Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. “O copo encheu”, diz líder do governo

http://williamxavier.zip.net/images/celso_amorim.jpg

Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. “O copo encheu”, diz líder do governo

Jornal do BrasilAna Paula Siqueira

Publicidade

A saída de Nelson Jobim do Ministério da Defesa foi confirmada na noite desta quinta-feira após uma reunião entre ele e a presidente Dilma Rousseff. Jobim é o terceiro ministro a deixar o governo. O Chanceler Celso Amorim passa a ocupar a pasta.

A saída de Jobim é avaliada por aliados ao governo como natural, diante do posicionamento que ele adotou, de desferir comentários considerados, no mínimo, constrangedores para o Planalto durante uma entrevista concedida à revista Piaui. Já a oposição critica a saída do ministro. O senador Alvaro Dias disse hoje ao JB que Jobim foi punido por “dizer o que pensa”.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), disse ao JB que Jobim vinha dando sinais de que queria deixar o governo e, agora, “o copo encheu”. O petista diz ainda que um dos motivos que gerou a divergência entre Jobim e Dilma foi a questão dos documentos sigilosos:

“Vinha nessa direção de descontentamento. Está colocado, ele divergiu do encaminhamento dos documentos sigilosos. Foi ali que se deu o contexto da divergência”, disse Teixeira.

Para o líder do governo, a saída de Jobim não afeta a relação com o PMDB:

“Não. Isso não vai afetar o PMDB. A cota dele (Jobim) era mais pessoal da presidenta”.

Teixeira nega que a presidente Dilma Rousseff tenha perdido o controle sobre aliados. E afirma que mudanças são naturais em qualquer governo.

Oposição

Já a oposição considera contraditória a saída de Jobim. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), avalia que a entrevista concedida por Jobim à Piaui, ou mesmo a recente declaração de voto em José Serra para a Presidência, não justifica a demissão.

“Acho que a razão da saída é uma contradição para quem se diz democrata”, dispara Alvaro Dias. “A manifestação de opinião deve ser sempre respeitada. Quem diz o que pensa não pode ser punido. Ele se afasta do governo exteriorizando sua opinião”.

O senador se mostra preocupado com o fato de que a saída de Jobim possa mudar o foco da opinião pública, que vinha dando mais atenção a denúncias de irregularidades no governo.

“Isso não pode acontecer. Seria uma inversão de prioridades. A questão ética é fundamental. Não podemos ignorar o que está acontecendo. Os escândalos têm que ser investigados”, avalia Alvaro Dias.

De acordo com o tucano, o incidente com Jobim “passa a ideia de um governo inseguro e nervoso politicamente”.

Fonte: Jornal do Brasil


Eliane Cantanhêde: Jobim foi um bom ministro

“Jobim realmente foi um bom ministro. Ele estruturou o ministério da Defesa, criou a estratégia nacional de defesa e deixou todos os programas de reequipamento da Marinha, da Aeronáutica e do exército prontos”, analisa a colunista.

POLÊMICAS

Após constranger o governo declarando ter votado em José Serra nas eleições de 2010, o peemedebista afirmou à revista “Piauí”, cujos trechos foram antecipados pela colunista Mônica Bergamo na Folha, que Ideli “é muito fraquinha” e que Gleisi “sequer conhece Brasília”.

Jobim também causou constrangimento ao Planalto recentemente, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com “idiotas”, que “escrevem para o esquecimento”. Ele explicou ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.

Fonte: Folha


50 Comentários

  1. Militares consideraram Amorim a pior escolha possível para a Defesa.

    Segundo fontes das Forças Armadas, há resistência contra o ex-chanceler devido às suas decisões ‘completamente ideologizadas’ durante o governo Lula

    BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

    Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

    Fonte: Agência Estado

    Os militares estão cobertos de razão. As decisões do megalonanico sempre foram totalmente ideologizadas e contrárias a lógica e ao bom senso. E ele nunca teve pudores em jogar a reputação do país no lixo ao colocar suas distorções patológicas em primeiro lugar.

