Defesa & Geopolítica

Dupla planeja missão a Marte

Posted by

http://michigantoday.umich.edu/2009/04/renno.jpgVale ‘exporta’ cientistas para a nasa

Por Filipe Manoukian
Duas das ‘cabeças’ responsáveis pela terceira expedição da Nasa (agência espacial norte-americana) a Marte são brasileiras e com ligações no Vale do Paraíba.

Nilton Renno, de São José, é um dos cientistas que vai controlar a Curiosity (nave que será enviada a Marte) para procurar vida no planeta vermelho.

Renno cresceu em São José, estudou engenharia na Unicamp, fez mestrado no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e saiu do país em 1986 para fazer doutorado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Nascido em Guaratinguetá, Ramon Perez de Paula é executivo da Nasa. O monitoramentos das missões espaciais e possíveis resolução dos problemas passam por seu crivo.

Lançamento. O lançamento do Curiosity está previsto para o fim deste ano e sua chegada ao planeta deve ocorrer por volta de agosto de 2012.

“Ela vai aterrissar num local que tem material argiloso, portanto, que teve muita água liquida no passado distante. É um local com bom potencial para se encontrar material orgânico, se a vida um dia se desenvolveu em Marte. A expectativa dos cientistas é grande”, afirmou Renno.

“As descobertas das missões poderão ajudar a humanidade a proteger a Terra e a entender melhor a historia do universo e nossa origem”, disse Ramon de Paula.

Fonte: OVale

9 Comments

shared on wplocker.com