Repercussões: Começam os bombardeios

Saiba o que dizem os políticos sobre a troca de ministro na Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff na noite desta quinta (4), depois de antecipar a volta de uma viagem ao Amazonas. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, o diplomata Celso Amorim foi convidado e aceitou assumir como novo ministro da Defesa. Filiado ao PT, Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

Jobim deixou o cargo após a publicação pela revista “Piauí” de reportagem na qual ele faz críticas às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Saiba o que dizem os políticos sobre a troca de ministro na Defesa:

ACM Neto (BA), deputado federa e líder do DEM na Câmara
“O governo perde muito com a saída do Jobim. Ele vinha fazendo um bom trabalho e tinha um currículo como poucos para isso. Acho que ela [Dilma] foi exagerada ao tomar essa posição. Gente que rouba, ela deixa no governo. Aí, pessoas que dão declarações, ela coloca para fora. Quanto ao Celso Amortim, só espero que ele não tenha posições ideológicas como teve nas Relações Exteriores.”

Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado
“Causa-me espanto o governo em tão pouco tempo tão confuso, inseguro e conturbado politicamente. Já são três ministros demitidos, Antonio Palocci, Alfredo Nascimento e Nelson Jobim, e dois remanejados [Ideli Salvatti e Luiz Sérgio]. Mexidas em cinco pastas do governo me parece pouco tempo para tantas alterações. Nelson Jobim valorizava o governo, tem conteúdo, prestígio e status nacional.”

Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal e líder do governo na Câmara
“Quero parabenizar a a presidente Dilma e o ministro Celso Amorim. O Jobim falou frases infelizes, mas foi um bom ministro. Ele não pode ser lembrado por frases infelizes.”

Demóstenes Torres (GO), senador e líder do DEM
“Foi uma péssima troca. Jobim foi o único que conseguiu dar uma sistematização ao Ministério da Defesa. Acho que o Celso Amorim vai ser um desastre. Ele é um fanático esquerdista e não entende nada de Defesa. Com todo respeito aos diplomatas, mas a Defesa não é lugar para diplomata.”

Duarte Nogueira (SP), deputado federal e líder do PSDB na Câmara
“Infelizmente, no lugar de demitir os diversos auxiliares envolvidos em denúncias de corrupção e irregularidades – ou fazê-lo a conta-gotas – a presidente Dilma abre mão de um ministro que vinha realizando um bom trabalho. Com isso, o Governo Federal, já eivado de problemas que vão de desvios de recursos à inoperância, como no caso da pífia execução do PAC, perde ainda mais qualidade.”

Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados
“Ele sempre me pareceu equilibrado e comprometido com o tema Defesa. Mas, infelizmente, demonstrou insensibilidade para tratar das questões pessoais. Estas são questões que não se podem falar em público. Lamento o que tenha acontecido. Por outro lado, celebro a iniciativa da presidente Dilma de colocar no seu lugar um ministro eficiente como Celso Amorim que entende de questões fundamentais para o Brasil. Ele é muito experiente e vai desempenhar com capacidade o seu papel junto à República”.

Paulo Teixeira, deputado federal e líder do PT na Câmara
“Celso Amorim foi chanceler, conhece o tema internacional, conhece o tema de Defesa. Creio que a presidenta foi muito feliz na escolha. Creio que a oposição erra na sua avaliação. Todo governo tem manual de conduta. Eu creio que esse foi um momento de relaxamento do Nelson Jobim. Mas ele estava na frente de uma jornalista. Houve uma quebra na regra.”

Rui Falcão (SP), deputado estadual e presidente nacional do PT
“Não foi o PT que provocou o desligamento dele. Foi ele mesmo [Jobim] que se afastou do cargo. O Celso Amorim foi uma ótima escolha. Ele tem conhecimento em geopolítica, entende da questão nacional, se entende bem com os partidos […] O ministro Jobim foi o que mais tempo permaneceu no governo, vinha seguindo a política traçada pelo presidente Lula. Não tinha motivo nenhum para ele sair, mesmo depois que ele afirmou ter votado no Serra. Agora, as últimas declarações foram uma afronta a presidente Dilma. Ele colocou a posição da presidente em xeque. Foi um momento infeliz dele. se ele pensasse cinco minutos, não teria dito o que disse.”

