O Veículo Lançador TRONADOR II Argentino


Por Duda Falcão

Durante a realização da feira de ciências TECNÓPOLIS que está acontecendo em Buenos Aires, na Argentina, como não poderia deixar de ser a “Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE)” da Argentina está apresentando ao público presente os projetos espaciais em desenvolvimento neste país.
Assim sendo, está sendo apresentada (talvez pela primeira vez em público) uma maquete em tamanho real do lançador argentino TRONADOR II (veja as fotos abaixo) que segundo consta terá 30 metros de altura e será capaz de colocar uma carga útil (satélite) em órbita da Terra de até 200 kg a partir de 2013.
Fica claro pelas fotos leitor que se essa maquete realmente for em tamanho real como noticiado pela imprensa argentina, a mesma apresenta uma concepção de lançador muito mais simples que a do VLS-1. Porém, não me parece que esse foguete seja um satelitizador. Para mim, apesar da sua altura divulgada, o mesmo parece está mais para um foguete de sondagem superior ao antigo SONDA IV brasileiro.
Entretanto, não sou um especialista do assunto, e espero contar com a opinião dos nossos leitores engenheiros para que assim possamos chegar a uma conclusão.

Fonte: Brazilian Space

21 Comentários

  1. O que será então esse veículo argentino, seja o que for espero ue funcione e tenham eles pelos menos uns 50, só um lembrete aos Argentinos, uns caras que tem por aí adoram explodir essas coisas parecendo acidente.
    Boa sorte.

  2. A Argentina está sendo bem administrada. Não dá para saber que foguete é esse. Parece do tipo iraniano, indiano e coreano do norte.

  3. CONCORDO DIFICILMENTE LANÇARA UM SATELITE PARECE MAIS UM VEICULO DE SONDAGEM NAUM SOU ESPECIALISTA NA AREA SOU ENG. AGRÔNOMO MAIS UM VLS TERIA QUE TER MOTORES MUITO MAIS POTENTES COMO EH O CASO DO VLS QUE TEM 4 MOTORES AO LADO DO PRINCIPAL NAUM SEI TALVEZ A ARGENTINA ESTEJA QUERENDO MOSTRAR SERVIÇO E CONSEGUIR PARCERIAS TALVEZ…. E DUVIDO QUE HOJ ELES ESTEJAM NA NOSSA FRENTE ELES JA ESTIVERAM NO PASSADO MAIS HOJ DIFICILMENTE !!!!! PRA ELE FALTA A MSMA COISA QUE FALTA PRA NOS… SO QUE MUITO MAIS… “TECNOLOGIA”

  4. AFF MARIA….É né apenas vejo um baita foguetão de decoração nessa foto e nada mais alem disso.Alguem ja viu ele subindo?Foguetes se faz aqui no Brasil ate amadores e em alguns segmentos meu caro CARLOS ARGUS e ja a muito tempo.Tolo é todo aquele que fica choramingando e o nosso VLS,não temos capacidade de por satelite em orbita.Temos capacidade e dominamos todos os estagios de um VLS e sabemos tambem fazermos satelites mas no Brasil as coisas so funcionam por vontade politica.Temos condições de fazermos um foguete que com modificações que tambem temos capacidade de fazermos e ate com ogiva nuclear que dominamos todos os estagios com propria tecnologia atingirmos qualquer localidade do planeta Terra.Essa é a pulga atraz da orelha meu amigo que potencias tem de nós.E aqui no Brasil temos tambem uma diferença que para nós sempre foi estrategia,não fazemos alardes e não vivemos expondo aos 4 ventos nossas capacidades e o que realmente podemos ter e podemos fazer.Assim eles ficam com um pé atraz conosco e pensam muito antes de tentarem suas aventuras.

  5. Lembram daquela materia do canhão laser que impulsiona foguetes?O cientista Brasileiro que o inventou bancado por Americanos inclusive logo depois que foi agraciado no EUA com um premio cientifico no dia seguinte desembarcou aqui uma comitiva Americana louquinhos para verem algumas coisas na area aeroespacial.

