Otan reforçará sua presença no Kosovo para enfrentar tensão

Tensão se agrava na Fronteira Kosovo – Sérvia. Na noite da última quarta-feira, um grupo de pessoas com máscaras, atacaram o posto na fronteira em Jarine, no norte do Kosovo.

EFE  —  A Otan reforçará sua presença no Kosovo para enfrentar a situação de tensão gerada nos últimos dias na fronteira entre a Sérvia e sua antiga província, disse nesta terça-feira à Agência Efe a porta-voz do organismo, Carmen Romero.

“A mobilização começará nos próximos dias”, disse Romero, que não informou o número de soldados que irão para a região.

A missão da Otan no Kosovo (KFOR) tomou na semana passada o controle das duas passagens fronteiriças com a Sérvia no norte depois dos incidentes registrados nos postos alfandegários.

Segundo Romero, com a decisão desta terça-feira, a Otan ativa sua reserva operacional para o Kosovo a pedido do comando da missão com o objetivo de aliviar a tarefa das tropas presentes na região.

A Otan mantém atualmente no Kosovo mais de 6 mil militares de 31 países, 23 deles membros da Otan, com o objetivo de manter a paz e a segurança na ex-província sérvia.

Na segunda-feira, as forças da KFOR reabriram parcialmente ao tráfego as passagens de Jarinje e Brnjak, entre a Sérvia e o Kosovo, fechadas na semana passada após os confrontos entre as duas partes.

Enquanto isso, a tensão se mantém desde terça-feira passada, quando forças especiais kosovares ocuparam os postos fronteiriços com a Sérvia, uma operação à qual grupos de sérvios radicais responderam com violência.

Um policial kosovar morreu em um tiroteio e um dos postos alfandegários foi incendiado.

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Sobre essa guerra é importante ler a excelente reportagem em forma de quadrinhos que o Joe Sacco fez: Area de Segurança Gorazde. Recomendo fortemente.

  2. Esse povo infelizmente nao conseguem viver em paz Europa um continente antigo parece que ainda nao conseguiu evoluir e superar as guerras e o ódio pelos vizinhos

Comentários não permitidos.