Rafale: ‘Temos uma capacidade operacional à frente dos concorrentes’

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro

Apontado como preferido pelo governo brasileiro até 2010, caça francês é estimado o mais caro

“Se quiser ter uma ideia do custo, tem que colocar custo em relação ao benefício. Senão, não significa nada”. A afirmação é do coronel da aviação do exército francês Jean-Marc Merialdo, diretor do consórcio Rafale no Brasil sobre as críticas de que o caça oferecido pelo grupo é o mais caro na disputa: o pacote é estimado em US$ 6,2 bilhões.

“O nosso pacote de transferência de tecnologia não tem preço. É total, completo, de toda a tecnologia do avião de combate”, afirma Merialdo.

Os franceses afirmam que sua proposta oferece um “pacote amplo e completo de cooperação tecnológica e industrial, incluindo know how, softwares, hardware, processos e a entrega de todas as ferramentas e códigos-fonte necessários sem nenhum tipo de restrição”.

Propõem “transferência de 100% dos recursos de desenvolvimento da aeronave no Brasil” e asseguram que a indústria brasileira estará “diretamente envolvida no programa de desenvolvimento”, tonando-se “fornecedora direta”.

Saiba mais sobre o que diz Jean-Marc Merialdo sobre a proposta do Rafale:

iG: O ex-presidente Lula, quando estava à frente do governo, foi claro sobre sua preferência pelo Rafale. O senhor está otimista com a presidente Dilma em relação à escolha para o F-X2?
Jean-Marc Merialdo:
Somos muito otimistas. Primeiro porque o governo mudou, mas as propostas não mudaram. O posicionamento das três empresas não mudou e, portanto, a avaliação que pode ser feita de cada uma delas. Segundo, confiamos na nossa proposta de transferência de tecnologia. Isso não tem preço. É garantida pelo governo francês e se baseia num leque de parcerias com a indústria brasileira e universidades, e se enquadra no âmbito de uma parceria estratégica firmada entre os presidentes Lula e Sarkozy no final de 2008.

iG: Qual diferencial do Rafale em comparação com as duas outras propostas?
Jean-Marc:
Somos três competidores e os três não são da mesma classe. Temos dois aviões bimotores, o F-18 e o Rafale, que são aproximadamente da mesma classe, têm capacidade operacional parecida, embora o Rafale leve pequena vantagem e seja mais moderno. O outro avião (Gripen) é de classe diferente. Pelo tamanho e por sua capacidade operacional, se compara mais ao nosso Mirrage 2000, geração anterior ao Rafale. Então, eu diria primeiramente que o Rafale tem uma capacidade operacional à frente dos concorrentes.

iG: A Boeing afirma que o Rafale experimenta situações de combate pela primeira vez agora, na Líbia; a Saab, que a configuração do caça francês foi congelada na década de 1990. O que o senhor diz?
Jean-Marc:
Ao contrário de muitos outros caças, o Rafale foi desenvolvido desde o início como polivalente, ou seja, é capaz de conduzir várias missões num mesmo voo. Isso foi comprovado na Líbia. Essa polivalência se deve a um dispositivo que chamamos de fusão de dados: permite reunir todas as informações de sensores internos e externos numa única tela. Ele começou a ser projetado em 86 e entrou em operação em 2004, mas a tecnologia não é congelada, é um a arquitetura aberta. Isso permite integrar novas funções e equipamentos o tempo todo. Mais uma vez: o Gripen é da classe do nosso Mirrage 2000. O Rafale é duas vezes mais potente, eficiente e capacitado.

iG: Estima-se que o Rafale seja mais caro: tanto no valor da venda e quanto na despesa para fazê-lo voar.
Jean-Marc:
Numa competição você não divulga seu valor sob o risco de dar vantagem aos concorrentes. Sobre o custo de operação, não posso lhe dar figura por enquanto, porque elas estão sendo refinadas a cada vez mais, sobretudo nesta operação na Líbia. Posso dizer que ficam cada vez mais baixas. Se quiser ter uma ideia do custo tem que coloca-lo em relação ao benefício. Senão, não significa nada. Há dois aviões diferentes, é lógico que o custo de operação é diferente.

