Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. “O copo encheu”, diz líder do governo

http://williamxavier.zip.net/images/celso_amorim.jpg

Jobim deixa a Defesa e Celso Amorim assume a pasta. “O copo encheu”, diz líder do governo

Jornal do BrasilAna Paula Siqueira

Publicidade

A saída de Nelson Jobim do Ministério da Defesa foi confirmada na noite desta quinta-feira após uma reunião entre ele e a presidente Dilma Rousseff. Jobim é o terceiro ministro a deixar o governo. O Chanceler Celso Amorim passa a ocupar a pasta.

A saída de Jobim é avaliada por aliados ao governo como natural, diante do posicionamento que ele adotou, de desferir comentários considerados, no mínimo, constrangedores para o Planalto durante uma entrevista concedida à revista Piaui. Já a oposição critica a saída do ministro. O senador Alvaro Dias disse hoje ao JB que Jobim foi punido por “dizer o que pensa”.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), disse ao JB que Jobim vinha dando sinais de que queria deixar o governo e, agora, “o copo encheu”. O petista diz ainda que um dos motivos que gerou a divergência entre Jobim e Dilma foi a questão dos documentos sigilosos:

“Vinha nessa direção de descontentamento. Está colocado, ele divergiu do encaminhamento dos documentos sigilosos. Foi ali que se deu o contexto da divergência”, disse Teixeira.

Para o líder do governo, a saída de Jobim não afeta a relação com o PMDB:

“Não. Isso não vai afetar o PMDB. A cota dele (Jobim) era mais pessoal da presidenta”.

Teixeira nega que a presidente Dilma Rousseff tenha perdido o controle sobre aliados. E afirma que mudanças são naturais em qualquer governo.

Oposição

Já a oposição considera contraditória a saída de Jobim. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), avalia que a entrevista concedida por Jobim à Piaui, ou mesmo a recente declaração de voto em José Serra para a Presidência, não justifica a demissão.

“Acho que a razão da saída é uma contradição para quem se diz democrata”, dispara Alvaro Dias. “A manifestação de opinião deve ser sempre respeitada. Quem diz o que pensa não pode ser punido. Ele se afasta do governo exteriorizando sua opinião”.

O senador se mostra preocupado com o fato de que a saída de Jobim possa mudar o foco da opinião pública, que vinha dando mais atenção a denúncias de irregularidades no governo.

“Isso não pode acontecer. Seria uma inversão de prioridades. A questão ética é fundamental. Não podemos ignorar o que está acontecendo. Os escândalos têm que ser investigados”, avalia Alvaro Dias.

De acordo com o tucano, o incidente com Jobim “passa a ideia de um governo inseguro e nervoso politicamente”.

Fonte: Jornal do Brasil


Eliane Cantanhêde: Jobim foi um bom ministro

“Jobim realmente foi um bom ministro. Ele estruturou o ministério da Defesa, criou a estratégia nacional de defesa e deixou todos os programas de reequipamento da Marinha, da Aeronáutica e do exército prontos”, analisa a colunista.

POLÊMICAS

Após constranger o governo declarando ter votado em José Serra nas eleições de 2010, o peemedebista afirmou à revista “Piauí”, cujos trechos foram antecipados pela colunista Mônica Bergamo na Folha, que Ideli “é muito fraquinha” e que Gleisi “sequer conhece Brasília”.

Jobim também causou constrangimento ao Planalto recentemente, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com “idiotas”, que “escrevem para o esquecimento”. Ele explicou ter se referido a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.

Fonte: Folha


19 Comentários

  1. EDUARDO SIMÕES nobre amigo MANGUACEIRO pra mim não é sinonimo de mal governante mas de sonhador fora da realidade e contador de estorinha e nisso Lula sempre demonstrou espertease…Quanto as regras do Blog onde as transgredi?Expressei pensar que o nobre amigo é fã de carteirinha do Manguaça rsrs

  2. Bom Parabéns ao novo Ministro da Defesa Celso Amorim eu acho q ele vai ser aproxima da Russia ou da China pelo q eu sei Duvido que o F-18 vai vir Adeus F-18 vai Dar Rafale ou Su-35 que venha os Russos ou Chineses ou francês vamos ver oq Celso Amorim vai fazer só espera para ver no que vai dar