Valdir Raupp (RO), senador e presidente nacional em exercício do PMDB
“O PMDB não perde o ministério [com a saída de Jobim]. O PMDB já não tinha o ministério. A Defesa sempre foi da cota da presidente. Para nós, a saída é indiferente.”

Fonte: G1 via NOTIMP

Oposição defende Jobim e critica escolha de Amorim

As declarações do agora ex-ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB-RS) sobre o voto em José Serra, a “fraqueza” de Ideli Salvatti e a ascensão sobre militares e sobre a própria presidente irritaram o Planalto, mas deram munição para tucanos e democratas. Os parlamentares da oposição saíram em defesa de Jobim, ajudando-o a sair justamente com a imagem que Dilma Rousseff queria evitar: a de herói.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse lamentar a queda do ministro. “Ele vinha fazendo um bom trabalho, diferentemente de ministros que estão sob suspeita de irregularidades”, comentou o parlamentar. No Twitter, o líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), disse que a saída de Jobim enfraquece e amplia a eterna crise do governo. “É o terceiro ministro a sair num prazo de três meses. A novidade fica por conta do currículo. Jobim foi expulso por ser competente e falar a verdade”, disse. “Dilma mostra que os homens sérios, competentes e de bem são premiados com demissão em seu governo”.

Demóstenes Torres (GO), líder do DEM no Senado, disse que o ex-chanceler Celso Amorim, que ocupará a vaga na Defesa, irá apequenar o governo, porque envergonhou o país diante do mundo quando esteve à frente do Itamaraty. “Ele apoiou ditaduras, armou e caiu em ciladas”, comentou o senador, em seu perfil no microblog. “A presidente, que prometeu uma faxina nos lulistas, acaba de trazer o resíduo sólido para dentro antes da reciclagem, ela acaba de ressuscitar o patrono dos fiascos”.

Reestruturação – Os governistas não chegaram a tomar as dores de Jobim, mas evitaram criticá-lo. “Ele foi um dos melhores ministros da Defesa, principalmente no que diz respeito ao processo de reestruturação das Forças Armadas”, afirma o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). “Mas o Amorim também é uma pessoa preparada nessa área”.

Raupp não considera que o PMDB perdeu um ministério, já que Jobim fazia parte da “cota pessoal” de Dilma. O novo ministro, que é do PT, volta por indicação do ex-presidente Lula. “Essa não é uma questão partidária. O Celso Amorim tem serviços relevantes prestados ao país. É uma pessoa extremamente competente, a presidenta tratou esse ministério como uma pasta em que não haveria indicação política”, completa o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-GO). “Mas o ministro Jobim também fez um excelente trabalho”.

Fonte: Terra via NOTIMP

Novo ministro da Defesa defende saída do Brasil do Haiti

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou ao último programa “É Notícia” que o Brasil deve retirar suas tropas do Haiti. As declarações foram dadas ao jornalista Kennedy Alencar no programa exibido na madrugada desta segunda-feira (1).

Fonte: Folha via NOTIMP

Jobim foi “deselegante” ao criticar colegas, diz Lula

BOGOTÁ – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou deselegante a atitude do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de criticar colegas de ministério. “Se o Jobim fez aquilo, não é correto”, disse. “Não é correto fazer críticas sobre outros ministros, não é elegante.” Questionado se isso seria caso de demissão, ele disse não saber.

Lula foi informado de que Jobim e a presidente Dilma Rousseff tiveram uma conversa na quarta-feira, 3, à noite, da qual os dois saíram satisfeitos. “Se ele não falou para ela da Piauí e ela ficou sabendo da Piauí, realmente cria uma situação constrangedora para ele que não falou e para ela. Foi muito deselegante.”

O presidente elogiou a atuação de Jobim e afirmou que ele vem conduzindo o Ministério da Defesa “com muita grandeza” e fazendo um trabalho “excepcional”. “Mas até o Pelé, se estiver jogando mal, o técnico tira, pô.”