  6. TODOS SÃO FILHOS DO MESMO PAI,O V2
    .
    .
    É tecnologia alemã,afinal eles os alemães instruiriam eles os hermanos assim com os americanos e os russos.

  7. boa meu amigo 1maluquinho..so pra lembrar ate bem pouco tempo queriam divulgar documentos importantes dos militares…oq nao deu em nada..na minha humilde opinião:existe muito coisa por trás das cortinas sobre desenvolvimentos nestas aréas,sem viajar muito na maionese eu acho q a hora q quisermos fabricaríamos certos materias militares estratégicos sem dificuldades.acho q é por isso q nao c divulga muito coisa pra deixarem alguns com a pulga atrás da orelha..

  8. Comentário Excluído

    Normas para participação e postagem de comentários.

    Considera-se “Conteúdo” todo o material multimídia, foto, artigos, textos e fontes necessárias para a publicação de matéria ou material de divulgação.

    Sendo assim estabelece-se um conjunto de regras de direitos e deveres individuais dos “participantes” tal como descreve:

    O blog PLANO BRASIL reserva-se ao direito de negar a publicação de matérias as quais não concorde ou que não façam parte do escopo do site, ou que transgrida as normas legais em vigor em seu país, sejam estas observadas pelas equipes do blog em questão ou por denúncia do público.

    As postagens e comentários dos participantes são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e ou “reprodutores”, participante que reproduza a matéria de terceiros.

    O blog PLANO BRASIL não se responsabiliza por comentários individuais sobre matérias citadas pelos participantes, bem como pelas opiniões e comentários dos freqüentadores de nenhuma outro meio de comunicação, cabendo ao “reprodutor” em questão responder por eventuais problemas decorrentes destes.

    O frequentador que postar comentários deste blog em outros meios de comunicação será responsabilizado por todos e quaisquer danos supostamente decorrentes do uso indevido dos conteúdos do Blog PLANO BRASIL exibido em terceiros.

    É vetado o uso político dos conteúdos do Blog PLANO BRASIL, propaganda ou indução de ideologias políticas, não está autorizada a reprodução das matérias do Blog PLANO BRASIL em nunhuma manifestação politico Partidária.

    É também vetado a exibição de conteúdos religiosos no BLOG bem como manifestações a cerca de Raças e credos.

    TRANSGRESSÕES

    Serão consideradas transgressões graves e passíveis de punições as seguintes quebras de regras:

    a) Violação das leis de direitos de autor ou qualquer outra norma legal vigente.

    b) Inserção no site fotos ou conteúdos que não sejam da sua autoria, sem dar o devido crédito aos seus autores.

    c) Inserção de comentários, envio de e-mails, ou fotografias com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência, que viole os direitos das crianças e dos adolescentes, que desrespeite a privacidade alheia ou ainda que possua conteúdo passível de ser interpretado como uma posição ou atitude de caráter preconceituosa ou discriminatória a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

    d) Exibição de material pornográfico, libidinoso, inverídico ou incitação de atividades ilegais incluindo menores de 18 anos (segundo o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente) principalmente se o conteúdo transgressor:

    Utilizar de material e/ou linguagem grosseira ou ofensiva.
    Pratica, indução ou incitação de preconceito quanto à origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, cor, idade, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação.
    Material calunioso, abusivo ou invasão a privacidade de alguém.
    Afirmações injuriosas ou difamatórias.
    Informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime.
    Material protegido por direitos autorais, e a publicação de fotos ou textos sem autorização do autor ou de seu representante legal, publicar fotos sem autorização dos fotografados e distribuir arquivos de som sem autorização de pessoas ou empresas responsáveis, (responsabilidades individuais dos editores).
    Informação relativa à pirataria de material protegido pelas leis de direitos autorais e propriedade;
    Divulgação como próprio ou sem a devida autorização nomes, contatos e demais informações de terceiros.
    Propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes.
    Programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código malicioso;
    Material que configure crime virtual.

