Medvedev e Obama consideram viável a entrada da Rússia na OMC

Presidentes Dmitri Medvedev e Barack Obama

EFE – Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos Estados Unidos, Barack Obama, consideraram nesta quarta-feira ser viável a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) antes do final do ano.

Medvedev e Obama declararam que “o impulso dado por ambos os países contribuiu para a conquista de significativos progressos nas negociações” comerciais nos últimos meses, assinalam as agências de notícias russas.

Ambos os líderes trocaram opiniões sobre “os próximos passos para estimular e coordenar o trabalho nessa direção”, indica a nota oficial, que acrescenta que Medvedev aproveitou para felicitar antecipadamente Obama, que vai fazer 50 anos amanhã.

Tanto Medvedev como o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusaram em várias ocasiões os EUA de dificultar o ingresso da Rússia na OMC, a última grande economia à margem dessa organização.

Recentemente, o negociador-chefe russo, Maxim Medvedkov, afirmou que as negociações comerciais devem ser concluídas em dezembro durante a reunião do Conselho Executivo da OMC em Genebra.

Em setembro, os grupos de trabalho da Rússia e a organização comercial tratarão dois temas pendentes mais complexos, que são os controles sanitários e fitossanitários.

Por sua vez, Medvedkov reconheceu que as negociações com a Geórgia, que anunciou em abril de 2008 que bloquearia o ingresso da Rússia na OMC até que Moscou deixasse de solapar a soberania do país caucasiano, foram até agora infrutíferas.

A Rússia retomou em setembro as negociações multilaterais com a OMC, que tinha suspendido em julho de 2009 após criar uma União Aduaneira com Belarus e Cazaquistão.

Medvedev afirmou que a Rússia está “farta” de esperar na ‘ante-sala’ da OMC desde 1993 e criticou o fato de que o país continua negociando a entrada por mais tempo que a China, membro desde 2001, “apesar de a economia russa ser muito menor que a chinesa”.

Fonte: UOL

2 Comentários

Comentários não permitidos.