Repercussões: Começam os bombardeios

Saiba o que dizem os políticos sobre a troca de ministro na Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta (4), depois de antecipar a volta de uma viagem ao Amazonas. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o diplomata Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa. Filiado ao PT, Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

Jobim deixou o cargo após a publicação pela revista “Piauí” de reportagem na qual ele faz críticas às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Saiba o que dizem os políticos sobre a troca de ministro na Defesa:

ACM Neto (BA), deputado federa e líder do DEM na Câmara
“O governo perde muito com a saída do Jobim. Ele vinha fazendo um bom trabalho e tinha um currículo como poucos para isso. Acho que ela [Dilma] foi exagerada ao tomar essa posição. Gente que rouba, ela deixa no governo. Aí, pessoas que dão declarações, ela coloca para fora. Quanto ao Celso Amortim, só espero que ele não tenha posições ideológicas como teve nas Relações Exteriores.”

Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado
“Causa-me espanto o governo em tão pouco tempo tão confuso, inseguro e conturbado politicamente. Já são três ministros demitidos, Antonio Palocci, Alfredo Nascimento e Nelson Jobim, e dois remanejados [Ideli Salvatti e Luiz Sérgio]. Mexidas em cinco pastas do governo me parece pouco tempo para tantas alterações. Nelson Jobim valorizava o governo, tem conteúdo, prestígio e status nacional.”

Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal e líder do governo na Câmara
“Quero parabenizar a a presidente Dilma e o ministro Celso Amorim. O Jobim falou frases infelizes, mas foi um bom ministro. Ele não pode ser lembrado por frases infelizes.”

Demóstenes Torres (GO), senador e líder do DEM
“Foi uma péssima troca. Jobim foi o único que conseguiu dar uma sistematização ao Ministério da Defesa. Acho que o Celso Amorim vai ser um desastre. Ele é um fanático esquerdista e não entende nada de Defesa. Com todo respeito aos diplomatas, mas a Defesa não é lugar para diplomata.”

Duarte Nogueira (SP), deputado federal e líder do PSDB na Câmara
“Infelizmente, no lugar de demitir os diversos auxiliares envolvidos em denúncias de corrupção e irregularidades – ou fazê-lo a conta-gotas – a presidente Dilma abre mão de um ministro que vinha realizando um bom trabalho. Com isso, o Governo Federal, já eivado de problemas que vão de desvios de recursos à inoperância, como no caso da pífia execução do PAC, perde ainda mais qualidade.”

Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados
“Ele sempre me pareceu equilibrado e comprometido com o tema Defesa. Mas, infelizmente, demonstrou insensibilidade para tratar das questões pessoais. Estas são questões que não se podem falar em público. Lamento o que tenha acontecido. Por outro lado, celebro a iniciativa da presidente Dilma de colocar no seu lugar um ministro eficiente como Celso Amorim que entende de questões fundamentais para o Brasil. Ele é muito experiente e vai desempenhar com capacidade o seu papel junto à República”.

Paulo Teixeira, deputado federal e líder do PT na Câmara
“Celso Amorim foi chanceler, conhece o tema internacional, conhece o tema de Defesa. Creio que a presidenta foi muito feliz na escolha. Creio que a oposição erra na sua avaliação. Todo governo tem manual de conduta. Eu creio que esse foi um momento de relaxamento do Nelson Jobim. Mas ele estava na frente de uma jornalista. Houve uma quebra na regra.”

Rui Falcão (SP), deputado estadual e presidente nacional do PT
“Não foi o PT que provocou o desligamento dele. Foi ele mesmo [Jobim] que se afastou do cargo. O Celso Amorim foi uma ótima escolha. Ele tem conhecimento em geopolítica, entende da questão nacional, se entende bem com os partidos […] O ministro Jobim foi o que mais tempo permaneceu no governo, vinha seguindo a política traçada pelo presidente Lula. Não tinha motivo nenhum para ele sair, mesmo depois que ele afirmou ter votado no Serra. Agora, as últimas declarações foram uma afronta a presidente Dilma. Ele colocou a posição da presidente em xeque. Foi um momento infeliz dele. se ele pensasse cinco minutos, não teria dito o que disse.”

Valdir Raupp (RO), senador e presidente nacional em exercício do PMDB
“O PMDB não perde o ministério [com a saída de Jobim]. O PMDB já não tinha o ministério. A Defesa sempre foi da cota da presidente. Para nós, a saída é indiferente.”

Fonte: G1 via NOTIMP

Oposição defende Jobim e critica escolha de Amorim

As declarações do agora ex-ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB-RS) sobre o voto em José Serra, a “fraqueza” de Ideli Salvatti e a ascensão sobre militares e sobre a própria presidente irritaram o Planalto, mas deram munição para tucanos e democratas. Os parlamentares da oposição saíram em defesa de Jobim, ajudando-o a sair justamente com a imagem que Dilma Rousseff queria evitar: a de herói.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse lamentar a queda do ministro. “Ele vinha fazendo um bom trabalho, diferentemente de ministros que estão sob suspeita de irregularidades”, comentou o parlamentar. No Twitter, o líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que a saída de Jobim enfraquece e amplia a eterna crise do governo. “É o terceiro ministro a sair num prazo de três meses. A novidade fica por conta do currículo. Jobim foi expulso por ser competente e falar a verdade”, disse. “Dilma mostra que os homens sérios, competentes e de bem são premiados com demissão em seu governo”.

Demóstenes Torres (GO), líder do DEM no Senado, disse que o ex-chanceler Celso Amorim, que ocupará a vaga na Defesa, irá apequenar o governo, porque envergonhou o país diante do mundo quando esteve à frente do Itamaraty. “Ele apoiou ditaduras, armou e caiu em ciladas”, comentou o senador, em seu perfil no microblog. “A presidente, que prometeu uma faxina nos lulistas, acaba de trazer o resíduo sólido para dentro antes da reciclagem, ela acaba de ressuscitar o patrono dos fiascos”.

