A Argentina desenvolverá propulsão nuclear para submarinos

http://www.segurancaedefesa.com/Dsc01380.jpg


Segundo o ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, a presidente Cristina Kirchner pediu-lhe que ele apresentasse um projeto nesse sentido.

O ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, surpreendeu todos no domingo em um debate durante a exposição “Technopolis” ao afirmar que a presidente Cristina Kirchne pediu-lhe que apresente um projeto para o desenvolvimento de propulsão nuclear para submarinos.

“Ninguém pode nos convencer de que não necessário reparar nossos próprios submarinos, tampouco que não temos a capacidade de desenvolver a propulsão nuclear dos mesmos. Estamos trabalhando silenciosamente e a presidente Cristina Kirchner nos pediu que apresentemos um projeto nesse sentido”, afirmou Puricelli.

Puricelli também disse que “estamos trabalhando em coisas importantes”, referindo-se a diversos projetos de defesa reativados desde 2003, entre eles se destaca a recuperação da fábrica de aviões de Córdoba, os avanços na área aeroespacial e nuclear.

O dono da pasta da Defesa destacou o exemplo do trabalho realizado pela empresa argentina INVAP, empresa essa que está a desenvolver radares secundários e primários para o monitoramente do espaço aéreo nacional e a recuperação dos estaleiros onde se repara o navio quebra-gelo Almirante Irízar e os submarinos da Armada Argentina.

Mas tarde Puricelli acalmou aqueles pessimistas, que vêem corrida armamentista em tudo e em todos ao dizer que o cone sul deveria ser convertido em uma “terra de paz” e afirmou que os países da UNASUL concordam em defender os recursos da América Latina.

“O mundo está com fome distintas coisas que a América Latina tem em abundância”, disse Puricelli.

Fonte: O Informante

39 Comentários

  1. A Venezula , Chile , Brasil e Colômbia já estão gastando dinheiro com a defesa, a Argentina começar a pensar seriamente no assunto é bom para toda a América do Sul.
    Excelente.

  2. É um direito deles pesquisar e trabalhar nesse sentido!Tomara que não consigam chegar a um reator tão cedo!

  3. Corrida armamentista sim, mas para o bem do continente sul americano! Brasil, Chile e Argentina tem mais é que se armar até os dentes, não só para se defender da cobiça de grandes potências como para amendrontar certos países com tendências comunistas que há no nosso proprio continente.

  4. Há evidências fortes que hitler morreu de velhice na argentina. Junto com ele muitos oficiais do 3º Reich. Vale lembrar que toda a tecnologia nuclear originou-se de ex-oficiais da alemanha nazista.

  5. Esta corrida armamentista é boa para a américa do sul e principalmente para o Brasil. Gostaria muito de ver o Hugo Chavez dobrar sua frota de subs e navios, bem como a quantidade caças, o Peru tb esta dando seus passos e levando junto o Chile , só falta a Argentina que foi ameaçada com um ataque nuclear na guerra das malvinas. Tudo isso só leva ao despertar do Brasil, que não vai poder ficar parado e vai ter que mostrar sua pujança.

  6. Isso realmente ñ é uma boa notícia ! Ñ devemos confiar nos hermanos , ñ são confiáveis, ainda mais com um poder deste , armamento dessa magnitude !!!!

  7. Acredito que uma pequena guerra fria pode-se iniciar se a argentina comecar a se armar muito por perto de nos. mas lembramos que a argentina tem uma economia muito abaixo da nossa, entao neste caso….

  8. É só pura inveja, vocÊs acham que um submarino nuclear se constroe assim do nada?
    A Marinha do Brasil a mais de 30 anos tem o seu programa nuclear e trabalho no reator do SubNuck, o reator já está pronto e estocado em Aramar.
    Esses argentinos pensam que é só fazer um reator e colocar em um submarino qualquer?… é pra rir…
    O Prosub é um exemplo, a parte mais difícil do subnuck é o casco que é a parte mais complexa do submarino, por isso que o Brasil pediu assistência da França nesse quesito no Prosub.

  9. .
    .
    A ultima frase dele foi perfeita, e tem razão tomara mesmo que consigam e que colaborem conosco em algumas áreas, pois somente os Yankees que ganham com uma América Latina divida, nòs aqui no meio do quintal não ganhamos nada!
    .
    Valeu!!

  10. Se até a Argentina acha que investir em armamento é um atentado á paz, sendo que este mesmo país se envolveu numa guerra a quase trinta anos, o que dirá o povo brasileiro com sua fama de pacífico, terra do oba oba. Será que esses mesmos críticos reclamam da obsolência de seu arsenal? É claro que não!
    Se fala em desenvover submarino nuclear mas com que parceria? Alguém precisa vos convencer de que é preciso ter um parceiro que lhes ensine como fazer um casco de submarino nuclear também.

  11. Se não nos armarmos,veremos acontecer,na América Latina, o que está acontecendo na Líbia:a OTAN armou os chamados “rebeldes líbios” para dividir o país e suas riquezas para as empresas francesas,americanas,etc.

