Para Anistia, silêncio do Brasil é ''vergonhoso''

Sugestão: Lucena

A Anistia Internacional lançou uma campanha contra o bloqueio imposto por Brasil, Índia e África do Sul a uma resolução do Conselho de Segurança na ONU criticando a repressão na Síria. Para Christoph Koettl, que coordena a iniciativa, é “vergonhosa” a recusa brasileira em apoiar até mesmo um texto apenas condenatório – ou seja, sem sanções efetivas – contra Damasco.

“Publicamos várias provas de que está havendo uma escalada nas violações cometidas na Síria. Agora, estamos realmente diante de crimes contra a humanidade; não apenas ações esporádicas, mas uma política sistemática de ataques a civis”, disse por telefone ao Estado Koettl.

“Uma resolução envolvendo o Tribunal Penal Internacional (TPI), capaz de mostrar às autoridades sírias que elas responderão pelo que estão fazendo, é urgente”, afirmou. “O Brasil está com uma posição contraditória, pois é signatário e diz apoiar o TPI, mas agora se recusa a agir.”

Procurado pelo Estado, o Itamaraty não respondeu às críticas da Anistia.

Nos bastidores do Conselho de Segurança, países negociam há meses um rascunho de resolução contra Damasco. O texto foi elaborado por França e Grã-Bretanha, com a bênção dos EUA. Mas Brasil, Índia e África do Sul – que atualmente ocupam assentos rotativos no órgão – são contra a iniciativa, enquanto Rússia e China “têm uma posição mais maleável”, avalia Koettl.

Para ser aprovada, uma resolução do Conselho de Segurança deve receber o voto de pelo menos 9 de seus 15 integrantes, sem que nenhum membro permanente (EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China) use seu poder de veto. As potências ocidentais acreditam que, mesmo se for aprovada, uma medida contra a Síria perderá força sem o apoio dos emergentes.

O Brasil justifica sua posição citando o caso da invasão da Líbia – autorizada pela ONU para “impor um cessar-fogo” e “proteger civis”, mas transformada pela Otan em uma missão para derrubar o regime de Muamar Kadafi. Koettl, porém, diz que o caso sírio “é muito diferente” e acusa Brasília de usar as violações cometidas pela aliança ocidental “como desculpa para não agir”.

No site americano da Anistia, é possível enviar mensagens ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, pedindo que ele “tome uma atitude para parar o banho de sangue na Síria”.

Fonte: Estadão

21 Comentários

  1. Tudo papo furaDO.Um bando de URUBU divide a carniça do
    defunto que eles mesmo mataram; Brail tem que tomar pé, o LAGO de lágrimas é profundo, nada é tão valioso quanto o
    silencio!

  2. Que absurdo essa posição brasileira e nem venham dizer que esse documento é para atacar o país – pois não passa de um documento de censura.
    Não digam que eles querem o petróleo da Síria como adoram dizer – a Síria não tem petróleo suficiente nem para seu próprio consumo que, aliás, é pequeno. Também não existe nenhum outro tipo de riqueza mineral ouro, prata, ferro, cobre – nada é um país sem riquezas.
    E o mais absurdo dos absurdos é o Brasil dizer que defende os direitos humanos e deixa milhares de civis serem “esfolados” sem nem mesmo ter a capacidade de assinar um documento de *censura*.
    Não defendo uma guerra, mas na altura dos acontecimentos a Síria já devia está com tantas sansões quanto a Coréia do Norte.

  3. O engraçado é que até a Rússia e China podem apoiar uma condenação, enquanto que o Brasil continua com sua política de ser “do contra”.

    []’s

  4. Acredito que o Brasil vai votar de acordo com a Liga Árabe.
    E não por vontade ocidental.
    Vergonha é fazer tudo direitinho como eles sempre determinam

  5. O banho de sangue no Iraque, o banho de sangue na Líbia, o banho de sangue no Afeganistão, o banho de sangue no Vietnan, Guantanamo, o banho de sangue na India colonial… Anistia dos DITADORES MUNDIAIS É O QUE ELES SÃO… Essa OTAN está em guerra é contra os países pobres, pois vejam na história eles só fizeram guerras com esses tipos de países.

  6. Os EUA apoiram esses regimes ditatoriais por mais de 30 anos e a Anistia Internacional não ousou fazer nada. Agora que o Brasil se abstem e se recusa a ir contra os seus interesses eles resolvem ficar p.

  7. Não temos que praticar a politica externa do puxa saquismo. A Anistia Internacional esta se lixando para Siria, eles obedecem apenas o que os EUA endicar como correto.

  8. Deve-se avaliar realmente a situação na Síria, não apenas demonizar os governantes e assim lançar uma ofensiva que busque apenas derrubar o governo e se lambuzar com os recursos daquele pobre país.