  2. TIRELESS nobre amigo Voce acha que hoje nossos militares são Pró-Yankees?????Sabemos do perigo China em nosso continente e temos afinidades com os EUA gostando ou não gostando deles mas tenha ciencia que hoje os nossos Militares sabem e tem a plena consciencia que a OTAN representa perigo a nossa soberania e nela se encaixa os EUA.Não misturem as coisas,hegemonia continental é uma e interesses nacionais é outra…..Blue Eyes o Cara de Broa deu foi um Vasari e levou por dentro da cara um Ippon rsrs Mas le é polivalente pois na sede de poder virava a buzanfa pra onde a brisa era mais fresca e tem emprego certo e rentavel na Casa Branca por ser especialista em leis Brasileiras.Mais para frente o veremos retornar a nação a frente de uma Internacional Coalisão libertadora e humanitaria como o Salvador Nacional ou melhor como o salvador da dor de barriga dos lobos rsrs rsrs

  3. HMS Tireless, o Brasil pode ter uma faca em punho.. mas precisa se ajoelhar, porque não tem a credibilidade do irã. este é o problema. Seu navio HMS Tireless foi feito por um país que sempre foi controlado por uma ideologia que existe desde a antiguidade, mas que na era moderna teve o papel de um “mentor de deus” que de prontidão, na sapiência o governo iraniano eliminou este vírus. Parece papo de grego. mas pesquisem sobre: baha u llah

  4. Estão levando em consideração que Celso A. vai entrar para comprar isso ou aquilo, que vai alterar ou jogar fora o FX-2 e fazer um FX-3 . Que vai comprar os caças do Irã . Piada KKKKKKK

  5. Eu estava torcendo pelo Aldo,agora quem gosta dos caças Russos pode ficar um pouco mais animado!Agora resumindo a passagem do Jobim pelo MD foi sem sombra de dúvidas o melhor Ministro da Defesa que já vi,mas não vai haver mudanças radicais,ao meu ver o Celson Amorim pode até fazer uma pressão maior pois ele tem uma visão estratégica da geopolitica mundial,derepente ele pode fazer uma pressã maior ainda para um rearmamento do Brasil,certamente sua voz será bem recebida,agora o Jobim pediu pra sair né,teremos que esperar,mas acho que os Russos tem sua chance de entrar pela janela aumentada,quanto ao RAFALE ,não muda muita coisa,piora para os E.U.A e a Saab.O Celson Amorim participou ativamente das negociações,e a estrutura do MD já está consolidada a tempos,há brigadeiros,generais e almirantes que trabalham na formulação da Doutrina,as pessoas pensam que as coisas saiam da cabeça do Jobim,mas não era,vem da estrutura do MD.

  6. Pra descontrair…
    Ocorreu o seguinte:
    Já que pro Jobim, faltou o Tom… Veio o Celso com o tamborim.
    Será que a música vai andar?

  7. A presidente é durona e o Amorim não terá a chance de arroubos das mil e uma noites outra vez.A primeira entrevista que ela deu já disse que é contra a política de direitos humanos do Irã,especialmente com as mulheres.
    Não tenho muita inveja do Amorim,porque Dilma já deixou bem claro que quem manda é ela.

  8. Barca dizer que Celso vai alterar a tendencia da compra do Rafale que vai direcionar para os russos tem uma distancia amigo muito grande.
    Mas um ponto com Celso Amorim, como diplomata para uma função que Jobim estava cumprindo: Fortalecimento maior ainda da Unasul – fortalecimento e ampliação com nossos vizinhos dos programas de vigilancia das fronteiras e do combate as drogas.

    Neste caso pode levar a uma acelaração e ampliação de compras para as Forças

  9. Perigosa essa entrada de amorin. principalmente por ele ser anti-americano… Para nossas diplomacias e ruin de mais. Espero que a Sr. Dilma tenha consiencia e personalidade para poder conter isso. Nao me sinto nem um pouco a vontade contra os EUA e com a China, tambem porque odeio aqueles chineses. Somos a proxima potencia e temos que saber onde pisar. Se ee e pratiota como dizem e bem capaz que desenvolvemos publicamente orgia nuleares, pois ja temos. Quanto a isso a Argentina estariam em desvantagem e correriam testar tambem, uma nova mini guerra fria comecaria por aqui. Mas, se esse cara se contro-lar pode ser bom… O Jobim nao inha quase credito nenhum com a Dilma, portanto nao podia cutucar de mais, espero que este possa