iG: E como o governo brasileiro poderá pagar pela compra do Rafale, caso o escolha?
Jean-Marc:
Uma vez escolhido vendedor haverá uma negociação que vai entrar em detalhes na parte técnica, da transferência de tecnologia e da forma de pagamento. A proposta inclui um esquema de pagamento que depende estritamente do esquema de entrega dos aviões. Agora não se sabe se o Brasil vai pagar diretamente do Tesouro ou se vai recorrer a um empréstimo a bancos. Isso irá influir na forma de pagamento.

iG: O consórcio francês afirma que se o Rafale for escolhido irá gerar parcerias no Brasil que poderão cobrir 160% do valor do contrato de compra. Porém, já existem acordos fechados, inclusive com universidades. Essa iniciativa pode levar os parceiros a fazerem um coro a favor da Rafale?
Jean-Marc:
É possível.

Fonte: Último Segundo

24 Comentários

  1. Quando os Russos vão fazer lobby ?
    Gostaria de ler coisas novas…
    .
    Esse blá-blá-blá de Rafale, Gripen NG, F-18 Super Hornet,
    Isso tudo já encheu !!!

  2. Os Russos não vão fazer lobby meu caro, porque eles não confiam no Brasil como parceiro responsavel e isento. Sabem que se houver mudança de governo para a direita as tecnologias dos aviões deles vão diretamente para as mãos do Pentagono. Para eles a direita brasileira é funcionario de baixo calão dos EUA, é como dar gorjeta para carregador de mala de hotel. Para os russos a direita brasileira não é nem brasileira e isso é uma temeridade em materia de repasse de tecnologia.

  3. Fernando quem se abaixou pros gringos e excluiu o SU-35 foi o (des)governo de esquerda.Ha 26 anos o brasil não tem um governo de direita e o pais esta esse “lixo” por isso.

  4. Os Russos não fazem lobby,mas tem usado seu mercado consumidor como forma de pressão.Me lembro quando no FX2
    o SU-35 foi sumariamente eliminado eles,no dia seguinte, levantaram medidas fito sanitárias contra a carne brasileira,cheguei a comprar picanha a R$10 o quilo na época,graças a Rodina KKKK,agora eles ameação mais uma vez levantarem barreiras a carne brasilira,só que desta vez frango e porco também estarão na lista.
    O recado é claro:se quiserem vender também precisam comprar.

  5. Como assim, 26 anos? Quer dizer que Sarney, Color,FHC não contam como direita, brincadeira né. Inclusive foi nesses governos que a pá de cal das ambições militares brasileira foram processadas.

  6. Incrível como ele se esquiva do assunto custos. Fala a verdade, nosso caro é mais caro mesmo tanto na compra, como na manutenção operacional.

    Novamente o blá-blá-blá da ToT infinita.

    E agora ele mesmo se entrega nas entrelinhas. Se houver ToT infinita , que fique claro que queremos as patentes, planos, ferramental, licença de produção eterna, treinamento de técnicos e engenheiros, do SNECMA M-88E4, do SPECTRA, do radar RBE2 AESA, inclusive com suas futuras evoluções. Além de claro de todo os processos de manufatura do Rafale.

    E se as empresas recebedoras das ToTs não forem capazes de replicar cada peça do Rafale ao fim dos 36 caças, multa contratual de 2X o valor da aquisição dos caças 🙂

    []’s

    []‘s

  7. Os russos nao sao confiaveis e nao repassam a tecnologia totalmente e exatamente como eles tem como os franceses, alem de eu achar o rafale um caca melhor que o Su-35. Claro que eu gostaria de ver a FAB com os Rafale a MB com os Gripen e a EB com o Su-35, mas…. Nao podemos ter a tec de todos, mas pelo menos seria bom ter a EB e a FAB o rafale. E a MB o gripen… Assim nao deixamos de agradar a SAAB que tambem tem um otimo caca, sairia mais caro sim, mas com as universidades que temos hoje, e principalemente o ITA eu acredito que um novo caca seria criado saindo desses 2… Otimos cacas…