Para Lula, é um “erro histórico” achar que Jobim era indicação sua para o governo de Dilma. “A presidente Dilma se reunia com meus ministros muito mais do que eu”, observou. Cada proposta que chegava para sua apreciação, explicou Lula, era discutida antes em dez reuniões com Dilma, então sua ministra da Casa Civil. “Os ministros eram mais amigos dela do que meus amigos.” Lula acrescentou ainda que Dilma e Jobim vão conversar: “Dois gaúchos se entendem. Ou não se entendem.”
Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa

BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

Fonte: Estadão via NOTIMP

No meio militar, saída é bem-vinda, mas sucessão preocupa

Militares costumam dizer que um general da reserva manda menos do que o cabo encarregado do refeitório. A frase retrata a decomposição do poder de um alto coturno quando perde voz de comando.

Celebrado pelos militares pela capacidade de interlocução com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nelson Jobim foi para a “reserva” no governo Dilma Rousseff.

Deixou de ser ouvido pelo Palácio do Planalto, e ultimamente até nas demandas orçamentárias. Sem poder de persuasão, deixou de representar a tropa, que começou a procurar interlocução diretamente com o Ministério do Planejamento para tratar de dinheiro.

Patente. Além da falta de prestígio, Jobim, por protagonizar polêmicas, expôs a pasta a uma agenda negativa. “Ele perdeu o apreço dos militares por suas atitudes”, comentou um “quatro estrelas”, oficial general de posto mais elevado, ao citar as declarações recentes de Jobim.

A identidade do novo ministro, porém, causava apreensão na caserna. Há resistência a um quadro que venha de outra carreira de Estado, como é o caso do escolhido de Dilma: o ex-chanceler Celso Amorim. Militares, fora o ego ferido, veem nisso um sinal de desprestígio da pasta.

Cogitado inicialmente, o nome do vice-presidente Michel Temer era vista só como solução temporária. A avaliação é de que a Defesa seria uma atividade secundária de Temer, assim como ocorreu no período de José Alencar. Já Mangabeira Unger era um nome apreciado pelo nacionalismo, embora a proximidade com os Estados Unidos, onde é professor em Harvard, assustasse alguns setores.

No cenário ontem estabelecido pelos militares, a escolha de um quadro como o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, seria ideal. Carregaria para a pasta o peso político do PMDB, mas, por seu perfil, deixaria a máquina nas mãos dos militares, que “reconquistariam” o ministério.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

Nota do Mininstério da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou hoje ter feito críticas à ministra chefe da Secretaria de Reações Institucionais, Ideli Salvati. Segundo a coluna da jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, as supostas críticas de Jobim à sua companheira de governo teriam sido feitas à revista Piauí, que circula a partir de amanhã com reportagem que traça o perfil do titular da Defesa. “Em momento algum, fiz referência à ela dessa natureza”, disse.

Jobim afirmou que tem auxiliado Ideli Salvati nas articulações no Senado com o objetivo de aprovar o projeto de lei em tramitação que trata do acesso a informações públicas. Ele elogiou a ministra de Relações Institucionais e também negou ter feito qualquer comentário depreciativo em relação a outros membros do governo. “Reconheço na Ideli capacidade e tenacidade importantíssimas na condução dos assuntos dentro do Congresso”, destacou.

O ministro da Defesa classificou as informações veiculadas na imprensa como “parte de um jogo de intrigas” e uma tentativa de desestabilizá-lo. “Isso faz parte daquilo que passa pela cabeça de quem não conhece a necessidade de um país”, afirmou.

Jobim participou hoje, em Tabatinga (AM), da solenidade de assinatura de um acordo para a adoção a adoção de um plano binacional de segurança fronteiriça entre o Brasil e a Colômbia. Participaram também do ato o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de outras autoridades dos dois países.


22 Comentários

  1. .
    .
    Pra mim quem coloca a democracia em perigo é quem não quer aceitar e reconhecer os méritos dos outros, principalmente quando os fatos falam por si so!
    .
    NobruRJ disse:
    05/08/2011 às 17:56
    .
    Também faço minhas as tuas palavras, muito bem dito, se fizer 10 % disso ai ja vai ser melhor que todos os Ministros da Defesa do FHC, Sarney e Collor, todos de direita, alias foi com eles que a defesa nacional se lascou, vejam o caso da Engesa, mas os direitistas não quiseram salva-la!!
    .
    Valeu!!

