplos poderes para influenciar a política externa e não seria improvável que a nomeação de Amorim para a Defesa aumentasse o grau de incerteza dos americanos em relação ao Brasil. “A luz amarela passaria para vermelha rapidamente”, afirmou Gunther ao Correio.

A questão da compra dos caças para renovar a frota brasileira também gera outro ponto de interrogação. Estimulado por Lula, que sempre quis manter uma relação próxima com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, Amorim defendia a aquisição dos caças Rafale, da fabricante Dassault. A Força Aérea Brasileira elaborou um estudo técnico mostrando as vantagens de se adquirir as aeronaves da empresa sueca Gripen. O documento foi fuzilado pelo Planalto — a gritaria acabou amplificada pelo veto do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e a Aeronáutica teve que revisar o parecer técnico. A exemplo dos militares, Nelson Jobim também preferia os aviões suecos. Mas teve que engolir a seco.

Quando Dilma Rousseff assumiu a cadeira no Planalto, a compra dos aviões deixou de ser prioridade e o tema foi relegado a segundo plano, o que também desagradou Jobim, embora as Forças Armadas tenham um projeto de modernização da esquadra (veja quadro). Gunther acreditava que, na linha de uma reaproximação com os Estados Unidos, o Brasil poderia rever as questões ideológicas e optar pelos aviões da Boeing, embora não haja qualquer garantia que os americanos vão transferir a tecnologia desejada pelo governo brasileiro.

Desavenças
Além das questões práticas, ainda existem as desavenças profissionais. Tanto a diplomacia quanto a área de Defesa são consideradas carreiras de Estado, o que, inevitavelmente, gera ciúmes entre os profissionais dos dois setores. A nomeação de Amorim ressuscita um questionamento, feito em 2003, quando Lula resolveu indicar o também diplomata José Viegas para o cargo de ministro da Defesa. “Os diplomatas gostariam de ver um general quatro estrelas chefiando o Itamaraty? Pois é, os militares pensam exatamente da mesma forma”, reforçou Gunther.

Uma nuance que pode ajudar nessa relação — e diminuir a desconfiança dos quartéis à indicação de Amorim — é o estilo mais low profile do novo ministro em relação ao antecessor. Ninguém espera ver Amorim vestido com fardas camufladas ou fazendo operações pirotécnicas na selva. O ex-chanceler também nunca tomaria banho nu durante a cerimônia religiosa do Kuarup no Rio Xingu, como fez Jobim, em 1995. Ambos são vistos por pessoas próximas como detentores de egos inflados, mas o novo ministro é mais “disciplinado hierarquicamente”, acredita Gunther. “Se ele começar a extrapolar em suas palavras e ações, Dilma poderá falar: ‘Menos, Amorim, menos’ ”, brincou o professor.

Há quem enxergue, também, uma saia justa para o atual ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ele foi uma escolha pessoal da presidente Dilma para dar um novo rumo à política externa brasileira, menos benevolente com governos de esquerda — Bolívia, Equador e Venezuela — e mais voltada a uma reaproximação com os Estados Unidos. Além disso, o atual ministro de Relações Exteriores era secretário executivo de Amorim no Itamaraty. “Ele substituiu o chefe e, agora, o antigo superior passa a ser colega dele na Esplanada. Será constrangedora a reunião ministerial”, aposta um interlocutor da área diplomática brasileira.

Um especialista ainda lembrou que a própria aproximação de Amorim com os países “bolivarianos” vai provocar questionamentos entre os comandantes militares. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula foram obrigados a rever conceitos. O tucano teria dito “esqueçam o que escrevi”. Lula, ao adotar a política econômica conservadora para domar a inflação, autointitulou-se de “metamorfose ambulante”. “Agora, diante da tropa, Amorim dirá: esqueçam quem eu admirava?”, provoca um diplomata.