  10. Eu estava torcendo pelo Aldo,agora quem gosta dos caças Russos pode ficar um pouco mais animado!Agora resumindo a passagem do Jobim pelo MD foi sem sombra de dúvidas o melhor Ministro da Defesa que já vi,mas não vai haver mudanças radicais,ao meu ver o Celson Amorim pode até fazer uma pressão maior pois ele tem uma visão estratégica da geopolitica mundial,derepente ele pode fazer uma pressã maior ainda para um rearmamento do Brasil,certamente sua voz será bem recebida,agora o Jobim pediu pra sair né,teremos que esperar,mas acho que os Russos tem sua chance de entrar pela janela aumentada,quanto ao RAFALE ,não muda muita coisa,piora para os E.U.A e a Saab.O Celson Amorim participou ativamente das negociações da compra de armamentos com os Franceses, ele tem uma ligação com a Chancelaria Francesa,agora se a Boeing quiser ganhar essa ela vai ter que pelo menos igualar a proposta dela a da Saab e fazer uma pressão daquelas,uma das coisas que eu sempre admirei no Jobim era sua visão do Ciclo Produtivo,a grande diferença das propostas era o acesso a caixa preta do vetor rafale,reza as lendas que ele não quis o F-35,mas não foi bem isso,ele adorou e ficou impressionado com o F-35,mas quando ele perguntou da transferencia de tecnologia do fabricante americano,ele foi informado que não haveria,e sim do F-16,em alguns pontos,o mesmo aconteceu com o EF,os russos disseram que a discussão seria posterior,então ficaram as três melhores Dassault,Saab e Boeing,o resto é balela,espero que o Celson Amorim faça algo a altura do Jobim,mas pelo menos uma coisa podemos ficar tranquilos,Pressão da Boeing pra dar uma pernada na Dassault e na Saab NÃO VAI HAVER,se a Boeing quiser levar essa ela vai ter que dar as calças mais pra levar,eu já conheci muitos americanos e gosto muito do povo americano,certa vez um americano me deu um conselho de como negociar com outro americano,ele me disse:
    “Mostre sempre que você não está interessado no produto dele,mostre a ele que vai comprar o do concorrente,mas deixe uma pequena chance pela ele vender o produto ,e espere!.”

  11. Vai ser um grande teste para o Amorim. E por conta disso, eu to tão nervoso, que eu vou pro bar aqui do lado, pra tomar um Jobim gelado 🙂

  12. Dou graças a deus do clube da luluzinha não ter sido aumentado. Se são fracas ou despreparadas as deste clube não importa, o que vale é entrar na cota das mulheres em ministérios, já que cotas tá na moda.

  13. Jonnas:

    Como o Irã pode ter credibilidade se seu ministro da defesa sequer pode viajar ao exterior visto que possui contra si um mandado de prisão por comprovado envolvimento em um atentado terrorista?

  14. .
    .
    Anti-Americano nada, o cara sabe que os USA é coisa do passado, e que o Futuro próximo da humanidade chama-se BRICS!!
    .
    Seja bem vindo Paulo Amorim que tanto conhece de Geo-Politica e bastidores das guerras não convencionais, como a da propaganda estrangeira, e ao Jobim eu agradeço imensamente o operado, que sem duvida foi mesmo o melhor ministro da Defesa na minha opinião!
    .
    E agora é uma maior autonomia nacional e acordos com os BRICS, vai livre dos mandos dos USA Brasil, sil, sil!
    .
    E a Hipocrisia dessa Catanhede ai é dura de engulir… Argh, uooooo!
    .
    Valeu!!

  15. HMS Tireless, deixa eu rir… cara. heuehehehe
    Atentado terrorista? Ok! uma das células de osama binladen ai que meda.. vai destruir toda nossa civilização perfeita! Por pura inveja!.. Cara… falando assim parece um destes robôs da CNN.

