Brasil conquista primeiro ouro da história na Olimpíada Internacional de Informática

Felipe Abella trouxe o primeiro ouro brasileiro da competição (Foto: Divulgação)Sugestão: Novobrasuk

Nesta terça-feira (26) o estudante brasileiro Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande, conquistou a primeira medalha de ouro do país na Olimpíada Internacional de Informática (IOI). A entrega da medalha será feita no próximo dia 28 durante a festa de encerramento da 23º edição da IOI, que acontece este ano na Tailândia.

Felipe Abella trouxe o primeiro ouro
brasileiro da competição (Foto:
Divulgação)

Nos dois dias de provas, os participantes tiveram que resolver, sozinhos, quatro problemas computacionais (relacionados essencialmente a algorítmos) em até cinco horas. Para isso, cada estudante precisava criar aplicativos em C, C++ ou Pascal sem a ajuda de ninguém, e no final cada programa era testado e avaliado pelas respostas corretas que davam.

Felipe Abella conquistou 598 pontos de 600 pontos máximos das Olimpíadas, ficando em 3º lugar no ranking geral, o que garantiu ao estudante a medalha de ouro. Acima dele há apenas outros dois estudantes, da Bielorrúsia e da China.

Além do ouro, os outros três integrantes da delegação brasileira também trarão outras três medalhas de bronze para o país. São eles: Caíque Lira (Colégio Farias Brito/Fortaleza), com 327 pontos; Renato Pinto Junior (Colégio Objetivo/São Paulo), com 365 pontos; e Marcos Kawakami (Colégio Etapa/São Paulo), com 360 pontos – todos selecionados pelos seus desempenhos na última Olimpíada Brasileira de Informática.

Com o somatório de pontos, os brasileiros conquistaram uma colocação à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina. Saiba mais sobre o evento no site oficial do IOI 2011.

Fonte:TechTudo

13 Comentários

  1. Que o Mundo não duvide do potêncial de cada Brasileiro, seja ele Genio ou não,,,
    É só nos dar a oportunidade.
    .
    Parabéns aos jovens

  2. É claro que o apoio é total do governo federal que interiorizou a universidade federal, pois para que não sabe campina grande é uma cidade do interior sa paraiba que nunca teve universidade federal até a chegada do grande mito LULA.

  3. Para quem ainda enxerga o nordeste com olhos preconceituosos é interessante perceber que no interior do pequeno estado da Paraíba, além do campus central em Campina Grande:
    .
    “compõem ainda o universo dessa instituição (UFCG) seis outros campi localizados nas cidades de Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité, e Sumé, na região do cariri paraibano.”
    .
    www*upload*wikimedia*org/wikipedia/commons/3/35/Paraiba_RedeUFCG.svg

  4. jacó, eu esqueci muita coisa sobre PB neste quesito, mas sempre teve a ver com a chegada dos 2 primeiros computadores no brasil, e pólo em informática de ponta. Inclusive lá tem muitas empresas do ramo muito capacitadas.

    E mais, quanto ao preconceito. Se isto não existisse. Ninguém bateria o Brasil. Pois é impressionante como cada estado pode ser igual ou senão mais em produtividade do que o sudeste por exemplo. Enquanto isto. Os gringos que não são bobos tão patenteando e invadindo tudo nas demais regiões. “Quem não toma conta, perde!”

  5. Maravilha parabéns aos rapazes, é isso ai se desejamos um País melhor, o primeiro passo é educação e tecnologia sem sombra de dúvidas.

  6. O Brasil não costuma dar bons prêmios para seus gênios e inventores. Só se valoriza artistas, jogadores de futebol, políticos e mulheres que andam com a bunda do lado de fora.
    Esse é o Brasil. (espero que mude).

Comentários não permitidos.