  8. Como falam besteiras.Os Russos fazerem Lobby rsrs rsrs Se o vetor deles é o que mais se desejava no começo dessa pouca vergonha chamada FX rsrs rsrs Eles trabalham nos bastidores a 12 anos e a 3 anos intensificaram contatos so que isso era sigiloso ate que eles foram a FIDAE2010 e publicamente profetizaram “Esperamos que seja cancelado e que retorne revitalizado e seus desejos foram atendidos ou quem sabe algo mais.E nessa ocasião inclusive calaram os mentirosos principalmente vossos Deus Jobim o MD-X9 Yankee que viviam todos pregando internet e midias afora que os Russsos não nos repassariam nada,que eles não são serios,que não cumprem contratos né.A FAB e o EB estão tão satisfeitos com o que ja recebemos e com o que estamos testando que na LAAD lhes garantiram que ainda esse ano formalizariam o contrato para mais aquisições de MIs e temos interesses tambem EN NOTRAS COSITAS MAS Perguntem a nossos militares se estão insatisfeitos com os serviços deles.Foguetinhos Russos,plataformas de defesa Russas,Helicopteros Russos heim heim heim rsrs rsrs e que Obama Bin Laden se rasgue pois ja contentou-se em poder contar com nossa linha logistica de energeticos e materias e ja esta de bom tamanho.Ai vem os Ursos e veem pesados,defesa,energeticos,minerios,ciencia,tecnologia.São Longuinho ouviu minhas preces e meu pais não é mais quintal Americano e nem tampouco se tratransformara em sua garagem http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8 ….OLHEM SO QUE BONITINHOOO TCHUMMMMMMMMMM…

  9. Então quer dizer que os Russos não confiam no Brasil como parceiro né e vivem a muito tempo praticamente nos implorando,nos oferecendo toda e qualquer tecnologia deles que quisermos e inclusive tudo o que eles criam o primeiro pais que eles oferecem é o Brasil.Suas fontes de informações estão bichadas rsrs rsrs ou melhor PIGadas e manipuladas rsrs rsrs é a sindrome da Elite Chincheira Boiolizada ai gente chora cavaco rsrs rsrs

  10. Um pais pobre não pode se dar ao luxo de comprar brinquedinhos caros.

    O Gripen serve para nossas necessidades imediatas e somente alguns “nuks” nos farão ser respeitados com o menor custo beneficio…

  11. Como assim, 26 anos? Quer dizer que Sarney, Color, FHC não contam como direita, brincadeira né. Inclusive foi nesses governos que a pá de cal das ambições militares brasileira foram processadas. [2]
    .
    O Gripen serve para nossas necessidades imediatas.??? O Gripen não está nem desenvolvido.
    .
    É claro que o Rafaele é mais caro, por isto ele não fala.
    .
    Também gostaria de ter informações novas sobre esta compra.
    .

  12. Hum,homofobia!Se este senhor dizer o contrario do rafale, ele estaria rasgando dinheiro,falando bem ja ta uma luta pravender este belo caça,se fazer um comentario acomodado e pa´de cal e vela preta .

  13. o brasil tem a economia maior do que o da Russia, se eles tem condiçoes de ter miriades de tanques e caças de 5 geraçao o Brasil tem capacidade tambem, pelo menas financeira, tomara que compre logo esses caças sejam f18 SH ou Rafale mesmo menos o Gripen pelo amaor de deus essa pulga alada.

  14. “Rafale no Brasil sobre as críticas de que o caça oferecido pelo grupo é o mais caro na disputa: o pacote é estimado em US$ 6,2 bilhões”

    Já não são os U$$10 bilhões que tanto falam que o pacote Frances iria custar, e se esse é o pacote mais caro então o FX-2 não é assim tão caro, afinal outro dia saiu que 18 F-16C sairiam em torno de U$$4,2 bilhões para o Iraque [e olha eram só 18 em] verdade que existiam muitos equipamentos envolvidos, mas que não eram lá o que os americanos tinham de melhor. No nosso caso existe a transferência de tecnologia garantida em contrato e “mesmo” que a FAB não use esse conhecimento a indústria civil certamente vai. Eu sou de pleno acordo em pagar pela transferência de tecnologia, não espero que em 10 anos o Brasil construa um caça de 5ª ou 6ª geração, mas espero melhoras na indústria, principalmente na indústria aérea.
    Se o A-1 foi de grande ajuda o FX-2 também tem tudo pra ser.