Reestruturação – Os governistas não chegaram a tomar as dores de Jobim, mas evitaram criticá-lo. “Ele foi um dos melhores ministros da Defesa, principalmente no que diz respeito ao processo de reestruturação das Forças Armadas”, afirma o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). “Mas o Amorim também é uma pessoa preparada nessa área”.

Raupp não considera que o PMDB perdeu um ministério, já que Jobim fazia parte da “cota pessoal” de Dilma. O novo ministro, que é do PT, volta por indicação do ex-presidente Lula. “Essa não é uma questão partidária. O Celso Amorim tem serviços relevantes prestados ao país. É uma pessoa extremamente competente, a presidenta tratou esse ministério como uma pasta em que não haveria indicação política”, completa o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-GO). “Mas o ministro Jobim também fez um excelente trabalho”.

Fonte: Terra via NOTIMP

Novo ministro da Defesa defende saída do Brasil do Haiti

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou ao último programa “É Notícia” que o Brasil deve retirar suas tropas do Haiti. As declarações foram dadas ao jornalista Kennedy Alencar no programa exibido na madrugada desta segunda-feira (1).

Fonte: Folha via NOTIMP

Jobim foi “deselegante” ao criticar colegas, diz Lula

BOGOTÁ – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou deselegante a atitude do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de criticar colegas de ministério. “Se o Jobim fez aquilo, não é correto”, disse. “Não é correto fazer críticas sobre outros ministros, não é elegante.” Questionado se isso seria caso de demissão, ele disse não saber.

Lula foi informado de que Jobim e a presidente Dilma Rousseff tiveram uma conversa na quarta-feira, 3, à noite, da qual os dois saíram satisfeitos. “Se ele não falou para ela da Piauí e ela ficou sabendo da Piauí, realmente cria uma situação constrangedora para ele que não falou e para ela. Foi muito deselegante.”

O presidente elogiou a atuação de Jobim e afirmou que ele vem conduzindo o Ministério da Defesa “com muita grandeza” e fazendo um trabalho “excepcional”. “Mas até o Pelé, se estiver jogando mal, o técnico tira, pô.”

Para Lula, é um “erro histórico” achar que Jobim era indicação sua para o governo de Dilma. “A presidente Dilma se reunia com meus ministros muito mais do que eu”, observou. Cada proposta que chegava para sua apreciação, explicou Lula, era discutida antes em dez reuniões com Dilma, então sua ministra da Casa Civil. “Os ministros eram mais amigos dela do que meus amigos.” Lula acrescentou ainda que Dilma e Jobim vão conversar: “Dois gaúchos se entendem. Ou não se entendem.”
Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa

BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

Fonte: Estadão via NOTIMP

No meio militar, saída é bem-vinda, mas sucessão preocupa

Militares costumam dizer que um general da reserva manda menos do que o cabo encarregado do refeitório. A frase retrata a decomposição do poder de um alto coturno quando perde voz de comando.

Celebrado pelos militares pela capacidade de interlocução com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nelson Jobim foi para a “reserva” no governo Dilma Rousseff.

Deixou de ser ouvido pelo Palácio do Planalto, e ultimamente até nas demandas orçamentárias. Sem poder de persuasão, deixou de representar a tropa, que começou a procurar interlocução diretamente com o Ministério do Planejamento para tratar de dinheiro.

Patente. Além da falta de prestígio, Jobim, por protagonizar polêmicas, expôs a pasta a uma agenda negativa. “Ele perdeu o apreço dos militares por suas atitudes”, comentou um “quatro estrelas”, oficial general de posto mais elevado, ao citar as declarações recentes de Jobim.

A identidade do novo ministro, porém, causava apreensão na caserna. Há resistência a um quadro que venha de outra carreira de Estado, como é o caso do escolhido de Dilma: o ex-chanceler Celso Amorim. Militares, fora o ego ferido, veem nisso um sinal de desprestígio da pasta.

Cogitado inicialmente, o nome do vice-presidente Michel Temer era vista só como solução temporária. A avaliação é de que a Defesa seria uma atividade secundária de Temer, assim como ocorreu no período de José Alencar. Já Mangabeira Unger era um nome apreciado pelo nacionalismo, embora a proximidade com os Estados Unidos, onde é professor em Harvard, assustasse alguns setores.

No cenário ontem estabelecido pelos militares, a escolha de um quadro como o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, seria ideal. Carregaria para a pasta o peso político do PMDB, mas, por seu perfil, deixaria a máquina nas mãos dos militares, que “reconquistariam” o ministério.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

Nota do Mininstério da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou hoje ter feito críticas à ministra chefe da Secretaria de Reações Institucionais, Ideli Salvati. Segundo a coluna da jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, as supostas críticas de Jobim à sua companheira de governo teriam sido feitas à revista Piauí, que circula a partir de amanhã com reportagem que traça o perfil do titular da Defesa. “Em momento algum, fiz referência à ela dessa natureza”, disse.

Jobim afirmou que tem auxiliado Ideli Salvati nas articulações no Senado com o objetivo de aprovar o projeto de lei em tramitação que trata do acesso a informações públicas. Ele elogiou a ministra de Relações Institucionais e também negou ter feito qualquer comentário depreciativo em relação a outros membros do governo. “Reconheço na Ideli capacidade e tenacidade importantíssimas na condução dos assuntos dentro do Congresso”, destacou.

O ministro da Defesa classificou as informações veiculadas na imprensa como “parte de um jogo de intrigas” e uma tentativa de desestabilizá-lo. “Isso faz parte daquilo que passa pela cabeça de quem não conhece a necessidade de um país”, afirmou.

Jobim participou hoje, em Tabatinga (AM), da solenidade de assinatura de um acordo para a adoção a adoção de um plano binacional de segurança fronteiriça entre o Brasil e a Colômbia. Participaram também do ato o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de outras autoridades dos dois países.


