Iraque anuncia plano de comprar 36 caças F-16 dos EUA

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/f-16_iraq.jpg

Anúncio da compra acontece dois dias antes de reunião para discutir permanência de tropas americanas no país após 2011.

O Iraque planeja comprar 36 caças-bombardeiros F-16 dos Estados Unidos para reforçar sua capacidade aérea, em virtude da reativação de um contrato entre os dois países, anunciou neste sábado o primeiro-ministro Nouri al-Maliki. “O Executivo iraquiano reativará o acordo de aquisição de caças-bombardeiros F-16. O valor do contrato se duplicará para comprar 36 aeronaves, em vez das 18 anunciadas anteriormente”, declarou o chefe do governo iraquiano em entrevista coletiva concedida na sede do Parlamento.

http://i526.photobucket.com/albums/cc345/CreativeTrigger/WhiF%20Profiles/F-16_Iraq.jpg

A decisão foi tomada para reforçar a capacidade aérea para proteger a soberania e independência do Iraque. Al-Maliki explicou que as aeronaves serão financiadas com o superávit das exportações do petróleo, conseguidas com o aumento registrado nos preços da matéria-prima nos mercados internacionais.

O governante também antecipou que uma delegação da Força Aérea iraquiana viajará em breve aos EUA. O Executivo iraquiano anunciou em fevereiro o adiamento da compra de 18 caças-bombardeiros F-16 americanos para destinar os US$ 900 milhões que seriam gastos em cartilhas de racionamento, subvencionadas pelos cofres públicos.

O anúncio da compra acontece dois dias antes que os principais blocos políticos iraquianos realizem uma reunião para discutir a possível permanência das tropas americanas no Iraque depois de 2011. Bagdá e Washington assinaram um acordo de segurança em dezembro de 2008 que estipulava a saída dos soldados americanos do país árabe no final deste ano.

Fonte EFE Último Segundo

5 Comentários

  1. Pela primeira vez os Americanos deixaram de ser malandros e passaram a ser Burros. Eles ja roubavam petroleo dos iraquiano sem os F16 para que dar os F-16 se eles podem pegar msm assim?

  2. Iraque, será agora um aliado importante para os EUA, na região, especialmente em relação ao Iran.

    No mais, F-16 continua vendendo fácil, seja pelas excelente relação custo-benefício, seja pelo apelo político.

    []’s

  3. A história dos vencidos se repetem desde a antiguidade…Vamos ver se depois dessa o Iraque tente novamente ser o antigo, rico, estavel, inventivo civilização babilonica.

Comentários não permitidos.