  9. O Brasil é signatário de uma série de tratados e acordos internacionais que atualmente, em razão das mudanças da postura geoestratégica de alguns atores e dos seus próprios interesses devem começar a ser reexaminados, reavaliados e, se for o caso, reformados. Alguns desses tratados são implicitamente lesivos aos interesses soberanos do país. O desenho geopolítico e geoestratégico do mundo tem sofrido mudanças abruptas de toda ordem, é preciso que o Brasil esteja atento e pronto para novas adaptações nesse cenário. A maioria dos tratados e acordos anteriormente assinados sempre favoreceram demasiadamente o mesmo grupinho, mas as circunstâncias atuais estão nos mostrando o quanto fomos precipitados ou até mesmo ingênuos para não dizer outra coisa…

  10. O Brasil é soberano em sua política externa e deve votar nos foruns da Onu de acordo com suas conveniências e interesses como todos os países o fazem. É assim que funciona. Os Eua e Europa querem anexar mais um país na sua estratégia de mudanças de regimes e de governos. Para isso está muito claro, colocam ongs com a Anistia Internacional para manipularem informações e forçar o TPI a acusar dirigentes de países hostis as seus interesses. Eu não tenho dúvidas do compromisso do meu país para com os direitos humanos e a justiça mas, sejamos francos, o Brasil tem de dizer não a manipulação e à mentira da mídia ocidental que joga a favor dos interesses dos Eua e Europa.

  11. Não adianta ficar lembrando do passado agora e outra Historia o Brasil tem sim que ajudar esse povo da Síria, se não gostam do passado Ocidental então vamos até eles ficar reclamando não muda nada!!!!

  12. O que a Anistia fala dos centenas de milhares de iraquianos mortos pelo americanos, dos milhares de mortos afegãos, balela, o Brasil não tem que ser consciência do mundo, tem que zelar pelos seus estritos interesses!Justiça é a razão do mais forte!Tão somente isso!Deus é justo porque é onipotente!!!O resto é conversa!

  13. RESOLVER TODO O PROBLEMA NO OM
    .
    .
    Creio que cada caso deveria ser colocado no mesmo contesto da situação como se mostra no OM.
    .
    Vejamos,todo esses casos:Síria,Líbia,Irã deveriam ser colocadas no mesmo contesto as situações em que se encontra; Bahein,Arábia Saudita,Palestina.
    .
    Já que as ONG’s e a imprensa ocidental só falam de um em particular,esquecem de todo um contexto mais amplo do problema, alguém aqui sabe como estão os civis no Bahein ou na Arábia Saudita?
    .
    O que falta é transparência das potências(boas intenções) na ONU no que se refere a resolver esses problema.
    .
    Basta ver o caso da Líbia.

  14. Também é vergonhoso que israel acorrale a palestina q USA e EU ,não fazem nada para evitar o roubo de terreno,massacre dos palestinos,embargo de comida e medicina,etc…,vergonhoso é que meia africa está en guerra,mais os USA,OTAN,ONU,ANISTIA,ETC…,como não tem nada que ofereçer,não ajudão a população,mais en siria,libano,e esses paises sim que querem ajudar que coicidencia que todods esses tem a misma coisa PETROLEO.Faiz bem o Brasil ficar em silencio, só observando,para ver a realidade das ajudas oferecidas em troca de que ?.

  15. Me lembrei da caça as baleias feitas pelo japão sob o pretesto de pesquisa científica, uma verdadeira indústria que está levando nossas baleias à extinção. Ninguém diz nada no 1 mundo, agora derrube uma árvore na amazônia para vc ver a chiadeira, são uns hipócritas, fora anistia, vá pra guatanamo fazer turismo.

  16. Eu enviar e-mail pedindo ao governo Brasileiro que se meta neste vespeiro sai pra la ARTICULADOR Quer dizer que a Russia e a China estão mais maleaveis né rsrs rsrs Metam-se la e veremos o posicionamento deles.Uma ação na Siria envolve diretamente o Irã e indiretamente a Russia e a China.Mas lhes garanto que se a comunidade Arabe de Nações pedir formalmente que o Brasil reveja nosso posicionamento nós reveremos…….E DÁ-LHES BRICS UNIDOS VENCEREMOS os donos do mundo que julgam aqueles que não lhes agradam mas que passam as mãos nas cabecinhas dos FASCINORAS que com eles se afinam…..JUSTIÇA OU É IGUAL E IMPARCIAL PARA TODOS OU INEXISTE….Bordunada neles.

  17. O BRASIL é soberano e não deve explicações nenhuma a essa entidade que há muito já perdeu a sua credibilidade se é que algum dia a teve !

  18. Falou e disse Regivaldo, faço meus seus comentários,,,quem está feliz com sirio são os judeuSS, ñ deu trabalho eles nesse anos todo pela colinas de golan, pq trocar o cara? Sds.

  19. MAXTEDY faço de teu raciocineo o meu.Apesar de sempre buscarmos ter uma postura espiritualizada em questões internacionais sempre buscando primar pelo dialogo que proporciona entendimento fomos muito ingenuos muitas vezes.Não buscamos ser xerifes do mundo mas mediadores.

Comentários não permitidos.