Caças F-22 Raptor dos Estados Unidos continuam proibidos de voar

Bob Stevens, CEO da Lockheed Martin

Os testes realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), após ocorrências de falta de oxigênio experimentada por alguns pilotos de F-22 Raptor nos últimos meses, não têm sido capazes de reproduzir as condições semelhantes com relação às ocasiões que elas ocorreram de fato.

Falando recentemente para um grupo de analistas que acompanham as investigações, Bob Stevens, CEO da estadunidense Lockheed Martin, fabricante da aeronave, disse que a empresa está trabalhando em estreita colaboração com a USAF, a fim de se alcançar uma resposta para o problema que levou a suspensão dos voos de toda a frota do modelo. “A USAF vem utilizando, a bordo de um F-22 especialmente destacado para os testes, uma instrumentação muito sofisticada para executar um minucioso monitoramento do sistema de geração autônoma de oxigênio instalado na aeronave. Os voos estão acontecendo para verificar se o problema existe realmente e se ele pode ser detectado, daí então tomaremos as medidas para eliminá-lo. Até agora eles não se repetiram e suas causas permanecem um mistério”, explicou.

Fonte: Tecnologia & Defesa

23 Comentários

  1. o rhahahahaha tomara que o F35 nao erde essa super tecnologia de 5 geraçao se nao coitado dos contribuintes paga tanto por um super caça que nao voa hahaahahahah e ainda tem gente doido pra compra so pode se doido paga tao caro por uma grande MERD…..!!!! dos EUA

  2. O que esta acontecendo com o F-22 deve ser considerado como um alerta serio pra essa loucura que esta sendo feito na FAB de se padronizar a frota de caças com um único modelo.

  3. A história da aviação é prolífica em casos assim. Quando descobrirem o problemas verão que algo bem simples. Lembrei-me de outro produto da Lockheed, o Eletra II, que teve dois acidentes fatais e após muito investigar descobriram que era um problema na junção asa-fuselagem, que foi solucionado com um reforço simples.

  4. Uma das suspeitas, é o fato que a base de F-22 no Alasca são fechados, o que gera acumulo de gás carbônico , e de alguma forma contaminam o oxigênio usado pelos pilotos.

    []’s

  5. Problemas de projeto acontecem… O premiado F-16 já teve seus momentos de pouca ou nenhuma glória quando se tornou um ~fazedor de viúvas”… o Raptor ainda não fez isso…

    Jakson… somente tentando acrescentar… Esse tipo de problema é uma infelicidade não tem relação com padronização de frota, se assim fosse o que a US Navy faz hoje é uma loucura… tudo no F/A-18??
    Os suecos e alemães também estão loucos?!

    Bem… acho que é preciso cuidado na forma como usa a notícia para atacar aquilo que não tem nada de relação com a notícia


  6. isso que da copiar tecnologia alien..rsrsrs.. eles não respiram …

    mais falando sério.. sera que o avião é tão avançado que ultrapassa os limites do corpo humano… ou… não fizeram a lição de casa.

  7. Eu acho que os alienígenas e os Russos sacanearam os EUA, a tecnologia alien do ( f-22 ) esta a 30 anos para ser resolvida a questão do oxigênio o amigo XTREME, bem lembro, eles não respiram, agora estão a pressiona os alien para repassarem as informações corretas,mais os ônibus espacial pararam de voar, os congressista americano estão temendo mais um calote.

    A outra sacanagem e a dos Russos, em venderem ao super hiper espertos espiões americanos o projeto do Yakovlev Yak-141 (NATO F-35A/B/C/D/EF/G ) isso sim e uma tremenda sacanagem, uma pergunta quem esta protegendo os estadunidense, F-15 e F-16, o Brasil poderia empresta os Xavantes e Impalas para a USAF, estão parados aqui no Brasil mesmo.

    Mais falando sério2..
    Lembra do problemático Hiper, super, extraordinário, indestrutível Convair B-58 Hustler que vôo mais ou menos 10 anos, acho que vai ser repeti com o f-22, será que a FAB esta atrasado a compra dos FX-2 – 1,99, por causa do f-22, esta com medo de toma uma volta dos EUA, porque esta a falindo, esperamos mais um capitulo da comedia americana de Caças invisíveis.

  8. LOCKHEED MARTIN. Sinceramente … até pelo nome!.. não conseguem ver a causa da falta de abastecimento de oxigênio para os pilotos??? DUVIDO! Aí tem coisa. Faz parte de uma conspiração braba para prejudicar os EUA e consequentemente o mundo!

  9. Com os cortes que deverão fazer eles nunca conseguirão por pra voar novamente. Os F-15 F-16 F-18 são muito bons ainda.

  10. eu acho que o F22 e o melhor do mundo em caça atualmente ate entra o SU50, mas porem ele nao e tanto assim lembro de outroas postagem os EUA se gabando dele ele faz isso aquilo e com ele nao tem pra ninguem, nao venderam ele nem para os aliados mais intimos ISRAEL,JAPAO etc e agora ta i no chao por causa de um sistema de ar que ate o mirage 2000 tem e funcionado da decada de 80 entao descupa ai para os amantes do F22 largatixa furtiva rsrsrsrs

  11. Em que pese os problemas do F-22, ainda se vê comentários risíveis por aqui, e das mesmas pessoas que sempre tumultuam os debates por aqui com teorias conspiratórias infundadas, piadas sem graça,desinformação e é lógico, antiamericanismo tosco….

  12. Luiz9medeiros os EUA,Russia e França fabricam seus próprios caças e podem “conserta-los” rapidamente(ou não).

  13. Pois é Jakson… podem consertá-los rapidamente ou não…

    O fato é que não temos recursos para sustentar uma variedade de caças como nossos conhecidos indianos…

    O grande ponto é que problemas de projeto acontecem e vários outros grandes aviões da história já se estiveram “groundeados” por um tempo… Concordo que o caso do Raptor parece ser sério devido ao periodo que relativamente longo…

    Mas esse período só está sendo longo assim, à meu ver, devido ao aspecto não prioritário do projeto hoje para a USAF. A linha de produção foi fechada e a “concentração” no F-35 e na repotencialização de Eagles parece ser mais interessante ao Tio Sam do que arrumar as eternas arestas do Raptor…

  14. Comenta se que os F-22 vão fica no cemitério de aviões (Davis-Monthan Air Force Base in Tucson, Arizona) para um dia voltarem a voar, esse cemitério e aquele que a FAB tem feito suas compras ( P-3, F-5, C-1 Trade,H-1H, dentre outras maravilhas )
    Nesse momento 213 cientistas estão revendo o projeto do f22, para tentarem acha o possível erro na tradução feita para o inglês do idioma Alienígena, comenta se que o responsável foi um vírus chinês nos super computadores do projeto, vamos espera o término do fracasso dos aviões invisíveis EUA.

  15. Francoorp disse:
    31/07/2011 às 13:04
    HAHAHAHHAA esa foi muito boa
    ————————————————————————————————————–
    Bravo o Senhor Ministro Jobim quando tiro Agente dessa FURADA que seria o PROJETO FALIDO DO F 35 PRA FAB
    como ja dise isso pura propaganda de Hollywood .Tanto o F 22 ,F35 sao projetos falidos que so tem nome exemplo ta bem ai

  16. Mais uma vez Muito obrigado senhor ministro JOBIM por ter nos tirado da posibilidade de participa no projeto FRACASADO do F 35
    thanks so much sir Minister Jobim

Comentários não permitidos.