Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. "O copo encheu", diz líder do governo

http://williamxavier.zip.net/images/celso_amorim.jpg

Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. “O copo encheu”, diz líder do governo

Jornal do BrasilAna Paula Siqueira

Publicidade

A saída de Nelson Jobim do Ministério da Defesa foi confirmada na noite desta quinta-feira após uma reunião entre ele e a presidente Dilma Rousseff. Jobim é o terceiro ministro a deixar o governo. O Chanceler Celso Amorim passa a ocupar a pasta.

A saída de Jobim é avaliada por aliados ao governo como natural, diante do posicionamento que ele adotou, de desferir comentários considerados, no mínimo, constrangedores para o Planalto durante uma entrevista concedida à revista Piaui. Já a oposição critica a saída do ministro. O senador Alvaro Dias disse hoje ao JB que Jobim foi punido por “dizer o que pensa”.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), disse ao JB que Jobim vinha dando sinais de que queria deixar o governo e, agora, “o copo encheu”. O petista diz ainda que um dos motivos que gerou a divergência entre Jobim e Dilma foi a questão dos documentos sigilosos:

“Vinha nessa direção de descontentamento. Está colocado, ele divergiu do encaminhamento dos documentos sigilosos. Foi ali que se deu o contexto da divergência”, disse Teixeira.

Para o líder do governo, a saída de Jobim não afeta a relação com o PMDB:

“Não. Isso não vai afetar o PMDB. A cota dele (Jobim) era mais pessoal da presidenta”.

Teixeira nega que a presidente Dilma Rousseff tenha perdido o controle sobre aliados. E afirma que mudanças são naturais em qualquer governo.

Oposição

Já a oposição considera contraditória a saída de Jobim. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), avalia que a entrevista concedida por Jobim à Piaui, ou mesmo a recente declaração de voto em José Serra para a Presidência, não justifica a demissão.

“Acho que a razão da saída é uma contradição para quem se diz democrata”, dispara Alvaro Dias. “A manifestação de opinião deve ser sempre respeitada. Quem diz o que pensa não pode ser punido. Ele se afasta do governo exteriorizando sua opinião”.

O senador se mostra preocupado com o fato de que a saída de Jobim possa mudar o foco da opinião pública, que vinha dando mais atenção a denúncias de irregularidades no governo.

“Isso não pode acontecer. Seria uma inversão de prioridades. A questão ética é fundamental. Não podemos ignorar o que está acontecendo. Os escândalos têm que ser investigados”, avalia Alvaro Dias.

De acordo com o tucano, o incidente com Jobim “passa a ideia de um governo inseguro e nervoso politicamente”.

Fonte: Jornal do Brasil


Eliane Cantanhêde: Jobim foi um bom ministro

“Jobim realmente foi um bom ministro. Ele estruturou o ministério da Defesa, criou a estratégia nacional de defesa e deixou todos os programas de reequipamento da Marinha, da Aeronáutica e do exército prontos”, analisa a colunista.

POLÊMICAS

Após constranger o governo declarando ter votado em José Serra nas eleições de 2010, o peemedebista afirmou à revista “Piauí”, cujos trechos foram antecipados pela colunista Mônica Bergamo na Folha, que Ideli “é muito fraquinha” e que Gleisi “sequer conhece Brasília”.

Jobim também causou constrangimento ao Planalto recentemente, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com “idiotas”, que “escrevem para o esquecimento”. Ele explicou ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.

Fonte: Folha


50 Comentários

  1. Incacreditavel.
    Impensavel.
    Os jornilistas contrarios ao governo agora dar apoio a DILMA, QUAL é o nome da banana mesmo?
    Quem queria a Demissão do Jobim.
    O próprio Jobim – A Dilma???
    Tá bom.
    O Jobim se viu sozinho.
    e pediu demissão.
    Fica a pergunta – é possivel agir sozinho fazendo o que fez??? para um animal politico como Jobim??
    É possivel recuperar a credibilidade.
    Afinal em qualquer campanha pública que entre Jobim ficará como o homem que diz e depois diz que não diz.
    Será cobra pela falta de postura -~por não respeitar hierarquia e homem que se deixa levar por fofocas.

