Representação no Parlasul será instalada no dia 17

http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Parlasul.jpgA nova Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) será instalada no próximo dia 17 de agosto, no plenário 19 do Senado, às 14h30. Durante a reunião, serão escolhidos o presidente e o vice-presidente do colegiado. Também será indicado o parlamentar brasileiro que será o vice-presidente do Parlasul. A primeira sessão do ano do parlamento regional, em Montevidéu, ocorrerá ainda neste mês.

Conforme o critério de revezamento entre a Câmara e o Senado, o presidente da representação será um senador, uma vez que ela era presidida no ano passado por um deputado. O parlamentar a ser indicado para compor a Mesa do Parlasul até o final de 2012 será um deputado. Como a presidência do parlamento é rotativa, caberá ao parlamentar brasileiro indicado para a Mesa exercer a presidência do Parlasul no segundo semestre de 2012.

Até o final do ano passado, a representação brasileira era composta por 18 parlamentares – 9 deputados e 9 senadores. O acordo político firmado com os três outros membros do bloco – Argentina, Paraguai e Uruguai – definiu que a representação brasileira será composta, a partir deste ano, por 37 parlamentares, sendo 10 senadores e 27 deputados. Todos já foram indicados por suas respectivas lideranças, com exceção de uma vaga ainda a ser ocupada por um senador do bloco da Minoria (PSDB-DEM).

Reinício dos trabalhos
A instalação da nova representação é o primeiro passo para o reinício dos trabalhos do Parlasul. As sessões do parlamento regional só podem ser realizadas com a presença de parlamentares dos quatro países do bloco.

As indicações dos integrantes da representação só puderam ser realizadas depois da aprovação, pelo Congresso Nacional, da Resolução 1/11, que garante novos mandatos aos deputados e senadores que representarão o Brasil no Parlasul até a realização de eleições diretas com essa finalidade, previstas para ocorrerem até 2014.

Os novos representantes brasileiros chegarão a Montevidéu no momento em que estará em pauta – por iniciativa da bancada uruguaia – a discussão sobre mudanças no Regimento Interno do Parlasul.

Os dois países menos populosos do bloco – Uruguai e Paraguai – manterão as bancadas de 18 parlamentares por país, enquanto a Argentina passará a ser representada por 26 parlamentares e o Brasil por 37, nessa nova etapa de transição até a realização de eleições diretas. Por isso, parlamentares dos dois países desejam discutir mudanças nos critérios de maiorias necessárias para a aprovação de matérias pelo parlamento regional.

Confira os novos integrantes da Representação Brasileira.

Fonte: Agência Câmara

2 Comentários

  1. E que seja um parlamentar sério, ciente dos problemas atuais e futuros, esse negócio não está para brincadeira, envolve economia, segurança, narcotráfico, está tudo num balaio só.
    Vaidade joga no lixo, tem que ter uma agenda conjunta e buscar cumprí-la a custos repartidos, inclusive os morais. Se o cidadão aí escolhido perceber que é muita areia pro caminhão dele, desiste pra não passar vergonha.
    Estaremos de olho.
    ————–
    http://www.youtube.com/watch?v=Bzngn8_7oRc&feature=related

Comentários não permitidos.