    PUNIÇÕES

    O Blog PLANO BRASIL se reserva ao direito de não autorizar a publicação de comentários de frequentadores do Blog que trasgridam as regras, o editor, comunicará publicamente a transgressão indevida e pedirá que este não mais emita comentários pois estes não mais serão publicados.

    Os alertas serão enviados, primeiramente em modo pessoal diretamente ao transgressor pedindo-lhe as correções dos atos, se este insistir transgressões elas serão tornadas públicas no Blog e seguidas das punições anteriormente descritas.

  9. Alô E.M.Pinto, vai dar trabalho, mas divagarzinho o pessoal vai se enquadrando quanto ao comportamento.
    ———————————————————-
    Quanto ao VLS brasileiro , vai ser lançado agora em 2012, ou seja, antes dos Argentinos, lembrem-se que é o terceiro lançamento, agora com muito mais cuidados quanto a espionagem, e interferências extrangeiras que possam levar a um novo fracasso, contamos ainda com o apoio Russo para sanar as falhas existentes. Quem conhece o projeto brasileiro sabe que é tipo modular, onde o sucesso de um tipo vale como motor para um upgrade no próximo, se tivermos sucesso ano que vem estaremos com a faca e queijo nas mãos. Abcs.

  10. Gosto do chamamento a trilha, concordo com o Alexandre, ESPIONAGEM , vale tudo no trato do nosso segredo. Fotografia e PROPAGANDA só funciona em projeto
    de turismo, vamos nos limitar aos testes de bancada até os resultados se concretizarem, o futuro é próspero
    contanto que não fique nas aparencias.

  11. O que conseguimos fazer e ter foi em segredo e na filosofia dessa extrategia vamos indo.Que tenham,que lancem antes,aqui não tem corriada espacial e somente a tornar a nossa base o que ela ja é,a melhor geoestrategica base de lançamentos do mundo e esta ficando cada vez mais modernissima.O brasil busca o filé miau,filé de gatinha,do altamente rentavel segmento lançador de satelites.Como uma base melhor localizada onde poderemos oferecer serviços bem mais em conta muitos governos no querem ver fracassarmos.Ilude-se todo aquele que vive chorando internet afora o lançamento do VLS e o satelite.A intenção e o objetivo vai muito mais alem disso e gerara muita grana ao Brasil ao contrario do que muitos chorões afirmam internet afora que é perda de tempo e desperdicio de dinheiro.

  12. olha, nao temos a capacidade de carga do foguete. sei q ela ta ai, mas sem mais dados nao da pra dizer nada. como s é a oxigenio, nitrogenio, como os motores funcionam, s ja foram testados, combustivel liquido ou solido. nao temos muito dados.
    oq m surpreende é a altura e rapdz com oq o projeto foi apresentado, isso sim. no mais, sorte aos hermanos, e vergonha para o brasil..abraços!

  13. Voces estão impressionados com algo em forma de foguete decorando a entrada de alguma coisa rsrs rsrs KD o foguete?

  14. A diferença de projeto para conclusão do mesmo é essa um objeto na forma de decoração com uma plaqueta ASSIM SERA rsrs rsrs so que sera ate ser tem um caminho longo e interminavel a espera do incentivo rsrs rsrs

  15. So lembrando que o VLS que pretendem lançar em 2012, se vão mesmo, será sem carga útil e somente com o 1º e 2º estágio do mesmo.
    Será um voo de teste.

  16. Concordo com td q o Maluquinho comentou.

    Quanto a esse foguete argentino de 30m… Onde está escondida a base d lançamentos?… E os testes de protótipos quando foram?… O programa espacial deles onde está seu início, meio e objetivos?… E a fonte de recursos para essa linha de desenvolvimento científico no mínimo milionária?…

    Só tá faltando aparecer um subnuc argentino agora para completar essa história do arco da velha!!

    Infelizmente, pois bem q queria q nossos vizinhos latinos fossem todos de primeiro mundo, os fatos concretos e melancólicos provinientes desse país, terceiro mundista, nos obrigam a ficar com um pé para trás em relação a esse foguete, literalmente caido do céu.

Comentários não permitidos.