  2. Do meu ponto de vista (minha opinião e não dos demais do Blog) Jobim foi de longe o melhor ministro da Defesa deste país.
    A sua saída é precedida por Celso Amorim a quem espero faça mais e melhor, do contrário terei que ser obrigado aturar as lavadeiras chorando e pedindo o retorno.
    Bem vindo Celso Amorim e obrigado Jobim, esperamos que o MD alcance a importância que realmente lhe cabe
    Sds
    E.M.Pinto

  3. Antes de mais nada, peço para os senhores tomarem uma dose de calmente, se apoiarem firmemente em suas cadeiras, pois aí vem bomba………
    Bom, quem foi que anunciou o Rafale como vencedor antecipado foi o Celso Amorin, e tudo caiu nas costas do Jobim, agora com ele na pasta do MD acho que é o fim da trilha para as carroças da Boeing e da Saab, já a carroça da Dassault segue firme e forte, com Jobim dentro ou fora.
    Ahh e tem gente aqui que acha que o Celso Amorin MEGALOMANÍACO Anti-americano, por que ele acha os duzamericano mal e bobo, e não adianta pedir pro Jobim voltar, não vale, não vou citar nomes, mas tem gente que cuspiu pra cima e agora vai cair no meio da testa.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Senhores com vocês o novíssimo Ministro da Defesa….
    Celso Amorin.

    Bem vindo Sr Ministro.

  4. É Pinto, o Nilo foi mais rápido…rsrsrs… a despeito do C. Amorim ter a mesma posição ideológica do Top Top, espero que o mesmo seja mais pragmático e menos bairrista no sentido de buscar o que é melhor ao pais e não ao governo… o futuro é imprevisivel… vamos aguardar… saudações…

  5. Acho que agora mesmo é que o SH não vai ganhar o fx!!!!!! O Amorim é um cara que sabe o quanto os Yanks se aproveitam da fragilidade da politica alheia…Espero que agora sim o Brasil pare de comprar mateial meia boca e comece a investir em tecnologia realmente nacional e/ou regional para misseis terra-ar de longo alcance e anti-navio e PELO AMOR DE DEUS UM SATÉLITE!!! Pois o resto pode ficar mais pra frente.

  6. “De acordo com o tucano, o incidente com Jobim “passa a ideia de um governo INSEGURO E NERVOSO POLITICAMENTE”.” (grifo nosso)… tô falando, tão articulando a saida a “la Collor” da petista… será que teremos + um presidente do PMDB?…

  7. Sem Duvida o Jobim foi o Melhor Ministro que MD ja teve
    realmente vai fazer falta ,O HOJE BRASIL PERDEU UM GRANDE MINISTRO .
    Mais o Celso segue na linha anti Yank isso importa muito nesa faze da Industria belica nacional

  8. Celso Amorim é pior que Aldo Rebelo, ele não possui nenhum entendimento da pasta. Além dos militares não gostarem de serem condados por diplomatas (lembremos do Viegas). Com toda certeza eu preferiria o Jobim, mas não sendo ele poderia ao menos ser o Aldo. O governo está contando com o patriotismo de Celso Amorim para comprar os militares.
    Em minha opinião não era hora de mudanças e muito menos de colocar um homem que não possui nenhum conhecimento da pasta e não tem perfil de ministro da defesa. Em um momento tão frágil para o ministério foi uma péssima escolha.

  9. não sei exatamente qual o nome do embaixador mais saiu aqui no blog mesmo que o embaixador disse aos embaixador ou secretario americano que celso Amorin é anti-americano…
    SO TENHO MA COISA A FALAR …
    BY… F-18
    WELCOME… RAFALE!!!!
    se naum for o rafale sera o gripen se naum for o gripen…
    é mais fácil ele pegar um caça russo que um americano!!!!