  3. Venho agora saudar o novo servo leal ao governo do PT, enfim os separatistas do governo levarão o troco, por essa rebeldia, agora posso dizer com a abisoluta certeza isso foi extratégia meus amigos o Nelsom Jubim nunca atirou fora do alvo, ele vai se unir com seus aliados e amigos da caserna, do PSDB, não vou citar nomes mais todos nos os conhecemos, me diz com quem tu andas que eu sei quem tu és, não é verdade, agora pensamos para o lado bom uma vez cobiçado o poder nem mesmo Jubim que perde-lo agora para uma mulher, simplesmente ele que se candidatar a PRESINDENCIA, não vejo outro caminho a não ser esse, é tudo é um jogo de interrese, quem sabe o Mangabeira Unger esta rindo a toa, sabendo de tudo os verdadeiros mentores do projeto da defesa, END, esses sim vão dá o troco com o mais alto nível assim seja Jubim para PRESIDENCIA e Mangabeira Unger o VICE é o Ge: Heleno para DEFESA, assim seremos forte como a força do lado sombrio é poremos um fim nesse conflito devastador dos rebeldes…kkkkkkk

  4. Barca:
    Eu também estava torcendo pelo Aldo Rebelo. É um político sério e um grande brasileiro. Seria um Ministro da Defesa muito melhor do que sequer o megalonanico venha sonhar a ser.

  5. HMS: “Parece-me que o deputado Aldo tem tido um comportamento muito correto na Câmara e tem se tornado notável por defender os interesses nacionais contra certo GLOBALISMO que não dá a mínima para o país porque OBEDECE A COMANDOS QUE NÃO TEM PÁTRIA”… venho batendo nesta tecla o tempo todo… será que niguém percebe… se um general fala sobre o tema, ainda assim alguns vão dizer que é teoria da conspiração?!!!… em outras palavras, significa que o governo do PT segue orientações dos globalistas… ou tô ficando loco oh meu… dai, tá explicado porque o mesmo é contra tudo que implica aumento de influencia para Israel ou EUA… mas alguns vão dizer: mas como, os globalistas não são usamericanus?!!!… vão estudar, cambada… sem identifica-los vão ficar boiando… TOPBOY, meu caro… quem te disse que o Brasil não é um estado proto-comunista como vc disse?… a prova tai… puseram até um esquerdista megalonanico, como dizem, na pasta da defesa… se que mais o que?… DARTH SIDIOUS: se isso acontecer pode ser a salvação da lavoura… quem pensa com o umbigo acaba transpassado por ele… é só vizitar a transilvania…rsrsrsr…

  6. As postagens do HMS TIRELESS e do Blue Eyes para mim fazem um bom resumo do que Celso Amorim fez quando foi ministro. Não acho ele uma boa indicação para o Ministerio da defesa e acho o Jobim adequado, o problema foi a lingua grande dele.

  7. Tão reclamando de quê agora? os detratores do NJ pensaram que iria entrar “algo” melhor? por favor…
    Aqui na minha empresa tenho um operador de uma máquina.. me dá dor de cabeça de vez em quando, mas é o melhor que já trabalhou no equipamento… e não existe nenhum melhor disponível… então vou mantendo…
    Inocente é aquele que acha que qualquer um que seja nomeado não terá “preferências” por fornecedores…
    Queria saber se muitos destes que criticam e detonam o NJ o fariam se ele tivesse dado preferência aos USA… ou mesmo a Suécia… com seu AMXII travestido de algo ultra-foda-barato-bom-mágico caça de 4ª geração montado como se monta um PC, que na hora do vamo vê (Libia) fica voando com pod de reconhecimento por não ter capacidade plena e integrada dos sistemas que diz dominar…

    Sds!

  8. Se a mídia conservadora está chutando o balde é porque a indicação foi na mosca.

    Aliás, dizem que a abertura dos documentos da ditadura pode se tornar mais fácil. Será por causa disso o alvoroço?

  9. Pode ser que o Celso seja só um tapa buraco.
    Acredito que a penúria vai continuar por muito tempo ainda, afinal a “TRANSPOSIÇÃO DO RIO S. FRANCISCO NÃO RENDEU O SUFICIENTE PARA O CAIXA 2 DA PRÓXIMA ELEIÇÃO”.

  10. Dilma está perdida no pior momento em anos para a economia mundial. Precisa de gente forte ao seu lado e coloca estas criaturas como Ideli e Gleise e agora da morada novamente ao xiita Celso Amorin no pior dos ministérios que este poderia ocupar. Não vai durar muito. Será fritado pelos militares em poucos meses. Um tecnocrata estúpido que estendeu a mão para figuras como o Ahmadinejad e se pudesse daria pousada segura a Bin Laden. A Dilma começou bem seu governo, mas está perdida.
    Celso Amorin na Defesa é uma piada de mau gosto, coisa de quem não sabe nada de Defesa e de como lidar com os militares. Cuidado Dilma, seus acessores estão querendo te derrubar.