50 Comentários

  1. Vamos voltar ao alinhamento automatico???
    Se Amorim demonstrou que o Brasil pode convier com as escolhas estupidas da Bolivia e da Venezuela.
    É de se supor que Amorim queria uma politica externa mas independente e não alinhada a não ser pelo que parece com a FRança já que durante o governo Lula o caminho da Marinha do Exercito e Aeronautica levava ao pais gaules
    Quanto a questão do Irã o apoio ao direito do pais desenvolver tecnologia nuclear de uso não militar parece tambem continuar com o governo Dilma.
    O que leva a crer que os Americanos esse sim devem estar com RECEIO de que com a vinda de Amorim a MD – a posição do Brasil de uma geopolitica desatrelada ao EUA toma formas e contornos mais claros.
    Abs

  2. .
    .
    Na área civil duvido muito que isso aconteça, o comércio entre nossas nações é muito bom e tem que continuar… Já na Área militar melhor procurar outros parceiros, pois como já vimos embargos, boicotes e tudo mais fazem gritar os precedentes contra o primos do Norte.
    .
    Valeu!!

  3. Mais um veículo de comunicação a serviço do PIG. Mais um jornalista que ouve o galo cantar e não sabe onde, querem criar uma crise, se esforçam para isso, são as viuvas da UDN Lacerdista, de FHC e Serra entreguistas.
    O ministro nem assumiu e já querem derrubá-lo, o medo é que se derem o tempo necessário Amorim com sua experiencia e credibilidade fará o MD avançar, os projetos sairão do papel, ele tem peso politico para buscar os recursos financeiros para os investimentos previstos.

    Quanto azedar com os americanos azar o deles, agoram eles é quem precisam de nós para sair da crise. Temos sim que comprar caças de outras nações, Françes Rafale, Russo Sukoi, Chineses J 10 J 20, menos americanos, ficaremos reféns até quando?

  4. Faz o seguinte, a Dilma liga pro Obama e pede o favor à ele de nos indicar quais ministros e em quais pastas o Brasil deve ter.
    Na verdade nem a Dilma é boa pros EUA, e daí, vão invadir a Amazônia agora ou depois?
    Cada uma que a gente ouve.
    Se esse cidadão é bom para o Brasil ou não é um problema soberano nosso, ele nem entrou e já tem oposição forte qui mesmo, mas ficar com medinho, isso é demais.
    Dê tempo ao tempo, e veremos quanto tempo dura.

  5. So faltou propor fechar as istituições e receber ordens direto da casa branca. Nunca vi balela maior, que dizer que tropa não tem ideologia, A unica diferença é que atualmente continuam tentando impor na marra seu ponto de vista. a OBAM ta viva.

  6. eu ja ouvi falar muito dessa reaproximação com os eua mas, o que realmente ja foi confirmado de parcerias e vendas ou algo do gênero ????
    nada então veremos onde o ministro vai até por que não existe só os eua existe tbm Russia, China, França, e Africa do Sul. e o ex ME tinha boa relações com esses países!!!!

  7. Não vai azedar nada !

    Isso é matéria publicada pelos órfãos de FHC e pela mídia golpista O PIG !
    Globo , Folha de São Paulo , o Estado de São Paulo e os políticos e pilantras safados do judiciário !

    Essa turma de corruptos e canalhas é que a todo momento inventam uma crise e mentiras absurdas pra tentar dar um golpe de estado !

    E já deveriam estar presos cumprindo prisão perpétua ou fuzilados !

    Bando de cretinos !

    A escolha do Minitro Celso Amorim foi uma das melhores escolhas da presidente Dilma !

    Eu apóio a presidenta com todas as forças !

  8. A reunião que a presidenta Dilma teve com os militares foi pra dar uma “MIJADA” em quem se meter a besta e parar com a fofoca !

    E o Augusto Heleno entendeu o recado também !

    ele mesmo levou uma “MIJADA” do Lula quando falou demais .

    Eu o-admiro bastante mas , eles sabem que quem manda é a presidenta Dilma que é a líder suprema do país e das Forças Armadas e respeitam hierarquia !

    Celso Amorim fará um ótimo trabalho assim como fez na frente do Itamaraty !