  12. Jonnas disse:
    02/08/2011 às 18:42
    ——————————————————-
    Jonnas eu acredito nisso tbm
    Stalin Antes de morre canso de dizer que Hitler tinha fujido
    esa Hestoria da Morte de Hitler foi inventada pelos Britanicos e Americanos
    pq os Russo nem Franceses nunca comfirmarao

  13. Eles tem o direiro de se armarem para se defenderem, e já que estamos falando sobre isso, sou até capaz de apostar que o submarino deles sairá primeiro do que o nosso.

  14. Se Hitler tivesse tido exito, ele governaria a America do sul a partir da argentina e o sul do Brasil seria dos hermanos. Deixando o passado para traz, é importante a Argentina se desenvolver militarmente, como já citaram acima, quem ganha é a America do sul.

  15. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Esses hermanos são uma piada mesmo: “a presidente me mandou elaborar um projeto”…. tem que rir disso.

    Como se fosse só desenhar numa prancheta e kabummm!

    Isso é só propaganda pela inveja do Brasil. Acreditem.
    Não existe povo que nos inveje mais do que os hermanos.

    É mais fácil a Bolívia acabar com as plantações de coca do que os argentinos conseguirem criar esta tecnologia.

  16. Vai fugir do escorpo do post. Posso até ser censurado sei la, mas só uma vez acho que nao faz mal.

    Hitler foi um ícone para o sionismo mundial. Os aliados e o nazismo eram duas frentes sionistas lutando por poder. Por decisão da cúpula sionista hitler tinha que parecer morto, para recomeçarem seus planos de controle mundial, agora a partir da célula vencedora. Logo a argentina tinha de continuar a ser argentina. Mas passaram a tecnologia para os aliados. O Brasil tem a tecnologia na moita. Como salvaguarda, caso algo dê errado aqui por perto, já que pretendem o Brasil como país chave para agricultura escravista, e natureza exuberante para moradia. Os demais da AL se armarem será uma salvaguarda para o plano de controle mundial prosseguir, caso a OTAN não consiga. Acredito que está a surgir uma célula forte do sionismo aqui na AL.

  17. Pois é lá como aqui a eleição vai chegando e aparece indivíduos prometendo deus e o mundo, esse submarino nuclear argentino vai ficar na boca deste ministro até outubro, data da eleição presidencial lá, depois como cá todo mundo vai esquecer de mais uma promessa populista e fora da realidade orçamentária argentina.Esse cucaratcha argentino acha que basta colocar um reator nuclear nesse submarinozinho ai da foto acima que eles pararam de construir na decada passada e pronto tudo estará as mil maravilhas.

  18. Que Touleitão bonito na foto heim rsrs Acho que quando sai uma noticia aeoespacial,nuclear,controle de espaço e monitoramento Brasileiro la na Argentina os caras os caras se esquisofrenizam de invejam e vem logo a respostão na forma de artes plasticas rsrs Não conseguem nem revitalizarem seus cadentes Skyhawks cadentes

  19. Pessoal,
    Até onde saiba, a tecnologia para construção de pequenos reatores da Argentina é muito superior a nossa. Há algum tempo até cogitou-se, neste sentido, a cooperação entre os dois paises.
    Quanto a construção de um submarino, propriamente dito, a matéria acima não diz nada. Refere-se somente ao reator. Aí sim, podem nos deixar com inveja.
    Abraços.

  20. Sabe ? Lendo os posts eu percebo que os discursos dos amigos é quase uma uma unanimidade em torno de uma AMÉRICA DO SUL FORTE, coisa que à menos de cinco anos atráz seria impossível.
    E o que é bom nisso é que ninguém passou por uma lavagem cerebral da mídia oportuna ou do governo ou de ongs ou partido político, mas os blogs como este e seus frequentadores foram aos poucos mostrando os fatos atuais e históricos de modo que nós, inclusive eu, passamos à ver a verdade como nunca tínhamos visto antes .
    Parabéns à todos da RESISTÊNCIA DO BRASIL.

  21. Enquanto os argentinos partem para o desenvolvimento de uma solução de um Sub Nuc 100% nacional, o Brasil -potência, sob os auspícios da “parceria estratégica”com a França, precisa pagar uma fortuna por uma “ToT mingana que eu gosto”, precisa aceitar alguns casquinhos guaribados de Scórpene e ainda dá o nosso dinheiro para a DCN contratar a Odebrecht, sem licitação….É como diz propaganda institucional: Brasil, um país de tolos!

  22. Caríssimo StadeuR, parabéns pelo seu comentário, muito bem observado. Parabenizo também ao E. M. Pinto por tão valioso espaço democrático e pela opornidade a nós concedida para livremente expormos nossos pontos de vista, bem como aos seus colaboradores pelas excelentes matérias postadas e à todos que frequentam este conceituado blog regularmente, enriquecendo os debates.
    Sds.

