O primeiro submarino espanhol

Classe de submarino espanhol S-80

Navantia finaliza desenho do submarino S-80 e aspira fabricar 14 submarinos desse tipo para outras Armadas.

(*) Clikc nas imagens para ampliar

Os 2.170 planos do desenho definitivo do novo submarino S-80 já estão terminados, agora só resta a sua construção. Assim anunciou na terça-feira (27/07), Manuel Filgueira, diretor do estaleiro de Cartagena. Ele destacou que se trata do primeiro submarino convencional que é construído pela Navantia com desenho totalmente espanhol. Tal feito permite, segundo Filgueira, permite ao estaleiro espanhol entrar para p seleto clube dos construtores desse tipo de embarcação. Agora o país competirá com alemães, ingleses e franceses.

Filgueira foi pretensioso ao dizer aos que o submarino espanhol, que ainda está na prancheta, já é o submarino convencional mais avançado do mundo. Mas será que um país como a Espanha, que nunca projetou um submarino próprio, que tem poucos centros de referência, ter ultrapassado alemães, suecos, russos e franceses, país que tem larga tradição na construção de submarinos convencionais? Ele disse que avançada tecnologia do S-80 fará o país abocanhar vendas no mercado exterior e será nesse mercado que veremos se o que Filgueira diz é realmente verdade.

Ainda segundo Filgueira, o setor prevê que até o ano de 2020 sejam construídos 130 a 140 novos submarinos, uma vez que maior parte das frotas submarinas do mundo está obsoleta e requerem sua renovação.

“Nós aspiramos tomar conta de 10% desse mercado”, disse Filgueira. Se isso acontecer, segundo Filgueira, a Navantia garantira seu quadro de funcionários até 2030.

A Navantia já barganha na comercialização do S-80, uma vez que a empresa se faz presente em uma concorrência indiana para o fornecimento de novos submarinos convencionais. A proposta da Navantia é que 2 submarinos seja produzidos em Cartagena e outros 4, totalizando 6, sejam fabricados em estaleiros indianos.

Entretanto, o tom esperançoso de Filgueira deu espaço a palavras de cautela quando ele disse que seria difícil lograr contratos antes que o submarino esteja no serviço ativo da Armada Espanhola, o que aconteceria em 2015 depois de todas as provas.

http://www.youtube.com/watch?v=F9wJEjf8mbA&feature=player_embedded

O primeiro submarino já começou a ser construído e sua construção já está em 44%. Até o final do ano o processo de sua construção estará em 50%.

Fonte: O Informante

Comentário: konner

Suas dimensões exteriores, embora seja de comprimento e diâmetro um pouco maior, a configuração geral é claramente derivada do Scorpéne.

O S-80 optou por uma solução que até ao momento não foi testada operacionalmente em nenhum outro submarino, ele terá um sistema AIP com células de combustível, mas com produção autônoma, digo, a bordo, a partir de Etanol.

Os problemas enfrentados desde o inicio pelas indústrias espanholas neste conceito inovador, levaram a subcontratação de empresas norte-americanas que de fato, cuidaram do desenvolvimento do sistema AIP dos submarinos S-80 espanhóis.

A inclusão de capacidade para disparar mísseis de ataque, porque estará armado com mísseis Tomahawk, tendo por isso capacidade para atacar alvos em terra, coloca o S-80 em uma condição bem próximo de um submarino nuclear de ataque.

Analistas internacionais têm comentado que poderá estar no desenvolvimento do submarino S-80 o embrião de um futuro submarino convencional norte-americano, ainda mais que a Espanha já definiu que todos os demais sistemas do submarino S-80 serão de concepção norte-americana.

14 Comentários

  1. Acho que é mercado que o Brasil poderia explorar, já que o Brasil tem experiência em construção de submarinos em parceria com os alemães, agora com os franceses; acho que tá aí uma oportunidade pra nós, pois não podemos ficar só nos números iniciais previsto no prosub; se temos dinheiro das reservas porque não transformá-lo em valor tecnológico e industrial se lançando nessa empreitada; melhor que deixá-la em títulos do tesouro americano, cada vez mais ameaçada!Acho que é um caminho e é isso que os chineses estão fazendo trocando as reservas em dólares por ativos tecnológicos e industrial mundo afora!

  2. Regivaldo concordo contigo. Podemos fazer um diferencial nosso como fazemos no ASTROSII, pois já é uma tecnologia que dominamos.

  3. É verdade Regivaldo, não podemos nos contentar so com equipamentos Franceses e Alemão, devemos fazer uma politica de investimento em educação olha o caso do ceára jovem prodigio vai trabalha para a nasa, cada o Brasil nesses momentos nem consegue segura nossos engenheiros aqui no Brasil era para ele ta na base de Alcantara ajudando o Brasil é não os gringos.