50 Comentários

  1. Deputado federa e líder do DEM
    Demóstenes Torres (GO), senador e líder do DEM
    Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado
    Valdir Raupp (RO), senador e presidente nacional em exercício do PMDB

    O Estado de São Paulo, folha de são Paulo, IG UOL, Rede Globo, Jose Serra, temos que toma cuidado com as fontes de informações, podemos esta fazendo à vontade do Grupo PIG, a saída do Jobim, não e o Fim do MUNDO.

  2. Caraca bicho…essa frase diz tudo!!! ” Gente q rouba Ela deixa no Governo “…Brasil, vamos mudar !!! SDS.



  3. Os xenofobos esquerdistas estilo “idiotas que perderam a modéstia”, devem estar em transe com a saída do Jobim.

    Esse Amorim ou vai levar as FA para o buraco …ou vai ser chutado de lá em 4 meses..

    Concordo com a demissão, mais colocar, em seu lugar, um xiita contra tudo e todos, que não sabe po@#a alguma de FA/defesa.. é o mesmo que dar material radioativo a criador de cabra.

    no final o Jobim estava certo… os idiotas prevalecem … jeito PT de administrar o BR.

  4. Espero q esse Celso Amorim, pelo menos em termos de material bélico se aproximem dos Russos, Chineses ect…Pelo menos para contrabalancear…SDS.

  5. Esse disse que disse e depois não disse.
    Que está havendo ?
    Esse negócio de ficar resolvendo problemas de acordo com que aparece na imprensa não dá certo.
    Tem que haver maturidade em questões desse gênero.
    Acho que o Jobim estava prejudicando grandes interesses, daí um jogo de informação e contra – informação, o governo não pode entrar nessa.
    Nessa brincadeira me lembrei das declarações da Sandy que disse e depois não disse. rsrsrs.

  6. Jobin pediu para sair. De forma indireta, mas pediu. Realmente perdeu poder na Gestão Dilma, e vinha apenas cumprindo uma agenda protocolar no MD. Um mero executor.

    Amorim? Façam suas apostas. Torço para que ele surpreenda, fazendo uma boa gestão no MD, fazendo cumprir os planos de reaparelhamento das Forças Armadas, e conseguindo que as verbas da DEFESA, tenham menos cortes, daqui para frente. Se fizer isso, sucesso. Se começar a inventar, querendo enquadrar os milicos, confronto.

    Agora como já disse antes, espero qualquer coisa desse senhor.

    []’s

  7. Ricardo Pereira.
    APÓIO O SEU COMENTÁRIO!!
    StadeuR.
    Acho que o jobim estava mais para político-eleitoreiro do que para político-estratégico. E defesa é POLÍTICA-ESTRATÉGICA.

  8. começa o bombardeio, vindo dos inimigos e claro faltou isso no titulo da materia, para essa materia e oposicionista e extremamente direcionada a formar opinião contra o governo e o novo ministro celso amorim com o intuito do quanto pior melhor para a oposição, a presidente não e obrigada a ficar com nenhum ministro isso tanto serve aqui no brasil como no exterior, para o ministro jobim acabou não deu mais! ele deve e vai ser subustituido por alguem e esse alguem e o Celso Amorim, o cara nem entrou nem trabalhou e os videntes do apocalipsi do tudo vai dar errado já se manifestaram com seus bombardeios tipo OTAN mentindo e defamando, dizendo isso e aquilo do governo e dos seus ministros e enquanto isso o brasil ta ai caminhado para ser a 5a economia do mundo enquanto isso os senhores desses videntes do coas estão na perrenha enfrentando desemprego e desconfiança generalizada tando das populações locais como das intituições financeiras mundo afora veja a colonizadora italia está ferrada junto com o 4 reich a UE e o que dizer do mega imperério ainda esta ai capengando em desemprego e descretido mas está e tenho fé em DEUS que em breve vai ao barranco e quando isso acontecer quero a cara desses videntes serviças do contra e do caos.um abraço amigos

  9. .
    .
    Como é que faz pra colocar em negrito Xtreme???
    .
    Sempre esse patrulhamento de colocar sempre “Esquerda” em tudo que é comentário… pra falar tanto em esquerda so poder ser um inrustido… como dizem os psicólogos, falamos muito sobre aquilo que somos de forma inconsciente!
    .
    Pelo que eu sei, a Xenofobia é um clássico de direita e não de esquerda! No mais pra mim se tirou o Jobim e colocou o Amorim uma razão de bastidores deve haver… Talvez uma melhoria das relações com a Russia, China e Índia no campo militar, indo contra os interesses USA pelo mundo, no fim temos nossos próprios recursos naturais, não precisamos apoiar as campanhas homicidas dos USA pelo para ter acesso a estes bens estratégicos, ao contrario de muitos europeus… Bye Bye USA!!
    .
    Mas existem aqueles que preferem que estejamos de baixo das asas da Águia do Norte, mas ao contrario do que o Jobim disse, creio que neste caso “os idiotas NAO prevalecem”… patrulhei também, hehe
    .
    Realmente parece que tem algum jogo de interesses por traz disso tudo, o Jobim era muito amigo dos Yankees, o Amorim por ter visto como eles tratam os outros países em mesas diplomáticas a portas fechadas por ai, sabe muito bem quem eles são… será que tem algo a mais??
    .
    Valeu!!