  10. Celso Amorim vai vestir uma farda do exercito? Duvido.

    Menos mal ser Celso Amorim pois ao meu ver não nasceu em égide política, mas… diálogo não existe no mundo do min. da defesa, mas sim pura avaliação de poder. Ou Pode ou não pode. Ou tem ou não tem. Existe diálogo entre leão e homem?…

  11. E o palhaço Tiririca errou feio no seu slogan de campanha. Eis que pode, sim, ficar pior do que está! O Megalonanico Celso Amorim, um dos co-autores da farsa de Teerã, não possui credencial alguma para ser ministro da defesa. Além de ser patologicamente antiamericano, não possui trânsito algum entre os militares e certamente vai querer impor a estes últimos escolhas “políticas”, feitas totalmente ao arrepio de critérios técnicos ou mesmo a razoabilidade. antevejo dias negros na defesa do Brasil em especial na FAB, onde certamente o megalonanico vai querer empurrar o queridinho do governo passado goela abaixo.

  12. Oh como nunca antes na historia deste pais tudo que se tem hoje no Brasil foi o Lula quem fez e como nunca antes na historia deste pais se hoje o EB tem uma parca ração diaria de pastilha de banana e um saquinho de amendoim foi o Jobim quem fez rsrs rsrs Ninguem jamais para para pensar que o Manguaceiro encontrou tudo favoravel pelo alicerce que fizeram antes e pelo povo trabalhador que somos,como ninguem pensou tambem que um norte sempre nossos militares tiveram e que apenas não eram ouvidos e por todos nós ignorados.O Sr.Nelson Jobim enganou a voces todos ja a quase 20 anos e choram os choramingões de plantão e descabelam-se os reacionarios GDA pela perda de seus mais estrategico espião.Em Marignac o desespero e a quase certesa que a mosca varejeira ainda muito tera que em vão voar para encontrar uma laranja podre para pousar e por suas óvas a gerar bicheira rsrs rsrs.Na casa Branca houvesse daqui a esterica convulsão babal dinossauro revitalizado desdentado e careca rsrs rsrs E como coração de Brasileiro que não bate apenas apanha ainda me chama o Amorim Sapiencia aff Maria mas afim Jobim e Amorim termina com IM Aqui JAZ Nelson Jobim aquele que manipulou a Constituição a seu bel prazer,que influenciou ao vendilhão entreguista FHC a quase perdermos o direito as 200 milhas nauticas e a quase entregarmos Alcantara aos Americanos.O polivalente adorado por idiotas e golpistas que manipulava o manguaceiro Lula induzindo-o a preferencia de seu Lobby e ainda de quebra fazendo a todos Tucanos e PTistas pensarem que a sonhada cadeirinha no CS so seria possivel atravez de seus prestimos duvidosos.Nelson Jobim que entrara para a historia como a pessoa mais confiavel e favoravel as pretenções de Washington inclusive lhes repassando informações sobre nosso governo e integrantes do mesmo.Comemore X9 vendido pois saiu barato tudo isso pra voce.Voce deveria ser investigado por traição e espionagem,condenado e fuzilado para ser exemplo aos demais.Enganas-te a todo o Brasil mas a mim jamais enganou em momento nenhum.Se vai a mais inescrupulosa e peçonhenta figura desta Republica e que vá para o INFERNO TRAIRA…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE….ps E KD o Harakiri Baiano coletivo ?????rsrs rsrs rsrs rsrs

  13. Eu concordo o Nelson Jobim fez muita coisa no MD, eu espero que o Celso Amorim continue com os programas e que realmente coloque o País em um status melhor com relação a aparelhamento militar.

  14. Estão certos Senhores o Jobim prestou bons serviços como M.daDefesa, uma pasta que vinha de varias crises.
    não vale a pena entar na discursão bla – bla de partidos politicos .
    Jobim foi descuidado.
    Sua soberba o inviabilizou.
    Um homem que sai com credibilidade em baixa.
    è triste prestou sim bom serviço como M.Defesa – e eu que não tinha muita simpatia pelo mesmo.