  23. Patriota disse:
    02/08/2011 às 20:12

    Eles tem o direiro de se armarem para se defenderem, e já que estamos falando sobre isso, sou até capaz de apostar que o submarino deles sairá primeiro do que o nosso.

    cara faça juz o seu nick……os argentinos NUMCA chegarao ao subnuck antes de nós,o poró-sun está de vento em popa,e tomara que assim continue…

  24. eu torço para que os hermanos consiga apesar de saber que msmo o Brasil leva-rá muito tempo para ter um (mais de 10 anos isso que nos ja temos o reator “MOTOR”. O primeiro submarino com propulsão nuclear ficará pronto em 2023) porem eu naum duvido dos hermanos não… sim isso é inveja do Brasil porem eles podem usar essa inveja como incentivo e levando em consideração que a argentina é um pais mais determinado que o Brasil ( no Brasil sempre temos cortes no orçamento, o prosub ja era para estar pronto a muito tempo não esta ainda por causa de desinteresse politico). ja a argentina msmo que por inveja pode investir e la por 2025 ou 2027 ter o seu sub sim senhor… na minha visão se eles levarem a serio e investirem é possível projetar e construir um sub nuclear em 17 anos…
    …E outra eu li uma entrevista com o Sarnei falando de qndo era presidente e ele disse que na época o programa nuclear da Argentina era mais avançado que do Brasil….
    o problema Argentino será o financiamento um sub não sai por menos de 3 ou 4 bilhões levando em conta que eles vão começar quase do zero!!!

  25. ‘Mas tarde Puricelli acalmou aqueles pessimistas, que vêem corrida armamentista em tudo e em todos ao dizer que o cone sul deveria ser convertido em uma “terra de paz”’

    Quanta bobagem!

  26. Inteligência… A aviação ja esta em outra geração de aeronaves, logo não existirá mais piloto no ar. Pergunto e submarino? Não poderiam ser menores e guiados de longe, mais baratos e com mesmo ou maior poder de destrição? Afinal tudo que é mais pesado que água e estiver furado afunda. Tecnolgia é tudo. Acredito que o investimento deve ser em tecnologia, criatividade e segredo. O resto é fazer fuxico.

  27. Tomara que seja verdade e que esse projeto Argentino vá para frente bem rapido…
    .
    Eu acho uma vergonha pensar um SubNuclear só em 2020, 2030,,, lá 2050 terenos 6, quem sabe com os Argentinos desenvolvendo e lançando ao mar o seus,,, O Brasil acorde para realidade….

  28. StadeuR`…
    Realmente, sou mais um desses que mudou a maneira de ver a geoestratégia da américa latina, cheguei a conclusão que somente com a integração entre os países membros nós poderemos fazer disso aqui a sepultura dos rapineiros e parasitas….

  29. leonardo_sp, eu discordo, muito menos teria esta certeza.
    Pesquisei para expor que considero as evidências fortes. Tem até jornalistas, historiadores, de todo o mundo defendendo esta tese.

  30. Quando começamos a planejar um sub nuclear também não faltaram os que riram e desdenharam…
    Parabéns aos argentinos, que comecem e consigam logo isso. Será ótimo para toda América do Sul.
    Além disso, umas parcerias entre nós, sul-americanos, além de gerar confiança mutua, seria um claro recado aos saqueadores internacionais.
    Quanto a serem capacitados, a Argentina é muitíssimo desenvolvida em assuntos nucleares, acredito que consigam e até mais rapidamente que o Brasil.
    Temos mais que apoiar todo esforço de defesa em nossa região, pois seremos alvo das ‘atenções humanitárias’ dos países hegemonistas saqueadores em breve, já que estão quase todos em crise.

  31. O que os argentinos deveriam fazer: Parceria com o Brasil para desenvolver um reator de propulsão nuclear para equipar os subs deles e os nossos. Dividindo a conta do desenvolvimento. Mas o modelo deles de pegar 2 cascos empoeirados que foram projetados para propulsão diesel-elétricos e adapta-los para nuclear me parece extremamente arriscado. E são cascos pequenos, será que conseguiriam fazer um reator tamanho “mini”???

    []’s

  32. O segundo submarino do Brasil vai demorar mais quarenta anos!
    Se o primeiro submarino nuclear da marinha vai levar 50 anos para eles completar o primeiro protótipo, peguem e levem em comparação o tempo desde a década 70 do século passado até agora.

  33. Meu problema nunca foi com a Argentina, e sim com os falsos amigos. A Argentina sempre defendeu os interesses dela abertamente, portanto, confio, mas tenho mais receio naqueles que se dizem amigos e mandar fazer quarta frota.

  34. Legal quando nós tivermos nossos sub nucks e os Argentinos tambem e a AS toda estiver super-equipada acharemos que pronto EUREKA somos um cinturão intransponivel e rechaçador de rapineiros rsrs rsrs e com certesa voces pensam que este tempo todo que levaremos para atingirmos este estagio os RAPINEIROS ficaram guardados no freezer adormecidos no tempo né rsrs rsrs O Anão sonhando em malhar bastante pra ficar fortinho e enfrentar o grandão e sua patota rsrs rsrs Brasileiro é tão tolinhos rsrs e neste espaço de tempo os Deuses que voces tanto amam ja terão ajuntado suas fortunas e fugidos starão morando nas casas dos Rapineiros e curtindo a vida rsrs rsrs

Comentários não permitidos.