Defesa & Geopolítica

O primeiro submarino espanhol

Posted by

Classe de submarino espanhol S-80

Navantia finaliza desenho do submarino S-80 e aspira fabricar 14 submarinos desse tipo para outras Armadas.

(*) Clikc nas imagens para ampliar

Os 2.170 planos do desenho definitivo do novo submarino S-80 já estão terminados, agora só resta a sua construção. Assim anunciou na terça-feira (27/07), Manuel Filgueira, diretor do estaleiro de Cartagena. Ele destacou que se trata do primeiro submarino convencional que é construído pela Navantia com desenho totalmente espanhol. Tal feito permite, segundo Filgueira, permite ao estaleiro espanhol entrar para p seleto clube dos construtores desse tipo de embarcação. Agora o país competirá com alemães, ingleses e franceses.

Filgueira foi pretensioso ao dizer aos que o submarino espanhol, que ainda está na prancheta, já é o submarino convencional mais avançado do mundo. Mas será que um país como a Espanha, que nunca projetou um submarino próprio, que tem poucos centros de referência, ter ultrapassado alemães, suecos, russos e franceses, país que tem larga tradição na construção de submarinos convencionais? Ele disse que avançada tecnologia do S-80 fará o país abocanhar vendas no mercado exterior e será nesse mercado que veremos se o que Filgueira diz é realmente verdade.

Ainda segundo Filgueira, o setor prevê que até o ano de 2020 sejam construídos 130 a 140 novos submarinos, uma vez que maior parte das frotas submarinas do mundo está obsoleta e requerem sua renovação.

“Nós aspiramos tomar conta de 10% desse mercado”, disse Filgueira. Se isso acontecer, segundo Filgueira, a Navantia garantira seu quadro de funcionários até 2030.

A Navantia já barganha na comercialização do S-80, uma vez que a empresa se faz presente em uma concorrência indiana para o fornecimento de novos submarinos convencionais. A proposta da Navantia é que 2 submarinos seja produzidos em Cartagena e outros 4, totalizando 6, sejam fabricados em estaleiros indianos.

Entretanto, o tom esperançoso de Filgueira deu espaço a palavras de cautela quando ele disse que seria difícil lograr contratos antes que o submarino esteja no serviço ativo da Armada Espanhola, o que aconteceria em 2015 depois de todas as provas.

http://www.youtube.com/watch?v=F9wJEjf8mbA&feature=player_embedded

O primeiro submarino já começou a ser construído e sua construção já está em 44%. Até o final do ano o processo de sua construção estará em 50%.

Fonte: O Informante

Comentário: konner

Suas dimensões exteriores, embora seja de comprimento e diâmetro um pouco maior, a configuração geral é claramente derivada do Scorpéne.

O S-80 optou por uma solução que até ao momento não foi testada operacionalmente em nenhum outro submarino, ele terá um sistema AIP com células de combustível, mas com produção autônoma, digo, a bordo, a partir de Etanol.

Os problemas enfrentados desde o inicio pelas indústrias espanholas neste conceito inovador, levaram a subcontratação de empresas norte-americanas que de fato, cuidaram do desenvolvimento do sistema AIP dos submarinos S-80 espanhóis.

A inclusão de capacidade para disparar mísseis de ataque, porque estará armado com mísseis Tomahawk, tendo por isso capacidade para atacar alvos em terra, coloca o S-80 em uma condição bem próximo de um submarino nuclear de ataque.

Analistas internacionais têm comentado que poderá estar no desenvolvimento do submarino S-80 o embrião de um futuro submarino convencional norte-americano, ainda mais que a Espanha já definiu que todos os demais sistemas do submarino S-80 serão de concepção norte-americana.

14 Comments

shared on wplocker.com