    Quanto ao Gripen NG dizem que é o mais barato algo em torno de U$$4 bilhões, só que sem armas e pior ainda não ta pronto, transferência de tecnologia só parcial, mesmo com toda a boa vontade do mundo eles não podem garantir a tecnologia do motor entre outras partes que não são deles.
    E não vejo o Brasil como um país pobre muito pelo contrario, acredito que se quisesse compraria logo os 120 caças seja Rafale, SH, F-15, EF-2000 ou SU-35 e já dava entrada numa licitação de um caça de próxima geração (F-35A/C, PAF FA, J-20 e etc) talvez até entrar no projeto do caça de 6ª com a França. Pra vocês verem o Brasil pretende gastar mais de R$35 bilhões em um trem bala que vai ligar São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro não que eu critique essa obra até acho que quem fala mal agora vai até falar bem depois de alguns anos da oba pronta, mas enfim o exemplo ta aí dinheiro tem.
    sds

  15. P nós será mt + facil a manutenção e até produzir peças, + certos aviônicos já são outra coisa, à ñ ser fazer-mos a engenharia revesas em todos…será mt bom. sds.

  16. Preparem seus lencinhos e podem começarem a chorar antecipadamente.Nelson Jobim jamais sera presidente do Brasil e o Rafale sera aquele que ate a propria França deixara de ter por não encontrar contratos e as vacas estão magras e não terão como manter o projeto.

  17. É bastante interessante a possibilidade do caça aproveitar as estradas asfaltadas como pista, por isso eu vou de Suequinho.

  18. Eu calculo duas coisas… Que a decisão sai a partir do último trimestre deste ano e o vencedor seja o Rafale mesmo pois é o único que anuncia por escrito 100% de tecnologia transferida mas que a capacidade dos três é muito parecida e por escolha tecnológica todos valem iguais.

  19. ADRIANO para os Franceses transferirem 100% de tudo o que afirmam necessitarão de aval Americano e duvido que recebam.Ai vem a questão,terão os Franceses a coragem de realmente nos repassarem os codigos fontes e tudo o mais?Isso não so envolveria Dessault mas o proprio governo Frances.Apesar que o mundo sorri ao Brasil por necessidade e acho que os Franceses não iriam querer enfrentar pesadas retaliações em vacas magras mesmo a nossa grana sendo incentivo.A verdade é que eu não levo fé no programa estabelecido nessa negociação.Os Scorpenes eles vendem e rapassam tudo a todos que pagarem,os EC-725 tambem e os SN-BR a tecnologia atomica é propria Brasileira.Armas Atomicas,aeronaves de ponta de caças e area aeroespacial são segredos senciveis que muitos não querem ver no Brasil.

  20. 1maluquinho eu disse que eles anunciam, mas que vão passar daí já é outros quinhentos… e dessas bagunças de FXsss eu preferiria os Sukoy, pois nenhum deles tem como dar repasse total tecnológico entam que venha o mais capaz em carga e autonomia que a tecnologia agente trabalha já em grande parte como nos F-5 e podemos trabalhar neles tamben.

  21. Tambem quero o SU Adriano e mesmo sob licença mas queremos proprio padrão com tecnologia e autosuficiencia e os Russos nos ofereceram isso.Pagariamos os serviços como foi na area atomica com a Alemanha e com eles projetariamos,desenvolveriamos e fabricariamos um caça de quinta nacional do zero aqui.Não existe nada melhor que essa possibilidade que satisfaz na integra o proposito do FX e ela esta bem proxima de tornar-se realidade.

Comentários não permitidos.