EUA acusam Irã de ter ”acordo secreto” com a Al-Qaeda

Departamento do Tesouro afirma que facção envia dinheiro e militantes para Paquistão e Afeganistão

O Departamento do Tesouro do governo americano acusou ontem o Irã de manter um “acordo secreto” com uma facção da Al-Qaeda que envia dinheiro e militantes para ataques terroristas no Afeganistão e no Paquistão. O anúncio foi feito apesar de não haver consenso entre as agências americanas de inteligência sobre esse vínculo.

“Ao expor esse acordo secreto com a Al-Qaeda estamos mostrando outro aspecto do apoio do Irã ao terrorismo”, disse o subsecretário para Inteligência Financeira e Terrorismo do departamento, David Cohen.

Documentos obtidos pelo Departamento do Tesouro indicam que Ezedin Abdel Aziz Khalil, um agente da Al-Qaeda, age no Irã desde 2005 com acesso livre para transferir fundos e enviar militantes para o Afeganistão e o Paquistão.

O departamento impôs sanções a Khalil e a cinco outros suspeitos de participar da rede. O dinheiro era coletado em outros países do Oriente Médio, principalmente no Catar e no Kuwait, e enviado para Atiyah Abd al-Rahman, conselho espiritual do ex-líder do grupo Osama bin Laden.

Muitos nos serviços de inteligência duvidam que o Irã se uniria à Al-Qaeda, pois alguns militantes vinculados ao grupo, cujos membros são sunitas, veem o islamismo xiita, maioria no Irã, como uma heresia.

Fonte: Estadão

20 Comentários

  1. humm, sobre esta materia tem muita historia para contar, resumindo acho que existe ai uma camuflagem, distorçoes e colocar talvez a vitima como sendo a vilã.
    “lembrando que é um ponto de vista, pode ser que eu esteja errado”.
    sds a todos.

  2. Deve se o mesmo tipo de apoio que o Iraque dava…
    Nem as próprias agencias deles tem consenso sobre isso como podem falar essas asneiras sem provas? – será que estão atrás de mais uma guerra? – nem dinheiro pra pagar suas contas eles tem e ainda querendo confusão, mas provavelmente é só uma tentativa desesperada de desviar a atenção do povo aos reais problemas do país.
    sds

  3. E se isso não for suficiente, existem as armas de destruição em massa, etc. Sempre as mesmas histórias, e o pior é que cola. Como já dizia o ministro da propaganda de Hitler: uma mentira dita várias vezes sem que alguém consiga desmentir torna-se uma verdade.

  4. “EUA acusam Irã de ter ”acordo secreto” com a Al-Qaeda”
    —————————————
    Este título de forma inversa é mais verdadeiro:
    …………
    “Irã acusa EUA de ter ”acordo secreto” com a Al-Qaeda”
    …………….

  5. Mas é o fim da picada. O Irã volta e meia SOFRE atentados a mando da Al Qaeda. Mais uma vez os sionistas vão levar o mundo a uma guerra em grande escala. Seu extremismo supremacista não conhece limites!

  6. Cuidado THIAGO tem uma velhinhas cheias de AVC que se esquisofrenizam com o termo SIONISTAS e fazem novenas para que sejas punido…Qual foi o pior pecado no mundo aja visto que homem e mulher foram feitos para se complementarem e poderiam Ãnhar a vontade?Foi a Inveja a mãe de todos os pecados que fez um irmão tirar a vida do outro.Bem e onde esta a MÃE DE TODAS AS SEGREGAÇÕES E INTOLERANCIAS????? Esta no ensinamento segregacional distinguidor de proibição que o povo não se relacione e interaja com um povo de outra raça e religião.Quando voces compreenderem essas minhas afirmações cresceram espiritualmente e intelectualmente……O poder ditador do mundo EUA-OTAN-Israel acusam a todos sem jamais terem apresentado a comunidade de nações provas verdadeiras e inquestionaveis……SEM MAIS COMENTARIOS DE MINHA PARTE POIS ESSES TIPOS DE ASSUNTOS ME CAUSAM MAL ESTAR PORQUE PRA MIM SEGREGAÇÃO E INTOLERANCIA É INADIMISSIVEL NO MUNDO DE HOJE E CONSIDERO COMO O MAIS BAIXO ESTAGIO DE UM SER HUMANO.