  10. Ao contrario do que muitos ENTUSIASTAS DE OCASIÃO achavam a milicada estava incomodada desde a divulgação do Wikileaqs que Jobim era espião Yankee.Apesar de nossos intercambios com a inteligencia Americana e isto é normal entre as duas potencias regionais para a manutenção de hegemonia continental e prevenção de ilicitos transnacionais,hoje é consciencia na maioria de nossos militares que o potencial perigo a soberania Brasileira é a OTAN e os EUA fazem parte dela.Não estou nem ai para as repercussões na area politica e o que me interessa saber é na area militar onde o MD atua e tambem na area internacional.Aos Choramingões de plantão meus pesames.Para mim houve precipitação na escolha de Amorim e total ingerencia de Lula.A Presidenta deveria ter sido mais sensata e reunir os militares ja que ela é a Comandante deles e ouvi-los primeiro e tomar sua decisão depois.Veremos o que se sucedera se Amorim vem em carater temporario ou não e pode ate mesmo nem assumir na segunda-feira.A unica coisa que me entristece é que vejo na pessoa da Presidenta Dilma a necessaria governante inteligente,corajosa,detalhista,perfeccionista,tão essencial ao Brasil e ao momento geopolitico que atravessamos.Mas acuada com as ingerencias de seu mentor e as rapinagens dentro de seu governo e sua base coligacional.E pelo andar da carroagem articula-se CPIs onde não so a direita mas tambem ate muitos dentro do governo gostariam que houvesse um IMPEACHMENT para favorecer ao Michel Temer ja que o golpista Jobim sai de cena.

  11. No governo Lula o Celso Amorim deu uma cara independente ao Brasil. Peitou muito fulaninho metido. Se fizer isso com este mequetrefe verde-oliva, que são baba-ovos ianques, só teremos a ganhar.

    Eles estão insatisfeitos com a decisão da Dilma, é? E nós civis com isso?

  12. EU VOTARIA NO JOBIM PARA PRESIDENTE O CARA É MUITO INTELIGENTE, EU NAO SEI NAO OQUE VAI SER DAS FORÇAS ARMADAS SEM O JOBIM, ELE É QUE TENTOU COLOCAR A CASA EM ORDEM SO NAO CONSEGUIU PORQUE O GOVERNO NAO QUIZ INVESTIR,ELE QUER SALVAR A AVIBRAS, MAS O LULA VAI FAZER A ONDEBRECH COMPRAR A AVIBRAS E É LOGICO QUE ELE VAI GANHAR POR FORA ,O LULA NAO DA PONTO SEM NO NAO.

  13. Amorim aproveita e substitui o Jaspion Saito da Silva Sauro.A FAB merece um comandante a altura da impetuosidade de nossos bravos pilotos….Vamos ver se Amorim tem peito pra peitar General bicudinho ou se vai afinar tipo kit gay rsrs rsrs…Aos Choramingões de plantão meus pesames.Voces não queriam ver o Rafale ou F18 tanto na FAB quanto na MB rsrs rsrs padronização né rsrs rsrs e nem ao menos pensaram que o NAe S.Paulo não foi projetado para operar essas aeronaves e em seus sonhos aficcionados nem se tocaram que tudo que se acrescenta em um NAe diminui-se na mesma proporção espaço util tão imprecindivel a uma completa base movel rsrs rsrs e nem se aperceberam que o nosso NAe ainda nem conta com um eficiente sistema de defesa propria e capaz tambem de apoiar as missões né rsrs rsrs Mas na cabeça de muitos de voces apenas ele é um aeroporto flutuante onde toda a nossa esquadra ja que não é grande existe somente para escolta-lo né mesmo rsrs rsrs Um NAe que não dispõe de meios de propria defesa que nem saia do porto em caso de guerra pois não passara de um excelente alvo flutuante o desejo de todo atirador rsrs rsrs Ah e ia me esquecendo vem ai The Number One o NAe Amazonas e talvez venha um outro tambem o Rio de Janeiro.Aguardem ansiosas tchutchucas e especulem bastante rsrs Amorim faz um favorzim pra mim vai pra Quixeramobim aproveita e leva o Jobim.

  14. Não existe ir de encontro com China, Rússia, etc e ir contra EUA e companhia.

    Lula foi extremamente inteligente quando colocou Jobin no MD. Acabou e revolta da mídia e jogou matérias sensacionalistas e sem escrúpulos no abismo do mar. Mas também perdeu, pois este teve um papel diferente no mínimo diferente no governo. Se envolveu em cada situação constrangedora que não vale a pena nem comentar. Por fim, a célebre frase: 30/6/2011: “Os idiotas perderam a modéstia”
    E de fato: até eu me sinto um idiota em não poder fazer nada contra alguém que desfere uma frase destas. Porque o contexto a que ele se referiu foi um, mas totalmente aplicável a qualquer outro contexto. Para tanto, basta alguém que tenha tido uma condição melhor se achar incomodado por alguém que cresceu por seus próprios esforços para desferir palavras ofensivas e desqualificadas.
    ====
    Quanto ao Celso Amorim, uma grande figura no meio internacional. Falou o que tinha que ser dito e tiveram que ouvir e ficar quieto. Os únicos que ousaram reclamar foram fazer as escondidas conforme o wikileaks revelou.
    Acho que nesta posição estamos bem representados. E quanto a Presidente, está é uma mulher com H. Só espero que consiga chegar ao final do mandato, pois está varrendo muita coisa para fora e já está incomodando os grandes. Ou todo mundo se ajeita, ou o pau quebra.
    Para aqueles que tinham medo de as FA´s ficarem sem investimentos, eu reforço que já não tenho mais esta preocupação. O governo está fazendo tudo direitinho para daqui a 20/30 anos sermos a 3ª maior potência mundial. Um povo aculturado, boas faculdades, centros de pesquisa, compra de know-how para acelerar o processo de aprendizado, programa espacial, e principalmente: está dando tempo para o brasileiro amadurecer e poder formar as novas forças armadas do Brasil. A condição dissuasora de nossas FA´s até é preocupante hoje. Mas sair comprando equipos militares sem ter sequer um inimigo é rasgar dinheiro dos contribuintes. É fazer transferência de renda para os países ricos.
    Somente agora, neste governo, e com os devidos incentivos, é que estamos vendo nascer as principais empresas estratégicas de defesa. E são estas que deveriam/deverão compor com as FA´s os novos meios de defesa. Esperemos, e veremos (caso tudo continue no caminho em que estamos).

