EUA e Vietnã iniciam relações militares

Apesar da guerra ter acabado em 1975, relações diplomáticas só voltaram em 1995.

Estados Unidos e Vietnã estabeleceram nesta segunda-feira (1º) relações militares bilaterais – algo que não ocorria desde a guerra entre ambos os países (que acabou em 1975). Os governo americano e vietnamita assinaram um acordo de cooperação dos serviços de saúde prestados pelas Forças Armadas, anunciou a Marinha americana em um comunicado.

A aproximação entre Vietnã e EUA ocorre no momento em que o país asiático tenta equilibrar sua política externa e contrabalançar as ambições chinesas. Apesar da guerra ter acabado em 1975, americanos e vietnamitas retomaram suas relações diplomáticas apenas em 1995.

A carta de intenção foi assinada nesta segunda-feira em Hanói pelo chefe do serviço de saúde da Marinha americana, vice-almirante Adam Robinson, e pelo diretor-geral do serviço de saúde da Marinha vietnamita, coronel Vu Quoc Binh.

O acordo prevê, entre outras coisas, a troca de especialistas, cursos e conferências comuns, assim como a colaboração no âmbito da pesquisa médica.

Em meados de julho os dois países realizaram uma semana de atividades navais conjuntas, em um momento de crescente as tensões entre Hanói e Pequim pelo mar da China meridional.

Mas as manobras não incluíram exercícios de combate. Concentraram-se em questões de navegação e manutenção.

Fonte: R7

10 Comentários

  1. é e sera o John McCain que vai estar la para selar este acordo (rsrs, brincadeira),
    sei que John McCain nao quer nem ouvir em falar de Vietnã, muito menos de visitar tal país.

  2. Estão querendo cercar a China fazendo de velhos Vencedores e inimiguinhos amigos, a custa de mt dólares.No fim vai vencer o sangue comum, e futuras riquezas e os laços históricos c os párentes afastados , os Sinos…Quem Viver Verá.

  3. carlos argus disse:
    02/08/2011 às 09:39
    Estão querendo cercar a China fazendo de velhos Vencedores e inimiguinhos amigos, a custa de mt dólares.No fim vai vencer o sangue comum, e futuras riquezas e os laços históricos c os párentes afastados , os Sinos…Quem Viver Verá.
    __________________________________________________________

    Pelo o que eu entendi vc quer dizer, que o Vietnã vai acabar se aliando com a China porque ambos tem uma história em comum e porque são da mesma “raça”. Menos vai, o Vietnã, e a Asia inteira, temem muito mais a China e sua fome por recursos naturais que odeiam os EUA, como exemplo o próprio Vietnã que sempre sofreu com coma a dominação da China, isso só mudou com a colonização francesa, a única historia em comum entre China e Vietnã é uma história de dominação do primeiro sobre o segundo. A China vai ficar mais rica, alias bem mais rica que os EUA, mas isso não ficar significa que ela vai querer dividir as suas riquezas com os outros, e que que isso de sangue em comum, é porque ambos são amarelos de olhos puxados, os europeus e americanos também tem “sangue” e uma historia em comum, mas não vejo lá muito unidade entre ambos. É bom vc parar de encher a bola dos sinos, pois se os americanos são ruins, os sinos são muito piores, o que os EUA fazem a 200 anos os sinos fazem a 2000.

  4. Outra x eu discordo, os Chineses já ajudaram mt os Vietnamitas, os problema com as ilhas será resolvido, caso de fato os ianks logrem obter exito; o q eu acho pouco provável, estão c pouca grana..O Dragão está se posicionando de forma a ter a menor resistência possível a presença deles em td à ásia, exceto c o japão.Aliás, vc diz q se oa iankSS são ruins os Sinos serão piores, pq ? Os movimentos deles até o presente momento são claro e diretos, querem de volta taiwuan e manter o tibet.Então, como poderão ser piores? C os nipos e acerto de contas.Sds.

  5. carlos argus disse:
    02/08/2011 às 17:14
    Outra x eu discordo, os Chineses já ajudaram mt os Vietnamitas, os problema com as ilhas será resolvido, caso de fato os ianks logrem obter exito; o q eu acho pouco provável, estão c pouca grana..O Dragão está se posicionando de forma a ter a menor resistência possível a presença deles em td à ásia, exceto c o japão.Aliás, vc diz q se oa iankSS são ruins os Sinos serão piores, pq ? Os movimentos deles até o presente momento são claro e diretos, querem de volta taiwuan e manter o tibet.Então, como poderão ser piores? C os nipos e acerto de contas.Sds.
    __________________________________________________________

    Mas é difícil em, tá certo que ser anti-americano é algo plausível, já que eles são um IMPÉRIO, mas querer acreditar que os sinos (ou SSinos, ou até os ruSSOs) são melhores que os yankSS (“ianks” não né) já é demais né. Os sinos “ajudaram” os vietnamitas em uma época diferente da atual, sabe guerra fria, Mao Tse Tung no poder, modelo de socialismo chines como opção ideológica ao modelo soviético, et. Estamos em novos tempos (tudo muda para que tudo continue a mesma coisa), velhas potencias caindo ou capengando, novas potencias (Brasil) surgindo. Hoje a China está se posicionado para voltar a ser aquilo que sempre foi na Asia, um potencia imperialista e dominadora, por isso que muito países estão como medo do Dragão, por isso que disse que os sinos são piores que os yankSS. Os que os americanos fazem e fizeram com o mundo a 200 anos, a China fez (e pelo visto vai voltar a fazer) deste o seu surgimento como império a mais de 2000 anos. Já que enquanto Roma, Pérsia antiga, Cartago, e demais impérios eram erguidos e destruídos, a China continuou a existir até os dias atuais.

  6. Tá certo, então eu proponho q esperemos p ver-mos em q isso vai dar. Nota-se q isso cheira a falta de grana p poder fazer tudo, como nos “velhos tempos ” .E por outro lado, vc é um excelente contraponto..gosto assim. sds.

Comentários não permitidos.