Defesa & Geopolítica

A Argentina desenvolverá propulsão nuclear para submarinos

Posted by

http://www.segurancaedefesa.com/Dsc01380.jpg


Segundo o ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, a presidente Cristina Kirchner pediu-lhe que ele apresentasse um projeto nesse sentido.

O ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, surpreendeu todos no domingo em um debate durante a exposição “Technopolis” ao afirmar que a presidente Cristina Kirchne pediu-lhe que apresente um projeto para o desenvolvimento de propulsão nuclear para submarinos.

“Ninguém pode nos convencer de que não necessário reparar nossos próprios submarinos, tampouco que não temos a capacidade de desenvolver a propulsão nuclear dos mesmos. Estamos trabalhando silenciosamente e a presidente Cristina Kirchner nos pediu que apresentemos um projeto nesse sentido”, afirmou Puricelli.

Puricelli também disse que “estamos trabalhando em coisas importantes”, referindo-se a diversos projetos de defesa reativados desde 2003, entre eles se destaca a recuperação da fábrica de aviões de Córdoba, os avanços na área aeroespacial e nuclear.

O dono da pasta da Defesa destacou o exemplo do trabalho realizado pela empresa argentina INVAP, empresa essa que está a desenvolver radares secundários e primários para o monitoramente do espaço aéreo nacional e a recuperação dos estaleiros onde se repara o navio quebra-gelo Almirante Irízar e os submarinos da Armada Argentina.

Mas tarde Puricelli acalmou aqueles pessimistas, que vêem corrida armamentista em tudo e em todos ao dizer que o cone sul deveria ser convertido em uma “terra de paz” e afirmou que os países da UNASUL concordam em defender os recursos da América Latina.

“O mundo está com fome distintas coisas que a América Latina tem em abundância”, disse Puricelli.

Fonte: O Informante

39 Comments

shared on wplocker.com