  11. Falam do relacionamento do Brasil com Irã, Venezuela, Líbia, Síria, Cuba…etc…Gostaria de saber que mal esses podem causar ao Brasil, além de aumentarem o intercambio comercial do Brasil entre esses e demais países árabes? O relacionamento com esses paises é tradicional, não é de hoje que adotamos uma política externa de não intervir em assuntos internos dos países c descaradamente fazem os EUA e aliados. Se não queremos que ninguém se meta em nossos problemas internos, também não nos metemos nos problemas internos das demais nações, sem jamais dar assistencia humanitária a países que necessitarem. Todos sabemos que esses conflitos em países como Líbia, Síria, etc… são criados pelos gananciosos senhores e escravos da guerra – EUA e comparsas. Em relação às relações com o Irã, a empatia é normal, temos o mesmo problema que êles em relação ao enriquecimento de urânio e o TNPN e poderiamos ser os próximos a ser fortemente ameaçados pelo CS da ONU e OTAN, a tentação aquí é ainda maior do que a do Irã, somos muito mais ricos do que êles e isso torna o assunto ainda mais delicado. Quanto aos direitos humanos, há uma hipocrisia total, só se fala de abusos de direitos humanos em países não aliados às superpotências, enquanto fazem vistas grossas às violações em países amigos das superpotência. Quanto à Honduras, depois de vivermos uma ditadura totalmente estúpida, assassina e totalmente desnecessária, seria muita hipocrisia concordarmos com esse tipo de coisas aqui na América Latina. Essa de dizerem que não foi golpe de estado e que isso estava previsto em lei naquele país é pura estupidez, tanto os EUA, ONU e OEA entenderam que foi um criminoso golpe de estado.
    O maior despeito do PiG, PSDB, DEM e demais associações crims é o sucesso retumbante do ilustre chanceler Celso Amorim que bravamente defendeu os interesses nacionais brasileiros na esfera internacional. Quanto à END, muito antes de Johnbin o chanceler Celso Amorim já apontava a necessidade de emplementa-lo, dado o descompasso entre o que o Brasil é hoje com as mediocres FFAA que temos em termos de equipamentos e poder dissuasório. É facil saber quem vai ser o Ministro Celso Amorim para a defesa nacional, basta ser nacionalista. Não há dúvidas que vai ser um excelente Ministro da Defesa para a nação brasileira e na hora certa, especialmente para lidar com temas como a apuração de crimes da ditadura, emplementação da END, nossos interesses na incipiente e super importante UNASUL e a revisão dos estupidos acordos que o traíra Johnbin na surdina fez com os EUA…etc… Mesmo que os fabricantes de crises e vira-latas de plantão não queiram, o Ministro Celso Amorim é o “cara” para acertar nossos meios de defesa nacional.

  12. Aqui em Brasília o Amorim tem o apelido de “Celsim Ternim de Tergal”…

    Vamos ver no que vai dar… Mas o futuro é nebuloso, no sentido de que é impossível prever como as coisas vão andar…

    Amorim tem resistência a política externa dos EUA, mas sabe que não se vive sozinho e não se pode virar as costas, ao mesmo tempo ele não é tão chegado aos russos quanto se pensa…
    Não dá para determinar nem mesmo a paixão dele pelos chineses…

    Se ele conhece de geopolítica… De fato conhece, mas e o pulso necessário para lidar com os corredores militares? Ele tem?
    Culhões? Ele Tem?? Acho que o Tio Samuca tinha muito mais culhões!

    Estou começando a achar que o Genoino era melhor!

  13. .
    .
    Al Carvalho disse:
    06/08/2011 às 11:18
    .
    Finalmente alguém que pensa por cabeça própria ao invés de seguirem a corrente da PIG contra a democracia de pensamento, querendo implantar um pensamento único de servidão do Brasil aos USA e seu estilo de fazer as coisas!
    .
    Disse tudo!!
    .
    Valeu!!

  14. “Em relação às relações com o Irã, a empatia é normal, temos o mesmo problema que êles em relação ao enriquecimento de urânio e o TNPN e poderiamos ser os próximos a ser fortemente ameaçados pelo CS da ONU e OTAN, a tentação aquí é ainda maior do que a do Irã, somos muito mais ricos do que êles e isso torna o assunto ainda mais delicado.”
    .
    .