  15. De fato o Jobim colocou o ministério de defesa em evidencia, e foi um excelente ministro. Mas o Jobim bem que poderia ter feito loby em favor do suckoi T50. Se não fosse os acordos com a Russia, a China estaria patinando na fabricação de motores e caças. Espero que Celso Amorim, seja melhor que Jobim. Rimou! Rsrsrsrsrs

  16. OH peça rara… cê foi demais, oh 1maluquinho…rsrsrs… não tô me aguentando…rsrsrsr… Harakiri Baiano, esse eu não conhecia…rsrsrs… pena que não dá para transmitir via palavras as gargalhadas postumas… porque? tô morrendo de rir…rsrsrsrs….

  17. Po Gente eo Presidente da Boeing veio ai apoucos dias
    que falta de consideracao. agora que eles tavao vendo uma luiz no final do tunel.brincadeira de mau gosto com os Yanks ,agora o povo que queria o PACOTAO SUCATAO PRA MB VAO FICA CHATIADOS 🙂

  18. 1maluquinho, heheh, engraçado mesmo. =b Mas o cara pos na pauta coisas para a união fazer durante décadas! As vezes é preciso parecer amigo do inimigo para ser amigo das próprias convicções.

  19. Por outro lado os leitores da revista Carta Capital saem ganhando afinal estarão livres da coluna do megalonanico, que nunca perdeu uma oportunidade de destilar em suas linhas seu profundo ressentimento com os americanos, que frustraram todos os seus vôos de galinha, o acordo fajuto de Teerã o mais notório.

  20. Os anti-aereos Russos ja estão sendo testados e avaliados desde o ano passado cambada so que é no sapatinho n come quieto na maciota.Alias os Russos so faltam virarem o popo e pedirem dedinho.Nos dão tudo o que quisermos testarmos para aprovarmos e comprarmos.Vejamos o que o Sapiencia demonstrara.Amigos o fator embassante aos Russos e desembassante aos Americanos chama-se Hugo Chavez.E foi o que nos fez pensarmos em uma alternativa ao eixo EUA-Russia-China a França.O Brasil não é favoravel a presença Yankee e nem Ling Ling na AS mas tem que ser contra-ponto a Huguito o Curumim Desbotado.Ilude-se aquele que não encherga na Presidenta Dilma a pessoa ideal ao Brasil capaz de fazer os tolos esquecerem-se do Manguaceiro.Lembram-se apos sua posse a cara de broa solada que ela fez na festividade do PT em SP?Cara de quem estava P da vida por ter segurado o pepino da gastança desenfreada e das roubalheiras.A Fidelidade Partidaria é uma afronta a democracia e ao direito de livre espressão.Um parlamentar tem de ter a liberdade de escolha que o povo tem e não obrigações partidarias e coligacionais.Titia para o bem estar geral e felicidade do povo Brasileiro rode a Baiana e passe o rodo geral independentemente de origem e mesmo que perca apoio politico tenha a certesa que o povo estara contigo.Lembram quando eu disse que ela demitiria as tres figurinhas que eram porta de entrada das ingerencias de Lula?Esta ai la se foi a terceira,so não pensava que convidaria o SAPIENCIA e graças a DEus que não empossou o Genoino e sua quadrilha.Sim Deus é Brasileiro mas não permite o paraiso antes da prova,então que sobrevenha o inferno pois quando o circo pegar fogo e o palhaço for o mais triste estarei rindo muito.O Diabo Olubi ressuscitou e quer beber sangue.

  21. Cadê o Barca quando se precisa dele? Ô Barca! Tô achando que vou acabar sentindo saudades do Jobim..rs!

  22. Pelo amor de Deus Militares não caiam na besteira de convidarem Jobim a formar no partido militar que articulam pois a derrota sera expressiva.E quem gosta de caguete???