  16. Por gentileza : alguem poderia me mandar um link onde Jobin comenta sobre o desejo de diminuir as milhas nauticas para 200. Grato

  17. Eu queria ver a Republica das Ratazanas transformar-se realmente na Republica das Amazonas que montadas sei la em que animal pois na selva Brasileira não tinham cavalos e os cabelos compridos do Indios confundiam os aterrorizados exploradores…Jobim,Amorim,Vegas ou qualquer outro voces acham que influiria?Tem duas realidades invisiveis aos olhos especuladores…1-Um mega-pacotão Yankee com um ou dois NAes,F18 e outros armamentos…2-O desconhecido teor da correspondencia secreta de Medvedev a Dilma,os dialogos não divulgados Temer-Putin e a disponibilidade Russa de servir-nos de tudo ate de satelites e um caça 5.0 nacional…BLUE EYES seu raciocineo tem logica.Quem são os partidos articuladores nacionais?PSDB e PMDB e tambem os mais vendidos e corruptos.Se a politica é imunda e todos metem o dedo nos olhos dos outros pode ate estar mesmo havendo articulação ou desejo de IMPEACHMENT e com a declaração de Temer ter abraçado a causa da defesa te garanto que a milicada esta esperançosa.Quanto aos entreguistas leiloeiros GDAs a saida de Jobim é so lamento e pranto generalizado rsrs

  18. Catanhêde inimiga e feliz com a saida de Jobim? rsrs Ela esta é sem chão de ver seus ideais ficarem cada vez mais distantes rsrs

  19. Acabei de ler que “Amorim é garantia para compra de caça frances”… segundo o site poder on-line…

  20. Péssima escolha. Até o Guido Mantega seria um nome de maior impacto.

    Jobim estava pedindo pra sair, pois além de não ter respeitado a hierarquia política($$), insistia em criticar o governo.

  21. Pelo que leio em notícias, creio que Amorim no MD é um prato cheio para a Rússia, os EUA devem tá xingando montes agora, e a França se vê cada vez mais longe, Amorim estava com Lula quando a Sarkozy prometeu apoio na questão Irã/Turquia e viu a palavra sendo quebrada.

  22. O ministro jobim foi um grande ministro, fez um grande trabalho no MD, por sua SAIDA era questão de tempo, voces sabem o o jobim foi empurrado goela abaixo da presidente dilma pelo nosso glorioso ex- presidente lula, então para mim sua saida não foi supresa, agora temos que apoiar e esperar para ver se o senhor celso amorim está a altura do md espero que sim e que seja bem melhor que o jobim, boas vindas sr celso amorim que o sr faça um bom trabalha e que DEUS nos ilumine a todos, um abraço amigos

  23. Blue Eyes , pode ter certeza agora os americanos devem estar com o c# na mao(so que devo lembrar que é a dilma que esta queimando com os franceses esta compra entao aina é uma caixinha de surpresa), uhauahuah, agora vai ser legal, pancadaria pra todo lado, bem se o celso amorim batece o martelo a favor de termos armas nucleares para mim ele ja seria o melhor ministro da defesa que o pais ja teve(tem).
    sds a todos e esperava que fosse o general heleno(quem dera emm, mas vcs acham que esses politicos sao bobos de colocar alguem que possa livrar o pais destes merdas(politicos corruptos)).

  24. Reza a lenda que o Barão do Rio Branco quando da questão do Acre disse que se na epóca não tivessemos forças armadas em condições de fortalecer a diplomacia não teriamos conseguido.

    Ora, para quem conhecesse a história do Brasil, sabe que nossa diplomacia sempre andou lado a lado com nossas forças armadas.

    O destino do Brasil é defender a humanidade contra as aves de rapina neocolonialistas.

    Amorim não é anti-americano, na verdade ele simplesmente é a favor do Brasil, e se isso significa ser contra alguem estou com ele e não abro, primeiro nós, com nossos amigos e aliados, depois os outros.

  25. A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta “a pior escolha possível” que a presidente poderia ter feito.

    Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou “princípios e valores” dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões “completamente ideologizadas” de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e “não vai dar de novo”. Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

  26. sei nao em
    achu que foi o lula que indicou esse ae tbm…

    reporte ridicula dps de querer derrubar o melhor ministro
    vem dizer que foi um bom ministro

    essa mulher ae nao tinha nem q ser convidada ao progama que o NJ foi entrevistado