  15. WikiLeaks revelam bastidores do lobby norte-americano em concorrência bilionária comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos EUA.

  16. A direita midiática e a oposição raivosa perderam seu “homem” no governo. Dilma agora começa de fato a desenhar o perfil de seu governo, de caráter mais progressista e sedimentando os sucessos advindos do governo Lula. Sem chorulemas pessoal, não podia haver melhor escolha para o MD do que Celso Amorim.

  17. Já observaram que tem pessoas aqui que repetem exatamente o que dirigentes de extrema direita dizem, cara, elogiar Demostene Torres do DEM é um absurdo, um sem voto oportunista, para quem não sabe o atual DEM já se chamou, PFL, PDS e ARENA, sim arena dos golpistas militares, são icones deste partido ACM e seu ACM Neto, é o partido mais corrupto da história desse pais e está sendo defenestrado de nossa sociedade, é só olhar a tentativa louca de mudar de nome para tentar enganar o povo brasileiro nas eleições, e mesmo assim está hoje com bancada de partido nanico. Essas pessoas , não tenho dúvidas , ocupavam cargos de comissão no GF e hoje estão ao Deus dará, correspondem aos 15% do povo que não estão satisfeitos com o atual governo, e felizmente vão ficar fora por mais um tempo. Digo mais uma vez que já votei no PSDB e no PT ,portanto me sinto livre para avaliar com isenção nossos politicos, Jobim foi desrespeitoso e agiu para ser demetido, Celso Amorim é uma das reservas nacionalistas deste país, não adianta a folha, o globo e alguns inconformados chiarem, vão ter que engulir.

  18. ACM Neto é safado de família de safado que todo o Brasil conhece e que moral ele e esses outros PILANTRAS do PSDB , DEM e demais do contra tem para falar da presidenta Dilma ?

    Ela tem feito um ótimo trabalho e me lembro muito bem que no início do governo Lula foi igual .

    Ela está colocando as coisas no lugar e retirando os ladrões chantagistas que não fazem nada pelo Brasil se não ganhar alguma coisa em troca seja como for !

    Bando de PILANTRAS !

    Tenho nojo da cara , da voz e de tudo que esses CANALHAS : ACM Neto , Demóstenes Torres , Álvaro Dias (Fofoqueiro de plantão que parece puta ), Arthur Virgílio , José agripino (outra puta sem vergonha ),Roberto Requião ,Aécio Neves (bandido safado que entregou as riquezas minerais de Minas Gerais e é corrupto safado , outra puta safada ) e demais pilantras que aparecem na TV Globo e outras mídias que dão lugar para esses CANALHAS aparecerem dando uma de bons cidadãos , o que nem de longe , são !

    Tudo corrupto e se existissem leis e juízes honestos com poder , eles já estariam cumprindo pena numa cadeia de segurança máxima ou , FUZILADOS QUE SERIA BEM MELHOR !

  19. “Ele é um fanático esquerdista e não entende nada de Defesa”
    .
    “Ele apoiou ditaduras, armou e caiu em ciladas”

    Sen. Demósteses Torres (DEM – PI)
    _______________________________________________________

    Nunca tive apreço pelas posições de Demóstenes Torres afinal, o mesmo sempre se notabilizou por posições de extrema direita. Entretanto, o representante do Estado do Piauí foi extremamente feliz e preciso ao descrever o perfil e comentar a atuação do megalonanico. Assim cabe analisar o legado do mesmo como Chanceler, seja como autor, seja como co-autor ou partícipe.
    .
    Em 2010 o megalonanico redigiu um documento e o encaminhou aos países membros da ONU para que evitassem a condenações de países violadores de Direitos Humanos. Segundo o documento estipular e defender condenações seria contraproducente. Eis o melhor trecho do documento:
    .
    “Hoje, o Conselho de Direitos Humanos da ONU vai diretamente para um contencioso (…). Elas [as condenações] servem aos interesses daqueles que estão fechados ao diálogo, já que lhes dá uma espécie de argumento de que há seletividade e politização”.
    .
    O recado do documento é óbvio e os destinatários, certos. A diplomacia do governo passado, em seus delírios de cunho ideológico, alinhou-se à ditaduras como a Síria de Bachar Al Assad, a Venezuela de Idi Amin Chávez e, lógico, o regime fascista iraniano. Assim, tal documento teria um “caráter preventivo”que evitasse transtornos para esses países e permitisse que os mesmos ganhassem tempo em busca de alcançar seus escusos objetivos. Mas se jamais censurou ditaduras facinorosas, não perdeu uma chance de condenar a democracia israelense. Como não tem senso de proporção nem de ridículo, levou o Brasil a defender a inclusão dos terroristas do Hamas numa negociação de paz, mas jamais abriu diálogo com a oposição democrática iraniana, por exemplo. Se nunca disse uma vírgula sobre a cooperação militar da Venezuela com a Rússia e com o Irã, tentou impedir a ampliação da presença de americanos em bases na Colômbia porque julgava uma interferência indevida dos EUA na América do Sul.

  20. Pelo que eu sei, a Xenofobia é um clássico de direita e não de esquerda! No mais pra mim se tirou o Jobim e colocou o Amorim uma razão de bastidores deve haver… “Talvez uma melhoria das relações com a Russia, China e Índia no campo militar, indo contra os interesses USA pelo mundo, no fim temos nossos próprios recursos naturais, não precisamos apoiar as campanhas homicidas dos USA pelo para ter acesso a estes bens estratégicos, ao contrario de muitos europeus… Bye Bye USA!!”
    .
    Patrulhamento ideológico é isso aí!