  2. Pode ser que o MDef Amorim surpreenda positivamente. Ele é super-inteligente e hábil negociador. Tem a mente nacionalista e de milico, tal como a Presidenta Dilma.Ele precisa negociar para as nossas FFAA alta tecnologia militar. Nesse aspecto, ter um MDef com habilidades diplomáticas é excelente.Tem que ter tato com os EUA e OTAN, pois são os nossos aliados maiores, mas não podemos abrir mão,também, da parceria com outros países. Precisamos da Rússia, Índia, China, Israel, Irã, Paquistão, para nos vender ou fazer parcerias, com tecnologia de ponta, já que EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, não nos passam nada x nada.
    O grande MDef Amorim precisa de muito apoio dos militares, para que ele ajude concretamente as FFAA.
    Jobim não era ruim, mas Dilma não se sentia confortável com ele e vice-versa.

  3. Esse Demóstenes engana a grande impressa, boa parte do Brasil más quem o conhece, quem conhece política em Goiás sabe quem é este mala, bandido do crime organizado!

    Se falar em roubo de cargas…. ele treme até as bases.

  4. Vamos ver como vai ficar essa paçoca no cotidiano, lidando com os milicos, até agora eles não falaram nada e que serão os comandados!Acho que um ministério tão importante como este passando por incertezas periódicas não trará bons resultados, ainda que se tenha boas intenções!Mas temos que olhar adiante e apostar que o novo ministro se comprometerá com a defesa do Brasil, tal qual ele merece, e que não vá remoer rancores junto aos nossos militares! Tá na ora de se jogar uma pá de cal nessa de revanchismo ou revolver o passado da ditadura pra vender jornal ou ibope pelo bem do Brasil!

  5. Francoorp meu caro…

    Quanto mais você dá voltas mais se enrola. Tudo bem vá lá que eu errei o estado do Demóstenes mas ao menos não tento explicar o inexplicável:
    .

    “Aqui vemos o patrulhamento ideológico direitista, mais patrulhamento ideológico do que repetir as palavras da propaganda estrangeira eu não vi ainda!”
    .
    Creio que você é daqueles que demoniza a imprensa, seja ela brasileira ou estrangeira, apelidando-a de PIG e outros impropérios. Meu amigo, a pessoa que inventou o termo PIG e as pessoas que gostam de usá-lo são pessoas que abominam a liberdade de imprensa. Para essas pessoas a imprensa deve abandonar o papel crítico para dedicar-se unicamente a bajulação governamental. Por fim eu disse alguma mentira? Por acaso Síria e Venezuela não são ditaduras? E o regime iraniano? não é fascista?Não é uma questão de patrulhamento ideológico e sim de razoabilidade meu caro!
    .
    “Com certeza na sua opinião deveria alinhar-se com as democracias da Arabia Saudita, do Yemem, e logico o regime liberal de Honduras né?”
    .
    O amigo me viu alguma vez elogiando os regimes de Arábia Saudita e Yemen? não! até por que não concordo com os mesmos. A única observação que fiz é que ao menos a Arábia Saudita não ameaçava varrer países soberanos do mapa, ao contrário do regime fascista iraniano que rotineiramente ameaça Israel. Quanto à Honduras, cabe destacar que a despeito do golpe que depôs Zelaya, o atual presidente foi eleito pelo voto popular em eleições supervisionadas por observadores internacionais, em que pese alguns esquerdopatas do governo brasileiro terem desqualificados as mesmas e também ao boicote brasileiro a Honduras arquitetado pelo megalonanico.
    .
    “cada uma cara… não sei como conseguem adaptar tanto assim a realidade dos fatos, ditaduras… a Venezuela e o Irã tem eleições, no Irã teve fraude, e dai? o Bush filho também fraudou na Florida!!”
    .
    Aqui o amigo se superou afinal acha algo normal e corriqueiro que eleições sejam fraudadas em benefício de quem esteja no poder. E como eu já disse provei anteriormente, a simples ocorrência de eleições por si só não torna nenhum país democrático. E fraudadas ainda, é pior. Quanto à suposta fraude nas eleições americanas em 2000, cabe destacar que Al Gore podia ter recorrido ao judiciário, mas não o fez. Na Venezuela e no Irã, nem isso as pessoas podem fazer!