  23. O Jobim mostrou resultados concretos,sei que muitos aqui não gostam dele,mas ele emplacou duas parceria com a França e deixou outros bem encaminhados,para o exército, marinha e aéronautica.Ele tinha ótimo conhecimento de sua pasta,haja vista em o pouco que vimos em sua entrevista no Roda Viva.
    Como foi dito as chances do F-18 estão minguando,mas os yanks jogam sujo e podem virar a mesa.Não sei se o Rafale continua no páreo.Talvez o Amorim queira dar nova sua a cara a pasta da defesa.Pelo pouco que eu pude perceber Dilma tem uma visão muito diferente da visão do Jobim,antes de assumir já congelou várias compras certas do ex-ministro.
    Na minha modesta opinião o Rafale está fora por causa do preço,porque acho que não compensa a relação Custo $$$ X Benefício.
    No mais é esperar pra ver e desejar sorte a novo ministro.

    Ps: sei que vai ter gente que vai surtar aqui no blog,se já não topavam com o Jobim vão ter que engolir o Amorim rsrsrs.

  24. O Brasil precisa muito dos mísseis russos, de preferência o S-400.
    Vamos negociar, MD Amorim. Os militares também estão precisando de $ em seus soldos.

  25. Jobim estava falando demais,já não mais respeitava a herarquia a qual estava submetido,deveria ter deixado o cargo no epsodio do aniversário de FHC,onde fez aquele infeliz discurso!
    Celso Amorim é um homem inteligente e capaz,agora é todo mundo respeitando seu lugar e trabalhar para o país!

  26. Porque a reza pra derrubar o Amorim terá que ser mais braba que a que derrubou o Jobim.
    agora o governo tem mais uma desculpa para reavaliar Ad Infinitum todos os programas militares e ainda dizer que é preciso tempo para o tempo.
    Há quem veja vantagens disso ou melhor há quem esteja levando vantagens nisso e é ai que está a questão.
    Sds
    E.M.Pinto

  27. Celso Amorim não é da pasta, é diplomata, aliás seu modo de operar é discutível, mas ele é inteligente , tem personalidade e coragem. Acredito que a política de defesa na América do sul continuará a ser fortalecida e que os planos em andamento não vão parar. Ele não terá tanta força assim para revolucionar uma política de anos, que envolve contratos já assinados com outros países , ele é diplomata.
    A curiosidade maior é quem serão seus assessores , para que banda vai o FX-2 e quanto tempo ele aguenta no cargo.

  28. JONNAS amigo nossos militares a muito tempo nos chamam a atenção para nossas deficiencias.Hoje entre eles a grande maioria entendem que os EUA e a OTAN são os perigos eminentes a soberania Brasileira e da AS.Eles tambem tem e sempre tiveram em suas mentes tudo o que precisamos para termos um minimo de dissuasão.Todos os planos de defesa e segurança atuais são elaborados por eles e encaminhados ao governo e era na pessoa do Sr.Nelson Jobim que investido da vontade de ser Reis sem ter direito a Coroa assumia para si proprio a autoria de tudo iludindo aos tolos.A meu ver apesar da Dilma chamar uma pessoa que ao modo de ver dela e de muitos mundo afora é muito inteligente e nacionalista anti-yankee declarado ele não podera interferir em assuntos de politica externa e diplomacia como Jobim pensava em poder fazer mas mesmo assim Lula volta a ter uma escotilha de possibilidade de ingerencia na fidelidade de Amorim.Seria bom para o Brasil que a Presidenta começasse realmente a fazer um governo com a sua cara e não como reflexo de Lula.Capacidade e ousadia não lhe falta.

  29. Esse vira-latas vai tarde, para o bem do povo brasileiro, que venha Celso Amorim, – o “cara”, sabe tudo de política para um cargo essencialmente político, em qualquer democracia séria.
    Esse Johnbin não passa de um imbecil traidor, um irresponsável entreguista que vai muito tarde!!!!Seja muito bem vindo Celso Amorim, o povo brasileiro precisa da sua inteligência, conhecimento e sabedoria!!!