    Eliane Cantanhêde vai fazer materia de fofoquinha de famosos

  27. eu gostava do ministro
    tinha gente ae que reclamava ateh qndo ele usava a farda
    tantar bobeiras

    o cara que foi responsavel por fazer o melhor plano ja feito para as forças armadas do Brasil

    infelizmente tava perdendo credibilidade pq a bancada ta cheio de PT

  28. rsrs o Cabo Anselmo ops o Carlos Lacerda ops ah é Nelson Jobim que imputou a FAB a desclassificação do Sukhoi e a citação do Rafale ao Amorim e que no final do governo Lula transpareceu seus prestimos de espionagem ja favorecendo o F18 na passava de um golpista maquiado de bom discurso cheio de peçonha entreguista que atravez da discordia e intrigas nutria sede de poder a qualquer custo.Não foi somente as besteiras que falou pois se fosse somente isso Dilma normalmente o aguardaria retornar de Tabatinga.Algo mais não divulgado publicamente fez ela antecipar seu retorno.Se celso Amorim é pró-Russia o EB e a FAB estão rindo atoa ansiosos por helicopteros,foguetas,misseis,plataformas de defesa aerea e satelites.A UNASUL se fortalecera com a certesa da ausencia Yankee e os interesses Brasileiros no Atlantico Sul estarão garantidos com a fidelidade e inteligencia de Celso Amorim.Dilma realmente não dá ponto sem nó e alem de exigente adiministradora vem revelando-se estrategista por manter Patriota e Amorim como equilibrio entre geopolitica e geoestrategia com Americanos,BRICS e UNASUL…JAZ ENTRE OS VERMES O MAIS PERIGOSO MICROBIO JOBIM O X-9 VENDIDO YANKEE…Voce nutriria um traira em sua gestão???

  29. Engraçado é ver gente aqui colocando todos os ovos na cesta dos BRICS, defendendo que o megalonanico já saberia(talvez por ser madame zoraide) que os EUA são coisa do passado….O que essas pessoas não enxergaram ainda é que até o presente a única utilidade dos tais BRICS foi servir aos interesses chineses sendo que, a menor piscadinha dos EUA, a China dá um pé na bunda dos BRICS….

  30. Xteme:

    Melhor você ler um pouco mais sobre o atentado na AMIA em 1994…..e também é bom saber que o Irã não tem absolutamente nada a ver com AlQaeda.

  31. Felipe augusto:

    Se a dupla Lula/megalonanico imaginou que Sarkozy iria apoiá-los na questão do acordo frustrado de Teerã, no mínimo é ingênua para não dizer burra. A França possui fortes interesses na região do Golfo Pérsico que divergem totalmente da idéia de permitir que o Estado fascista iraniano obtenha bombas nucleares. Nunca se esquecendo que hoje existe um destacamento do ADLAIR equipado com Rafales nos EAU. Outra questão é que a diplomacia francesa é experimentada e profissional, e deve ter percebido desde logo que as péssimas intenções da dupla Lula/Megalonanico tinham como objetivo, além de aparecer, permitir aos fascistas iranianos ganhar tempo para produzir suas armas nucleares.

  32. O MEGALONANICO NA DEFESA
    .
    O brilhante Reinaldo Azevedo, na contramão de blogueiros chapas-brancas e bo-blogueiros da corte, nos presenteia com essas maravilhosas linhas….

    .
    Conversei ontem à noite com um general do Exército, cujo nome não declinarei por motivos óbvios, sobre a indicação de Celso Amorim para o Ministério da Defesa. Suas palavras são uma boa síntese de como os militares receberam a decisão: “Só não vou dizer que se trata de uma provocação, de uma escolha maliciosa, porque pode ser algo ainda pior do que isso: tenho para mim que a presidente Dilma Rousseff não tem noção do que está fazendo nessa área”. Lancei uma pequena provocação: “Chegou-se a falar no deputado Aldo Rebelo, que é do PC do B, o partido que fez a guerrilha do Araguaia. Seria preferível a Amorim?” O general não hesitou: “Seria! Parece-me que o deputado Aldo tem tido um comportamento muito correto na Câmara e tem se tornado notável por defender os interesses nacionais contra certo globalismo que não dá a mínima para o país porque obedece a comandos que não têm pátria”.
    .