  21. .
    .
    Pra começar o Demóstenes é de Goias!!! Já se vê o nível de busca da verdade no comentário do colega….
    .
    http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/paginst/senador3399a.asp
    .
    Passa ai um link sobre esse documento da ONU ai por cortesia que fiquei curioso.
    .
    ————
    “alinhou-se à ditaduras como a Síria de Bachar Al Assad, a Venezuela de Idi Amin Chávez e, lógico, o regime fascista iraniano.”
    ————
    .
    Aqui vemos o patrulhamento ideológico direitista, mais patrulhamento ideológico do que repetir as palavras da propaganda estrangeira eu não vi ainda!
    .
    Com certeza na sua opinião deveria alinhar-se com as democracias da Arabia Saudita, do Yemem, e logico o regime liberal de Honduras né?
    .
    cada uma cara… não sei como conseguem adaptar tanto assim a realidade dos fatos, ditaduras… a Venezuela e o Irã tem eleições, no Irã teve fraude, e dai? o Bush filho também fraudou na Florida!!
    .
    Valeu!

  22. OVER meu nobre que Tupã te ouça e a Pindorama glorifique……Calma TIRELESS olha o colesteirol rsrs……Sabem aquele brinquedinho de criança o João Bobo que tem uma base geralmente de areia e inflado de ar seu Reizinho (filho) ou sua Rainhazinha (filha) brincam de soca-lo e ele volta pro mesmo lugar,assemelha-se a Saito Jaspion da Silva Sauro que com toda sua inquestionavel experiencia não consegue se fazer entender por politicos e conscientiza-los das precariedades e necessidades da FAB e como todo João Bobo era fiel escudeiro de Jobim.Sonha alto mas como submisso contenta-se com qualquer coisa.A FAB surgiu da noite pro dia mas surgiu como referencia na formação de bravos pilotos e heroes nacionais e merece um Comando a sua altura…….Aproveitem e assistam esses videos o primeiro é sobre A VERDADE SUFOCADA e se tivessem implantado a Medievalização Albanizada hoje eu e muitos outros não teriamos a liberdade de pensarmos e expressarmos e nem de escrevermos o que pensamos,expressamos e escrevemos http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UeXIrPc_O8o e o segundo é a preocupação que um Ditador Populista tem ao receber de volta uma força expedicionaria vitoriosa e experiente que combateu Ditadores como ele era ditador http://www.youtube.com/watch?v=D1esSYK_cT0&feature=player_embedded

  23. Francoorp, vc tocou num ponto interessante, Bush pai se elegeu 2 vezes e seu filho tb, tivemos na América o presidente mais despreparado e ridículo que por lá pisou(Bush jr)dito por eles mesmos. Temos ai um exemplo de democrecia com uma mesma família governando por 16 anos, é evidente que são eleições manipuladas e isso ficou claro na eleição do bushinho, que perdeu nos votos e ganhou no congresso. Então qual é a moral para criticar Hugo Chaves? Ele tá lá a quanto tempo? e no Irã? e na Rússia? Por quê questionam e dizem que as eleições são manipuladas? Aqui no Brasil deram um tiro no pé quando patrulharam a 3 eleição do Lula, se tivessem deixado ele não poderia partir para um quarto mandato e ainda teria dificuldades de eleger um sucessor devido ao desgaste de 3 mandatos, agora estão em desespero, pois só um tsunami para freiar o Brasil, por pior que Dilma seja sempre terá o Lula como o salvador da pátria daqui a três anos.

  24. Caro Francoorp, vai ai uma contribuiçãozinha…rsrsrrs… O Brasil, nas mãos do PT, faz politica externa igual a crianças… não sabem o que querem (pelo menos oficialmente)… dai vem os “grandões” e dão umas chineladas na bunda e ficamos chorando as minguas… se não houver posicionamento correto, isso significa independencia de verdade e não essa falsa que é apregoada pelos megalonanico/molusco seguidores da cartilha globalista de Wall Street/moscou/teerã não passaremos de fantoches na ciranda mundial… e não adianta os alienados esquerdoides reclamarem… não sabem nem de quem tão apanhando… como resultado de aparente distorção, meu caro, ficamos agora condicionados as dores de barriga do megalomano… se ele tiver gases, vai querer destruir o grande imperio…rsrsrsrs…

  25. De Celso Amorim: “Os princípios do relacionamento internacional do Brasil são os mesmos e estão na Constituição: autodeterminação dos povos, não intervenção, integração latino-americana, respeito à soberania dos Estados, isso não muda.”. Celso Amorim, então ministro das Relações Exteriores, em entrevista a Emiliano José e Nilmário Miranda para a revista Teoria e Debate nº 85 – nov/dez 2009. http://www.fpa.org.br

  26. Alguém ai já parou para pensar que agora, com o esquerdoide megalonanico no poder, o mesmo vai querer acabar com as escolas militares só por convicção ideológica deturpada? ai vai ser um “must” para os recalcados ignorantes aculturados… vão ter “delirius tremus” nas orgias elucrubatorias ao som de Geraldo Vandre acompanhado de muita Cuba Libre…rsrsrsrs…

  27. Constituição Federativa do Brasil, essa é a ideologia de Celso Amorim. Quem não segue tal ideologia, que, democraticamente mobilize-se para alterá-la por uma Assembleia Nacional Constituinte.

  28. Se pelo menos agora usassem a estrela vermelha para comprar uns 200 su-35M, participarmos do tot com o pak-fa. Mas não… É pra aumentar o numero de maconheiros no país.

  29. Amorim é “Paranoico”? __ Que bom !!! Assim ele nos arma…
    .
    Como tem gente Hiporita.
    Defendem um Brasil soberano e independente…
    Mas não tem coragem de tomar uma unica atitude,
    .
    Eu Parabenizo Celso Amorim. Ele pode não saber nada de defesa, Mas sabe muito bem defender nossos interesses.