  6. A Verdadeira razão da saída de Jobim do MD pode estar aqui
    .
    ____________________________________________________________
    .
    “O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou hoje que o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, ‘terá melhores condições de ajudar na construção dos acordos necessários para aprovação e implementação da Comissão da Verdade’. O petista destacou que, mesmo depois de aprovada, será preciso trabalhar para levar adiante a investigação de temas ainda obscuros da ditadura militar.”
    .
    .

    Como todos sabemos, a esquerda rancorosa nunca escondeu seu desejo de rasgar a lei da anistia e instituir tribunais revolucionários para julgar os militares envolvidas com atividades repressivas durante a ditadura, nem que para tivessem que ressuscitar os que já morreram apenas para executá-los em paredões. Contudo, tiveram sua pretensão abortada por aquilo que jocosamente chamam de “justiça burguesa”(STF). Ante ao fracasso, começaram a bater na tecla da “Comissão da verdade”(ou seria comissão da meia-verdade, ou melhor: comissão da minha verdade) para “Esclarecer os fatos”. Jobim, que era um ministro da defesa trapalhão mas que como jurista entende bem das leis, fez o que podia para resguardar o segredo dos documentos e evitar a vendetta esquerdopata. Isso naturalmente deve ter causado crescente desconforto na companheirada culminando nos fatos dessa semana.

  7. .
    .
    Meu caro patrulheiro ideológico HMS, mais uma vez o senhor fala, fala e não demonstra nada, não conseguiu derrubar nem uma das coisas que eu disse, além do mais ainda não provou nada de nada, somente repete o que os que não aceitam opinião contraria democrática sempre fazem, repetem mentiras pré- fabricadas!
    .
    Então as ditaduras são sempre as que os USA dizem que são, e o senhor não cansa de repetir aos quatro ventos… Venezuela, Irã, bla, bla, bla
    .
    O ponto é que falas sempre dos outros que não agradam aos Yankees, parecendo que “Esquece” que os USA são a nação que mais apoia ditaduras no mundo, o senhor fala sempre contra os países que os USA também falam contra… interessante né, mas se cala sobre os que eles consideram “Aliados”, bem, isso sim demonstra o tua imparcialidade e busca da verdade!
    .
    Assim, se não se fala nada é porque é amiga e tenta-se esquecer os pecados ou no minimo não divulga-los, pois o ruim é quem a FOX/CNN/GLOBO diz que é ruim… Na sua amiga Arabia Saudita tem eleições, mesmo que fraudadas??? E o poder judiciário ali funciona pra todos que queiram reclamar??Bem ali as pessoas nada podem fazer contra os poderes do Rei… mas é amiga do Yankees então tudo bem né…
    .
    Ou se está em alinhamento automático com eles ou para o senhor é ditadura, vai contar o numero de ditaduras os USA ja apoiaram em todo o seculo XX e verás que ao contrario do que pregam eles não são os salvadores da democracia ou de países democráticos, mas sim salvadores e protetores de ditaduras por todo o mundo!
    .
    Quem colocou o pai do ditador da Síria de hoje no governo do país mais de 30 anos atras?? E o Saddam?? E o Xá Iraniano, um dos maiores assassinos do Oriente Médio, coisa que o regime de hoje não conseguiria se igualar.
    .
    E na Venezuela temos uma oposição que ganhou um monte de cadeiras nas ultimas eleições, isso prova e demonstra que é uma democracia, pois em qual ditadura o ditador perde poder para o parlamento???
    .
    Mas tem ainda uma liberdade de imprensa muito grande, basta ver os links jornais venezuelanos na internet mesmo, metem o pau no Chavez, e estão todos publicando de tudo contra o governo do país, se fosse ditadura eles não teriam nem espaço pra isso, não poderiam nunca ir contra o “Regime”…
    .
    Tem também os link das Tv’s Venezuelanas que demonstram mais uma vez que não poupam difamações contra o cara… e os tribunais da Venezuela estão abarrotados de causas contra o Chavez e o estado, te dou o link deste também se quiser, assim provo mais uma vez o que digo.
    .
    Bem, se quiser te dou todos os links de tudo isso que falei acima, pra matar a cobra e mostrar o pau, se o Blog me autorizar a coloca-los vendo que não querem mais isso por aqui depois dos problemas que tiveram, ai verás com teus próprios olhos o que estou falando… não vem que não tem meu caro, eu não sou massa de manobra!
    .
    Alias, posso colocar os links disponíveis no meu Blog se quiser conferir tudo isso sobre a ditadura Venezuelana, basta falar!
    .
    Tem muita gente por ai que não gosta de ver gente pregando a verdade nada além da verdade dos fatos, e começam a te perseguir, mas eu estou pouco me lichando, e sempre dou o troco, sempre!
    .
    Valeu!!