    A sensação geral é esta: “Dilma exagerou na dose”. Nelson Jobim gozava da confiança dos militares, que viam nele um ministro realmente empenhado na capacitação e na profissionalização das Forças Armadas. Mais: avaliavam que ele se movia com certa independência em relação ao jogo político-partidário mais raso, preservando a área militar de politizações inoportunas. Dada a trajetória de Amorim no Ministério das Relações Exteriores, temem a ideologização dos temas ligados à Defesa. Entre os militares, o novo ministro é visto como um esquerdista arrogante, incompetente e meio doidivanas.
    .

    O meu interlocutor não perdoa: “Enquanto se travava por aqui uma batalha insana para rever a Lei da Anistia, estimulada por ministros, o Itamaraty se perfilava com ditadores e protoditadores da América Latina, da África e do Oriente Médio, o que manchou a reputação do Brasil. E o pior é que fez tudo isso para supostamente pôr o nosso país num patamar superior na ordem mundial. Foi um fiasco. Colhemos o resultado contrário. Passaram a nos ver como um povo que faz pouco caso dos direitos humanos.” O general não tem dúvida de que a escolha não é de Dilma, mas de Lula, e lembra: “O curioso é que ele está impondo a ela um nome que ele próprio não indicaria; não para a Defesa ao menos”.
    .

    Os militares emitirão algum sinal de protesto? Não! Profissionais, fiéis à hierarquia, vão se subordinar ao chefe, mas certos de que a escolha tem um potencial desastroso.

  33. Continuação….

    ACINTE
    .
    Qual será a política de Defesa do homem que alinhou o Brasil com Hugo Chávez, Daniel Ortega, Manuel Zelaya, os irmãos Castro, Rafael Correa, Evo Morales e, de um modo um tanto oblíquo, com as Farc? Amorim foi um dos protagonistas do esforço para condenar a Colômbia na OEA quando o país destruiu um acampamento do terrorista Raúl Reys no Equador. Quando armas venezuelanas foram encontradas com os narcoterroristas colombianos — o que o próprio Chávez admitiu — , o nosso então chanceler teve o topete de pôr a informação em dúvida. Também submeteu o Brasil a um vexame planetário como arquiteto do tal “acordo” com o Irã.
    .

    À frente do Itamaraty (republico a informação no post abaixo), Amorim perdeu rigorosamente todas as batalhas em que se meteu. O Brasil é hoje visto, internacionalmente, como um país que dá de ombros para os direitos humanos. No auge da indigência intelectual e política, este senhor redigiu, em julho de 2010, uma carta, entregue aos países-membros da ONU, defendendo que o organismo evitasse condenar os países por violação dos direitos humanos. Segundo este gigante da diplomacia, a condenação é contraproducente. Deve-se buscar sempre o diálogo. No documento, sustenta o Itamaraty:
    .

    “Hoje, o Conselho de Direitos Humanos da ONU vai diretamente para um contencioso (…). Elas [as condenações] servem aos interesses daqueles que estão fechados ao diálogo, já que lhes dá uma espécie de argumento de que há seletividade e politização”.
    .

    Essa é a razão por que o país se alinhou com aqueles que defendem uma reação branda aos assassinatos promovidos na Síria por Bashar Al Assad. Mas Amorim tem suas preferências. Se jamais censurou ditaduras facinorosas, não perdeu uma chance de condenar a democracia israelense. Como não tem senso de proporção nem de ridículo, levou o Brasil a defender a inclusão dos terroristas do Hamas numa negociação de paz, mas jamais abriu diálogo com a oposição democrática iraniana, por exemplo. O Brasil nunca disse uma vírgula sobre a cooperação militar da Venezuela com a Rússia e com o Irã, mas tentou impedir a ampliação da presença de americanos em bases na Colômbia para combater o narcotráfico porque julgava uma interferência indevida dos EUA na América do Sul
    .

  34. É UMA CHUVA PASSAGEIRA
    .
    .
    Creio que a estadia do Sr. Amorim é passageiro, momentâneo pois é só a poeira abaixar que virá o o novo titular da pasta.
    .
    Falo isso não de desmerecimento ao Sr.Amorim pois, ele fez um bom papel no governo passado;levando em considerações algumas mancadas como o caso do apoio incondicional ao Irã.
    .
    Más sim pelas as circunstância em que se deu a saída do Sr. Nelsom Jobim,que para mim foi um excelente ministro da defesa,palavra dos próprios americanos, diga-se de passagem.
    .
    É só analisar os fatos e as entre linhas desses acontecimento.
    .
    OBS:
    .
    E.M.Pinto,se acontecer o que estou afirmando,chegarei em primeiro lugar,bem na frente de todos-Hehehe…
    .
    Vão comer muita poeira-hehe…

  35. SERIA COMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!!!!
    AS TRES SUPER “VEIAS” JÁ TÃO AVACALHANDO….

    AGORA SÓ FALTA ASSINAR O PROTOCOLO ADICIONAL DO
    TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES!!

