Obama sanciona projeto de lei que eleva teto da dívida americana

Texto foi aprovado no início desta tarde pelo Senado, por 74 votos a favor e 26 contra

Conforme prometido, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou o projeto que eleva o teto da dívida americana. O texto foi aprovado no início desta tarde pelo Senado, por 74 votos a favor e 26 contra.

Sob os termos do acordo, o limite será ampliado em pelo menos US$ 2,1 trilhões – o suficiente para suprir a necessidade de financiamento do governo até 2012.

Foto: AFP Ampliar

Obama sanciona lei que eleva teto da dívida americana

Na noite de segunda-feira, a Câmara dos Deputados, de maioria republicana, aprovou a proposta por 269 votos a favor e 161 contra.

Segundo a agência de classificação de risco Fitch, o acordo é um importante primeiro passo, mas não é o fim do processo para criar um plano de credibilidade para reduzir o déficit de recursos do país para um nível que assegure o rating AAA do país no médio prazo.

Embora seja uma resolução para o impasse, o acordo não desvia a atenção de problemas de longo prazo. A aprovação não foi suficiente para melhorar os sinais das bolsas no Brasil e nos EUA. Julian Callow, economista-chefe do Barclays Capital, afirmou que a proposta é um “band-aid” nas discussões em torno da adoção de políticas financeiras públicas mais sustentáveis. “O acordo certamente não representa uma virada no jogo e mantém a possibilidade de um rebaixamento na classificação de risco (dos títulos da dívida americana) no curto prazo”, disse ele em relatório.

Uma das agências de classificação de risco mais contundentes nas críticas à política fiscal dos Estados Unidos, a S&P afirmou na última semana que o país iria evitar a moratória, porém “o assunto mais importante é, realmente, a taxa de crescimento a longo prazo da dívida”.

Fonte: Último Segundo

5 Comentários

  1. .
    .
    Pode até ampliar, mas se não estava dando conta de pagar o que deve agora, como é que conseguirá pagar o que deverá com o aumento do limite do cheque especial à longo prazo, mesmo cortando despesas?? Tem somente uma despesa que se cortada pela metade já daria um alivio enorme, pois nenhuma despesa é como esta, nenhuma é tão pesada nos cofres públicos… a despesa militar, e sabemos o que significaria para a Geo-Politica USA essa medida… Good Bye Blu Sky!
    .
    O Brasil que trate de diversificar os investimentos das nossas reservas em outros mercados, pois nos USA não da mais pra investir com segurança, mais cedo ou mais tarde a bomba explode, melhor deixar um minimo em títulos USA, mas o resto vamos investir por ai, o mundo é grande, e assim não colaboramos mais para o financiamento da máquina militar Yankee que um dia pode se virar contra de nós!
    .
    Valeu!!

  2. Não pensem que o Brasil está bem das pernas. A nossa dívida interna já está alcançando o PIB, assim como americana. O mais incrível, é que não sai na mídia essa informação. Somos um país de ignorantes que acham lindo o partidão ter acabado com a divida externa, mas acabando com a interna.

Comentários não permitidos.