Barack Banana

Presidente Barack Obama

Fernando Canzian

Em 20 de janeiro de 2009, sob um frio insuportável, cerca de 2 milhões de pessoas homenagearam a posse de Barack Obama no National Mall. A aglomeração é uma das maiores da história da capital americana.

Obama assumiu com imenso apoio popular. Tinha o controle democrata na Câmara, no Senado e a maioria dos governadores ao seu lado.

“Yes, we can!” (sim, nós podemos), era seu mantra.

De seu antecessor republicano, George W. Bush, herdou “heranças malditas” de fazer Lula corar ao esculhambar FHC.

Bush lhe repassou duas guerras bilionárias (no Afeganistão e no Iraque), uma prisão sem lei (Guantánamo) e a mais extraordinária crise financeira desde a década de 1930.

De imediato, o novo presidente prometeu atacar os três pontos: sair do Iraque, fechar Guantánamo e, mais importante, promover mudanças profundas no setor financeiro dos EUA.

O instituto Gallup marcava 78% de apoio popular quando o presidente delineou essa agenda.

Mas Obama revelou-se um fiasco.

Com o desemprego acima de 10%, priorizou mudanças controversas no sistema de saúde. E queimou em 2009 quase todo o seu capital político com a reforma, inconclusa até hoje.

Em vez de apontar o dedo para os republicanos que lhe entregaram a crise financeira e as guerras (sua “herança maldita”), deu a mão a W. Bush.

A ponto de chamar o ex-presidente a ajudar na reconstrução do Haiti pós terremoto de 2010 (virou hit o vídeo em que Bush limpa a mão na camisa de Bill Clinton após ser tocado por um flagelado em Port-au-Prince).

O bom moço Obama também insistiu em fazer política “across the aisle” (do outro lado do corredor) ao tentar buscar consenso com os adversários republicanos.

Seria recalque?

O que Obama colheu foi a perda da maioria na Câmara no final de 2010 e o surgimento dos movimentos radicais republicanos “Tea Party”, que reúnem o que há de mais retrógrado na política americana.

No setor financeiro, quase três anos depois da crise de 2008 e do dramático resgate estatal ao sistema, os maiores bancos dos EUA voltavam a ter lucros bilionários e a reservar gordos bônus a executivos.

Já as mesmas agências de classificação de risco que avalizaram a esbórnia pré crise (e que Obama prometeu reformar) agora ameaçam rebaixar as notas da dívida dos EUA. Que só explodiu como último recurso para salvar o sistema após a leniência republicana sob oito anos de W. Bush.

Por conta da dívida, essa mesma oposição republicana fará Obama sangrar até a eleição de 2012.

“Yes, we créu!”

***************************************************

Charge da última revista “The Economist” ironiza como um pequeno movimento radical americano de direita, o “Tea Party”, pode levar republicanos, os EUA e o mundo de volta ao abismo. “Alguma coisa está definitivamente errada aqui…”

Reprodução/The Economist

(*) Fernando Canzian é repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de Brasil e do Painel e correspondente em Washington e Nova York. Ganhou um Prêmio Esso em 2006 e é autor do livro “Desastre Global – Um ano na pior crise desde 1929”. Escreve às segundas-feiras na Folha.com.

Fonte: Folha

9 Comentários

  1. Yes, we créu, too

    frase do clinton para o bush:
    cliton: bush voce quebrou os USA!
    bush: Não tem problema
    cliton: Não serve mais!
    bush: tá quebrado
    cliton: o que vamos fazer!
    bush: vamos dar para algum favelado!
    Obama: Eu quero!
    bush: então vai brincar um pouquinho, mas cuidado para não estragar!!!!Rsrsrsrsrsrsrs!!!!!!
    um abraço amigos

  2. Barack Banana,só podia ser a Folha mesmo,cada vez o nível desse jornal cai,eles precisam tomar um rumo de um Jornalismo mais sério,parar com esse linguajar idiota e principalmente largar essa obcessão com o LULA,agora voltando ao assunto o OBama está com um abacaxi daqueles,está lidando com o que há de pior na extrema direita americana,do Tea Party pra baixo vem os malucos que defendem a supremacia branca,os que praticaram o Atentado de Oklahoma City,O Tea Party é a tampa de esgoto DA POLITICA AMERICANA abrindo ela vc vai sentor o odor do que há de pior na pollitica americana,mas felizmente parece que os Repúblicanos responsaveis vão ceder e se chegara a um acordo,se o OBAMA é um banana um EX-GOVERNADOR DE SP que sofreu um atentado com uma bolinha de papel é o que ?,talvez eu seja muito exigente pois me lembro dos bons tempos da Folha,JB, O GLOBO,de um jornalismo televisivo competente com PAULO FRANCIS,PHA,entre outros,hoje é só coisas imbecis.Esse texto da folha não fala do longo processo no qual WALL STREET quebrou a industria americana,os subprimes e outros ativos financeiros criado por financistas loucos e que terminou com a Crise de 2008,mas não coloca em letras garrafais o sobrenome do presidente Americano com nome de uma fruta,o responsavel pela redação deve ser um brilhante e culto jornalista pra deixar um título desses passar.

  3. eu nao gosto dos estados unidos mas colocar o nome banana junto ao nome do presidente de um pais mostra desrespeito, eu posso falar barak banana mas um jornal pode ser pequeno ou medio como a folha ja soa como falta de respeito e ate de racismo .Mas com certeza eles ,os jornais e midias americanas ja nos ridicularizarm tambem seria o troco

  4. PE DE CÃO, você está certo, estão querendo diminuir a importância dele com essa frase, lamento mas isso não será possível.
    Ele é um soldado de seu país, acho até que está trabalhando bem pela herança maléfica que recebeu.
    Sensates sem provocações inúteis.

  5. Concordo com os colegas…
    Chamar o presidente de uma nação soberana e democrática de banana, é no mínimo deselegante.
    ….
    Nossa mídia brasileira é a nível de pasquim inglês de muito mal gosto. Como um grande jornal de circulação nacional se presta a isso?
    A cada dia me convenço que grande mídia e lixo são sinônimos.

  6. .
    .
    E o Budget militar será reduzido, tem vozes que até 40% dos 2,4 Tri que serão cortados das despesas até 2013, venham do orçamento militar… é esperar pra ver, se for verdade é o inicio do fim da Super-Mega-Potencia militar USA, e seria o caso de ver quem tomará seu lugar na hegemonia global(China ou ninguém pois ficará um equilíbrio??)
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.