  30. CONFESSO TER UM PE ATRAS COM RELAÇAO A CELSO AMORIN,PESSOA INTELIGENTE DE BOAS RELAÇOES,UMA INCOGNITA MAS UM PATRIOTA O QUE JA E MUITO NOS DIAS DE HOJE, QUE DEUS LHE DE INTELIGENCIA PARA CONDUZIR BEM NOSSAS FORÇAS ARMADAS SEM ENRRIQUECER OS GRINGOS COM COMPRAS SUPERFULAS E NEM DEIXANDO NOSSAS FORÇAS ARMADAS A MINGUA.NOSSO EX MINISTRO NELSON JOBIM PODE TER CAIDO EM DESGRAÇA POR FORÇAS OCULTAS ,CUSTAVA FICAR CALADO UM POUCO.BRASIL ACIMA DE TUDO

  31. Vai!!!! Vocês votaram na “Muié di Lula”. Olha as cag… acontecendo, e tem gente que fala que Celso Amorim será bom ministro, vocês vão ver o que essa guerrilheira fará com esse país. Aguardem as cenas dos próximos capítulos da novela “Circo Brasil”.

  32. É Rafael… vão colocar um que não sabe nada de defesa no MD, um que não sabe nada de educação no MEC, um que não sabe nada de saude no MS, e por ai vai… vamos ver no que vai dar…

  33. Com o Jobim tivemos nosso primeiro Ministro da Defesa de fato (gostem ou não dele). Agora vamos ter a oportunidade de comparar.

    Quanto ao Amorin, eu gostei muito da indicação do nome dele. Tem tudo pra ser um ótimo Ministro da Defesa. Se for metade do que foi como chanceler, já estará ótimo.

    Indícios de que a escolha de Amorin foi acertada: Demóstenes Torres não gostou, Xtreme não gostou, HMS Tireless não gostou…ou seja, o cara tem tudo pra ser um baita de um Ministro da Defesa.

    abraços a todos

  34. Um nacionalista do calibre de Celso Amorim é um invejavel Diplomata e super-qualificado para o Ministério da Defesa. Realmente, para os vira-latas indisciplinados de plantão é, realmente uma péssima escolha, preferem o embaixador americano Johnbim. Alguns falam de algum general para ser ministro da defesa, dá até pena…isso sim seria o pior!!! O Ministro Celso Amorim é muito mais a cara da Presidenta e do governo do que o tucano falastrão e entreguista Johnbin. Quanto a falarem mal, normal o que se pode esperar da oposição – PiG, PSDB, DEm e demais empregados do tio Sam????

  35. Não estou nem aí, se o Amorim é de “esquerda”, “direita”, do “meio”, ou “mais para o lado..”. Se ele armar o país com 200 caças novos e eficientes( tanto faz ser da China, EUA, Russia ou Suécia!!), fabricar uns 15 submarinos, comprar uns 30 ou 40 sistemas S-300( ou semelhantes americano ou chinês!). Terminar logo o nosso foguete VLS(com versão militar para mísseis balísticos) e começar a fabricar escondido a bomba atômica que o IME( Instituto Militar de Engenharia) fez engenharia reversa…Que serei eterno fã do cara, e votaria nele para presidente até morrer..rsrs. Já passou da hora desse país acordar para a vida. Somos completamente indefesos..não se iludam meus caros, qualquer país modestamente equipado nos coloca de joelhos facilmente! Querem apenas um exemplo: Basta desagradarmos uma “potência” qualquer para ela estacionar um ou dois sub-nucleares na Bacia de Campos(RJ/SP) e parar a produção das plataformas da PETROBRÁS que estamos derrotados..sem dar um tiro. E vamos implorar chorando para eles irem embora.. Não adianta sonhar, somos fracos e mal preparados. Isso tem que mudar para ONTEM!! Sds.

  36. Caro NobruRJ, faço minha as suas palavras, se me permite. O Ministério da Defesa tem que ter à frente um verdadeiro nacionalista, além de todos os atributos que o Chanceler e Ministro Celso Amorim possue. Em hipótese alguma pode abrir brechas para os inimigos da nação brasileira. Só quem pensa e coloca o bem estar da nação acima de tudo poderá realizar os esforços para tornar realidade o seu posicionamento acima. Agora temos o cara certo para o lugar certo. As FFAA possue muitos militares que são verdadeiramente nacionalistas, mas esses são discretos, não pegam os microfones do PiG ou imprensa para sair falando asneiras como fazem a maioria dos generais vira-latas que passam para a reserva. Os verdadeiros nacionalistas ficam em silêncio mas firmes em seus ideais a serviço da nação, são êles os maiores responsáveis pela democracia existir em nosso país!!! Esses são disciplinados, sabem de suas responsabilidades perante a nação não usam o PiG ou jornalecos para tomarem estupidos posicionamentos: sabem que tais posicionamentos (se o ministro é bom ou ruim) so cabe ao à Comandante em Chefe da nação, a Presidente da Republica!!!!

  37. Retórica, caro Al… retorica… é o preço que se paga por não estudar o caso com profundidade… qnto ao fato de apregoarem um discurso patriotico, não sabem nem de quem estão tentando se defender… tão com medo do fascinora mostrado na TV enquanto seu algoz pode ser o vizinho… sempre se arvoram como defensores da nacionalidade, mas qual? a dos vedadeiros entreguistas, o que querem formar blocos e depois um só governo? muito obrigado… a mim não enganam… momento filosófico: “Quem deseja ter razão de certo a terá com o mero fato de possuir língua”, Goethe…

  38. Caro, Al Carvalho. Como você, admiro e confio nos nossos militares. Sei que todos que se dedicam a essa nobre carreira o fazem por amor, dedicação e patriotismo. Pois já vai bem longe o tempo em que se dizia que carreira militar era um “empregão”. Hoje em dia ser “milico” definitivamente não faz ninguém ficar rico..Quem está lá, está por amor ao país e nacionalismo. Apesar de que nos últimos três governos os militares tenham sido tratados como “um peso” ao país e desnecessários. Para mim fruto de duas coisas: Vingança ex comunas/guerrilheiros que hoje desfrutam do poder. E de vendilhões da pátria que se aproveitam da ignorância de nosso povo em assuntos de geopolítica. Para atrasar e prejudicar o fortalecimento e a independência Brasileira. Pois não existe ( ou existiu) nenhum país verdadeiramente livre e soberano, sem forças armadas Fortes! Saudações.

