Defesa & Geopolítica

O Veículo Lançador TRONADOR II Argentino

Posted by


Por Duda Falcão

Durante a realização da feira de ciências TECNÓPOLIS que está acontecendo em Buenos Aires, na Argentina, como não poderia deixar de ser a “Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE)” da Argentina está apresentando ao público presente os projetos espaciais em desenvolvimento neste país.
Assim sendo, está sendo apresentada (talvez pela primeira vez em público) uma maquete em tamanho real do lançador argentino TRONADOR II (veja as fotos abaixo) que segundo consta terá 30 metros de altura e será capaz de colocar uma carga útil (satélite) em órbita da Terra de até 200 kg a partir de 2013.
Fica claro pelas fotos leitor que se essa maquete realmente for em tamanho real como noticiado pela imprensa argentina, a mesma apresenta uma concepção de lançador muito mais simples que a do VLS-1. Porém, não me parece que esse foguete seja um satelitizador. Para mim, apesar da sua altura divulgada, o mesmo parece está mais para um foguete de sondagem superior ao antigo SONDA IV brasileiro.
Entretanto, não sou um especialista do assunto, e espero contar com a opinião dos nossos leitores engenheiros para que assim possamos chegar a uma conclusão.

Fonte: Brazilian Space

21 Comments

shared on wplocker.com