  9. Amigos:

    Muita calma nessa hora! O artigo carece de credibilidade. Está repleto de furos e afirmar que Jobim preferia o Gripen é apenas mais um. Ademais cabe destacar que a política externa é exercida pela presidente como chefe de estado e auxiliada pelo pelo Ministro das relações exteriores. E os dois já deixaram claro que os arroubos ideológicos, o megalonanismo e o apoio incondicional a causa equivocadas como o programa nuclear do estado fascista iraniano pertencem ao governo passado. Assim, caso o Sr. megalonanico queira inovar conduzindo o MD de acordo com seu viés ideológico(que todos sabemos qual é), corre o sério risco de ser desautorizado pela presidente Dilma, que já deu inúmeras mostras de que é ela que manda e não eventuais prepostos do nosso ex-guia, sol da humanidade.

  10. O Jobim agora apoiava o NG? Ta bom…
    E onde está mesmo esse relatório onde a FAB diz preferir um caça que não existe? Basta uma parte, uma pequenina parte dizendo que a FAB queria esse “projeto” de caça.

    A questão do Amorim e o Irã é mesmo interessante, ele apoiava o interesse do Irã em enriquecer o urânio para uso civil, assim como prever documentos internacionais que o *Brasil e o Irã assinaram – se o Irã fosse privado desse direito nada garantiria que amanhã ou depois usassem a mesma desculpa para ameaçar, chantagear ou mesmo atacar o Brasil – mesmo assim dentro do Brasil Jobim e o Lula são duramente criticados. E a história fica ainda mais interessante quando o Lula leva uma carta para o Irã, esse assina, mas os EUA não reconhecem esse documento. Só que o grande problema é que foi o governo dos EUA que tinha escrito o documento – mas o que realmente espanta nessa história é que a “nossa” imprensa não divulga essa parte, depois se ofende quando é chamada de PIG… e não?
    Também é interessante notar que foi essa aproximação com os países “bolivarianos” que rendeu lucro a nossa balança comercial e não os EUA que pelo contrario venderam mais que compraram de nós, ou seja, nos deu foi prejuízo, mas isso nossa imprensa “livre de interesses” também não comenta. Estranho, muito estranho…
    Acho que o grande erro do Amorim é te uma forte ideologia pró-Brasil assim como os russos e chineses que não ficam aí com o rabo entre as patas tremendo de medo com o que os EUA vão ou não dizer, assim como os governantes dessas nações ele acha que o Brasil não tem mais senhor se não seu próprio povo, mas aí ta o erro dele – o Brasil tem complexo de vira-lata muito forte que impede que as pessoas notem que os EUA são o ontem e nós somos o hoje, impede de vê que se os EUA tem grande poder nós também temos o suficiente para arrancar alguns milhões de empregos e afundar eles ainda mais.

    Eu fico me perguntando se os russos, chineses, franceses ou os indianos se preocupam tanto assim com a aprovação dos EUA. Eu não imagino um russo querendo comprar um equipamento de outra nação só para agradar “fulano” – outro dia saiu uma nota sobre um navio que os russos comparam dos franceses, mas não para agradar os franceses e sim para ajudar sua própria indústria naval e sua marinha de defesa.
    Atitude semelhante a dos franceses que preferiram fazer seus próprios equipamentos a comprar dos EUA e agradarem a esses, assim como os chineses que não ficaram com complexo de vira-latas e compraram de quem os ajudou, ou seja – russos, franceses, ucranianos e tantos outros – mas nenhuma compra foi para agradar ou desagradar os EUA. A própria Índia descartou o SH, F-16 e o F-35 e acho que isso não agradou os EUA também, mas tinha algo maior por trás que a necessidade ou simples desejo de agradar os EUA que era garantir sua própria defesa e capacitação de sua indústria.
    Por que nós brasileiros temos que ficar lambendo as botas dos EUA, o que devemos a essa nação? Até muito pelo contrario, os EUA não reconhecem o pré-sal como território brasileiro, e se repararmos bem veremos que nos últimos 50 anos a nação que mais invadiu outras nações foi exatamente os EUA, inclusive com acusações fictícias – o Iraque que o diga.
    E é dessa nação que devemos comprar equipamentos militares de ponta, da nação que – vende mais que compra, vende sensores defeituosos para mísseis, tentou chantagear a Ucrânia e a nós – dizendo para não transferir tecnologia espacial ao Brasil -, que se negou a passar dados técnicos do F-5 para que a FAB estalasse mísseis nas pontas das asas, que insinuou que estamos sobre algum tipo de vigilância deles… é essa a nação que alguns defende como nosso verdadeiro parceiro militar e econômico?