  8. Hornet disse:
    05/08/2011 às 17:35
    “Se for metade do que foi como chanceler, já estará ótimo.”

    Dá um tempo Hornet, deixe de enganar os incautos e mal informados. Pura propaganda lulista de sua parte hein!

    Esse nanico foi um ridículo à frente das Relações Exteriores. Só fez m@#&&”da da grossa.

  9. over disse:
    05/08/2011 às 20:37

    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    05/08/2011 às 17:13
    É Rafael… vão colocar um que não sabe nada de defesa no MD, um que não sabe nada de educação no MEC, um que não sabe nada de saude no MS, e por ai vai… vamos ver no que vai dar…
    ===
    E Jobin sabia o que de defesa?
    Eu hein. Para ser um administrador, o que menos importa é a especificação. O papel do administrador é de aglutinador, entre outros.
    Quem tem o que temer, temerá. Quem não tem, vai aproveitar bem esse momento.
    ====
    Não querem reconhecer que ele tem capacidade.
    Então é melhor critica-lo pelo o que ele ainda não fez,,, e tem gente que torçe pelo seu fracasso,,,, isso que é F***

  10. Eu não discuto com comuna porque não adianta e com alienado poque são burros ,chamar o FHC de direita é patológico .
    So que não entende o globlalismo que é embasado nos Fabianos ,os ingleses não da os FÁB,para achar isto, Lula foi cooptado por FHC para adentrar nesta corja de vendilhões da pátria
    Vcs acham que lula saiu do fórum mundial para Davos porque ?
    Se orientem gurizada o mundo esta muito complicado para mentes pequenas.

  11. Garupa, mais um que sabe das coisas… ainda bem… mas vc deve ter percebido que os alienados/baratinados acham que sem a esquerda nos estariamos na mer… mas se esquecem que desde o fim da ditadura quem manda nessa joça é a esquerda… onde os guris que nasceram ontem e mal sabem se limpar ouviram falar que Sarney, por exemplo, que sempre pertenceu ao PMDB, que na concepção deles, somente na deles,é de direita, e que se temos problemas, não foram os esquerdistas que ajudaram a criar…a explicação é que somente foram a escola comer merenda fornecida pelo governo e esqueceram de perguntar onde era a sala de aula… leiam pelo menos historia do Brasil criançada…rsrsrsrs… nem precisa ir muito longe… pra começar leiam por exemplo “Chatô, o rei do Brasil”, algo mais contemporaneo… não to pedindo nem para lerem Cervantes (tomara que saibam quem é) ou autor classico equivalente…rsrsrsr…