    Al Carvalho:
    .
    Desculpe discordar mas não existe qualquer correlação entre o Brasil, um país com uma democracia em construção onde o uso pacífico da energia nuclear foi consagrado pela constituição, e o Irã, que possui um regime teocrático fascista, arma e financia grupos terroristas, provoca instabilidade no Golfo Pérsico e no Oriente médio além de ameaçar de destruição outras nações.

  15. O BRasil Colonia:
    Portugal (levou nossas riquezas)
    Inglaterra (levou de Portugal)
    EEUU (levou da Inglaterra)
    China (esta levando do EEUU)
    Somos colonia de quem?
    Só o radicalismo para acabar com o complexo de vira-lata.Faz 500 anos que nossos intelectuais lutam por liberdade, 500 anos de erros políticos com Jobin ou Amorim
    só as FA é que seguraram a “onda”.
    Direita, centro ou esquerda não importa, o que queremos é um país seguro interna e externamente, transparentes em suas contas, com políticos nacionalistas, com relações internacionais fortes e duradouras e um claro poder dissuasório contra as potências que só querem nos esbulhar. E convenhamos que já estamos em guerra assimétrica ( “Vivemos uma época de intenso intercâmbio econômico e cultural global, em que são improváveis
    as grandes guerras generalizadas, industriais de massa, de violência indiscriminada, ao estilo da Primeira
    e Segunda Guerra Mundial”.
    Em contrapartida, vivemos, também, uma época de conflitos localizados e limitados, internacionais
    ou internos, nem sempre contidos no(s) país (es) onde ocorrem, envolvendo forças estatais e/ou não
    estatais, motivados por questões étnicas, tribais, religiosas ou apenas criminosas (criminalidade nacional e
    transnacional), por “integrismos” nacionalistas e por contenciosos territoriais em geral herdados de maus
    arranjos coloniais), o que reforça a prioridade de reforçarmos ao máximo nossas Forças Armadas e sociedade para esse tipo de guerra.
    Isso depende de vontade política e é ai que a “vaca vai pro brejo”, não estarei mais aqui quando tudo girar em um imenso “Big Brother” trabalhando para as nações que melhor se prepararem.
    Precisamos de novos Bandeirantes para desbravar a nova ordem Mundial, temos as cabeças pensantes, mas não possuímos organização, somos um “Balaio de Gatos” rugindo como um Leões.
    Discutimos se o Celso é melhor ou pior, se o Jobim é alcaguete ou pró americanos, se o Rafale é melhor que o Su35, como discutiríamos um jogo de futebol.
    Sem organização e sem o sacrifício (que ninguém quer ter pois a desculpa é precisamos sobreviver) em um país que de guerra moderna não entende nada (só as FA em teoria),só nos resta rezar, nisso somos bons, para que o futuro não seja cruel com o nosso povo e homens valorosos criem uma “Resistência Nacional” contra os colonialistas de plantão.

  16. Caro hmstireless,
    Todo o mundo usa a energia nuclear para fins pacificos, inclusive o Irá. Se vai usar para fins belicos, também tem todo o direito, se for ameaçado, como tem qualquer país, inclusive o Brasil!!!Quando os EUA, Russia, China, França, India, destruírem seus arsenais atômicos, poderemos falar mais seriamente sobre o TNPN, pura sensatez. Lembrando que Israel usa de atos terroristas contra os palestinos e ameaça paises árabes, tem bombas atomicas e nunca ninguém falou nada a respeito disso, nem questionaram o fato desse país não ser signatario do TNPN. Quanto ao sistema político do Irã, ninguém tem nada com isso, se está bom para os iranianos está bem para mim. Nossa política externa tem como princípio a não intervenção em assuntos domésticos de outros países, também muito sensata. Atribuimos grande importãncia aos direitos humanos e sempre condenaremos violações desses direitos. Ademais, estaremos sempre dispostos em prestar ajuda humanitária onde for solicitado. Você ja reparou que os EUA raramente mensiona abusos de direitos humanos cometidos por Israel contra Palestinos. Países como Egito, Arabia Saudita ou até mesmo Honduras, onde é flagrante o abuso dos direitos humanos nunca os EUA dizem nada? É necessário respeitar a soberania nacional de outros países e o Brasil do Ex-Chanceler Celso Amorim sempre fez isso. Não gosto do sistema político dos americanos, todavia, se está bom para os americanos, certamente está muito bom para mim. Se os venezuelanos estão contentes com o sistema político dêles, está bom para mim: até porque, a Venezuela de Hugo Chavez jamais iria deixar uma base militar americana se estabelecer naquele país, como fez a Colômbia, para ameaçar nosso País!!!
    Sds.

Comentários não permitidos.