Defesa & Geopolítica

Exército argentino expõe aeronave não tripulada Lipán M3 na Tecnópolis 2011

Posted by

Por Infodefensa

Durante a megaexposição argentina de Ciência, Técnica e Arte Tecnópolis 2011, em Buenos Aires, expõe a aeronave não tripulada Lipán M3.

A Lipán M3 foi concebida para operações de vigilância, reconhecimento aéreo e inteligência, desenvolvida inteiramente pelo pessoal do Exército argentino, que vem pesquisando e desenvolvendo este tipo de avião desde 1996. A tecnologia VANT desenvolvida na Argentina é a primeira do gênero em toda a América Latina.

Este modelo é parte do primeiro Sistema Aéreo Tático Não Tripulado, e as primeiras unidades foram destinadas, no mês de dezembro de 2007, ao Destacamento de Inteligência de Combate 601 do Exército argentino. O projeto Lipán M3 está preparado para realizar missões noturnas e em condições meteorológicas adversas.

Características

O Lipán M3 pode obter dados e informações sobre as características geográficas das regiões exploradas e suas condições meteorológicas. Ele dispõe ainda de dispositivos de transmissão de sinais de vídeo de alta resolução, telemetria e dados de posicionamento global.

Com alcance de 40 quilômetros e autonomia de cinco horas, pode atingir a velocidade máxima de 170 quilômetros por hora, transportar 20 quilos de carga útil e chegar a 2 mil metros de altura. Sua envergadura é de 4,6 metros, comprimento de 3,55 metros e pesa 60 quilos.

A aeronave decola com controle remoto e, uma vez no ar, permite que seja programada uma rota com até 1.000 pontos de referência para voar de maneira autônoma, pousa de forma manual e sua autonomia só lhe permite manter a altitude e a velocidade.

É equipado com câmeras multifocais e um sistema de visão infravermelha, que são multiplexados para que as imagens possam sair do transmissor de vídeo e ser recebidas na estação de controle terrestre. Esses sinais são recebidos por uma antena direcional que se orienta manualmente, segundo o movimento do avião.

O Centro INTI-Electrónica e Informática e o Exército argentino estão desenvolvendo em conjunto um software para o movimento automático da antena para as aeronaves não tripuladas Lipán.

Fonte: Diálogo

13 Comments

shared on wplocker.com