  4. Amigos, muitos aqui devem dizer, otimas armas, ceam bem na MB. Mas eu digo, junto com os Suecos: Ate quando os Brasileiros vao depender de Tec’s de outros paises? Temos que fazer nosso proprio. E nunca colocar o militarismo na frente do povo. Temos que sempre visar a paz e sempre lutar pelo povo. Com transporte adequado. Ensino bom e barato…. Amigos, se nao visarmos a paz, olhem os EUA, investiram tanto em guerras que hoje estao em crise.

  5. Gente, estamos fazendo a nossa parte sim, estamos reaprendendo a fazer subs pois perdemos a capacidade com o fim de continuidade do projeto Tikuna… agora 5 anos para o primeiro SBr estar pronto é demais, será que não daria para acelerar isso ?

  6. A siemens já esta testando um equipamento que retira o hidrogênio do metanol e etanol ,portanto não existe pioneirismo espanhol mas sim alemão, que tem como grande vantagem extrair o hidrogênio do mesmo combustível do submarino eliminando, assim, os reservatórios de hidrogênio.

  7. Cabeças boas aqui é que não falta .Podemos construir qualquer coisa mas a prioridade é dar dinheiro para quem não quer trabalhar o que são muitos aqui no Brasil.Pelo contrario da Europa onde o povo faz sua parte e o governo investe certo os tributos vindo do seu povo.Um submarino la fica pronto rapidinho .Na China a maior ponte do mundo foi feita em 4 anos ,aqui em Blumenau tem ponte de 15 metros que caio em 2008 que ainda não esta pronta .Coisa do Brasil.

  8. Demorou tudo isso para tirarem as logos da DCNS dos blue-prints copiados e adaptar é??

    Boa até vir a ser um bom equipamento… mas… Ratonagem é ratonagem… A Navantia por mim é uma bela ratazana comercial.

  9. Essa situação de dois países desenvovlerem conjuntamente o mesmo projeto ja foi visto com as fragatas FREEM, com Reino Unido, França e Itália. Os britanicos desistiram da parceria para seguir seu próprio projeto. Ainda assim Itália e França tem concepções diferentes dos navios.
    Esses exemplos de participação francesas em arsenais navais evidencia o grau de profissionalismo daquela nação com tecnologia marítima. Mais um ponto para o Brasil nesse sentido por ter optado pela tecnologia francesa.

  10. Falou e disse Regivaldo, e temos mt necessidade de tecnológia p n FAs assim como p n vidas. Além do + poderemos levar um baita calote, se ñ agr, poderá ser no futuro ñ mt distante, o próximo governo republicano.Sds.

  11. Considerando a maquete do novo Sub espanhol, e mt bonito, e tem só seis pás na hélice do mesmo…será + veloz q os escopenes , c + autonômia , rpfundidade e > poder de fogo, ie, defesa e atake? Sds.

  12. Os estaleiros da Navantia têm nos últimos anos apresentado projectos muito interessantes, tendo sido comprados por países com políticas de defesa fortes. Caso, por exemplo, da Austrália com o BPE.

    Este S-80 poderá ser outro caso de sucesso. Embora, pareça vir um pouco tarde – a marinha espanhola há muito que espera a substituição dos seus submarinos – poderá dar cartas e não me surpreenderá se for a base para os futuros submarinos convencionais americanos.
    Fruto também da longa cooperação militar marítima entre os dois países e que levou às fragatas AEGIS F-100 da Classe Álvaro de Bazán – as primeiras do mundo a usarem o sistema AN/SPY-01 fora dos Estados Unidos.

    Parece-me que alguns visitantes confundem construção/ montagem com design/projecto.

    Parafraseando o visitante Luiz9medeiros, o Classe Tupi é ratonagem do U-209/1400 (Sem o moderno AIP, sem capacidade de lançar mísseis mar-superfície)), já o S-80 não. É outro nível, bem acima.

    É novo, e como todos os novos projectos – é dar-lhe tempo.

  13. Meu caro konner,

    Na Espanha no seculo XIX foi construido o primeiro submarino como os de hoje.

    Todos os submarinos anteriores na sua grande maioria eram a propulsão humana.

    O submarino projetado pelo oficial espanhol Isaac Peral, foi lançado ao mar em 8 Setembro 1888.

    Seu sistema de propulsão foi o utilizado até hoje, motor elétrico alimentado por motor a explosão, com a energia eletrica acumulada em baterias.

    Seu armamento era um tubo lançador de torpedo.

    A falta de interesse levou este excepcional projeto, testado com pleno sucesso, a um destino inglorio, não sendo seguido por outras unidades.

    Bacchi

Comentários não permitidos.