  7. Além desse acordo, foram eles q causaram o tsunami no japão ,lançaram as bombas atômcas sobre hirishima e Nagashaki , a fome entre os somalis…e o chifres na cabeça de um certo cara q eu conheço…Vão caçar …sds.

  8. JÁ HÁ A PRIMEIRA VÍTIMA DA GUERRA
    .
    .
    A invasão do Iraque começou a ser desenhada assim.
    .
    Depois que fora invadido e quebrado tudo e todos por lá viu que não passou de mentiras,más já estava tudo sacramentado até o enforcamento de Sadam.
    .
    Como se pode vê,em uma guerra a primeira vítima é a verdade dos fatos.

  9. Eles podem até atacar o Irã, mas acho que a resposta vai ser cruel com Israel, desta vez eles vão se dar mal, mesmo que o Irã não tenha armas nucleares eles tem muitos missieis que vão provocar um estrago naquele pequeno país, e depois do ataque iraniano virão os palestinos e sírios, sabemos que a reação Americana e israelense tb será grande, podendo tb acabar com os rivais, a grande diferença é que Ira, síria tem territórios enormes e seu povo é acostumado a viver no deserto sem nenhum conforto, já os israelenses não tem pra onde correr. A histórica guerra dos sete dias em que Israel bateu em todos e praticamente não sofreu nada não se repetirá, árabes e mulcumanos estão mais bem armados.

  10. Nem a OTAN tem “c.s” para derrotar a defesa do irã. E uso de artefato nuclear no final das contas para tal deixaria claro a todos os países no mundo, que este elemento de defesa e ataque é essencial para a soberania de qualquer país. Eis a lista tenebrosa de consequências desumanas disto: Cegueira! Por causa da fortíssima luz da explosão. Queimaduras! Por causa da temperatura maior que a superfície do sol. Radiação! Por causa dos raios alfa,beta, e principalmente o gama, que degeneram todas as células do corpo.

  11. Sera que vao cometer o erro de continuar com este papo deque o IRA patrocina o taleban,os americanos tem que abrir o olho e´com seus afilhados subdesenvolvidos e,deixar o IRA em paz.

  12. Lucena:
    .
    O IMPÉRIO E O SEU PLANO PARA A REGIÃO- O “choque de civilizações
    .—————————
    Muito bom o texto, boa indicação.

  13. Qual o crédito posso dar a um acusador que mentiu e atacou o Iraque, claro que nenhum, mais uma mentira dos EUA que estão quebrados e não podem pagar pelo petroléo que consomem e o inverno do hemisfério norte vem ai gente.

  14. AEDES AEGYPTI….E pensarmos que este inseto existia naturalmente na Africa e Oriente mas não era contaminado com o virus da Dengue.Ao profanarem algumas Piramides e tumbas onde viviam AEDES AEGYPTI enclausurados e que milhares de proles dos mesmos viveram por milenios ali alimentando-sem de sangue de ratazanas que ali existiam picaram profanadores e alguns vieram a obito.Surgiu assim a maldição do Faraó.Assemelha-se aos EUA e suas profanações que gerou a Al-Qaeda que hoje é A MALDIÇÃO DO IMPERADOR.Os produtos violentos MADE IN USA sempre depois viram-se contra o criador.Falta agora acontecer o mesmo em Monarquias e governos intransigentes Arabes bancados pelos EUA.Tenham uma certesa em vossos corações,a maioria do povo Judeu em Israel sonha com o dia que o muro desabara e eles sairão correndo a abraçarem seus irmãos Palestinos e todos juntos dançarão abraçados para alivio do mundo.O governo de Israel que é intransigente e expansionista e os mantem assustados com possibilidades de terrorismos.O Povo Palestino tem o mesmo sonho.Uns precisam dos outros e na verdade milenarmente possuem genese assemelhada SÃO PRIMOS EM PRIMEIRO GRAU.

  15. O EUA vão ficar fazendo senas como essas por muito mais tempo que eles imaginam, depois dessas duas guerras eles teram que pensar duas vezes antes de agirem.

  16. .
    .
    Tudo se repete na guerra aos proprietários do petróleo não alinhados(Terroristas)… falaram o mesmo do Saddam, e no fim todo mundo viu a verdade, era tudo mentira!!
    .
    Abre o olho Brasil!!!

Comentários não permitidos.