    Morte ao nacionalistas e vida longa aos vira-latas!

  11. A galera que comentou ja disse tudo.
    Esse texto mostra um desespero só justificavel se a pessoa que escreveu tem fortes ligações aos yanks.
    nao vejo tanto motivo para alarde.
    Amorim sera bom.

  12. É o Prof. Gunther nos ensinando como melhor servir ao EUA…
    Uma autentica aula de sabujice e vira latismo!
    .
    O Brasil já financia o EUA comprando seus títulos podres e tendo um comercio bilateral onde é deficitário e o EUA superavitário.
    E o tal Gunther ainda diz que não está bom para os seus patrões, que temos que abanar o rabinho e pedir aprovação para tudo que fizermos…

  13. carl94fn disse:
    .
    “Acho que o grande erro do Amorim é ter uma forte ideologia pró-Brasil…”
    …………………………….
    E isto para algumas empresas de mídia, implantadas no Brasil, com ideologia pró USA…É imperdoavel!

  14. Vamos solucionar este problema assim:
    1) Nomeamos como ministro da defesa um senador republicano.
    2) Assinamos imediatamente o protocolo adcional de armamentos.
    3) Abrimos nossas instalações nucleares civis e militares com nossos projetos de subs, centrifugas para os yanques.
    4)compramos os caças F18 desarmados para gerar empregos lá.
    Acredito que assim teremos respeito dos americanos e a tal luz amarela se tornará verde, nossa imprensa PIG ficará satisfeita bem como alguns foristas. Abcs.

  15. ops,desculpe aqui e o blog dos covardes,plano brasil colonia norte america.

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Obrigado pelo título Jair, mas é apenas mais um, nós aqui também somos chamados de blog dos franceses, dos Russos, dos Chineses, dos comunas e assim por diante. Mas te confesso que é com honra que recebemos este último título pois era talvez o único que nos faltava.
    obrigado e grande abraço
    E.M.Pinto
    Editor chefe.

  16. Falando em mídia manipuladora:
    ……………………………………
    OS ARQUIVOS DA OPERAÇÃO SATIAGRAHA
    ……………………………………
    segue link com todos os arquivos produzidos durante a Operação Satiagraha.
    .
    Foram divulgados no início dessa madrugada pelo Anonymous e Lulz Sec.
    .
    http://lulzsecbrazil.org/policia-federal/
    ——————————————
    Pelo jeito, invadiram com sucesso os sistemas da PF…

  17. Bela tática camarada. Bela tática.
    A guerra ideológica te interessa , mas quando a chapa esquenta e mexe com nossa decisões soberanas , emergem imediatamente debatadores patriotas e resistentes. Ahh mas isso não interessa .
    Rapaziada, luzes de alerta ligadas.

  18. LEMBRETE: vale a pena lembrar a necessida de mantermos a discursão sem partidarizarmos e de forma acintosa qualificar o outro de vermelho ou azul, se comuna ou neo-liberal ou o que seja.

  19. A casa branca ficou preta, para piorar, logo logo, se ALÁ quiser vem a SÍRIA com outro CARNÊ atrasado, falta falar
    dos titulos CHINESES, RUSSOS tipo PUTIM,IRÃ, REI SAUDITA…, por tudo isso, acredito no fracasso destes… A cultura diplomatica ” EU POSSO VOCÊ NÃO ” tem limite, esse limite está diretamente relacionado ao
    poder do cartão de credito adquirido após a segunda guerra, quem gasta por conta um dia é cobrado; A questão da síndrome do vira lata foi novamente colocada na mesa
    questionada por uma possibilidade ideologica ainda não confirmada, pré pré pré-juizo não leva a nada, criar coragem e acreditar que é possível mudar esse complexo!
    Sorte ao MINISTRO DA DEFESA-CELSO AMORIM.Estou otimista!!!
    Uma politica de aproximação não é necessária, eles yankes se acham no comando da situação, pelo que sei eles acreditam no auxilio dos vira-casacas, caso contrário, já nos tinham causado transtornos; que continue o Oriente Médio cada dia m44444444415 at!!!!!!!!!!!v0.