    FOI PARA ISSO QUE O JOBIM FOI SABOTADO…

    VIVA O BRASIL E SUA FANTOCHE!!!!!

  36. É claro que o Lobby pró-F18 está atuando agora através do Estadão!!!

    Mas isso não muda o fato de que Jobim decidiu sair desse jeito… Insubordinado, se achando o próprio marechal!!!

    Deu um péssimo exemplo na saída!

    Deveria ter saído no adiamento do F-X2 seria melhor e sairia bem!!!

  37. Todo governo democrático deve representar a plataforma política defendida e eleita como a mais adequada às aspirações do povo, real detentor do poder de soberania do país. Em nosso caso, o que Lula e agora Dilma fazem é representar tal aspiração tendo como referencial a Constituição Federativa. Assim, poderemos esperar que o Celso Amorim, que defendeu a solução de conflitos de forma pacífica e não intervencionista (escrita em nossa Constituição), será um constitucionalista, ou seja, ele não será nem anti, nem pró americano, ou iraniano ou francês, mas sim será pró povo brasileiro.

  38. 1maluquinho

    Churchill era um manguaceiro, e isso não muda o fato de que, assim como o presidente Lula, ficaram para história como excelente governantes…

    Queira você ou não!!!

    Que alicerces?!

    Não se fabricava navios aqui a muito tempo!!! 80 ex-decasseguis repatriados (aqui em Pernambuco), mão-de-obra altemente qualificada que estava desempregada lá no Japão, por que eles preferem comprar dos Coreanos e Chineses… Modelo americano de governança, que está dando a conta pra pagar!!!

    Decisão política do Presidente Lula!!!

  39. O Jobim foi bom e já deu pro gasto mas ele pensava mais de forma político-eleitoreira do que de forma geostrategica, já o Celso Amorim vem de um pensamento geoestratégico por ser diplomata. E o Brasil em questão de defesa devido as suas dimensões tem de ter uma doutrina totalmente geoestrategica. E se teve militar reclamando mesmo, que acho mentira de jornal, estão com medo de ter uma política e ideologia mais agresiva e ter de levantar os trazeiros de seus escritórios

  40. Podem espernear. Podem citar certos colunistas abomináveis.
    Os cães ladram e a caravana passa.
    A presidente eleita pelo voto popular é a comandante-em-chefe das Forças Armadas.
    Não tem essa de ‘militares não gostaram’.
    Chorem os paranóicos, os mi-mi-mi-zeiros e a turma do quanto pior, melhor.

    De fato, se espera que o Celso Amorim tenha um comportamento diferente no MD. Tenho certeza que ele sabe disso. Se ele fosse o ideal como Chanceler, a presidente teria mantido o cidadão no cargo.
    É uma tentativa de equilibrar o governo com pesos e contrapesos. A Dilma e o Patriota já aplainaram a política externa brasileira em alguns pontos, mas outros são fixos, como o apoio ao Estado Palestino. Ora, até o Obama vem de encontro a isso.
    A presidente já disse para a ‘fraquinha’ Ideli se comportar e já esporrou todo mundo. As rédeas foram frouxas, agora é hora de ficar em cima. Creio que o Celso Amorim sabe qual é o seu papel agora.