  30. Gestão Jobin:

    Pontos positivos:

    Reforma do MD
    Submarinos

    Pontos Negativos

    Acordo dos Helis EC-725
    Lobby pró-Rafale
    Cortes no orçamento das FAs

    Pontos Neutros
    Guarani
    Planos de Vigilancia/Comunicação por satélites

    Amorin:

    Precedentes: Forte discurso anti-americano e pró-Iran. Prevejo uma nova parceria Estratégica com Iran, Venezuela e Coréia do Norte. ( to brincando, mas desse senhor espero qualquer coisa. )

    Escolha que seria a mais acertada : General Augusto Heleno. Infelizmente, ele está muito acima das competências desse governo.

    []’s

  31. Caro StadeuR o FX-2 é uma decisão tecnica mais também geopolitica, e em decisão geopolitica nos temos um especialista com reconhecimento e peso internacional.

  32. 1maluquinho, foi lúcido em seus comentários. Acha que Celso Amorim foi uma boa idéia? Mas um adendo. Jobim, é normal que o mesmo se ache perante suas condutas. Qual ex-min. do STF não se acha?… O cara até provou humildade na minha opinião em suas entrevistas. Pois até qualquer juiz substituto já se acha um Deus.

  33. Amiguinhos o programa Naval ja estava pré-definido e alicerçado ate na tecnologia de fabricação escolhida a Francesa desde o Gov.FHC quando ele foi elaborado e iniciado.Lembram que foi ele que comprou o NAeSP,os esquadrão Falcão,os primeiros Leopards,Os primeiros Helis Black???E outros armamentos tambem Americanos e de outras procedencias.Voces acham que deixaremos a ENGESA cair?Jamais.Ela por muito tempo fabricou o melhor Blindado do mundo o Osorio e tem Know How para fazer outrios e bem melhores e a mecanica da coisa vem nas sucatas que estamos adiquirindo e no aprendizado que obteremos com a efetivação dos serviços aqui no Brasil.Estão sendo testados e avaliados a mais de um ano plataformas e misseis Russos.Ano passado quando perguntaram aos Russos sobre blindados,misseis e sistemas de defesa aerea eles disseram…”Apesar que o Brasil e bem servido nestes segmentos estamos dispostos a conversarmos sobre tudo”…Aqui na area militar e belica sempre se teve a filosofia do segredo e continuara sempre assim desde que não tiremos o sensivel e sigiloso do controle militar como alguns politicos pensam em fazerem por desconhecimento estrategico e por ganancia de possibilidades diversas.

  34. Já foi tarde, e seja mt bamvindo Celso Amorim, nacionalista, E ñ tem nada de X9…mostre a dilma a razaão e os por quês da uregênte e imperativa de reequipamento das n FAs , dos caças novoas p a FAB e MB assim como sistema anti-áreo ,Vls ,mt subs etc, etc, p ontem.

  35. A sugestão foi do jáspion eu replico aqui
    “Lágrima de crocodilo, provando ser mais verdadeira que uma nota de 13 reais a mensagem da Elaine Cantanhede até lamenta saída do ministro”.

  36. Irã,Venezuela e Coreia do Norte rsrs rsrs desse eixo do mal não sofreremos rsrs rsrs A simples posse de Dilma ja calou Bolivarianos ou voces não percebem como ficaram comportadinhos.A Titia tem borduna e se não andar no sapatinho o Giripóca Piá rsrs E não viagem na maionese que voltaremos a sorrir pros Iranianos e que compraremos Intercontinentais Nucleares Coreanos rsrs rsrs Mas podemos sim vendermos para quem nós quisermos Intercontinentais capazes de atingir qualquer ponto deste planeta e com carga sortida rsrs Amorim sera mais um cara de broa a sorrir como Jobim ja vinha sorrindo e endeuzando a Madame senão É BORDUNADA NELES TODOS MINHA SENHORA.Ate esta momento não encontrei nada que desabone vossa conduta e ainda lhe amo mas lembre o prazo se acaba em 2012 quando entra em vigor A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM e se ate la tivermos somente palavras,promessas,numeros,prognosticos e maquetes vou descer a borduna sem dó e nem piedade e nunca bati em mulher,seras a primeira rsrs e se eu gostar ficarei manieco em dilacerar calcinhas rsrs