  20. A nomeação do Amorim só indica uma coisa, quem manda é a presidente Dilma, e pode ter certeza que nenhum ministro vai fazer algo que nao seja o que ela deseja, porque se fizer está fora,A defesa no governo Dilma ainda é uma incógnita e creio que continuara assim em banho maria ainda mais com os cenarios de profunda crise mudial economica para 2012

  21. Ótimo, q as n relações se pautem pelo comercio, e sem compras de material militares dos mesmos. O mercado iankee de armas tem de ser o último do planeta p nós..afinal, ñ são confiáveis.

  22. Ah pesquisando sobre o professor Gunther Rudzit descobri que ele foi assessor do ministro da Defesa entre 2001 e 2002, quando a pasta era comandada por Geraldo Quintão.Ai podemos deduzir qual sua linha de pensamentos quanto as relações Brasil X EUA

  23. Não me levem a mal!!!
    Mas o Brasil para mim, não deve nada a ninguem.
    Éra só o que me faltava ter que comessar a escutar ordens dos EUA. O meu país é o Brasil, o resto para mim é só o resto, e não merece um pingo de meu respeito.
    Se algum de voces desejam obedecer a casa branca, que se mudem para aquele país falido. Aqui quem manda é os brasileiros.

  24. Duas coisas bem provaveis, primeiro, havera problemas serios no mercado financeiro global em um horizonte de tempo bastante curto, fechando mais um ciclo longo economico…

    Nao se sabe, se paises desenvolvidos estejam propensos a fazer a ¨quebra¨ dos ciclos economicos longos, via metodo keneysiano, ja que o mesmo, provoca periodo prolongado recessivo para desmontar montanha russa economica… A outra solucao, e a mesma adotada apos crise do ciclo anterior (1929), ou seja, guerra em ambito global para restart do sistema…

    Segundo, havera cada vez mais atritos entre os maiores consumidores de recursos naturais (EUA/UE e China) pelo seu acesso em medio para longo prazo (no caso do recurso energetico fossil, ja existe a um bom tempo)…

    Em um cenario desses, qual bloco seria confiavel e oportuno para os interesses brasileiros?

    Em um cenario de disputa acirrada, fria ou quente em nivel global, por recursos naturais, principalmente energeticos, e possivel ficar ¨neutro¨?

    Os brasileiros se indentificam mais com a formacao e cultura de europeus e americanos ou chineses e indianos por exemplo?

    Tem que pensar em muitas coisas antes de escolher parceiros x ou y…

    As decisoes tem que ser tomadas, independente de preconceitos, justificados ou nao, ideologias, ou qualquer outro tipo de nuvem de fumaca, tipicos do sec. passado, sobre outros paises.

    As mesmas, deveriam seguir a fria e
    sensata logica, dos interesses do pais, casam ou nao, com os interesses dos parceiros no presente e principalmente futuro…

    Pessoal, antes de emitir opinioes contra paises, muitas vezes, carregadas de preconceitos e ideologias, sejam eles x, y ou z, pensem de forma mais aberta e ampla… Ajuda a entender o periodo historico que nos encontramos e tambem, permite enxergar o futuro o suficiente, para tomar conclusoes mais concretas sobre rumos do pais e mundo…

    Abs.

  25. O Jobim disse claramete que a OTAN éra inimga do Brasil.
    Pel que eu sei a OTAN é EUA e Reino Unido, e alguns outros coadjuvante sem peso.
    Isso faz do Jobim um antiamericano também.

