Bope testa carros blindados estrangeiros

Veículos poderão ser adquiridos pela Secretaria de Segurança para operações
Secretaria de Segurança ainda não sabe se comprará os modelos
Publicidade

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) vai testar novos carros blindados que poderão fazer parte da frota da polícia. Dois novos modelos dos veículos chegarão ao Brasil para uma feira de tecnologia no Rio de Janeiro. Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Willian René, eles serão submetidos a uma série de avaliações para verificar se serão adquiridos pela Secretaria de Segurança.


– São veículos blindados voltados para uso militar, para transporte da tropa. Eles serão trazidos para uma feira no Rio e depois entrarão em atividade para avaliarmos alguns parâmetros.

Segundo o comandante, o modelo sul-africano já está no porto de Santos, em São Paulo. O outro virá da França. Os dois são menores que os atuais blindados da frota do Bope. O sul-africano tem capacidade para 13 e o francês para 10 combatentes.

A polícia vai avaliar o nível de blindagem, a capacidade de adaptação interna e externa, a velocidade, a abertura das portas e a possibilidade de a manutenção ser feita no Brasil.

Fonte: R7

25 Comentários

  1. Incrível, porque comprar carros estrangeiros. Imagino que sejam muito superiores aos brasileiros ou então alguémm….bom já sabem.

    Os veículos serão utilizados no RJ, por profissionais que atuam diretamente no combate ao crime. Temos a avibras e talvez outras empresas com competência para projetar e construir um blindado que seja adequado as necessidades dos nossos policiais.

    Basta unicamente, unir a boa vontade politica e o interesse em desenvolver a industria nacional.

    Vale lembrar que um veículo, projeto nacional poderia ser utilizado não apenas pelo RJ, mas, outros estados.

  2. O BOPE deveria investir em tecnologia. Conheci um ex-operador do BOPE que me disse que a tropa não tem ‘inteligência’. Veículos blindados, helicópteros blindados… Há tempos eles tinha isso e nunca tinha tomado o Alemão. Quando chamaram as Forças Armadas, essas sim possuiem treinamento de ponta de fato, organização e comando, os vagabundos fugiram todo. Olha como é uma viatura da ROTA de SP e comparem com uma viatura do BOPE. Só por aí vocês terão noção de como o BOPE só consome dinheiro público e não devolve isso para a população com um bom serviço.

  3. cara além de muito feito esse blindado do video parece uma caixa de fosforo, deve ser a coisa mais facil do mundo capotar um deste…
    credo….
    So mais um nacional, mesmo que imperfeito.. ele pode ir sendo melhorado ao longo do tempo…
    Já fomos referencia mundial em blindados durante a ditadura militar… tudo o q foi feito antes sumiu?

  4. Eu gostei do sul-africano. Motor embutido, compacto, ótimo para as vielas em favelas, e seu formato impede pontos fracos de blindagem, podendo até reforçá-la ainda mais, tem 3 saídas diferentes para a tropa. Só que ele não assusta. A impressão que dá é que vai capotar a qualquer momento. Sei que é gringo mas gostei do produto.

  5. Eu não sou contra importar ”algumas coisas” ,mas nesse caso podemos criar um veículo nacional para atender a essas necessidades,veículo esse como bem disse um dos comentaristas, poderia não só servir ao BOPE mas as demais polícias brasileiras!
    Isso me parece mais um daqueles casos em que se gastam somas de dinheiros por pouca coisa!

  6. São duas formas de ver essa questão.
    A primeira é dar uma reclamada do por que não é uma viatura nacional.
    A segunda é dar graças à Deus por chegar equipamento novo e parece de boa qualidade.
    As Secretarias de Segurança Pública do país inteiro terão que investir em equipamento pesado, mais cedo ou mais tarde e NACIONAL.

  7. Sou a favor da compra de um veículo extrangeiro desde que esta venha condicionada a TOT.Isso vai nos ajudar a pular etapas.
    Gostei do carro é um dos concorrente para ser o novo “caveirinha”,devemos nos lembrar do modelo Russo que também é muito bom,mas confio na decisão do BOPE eles sambem o que é melhor para eles.

  8. Aff, como queremos salvar as empresas aqui do brasil de seguranca, se compramos extrangeiros. E outra Jobim ja mandei a mensagem: E e bom que o senhor pelo menos proponha: A pesquisa e producao modernizado de nosso belo e arrasador Osorio

  9. A compra de um estrangeiro provavelmente se deve ao fato de ser muito mais barato do que arcar com os custos de projeto aqui no Brasil. Pra isso teríamos que ter um produto superior aos gringos para que ganhássemos mercado lá fora e valesse o investimento

  10. Se vermos que nossa industria de blindados e veiculos blindados goza de prestigio no mundo doi o coração o descaso do governo e tambem o descaso de nossos militares em sempre priorizarem o que é extrangeiro.Se ainda tivessemos o pensamento de pagarmos o serviço e desenvolvermos o programa como se pensava ate a decada de 80 estariamos bem melhores.MATARAM A INDUSTRIA BELICA NACIONAL.

  11. Disseram mais acima que um dos veículos é feito… Bom, no mundo militar, as linhas são dispensáveis. O veículo não precisa ser bonito, mas sim funcional no TO que for empregado. Capotar? Esse veículo não prima pela velocidade uma vez que está dentro da favela, em combate com traficantes.

  12. Vamos ler direito as matérias antes do julgo.
    Não se está comprando nada, o BOPE está avaliando todas as opções possíveis.
    Após a avaliação será declarado um vencedor.
    O BOPE está avaliando vários veículos, armas uniformes e tralala.
    portanto, não se comprou nada de ninguém.
    E se comprar um veículo extrangeiro? certamente a decisão será tomada baseada nos estudos, precisamos ver que há muitos queistos ocmo blindagem, autonomia e outros ítens.
    não necessariamente os nossos sistemas são os melhores.
    Outra coisa, não confundir alhos com Bugalhos, O BOPE é um grupo especial da Polícia do Estado do Rio de Janeiro, nada tem a ver como Ministério da Defesa.
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Foi bom você ter lembrado dos uniformes… Vão gastar um dinheirão com a aquisição de novos uniformes. Será que os ‘cerébros’ da PMERJ não sabiam que o seu estado é quente e que o preto faz seus operadores assarem literalmente? Agora vão utilizar uma farda cor de coco a qual dizem que diminui a silhueta do operador. UMA MENTIRA!!!

Comentários não permitidos.