  37. Eu lamento muito pelos “americanizados”, mas abri um belo, porem pequeno, sorriso ao ler essa noticia.
    O Jobim foi um ministro de estrema competência que negociou com russos, franceses e americanos entre outros, o que ele não fez foi se “entregar” a um único estado fornecedor de equipamentos de defesa – negociando com mais de um fornecedor conseguiu barganhar conhecimento ao Brasil e ainda mais que isso mostrou aos EUA, Rússia e a qualquer outro que só compraria-mos seus equipamentos se fossem de acordo com o nosso desejo e não como antigamente que corríamos atrás dos ossos como “vira-latas”… Mas se foi e deixou o Amorim – pessoa a qual sempre elogiei –, espero que sua competência ajude o MD a conquistar os seus objetivos que são nossos também.
    Contudo não nego que fiquei um tanto preocupado, mesmo que o Amorim seja uma pessoa de competência exemplar por onde passa o MD não é fácil de trabalhar, como é um ministério que não rende votos é sempre o mais desprezado, mas por outro lado Amorim é um homem forte do PT e sua voz é respeitada.
    sds

  38. Se o Amorim seguir suas premiças na defesa o que ele fez na diplomacia,então teremos uma maior sinergia com os Brics e àfrica do Sul,o que eu vejo com bons olhos.Pela milésima vez afirmo que não sou comunista e nossas relações com Washinton estavam pra lá de desgastadas e isso vem antes do governo do molusco.Foram muitas promeças não cumpridas e traições.
    Já é consenso,inclusive nas forças armadas,que o eixo OTANUSA é uma ameaça as nossa soberania.
    Espero que tenham bom senso e dêem continuidade ao que foi planejado,porque o tempo URGE,temos que erguer nossas defesas e passar para quinta marcha.
    Espero fechem o FX-2 de uma vez e já comecem uma nova licitação para um novo vetor com características bem definidas,dando preferência a uma ave de rapina.
    Estou otimista com o novo ministro,porque agora ele agirá em sintonia com a presidente.

  39. Só não quero que tudo termine em oportunidade para empresas de fachada internacionais explorarem o país mais uma vez. O que é um “olho grande” para aqueles que cresceram profissionalmente visando isto. Não continuarei este comentario aqui pois serei nojento de tão ríspido caso continue me aprofundando. Em base é isto. Brasil, país de pessoas, que querem viver em paz. Apesar de todos os problemas gerados pelos mesmos que querem lucrar com as soluções.

    Agora que eu ví. Eliane Cantanhêde?! Meu deus, me recuso a ver este video. Papelão do caramba ela fez no programa da marilia gabriela.

  40. É como dise o amigo Nick, não duvidem se o megalonanico não quiser assinar alguma “Parceria estratégico-antiimperialista” com o regime fascista iraniano, por quem ele é apaixonado a ponto de ter jogado a credibilidade do Brasil no lixo com suas iniciativas pró-irã

  41. (Tânia Monteiro, da Agência Estado
    BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

    Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir).
    SEI NÃO… ACHO QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS NAUM É PORQUE UM DIPLOMATA NÃO DEU CERTO QUE TODOS NÃO VÃO DAR…
    … SINCERAMENTE COMO MINIST. DAS RELAÇÕES EXTERIORES ELE FEZ SEU TRABALHO MUITO BEM…
    ESPERO QUE TENHA O MESMO EMPENHO COM OS MILITARES…..

  42. Ao que tudo indica a bola já tava cantada faz tempo… alguns assinalavam que o FX teria definição até o fim do ano… presumo que não queriam (a cara de broa) que essa decisão passasse pelo Jobim… talvez soubesse de alguma informação que ligasse o Jobim aos USA via canais não oficiais… preparou o terreno e… vasari… ou será hipon… colocou sua gente e vão ter que seguir a risca SUAS orientações…

Comentários não permitidos.