  26. ¨Nao se sabe, se paises desenvolvidos estejam propensos a fazer a ¨quebra¨ dos ciclos economicos longos…¨ – Acrescenta-se tambem, aos emergentes o mesmo problema (a economia esta intimamente interligada globalmente a muito tempo)…

    ¨…outra solucao, e a mesma adotada…¨ – ¨adotada¨ entre aspas…

  27. O complexo de vira lata de alguns no Brasil é coisa de outro mundo.
    Depois deste texto eu pasei a apoiar ainda mais ele como ministro. O Brasil é dos Brsileiros, não é nem dos EUA, nem dos Europeus, nem dos Russos, nem dos Chineses; é apenas dos Brasileiros, e quem não gosta, a porta da rua é serventia da casa.

  28. Caro Edilson, como discutir com um sujeito do nipe desse Jair? as vezes me revolta esse tipo de atitude e quero responder na mesma moeda… mas, dai pensando melhor, verifico que não vale a pena tendo em vista o nível intelectual de um tipo desses… não adiantaria… cerebro de azeitona… conclusão… nada mais a fazer que rezar pela pobre alma… saudações…

  29. “Como explicar aos norte-americanos que o programa de desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear não vai se transformar em um empreendimento para a fabricação de um submarino com armamento nuclear?”, questiona o coordenador do curso de relações internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), de São Paulo, Gunther Rudzit. Esse iluminado Senhor tem a mente lérda e xenófoba rsrs Gunther amiguinho com Amorim,Jobim,Serafim ou João Bimbinha explicar evolução nuclear com fins pacificos é sempre delicada.Arruma outra coisa pra voce pensar pois se quiser fazer ter ou se ja temos armas nucleares nem o Capeta nos impedira disso pois ja dominamos todos os estagios a muito tempo e ja ate surpreendemos os Americanos em termos decifrado seu mais alto segredo e ainda o tornamos publicos.Como tem diplomado que fala qualquer coisa ainda mais movido por xenofobia ideologica.Gunther amiguinho melhor ter um xiita esquisofrenico como MD do que um traira vendido espião.

  30. O governo deve decidir se seremos um país soberano ou um fantoche dos EUA? Se depender de alguns entregaremos tudo para os EUA,nossas riquezas,nossas mulheres,nossa dignidade, é de impressionar as bobagens ditas por esse professor da FaaP !

  31. Pelo jeito que as coisas andam devemos nos prepara como o Irã, sem defesa anti-aeria, caças, helicopteros aos dezenas de centenas, é outra nosso contigente é muito pouco não chega a 10% do povo brasileiro, o tamanho de nosso país da condições de nos aspiramos em varios caminhos temos de tudo dado por nosso bom deus so que não temos uma política seria para administrar tudo isso que pouco ta se ligando pra se aproximar dos yankees, vamos fazer nosso dever de casa é produzir logo nosso Rafale, a caminho de outro de 5º Geração, so assim seremos fortes o bastante para afastar todas as ameaças que nos cerca.

  32. “Como explicar aos norte-americanos que o programa de desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear não vai se transformar em um empreendimento para a fabricação de um submarino com armamento nuclear?”

    A Franca e o fabricante contratado do casco (cascos de submarinos nucleares e de ssbn sao bem diferentes) e membro da OTAN… Nao seria de interesse frances, fazer algo em desacordo com bloco de seguranca ao qual integra…

    Bem, simples…

  33. Outro passo atras. Trazer de volta mais um dos barbudinhos radicais que nao adicionam nada a diplomacia brasileira. Abracos a Iran, Venezuela, Coreia do Norte e outros bundoes mundo afora. O Brasil se expoe como Burro diplomatico outra vez.

  34. Nao posso imaginar que Amorin seria bom ao Brasil. Se o pais passou por burrices diplomaticas nos ultimos dois anos de Lula, tem tudo a ver a politica externa conduzida por este Mr Amorin e o outro comunista enrustido Marco Aurelio garcia.
    Honduras, Iran, Venezuela estao ai como provas que este senhor tem a ‘pata virada” do avesso e nao passa nem longe como um beneficio ao Brasil. So porque ele e um retardatario no relacionamento com os EUA nao faz dele capaz de conduzir nada, muito menos um integrado Ministerio da defesa. Ja conduziu o caos diplomatico e agora levara ao buraco ideologico o MD.
    Vai abracar o cabeca de Porco da Venezuela e outro potencia pensador Fidel “El Matador” castro, dois trogloditas entravados na America Latina.