    Se os paranóicos tivessem razão, o Brasil de Lula teria virado um estado proto-comunista…

  41. EDUARDO SIMÕES meu amigo quando me referia a alicerce foi ao desenvolvimento adiquirido pelo Brasil as custas de muita coragem a enfrentar embargos e retaliações para avançarmos e isso não somente impulsionou a area militar mas civil tambem e apesar deu não gostar de FHC ele tambem contribuiu pra uma estabilização assim como Itamar e os militares tambem…Meu amigo voce demonstra ser PTista eu não tenho partido e nem ideologia e te afirmo que o governo Dilma so decola quando ela se livrar das ingerencias de Lula e ja que o amigo tanto enaltece O MANGUACEIRO deve achar que a gastança e a roubalheira que ela assumiu e esta dando pulinhos para acertar deve ser intriga da oposição né ou o amigo tambem vai procurar justificar que outros antes tambem roubaram?…Tião Medonho tambem entrou para a historia com o assalto ao trem pagador na decada de 50 e Lady Godiva por passear nua montada a cavalo…Sabe o que é mais degradante em uma sociedade?Quando alguem vive na clandestinidade apontando a tudo e a todos e quando retorna a vida publica continua apontando a tudo e a todos e se dizendo integro e a unica solução descente e se fazendo situação torna-se mais maléfico do que seus antecessores roubando e pilhando os cofres publicos contando estorinha para iludir aos simples…A prova da ingerencia de Lula esta ai pra todo mundo ver.Dilma repudiou Amorim quando assumiu e tambem não queria o Jobim e o que vemos agora,a saida de um traira e o retorno de um lunatico que quando diplomata no MRE associou o Brasil ao lodo da humanidade alem de se portar conivente na crise com a Bolivia e Honduras.Essa é a xerox do governo fantoche Dilma Rousseff manipulado por Lula.

  42. Enquanto esta esquerdinha no poder não compreender que ministerios devem ser formados pelos melhores profissionais de suas areas e independente de indicações coligacionais viveremos a formação de carteis de beneficio comuns A DEPREDAÇÃO DOS COFRES DA UNIÃO…O problema é profundo e vem de nossos primordios.Colonizados por uma cultura grosseira,ignorante e sem educação onde assimilamos o conceito de Murici e de Gerson.Um breve suspiro de progresso e ascenção no segundo Imperio e logo a seguir a implantação da REPUBLICA DAS RATAZANAS.De la pra cá tornou-se filosofia em nossa sociedade usarmos as cabeças dos outros como degraus para galgarmos acima e distribuição generalizadas de dedadas nos olhos e nos fiofós de quem se apresentar pelo percurso.Nesta formação de conseito social sobrevive o mais famigerado engolindo a tudo e aos demais.Espirito de coletividade inexiste e patriotismo é alicerçado a condicionamentos,interesses e beneficios.Todos sem exceção de ninguem,de nenhuma classe,de nenhuma entidade ou corporação quando no poder apenas saqueiam e pilham.O impressionante que intriga a todo o mundo é como ainda assim continuamos crescendo e sempre buscam atribuirem esse milagre a seus Deuses no poder.Se hoje o Brasil é a setima economia quase pulando direto para quarta economia isso se dá pela alta carga tributaria que pagamos que representa 45% de nosso PIB,nosso consumo e mercado interno que apesar de massacrados por especuladores e oportunistas é o que move a nossa economia e mercado.O montante de nossas exportações agricolas e de materias primarias é o que contribui em menos.Não se iludam,basta que o consumo caia para tudo desabar e pularmos de setima economia para vigesima quinta.Todos os que adentrarem no poder so querem roubar e perpetuarem-se e nada mais…O mundo considerou o Amorim SAPIENCIA a quarta pessoa mais inteligente rsrs rsrs… Militares no MD Medicos na Saude Professores na Educação Delegados na segurança publica e pelo amor de Deus Moreira Franco como ministro da Secretaria de Assuntos Estrategicos nem estomago de Avestruz aguenta…POLITICA VERGONHA PROSTITUIDA E IMUNDA.

  43. Nos livramos deste traste (parece que grande parte dos comentaristas daqui só leem a grande mídia entreguista)quantos documentos do wikileaks colocam este crápula em conluio com diplomatas americanos – entreguista e antinacionalista.

    diferente do Amorim que sempre é tido como independente e nacionalista – o Brasil só ganhou!

    Agora, por favor Eliane Castanhede (a massa cheirosa) !!! é demais!!! Este site que sempre acompanho poderia trazer recortes de mais qualidade…

  44. 1maluquinho

    Meu amigo, se pelo fato de contra-argumentar a máxima sua “manguaceiro = mal governante”, você me taxa de Petistia de carteirinha, então eu posso lhe rotular também…

    Pelo visto você não leva em conta as Regras do blog…

Comentários não permitidos.