  12. Enquanto voces disputam a dentadas pra ver quem leva a maior parte desse biscoito canino na defesa de suas ideologias reflitam na frase de uma costureira,professora primaria e evangélica mas com propria personalidade e sem medo de forças ocultas “EU POR TODA A MINHA VIDA ESPEREI A OPORTUNIDADE DE ESTAR AQUI E PODER FAZER TUDO AQUILO QUE EU SEMPRE LUTEI E VOCES AGORA SIMPLESMENTE ME PEDEM QUE EU FAÇA O JOGO.EU NÃO VOU FAZER” ( HELOISA HELENA )…E todos eles que se beneficiaram por todas CPIs que ela com coragem e ousadia encabeçou levando-lhes ao poder simplesmente embriagados pela sede do mesmo e as oportunidades geridas por especuladores e oportunistas que governam de fato esta nação a decadas,simplesmente a trairam e ainda encerraram a carreira politica desta destemida Senhora que merecia ter tido a honra de tornar-se por direito a ter tido o previlegio de ser a primeira mulher Presidente da Republica do Brasil.Todos os que la adentram fazem o jogo do sistema ou não teem governabilidade……Bons serviços prestados a Nação eu reconheço nos milhões de Brasileiros que saem todos os dias com suas parcas marmitas amontoados em deficientes transportes a desenvolverem esta nação e ainda com a alta carga tributaria (45% do PIB) e mais seus consumos a elevarem este Pais a setima economia mundial.Tambem nos cientistas,tecnicos,catedraticos e estudantes que se dedicam nos centros tecnicos civis,militares,privados,particulares e universitarios.E tambem nos milhares de jovens investidos por puro patriotismo que ingressam nas Forças Armadas todos os anos para dedicarem-se a defenderem nossa soberania e interesses.Bons serviços prestados por politicos???O que vemos é apenas disputa por poder,divisão das melhores pastas e gabinetes sempre com uma unica intenção comum APROPRIAÇÃO INDEBITA DO DINHEIRO PUBLICO.Quando realmente fazem algo o fazem para blindarem-se,perpetuarem-se ou proverem-se e ainda entre nós muitos são os otarios,os robotizados que alem de encantarem-se com suas palavras ainda os defendem com unhas e dentes.O Brasil somos nós os Brasileiros e não essa corja vendida e entreguista politica.A nossa Bandeira Nacional é verde,amarela,azul e branca e tem a frase ORDEM E PROGRESSO e não a bandeira de seus partidos ou de suas corporações.Tomem vergonha em suas caras e sejam realmente Brasileiros.

  13. O que seria do PT na vida se não fosse o engrosso do PMDB um partido de centro-direita?Nada.O que sempre foram,um zero a esquerda.A politica neste pais é tão imunda que ate a integração da AS que seria e sera otima para sairmos do jugo dos lobos eles encaram como forma de perpetuação no poder e nada mais alem disso tamanha é a mediocridade de seus raciocineos e a inescrupulosidade de suas intenções.Querem comissão da verdade que a façamos e que coloquemos no banco dos réus torturadores e subversivos e condenemos a todos que conseguirmos provrmos culpas porque justiça é imparcial e igual para todos,mas não essa armação de quererem ser reconhecidos como herois nacionais e estupidamente defensores da democracia se lutavam pelo comunismo e comunismo não passa tambem de uma ditadura que escraviza e amputa o povo de liberdade.Porque que nós Brasileiros não tomamos vergonha em nossas caras e não passamos o rodo geral nessa putada toda de uma vez por todas pois afinal das contas todos fédem iguais e são escrementos da mesma nadega.

  14. Caro 1maluquinho, concordo contigo. Nosso povo é de tal forma alienado que eleições não irão resolver mais nada..O desanimo com a tal política “do pão e circo” (Novela,Carnaval,Copa do Mundo, Olimpíadas, etc) as vezes me faz ver como único caminho para melhorar de vez esse país seria derrubar tudo e fazer de novo. Limpar essa corja de parasitas e vampiros que infestam nossa política em todas as esferas. O ruim para o país e principalmente para o povo, é que se o caminho não for pelo voto..sera pela via sangrenta. E isso não é bom. Mas chega uma ora se força tanto a corda que ela arrebenta.
    ======================================================
    1maluquinho disse:
    06/08/2011 às 10:48
    ” afinal das contas todos fedem iguais e são escrementos da mesma nádega.”
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!! Sensacional, para mim vc ganhou a discussão!! rsrs muuuito bom.
    Saudações.