  35. O Brasil está tão distante dos EUA, que o Obama passou por aqui…

    A Argentina perdeu status de “Major non-NATO ally”, o Obama nem passou por lá.

    Independente de gostar ou não da Dilma, ela deixou claro que não gosta de ‘personalismos’. E não houve pior representante dessa atitude de falar po si próprio do que o senhor Nelson Jobim.

    Se o Amorim não for enquadrado, estarei decepcionado. Mas creio que ele sabe que ser Ministro da Defesa é diferente de seu cargo anterior.

    Quem aí tem bola de cristal?

  36. nao esquenta sempre que os gringos entram em uma guerra de verdade como a 2 grande guerra eles pedem pinico pra nos lutarmos do lado deles e com os mercados do jeito que estao ,sempre depois de grandes crises vem grandes guerras daqui a pouco estaremos todos na linha de frente pois nao se esqueçam que alem de controle populacional é tambem onde a ”humanidade” desenvolve mais rapido as tecnologias e outros avanços

  37. “Como explicar aos norte-americanos que o programa de desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear não vai se transformar em um empreendimento para a fabricação de um submarino com armamento nuclear?” Simples, não explicamos, devemos satisfação a eles desde quando???

  38. Caros colegas eu disse ontem que não demoraria 2 dias para começar o bombardeio ao Amorim,a última coisa que os E.U.A e a imprensa séria de lá e até mesmo o seu PIG a Fox News,estão preocupados é com o Amorim,todo dia a China mostra sua arrogancia contra os E.U.A,hoje mesmo li um artigo criticando os E.U.A por parte dos Chineses,estamos perto de uma crise aos moldes de 1929,mas aqui o PIG fica batendo nessa tecla de Amorim,depois vai ser outro,só um tolo que não vÊ 2014 JÁ COMEÇOU PARA O PIG,não importa se eles vão ou não arrebentar o país,eles querem sim apoiar um grupo para ter de volta seus privilegios,leia-se Verba Publicitária do GOVERNO FEDERAL,ou vcs acham que eles fazem isso por ideologia,fazem porque eles estão quase quebrados financeiramente.Posso garantir a vcs que os E.U.A não estão nem ai para o Amorim,eles tem coisas mais importantes a resolver,esse artigo é típico do servo que se preocupa em agradar o dono,sendo que o dono tem coisas mais importantes a resolver.
    Outra coisa o Jobim não tem que ser levado ao Posto de Shogun pelo pig,ele era subordinado a Presidelta Dilma,que é a Comandante Suprema das Forças Armadas.

  39. Essa de se preocupar com o que dizem é coisa pra fracos (para não dizer outra coisa), gostei da escolha.

  40. O Amorim fará um grande favor a nação em dar uns belos chutes no s. do yankees, o que eles procuram é escravos e não amigos, presidente que não os obedece é ditador, moral pro Amorim.

  41. .
    .
    Nossa, essa resposta do Blog pro Jair foi demais.KKKKKKKK, Putz cara eu não paro de RIRRRRRR kkkkkkkkkkkRSRSRS!!!
    .
    Por isso que aqui é bom demais!!KKKKKKKKKKKKKKK
    .

  42. Azeda nada os gringos só querem o nosso “DimDim” e a nossas riquezas quando cansarem de dar murro em ponta de faca no Oriente Médio.
    Abre os olhos jaburu, quem não leva pela boca…

  43. Sou a favor de que Amorim se aproxime do BRIC. É a única oportunidade que temos para evoluir em tecnologia militar.

  44. Brasil não é CUBA não é o IRA Sr. Amorim, porte-se com pessoa de bem , sem conotações politicas, o Brasil não é seu quintal nem sua casa. Suas convicções politicas guarde-as em sua casa, o cargo que exerce nada tem a haver com isso. SEJA ISENTO

Comentários não permitidos.