  39. É brincadeira né os 3 comandantes das forças ao inves de se preocuparem como sera o andamento dos programas de defesa no novo MD estão preocupados é de serem substituidos.Baste-lhes dizer que permanecerão que baterão continencia pro Amorim Sapiencia rsrs

  40. Olá JONNAS, só lhe corrigindo, o governo do PT segundo a imprensa desse pais é movido a cachaça, a maconha, segundo FHC é extremamente apreciada no PSDB, ele proprio é usuário e quer a liberação.
    ———————————————————-
    Muito inteligente sua observação HORNET, se essa turminha não gostou é porque ele foi bem escolhido.
    ———————————————————-
    Um General do exército e um auditor da CGU no DNIT, o que será que os críticos vão falar agora.

  41. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    05/08/2011 às 17:13
    É Rafael… vão colocar um que não sabe nada de defesa no MD, um que não sabe nada de educação no MEC, um que não sabe nada de saude no MS, e por ai vai… vamos ver no que vai dar…
    ===
    E Jobin sabia o que de defesa?
    Eu hein. Para ser um administrador, o que menos importa é a especificação. O papel do administrador é de aglutinador, entre outros.
    Quem tem o que temer, temerá. Quem não tem, vai aproveitar bem esse momento.

  42. Alexandre, minhas opiniões são relevantes a cada ponto. Generalizar como expos agora é complicado. A presidenta… quem é? v.exa. Dilma. … tem o que discutir!? Com certeza não. É cumprir com a mandante. Desde que não passe por cima da constituição e valores da sociedade.

  43. Depois que diziam por longo tempo que os Russos comiam criancinhas e hoje vemos deputados,prefeitos,padres,rabinos,pastores,reverendos pais de santo e ateistas todos tambem comendo criançinhas sabemos que a hipocrisia de palavras manipuladas não iludem mais os Brasileiros.Um analfabeto manguaceiro surpreendeu muito doutorzinho e porque um inteligente xiita nacionalista não podera nos surpreender?De uma coisa estou tranquilo em relação ao Amorim Sapiencia,eu estou convencido que nunca antes da historia deste pais eu tenho a certesa que ele não repassara informações do governo e de integrantes do mesmo a Yankees como o Espião safado Jobim fazia.E mais o que que ele pode ter repassado heim?Ja citei isso e citarei de novo.Na LAAD enquanto Jobim posava para fotos e Dilma viajava para Pequin,o Temer arrumava suas malas para Moscow e no RJ em segredo uma equipe do alto escalão do governo Brasileiro e uma equipe do alto escalão do governo Russo se reuniam em segredo e tratavam de assuntos de interesses reciprocos.Aos pouquissimos que tiveram conhecimento disseram tratar-se de acertos para o acordo sobre o SU35BM eu por meus botões tenho quase que certesa que algo mais importante e profundo estava sendo resolvido em detalhes.Aguardemos pois poderemos ter boas noticias ate antes de 2012 ou acertarão e continuarão mantendo em segredo.

  44. De uma coisa tenham certeza como Picanha do mar é Peixe-Boi,regionalmente continuaremos amigos dos EUA e fortalecendo a UNASUL mas internacionalmente todas as nossas posições e atitudes serão compartilhadas com aqueles que formam conosco os BRICS e nunca com OTAN e EUA.Jobim ja estava no escanteio a algum tempo so faltava o ME CHUTA e ainda houve consideração da Presidenta em dizer-lhe OU VOCE PEDE PRA SAIR OU EU TE MANDO EMBORA….E eu não te avisei X9 Yankee?Pede pra sair jobim pede pra sair voce nunca sera um Caveira porque trairagem e caguete ninguem gosta ninguem tolera.Morreu entupido com a propria lingua e ficou barato,deveria ser acusado de traição e responder judicialmente por isso e se condenado ser fuzilado,vendido.

  45. Caro Hornet, quanto aos indícios de que a escolha de Celso Amorim foi acertada…rs..rs..rs…muito bôa, mais pérolas do blog para serem carinhosamente guardadas.
    Um abraço forte para você também!

  46. Estou tristemente surpreso por ver estas opiniões em um site de defesa , onde deveriam estar pessoas preocupadas com as funções do Estado e nao deste ou daquele governo .
    Para começar Jobim sempre foi um homem de esquerda , suspeito que inclusive tenha participado do PCB .
    Amorim por outro lado teve uma grande contribuição a cultura brasileira quando presidiu a EMBRAFILME ,sendo o pai das pornochanchadas e um pródigo distribuidor de verbas entre seus parceiro cariocas.
    Como embaixador e especialmente como chefe do Itamaraty colecionou vergonhas para o pais e para a diplomacia brasileira .Aliando-se aos maiores facínoras e ditadores do Ira a Cuba da Gautemala a Líbia .
    Ele não é um homem de esquerda mas um porra louca desembestado ;este homem e sua presidentA estão colocando a democracia brsileira em grande perigo

  47. Jobim do PCB é o mesmo que afirmarmos que Bim Laden era Republicano rsrs A Jobim seu danado militou na esquerdinha enrustido esse tempo todo heim e ate enganou o patrão Yankee e como nunca antes na historia deste pais eu estou convencido que muita novidade e muita bomba ainda esta por vir rsrs

Comentários não permitidos.