  15. Oh 1maluco… tá de cara nova? prefiria a anterior… ou será que esta foi tirada no espelho? rsrsrsr… muito braba, meu…rsrsrsr…

  16. .
    .
    FHC de esquerda… interessante, pois o Chavez é conhecido como esquerdista por que estatiza empresas privadas reduzindo o poder da iniciativa privada na economia… e agora o FHC é considerado pelos colegas como “Esquerdista” porque reduz o poder do estado na economia e aumenta o poder da iniciativa privada através das privatizações… vai entender!!!!!
    .
    Talvez esteja querendo dizer algo dos anos em que esteve em exílio porque era contra a ditadura, mas veja bem, até quem era de direita e não aceitava a ditadura era perseguido pelo regime, FHC era mais pela Direita democrática… ah chega, cada um que fique ai com seus Migués!!!
    .
    Sarney é um latifundiário privado, proprietário de TV regional que ele mesmo se auto liberou a concessão quando era Presidente, e possui ainda varias empresas com fins lucrativos… o discurso ARENA x MDB acabou faz tempo, durante o período militar pode até ser que fosse considerado de esquerda por ser pela democracia e eleições diretas, mas hoje não é mais assim, a Bi-Polarização acabou, hoje e sempre, é de direita quem tem a procura por lucro de capital(capitalista), acumulação de propriedades privadas, uso da influencia de poder econômico, isso é a direita em toda a sua essência, o resto é papinho pra quem precisa acreditar em papai noel!
    .
    Chega desses papos, quem quiser acreditar em mentiras, revisionismo histórico, distorções dos fatos e outras coisas que fique a vontade!!
    .
    Valeu!!

  17. VIVA!!! O PT é de DIREITA e eu não sabia… ninguém mais que ele “uso da influencia de poder econômico” nos ultimos tempos…rsrsrs… qnta bobagem… vamos voltar para a escolinha minha gente… não adianta esperniar igual a galinha sem cabeça… fato é fato… saudações…

  18. Como diz um Pai de Santo Baiano JOBIM MÓÓÓRREU…..Por mais de um ano diariamente blogs do genero afora as diarias noticias PIGadas do mais PEÇONHENTO personagem publico um tremendo POTENCIAL GOLPISTA que manipulava a mais de 30 TRINTA ANOS a Justiça e a Politica deste pais.Os envolvimentos com as FORÇAS OCULTAS e seus fieis serviços aos Yankees ja vem la de traz desde que po nada surgiu e se perpetuou,ingerindo,induzindo,se impondo na marra,sujestionando e ainda tem babaca que ja antecipadamente o tinha eleito PRESIDENTE DO BRASIL.Pesquisem,não faltam fontes idoneas com materias e estudos de muitas escabrosidades cometidas e induzidas pelo mais perigoso Escorpião de nossa vida publica.Dixem de serem impulsivos tomando partidos de tudo que lhes mostram nas midias e na internet.Esta tudo articulado,manipulado,para engana-los TOLINHOS.O ser humano tudo aprendeu desde os primordios fazendo uso da Observação pois ate o estudo é denominacional…….O MD-X9 YANKEE MÓÓÓRREU.

  19. NOBRURJ Saudações Cariocas a ti amigão na paz…Não adianta tentar conscietiza~los pois contentam-se em trocarem espelhinhos por seus ouros desde que aja franquia de pão e rasta pé em praça publica para beiçarem a manguaça e se iludirem com promessas de encantadores de multidões.Ate o gringo pode empurra-los ate o talo e felizes exclamam Oh como nunca antes na historia deste pais tanto emprego se gerou sem se tocarem que trabalham 6 meses por ano de graça para o governo e que ainda pagam uma elevada carga tributaria que representa 45% do PIB e com seus consumos endividam-se ate com o que aida não defecaram e tudo isso para manter essa ilusoria ascenção economica que ruira apenas com a diminuição do consumo.Ainda se acham sabios em economia,mercado e projeções futuras.De norte a sul so tem Zé Ruela e EU ESTOU CONVENCIDO QUE COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS QUE ATE O PROPRIO CRIADOR ERROU AO ALOCAR NO PARAISO BRASIL O CAPETA BRASILEIRO.

Comentários não permitidos.