Primeiro avião impresso do mundo

”]http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010170110729-aviao-impresso.jpg

Avião impresso e de encaixar

Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, projetaram, construíram e voaram o primeiro avião impresso do mundo.

O SULSA (Southampton University Laser Sintered Aircraft) é um pequeno avião não-tripulado cuja estrutura completa foi construída em uma impressora 3D, semelhante às usadas em sistemas de prototipagem rápida e fabricação aditiva.

As diversas peças do avião foram projetadas de forma a poderem ser encaixadas umas nas outras, dispensando parafusos e rebites – ou seja, além de ser impresso, o avião pode ser montado sem exigir nenhuma ferramenta.

O SULSA tem uma envergadura de dois metros. Seu motor elétrico conseguiu levá-lo a uma velocidade de 160 km/h. Em velocidade de cruzeiro seu voo é quase totalmente silencioso.

Antigas ideias da aviação

Toda a parte estrutural do avião, incluindo corpo, asas e superfícies de controle, foram impressas em um equipamento de sinterização a laser, usado para fabricar peças de metal ou plástico.

Essa técnica de fabricação permitiu que os engenheiros explorassem algumas ideias antigas para a construção de aviões, mas que eram impraticáveis ou caras demais para serem usadas com as técnicas tradicionais de fabricação de aeronaves.

“Uma dessas ideias é o uso de uma estrutura geodética. Esse tipo de estrutura foi desenvolvido por Barnes Wallis e usado nos bombardeios Vickers Wellington em 1936. Essa forma de estrutura é muito firme e leve, mas muito complexa.

“Se ela fosse construída com os métodos convencionais, ela exigiria um grande número de peças ajustadas individualmente, que depois teriam que ser coladas ou parafusadas,” explicou o professor Jim Scanlan, um dos idealizadores do projeto.

“Outro benefício para o projeto que a sinterização a laser permitiu foi o uso de um desenho elíptico da asa. Os especialistas em aerodinâmica sabem há décadas que asas elípticas têm benefícios quanto ao arrasto,” explica o Dr. Andy Keane, outro membro da equipe.

Fonte: Inovação Tecnológica

9 Comentários

  1. Com essa tecnologia será possível construir aeronaves com linhas perfeitas, o que melhorar a capacidade furtiva, estou errado?

  2. Se os chineses colocar as mãos logo logo estarão vendendo aqui na 25 de março rsrs.
    Falando sério, todos os dias eu aprendo aqui lendo as matérias, muito legal.

  3. Manda os sukhoi em pdf ou winrar depois é só abrir e imprimir. Ah sim! posta o arquivo no Megaupload ou no Rapidshare!!!!!

  4. Pessoal, eu sempre achei que carros, barcos e aeronaves poderiam ser fabricados em menos de 1 semana, e depois de 3 anos joga-se no lixo.
    Com foguete é a mesma coisa. Um caça supersônico tem que sair da fábrica no máximo em 1 semana, assim como as aeronaves da Embraer. O processo de fabricação seria por prensa, forma e plástico fundido, e acabamento por robôs. Fiação do tipo circuito impresso em escala maior.

Comentários não permitidos.