Ricardo Pereira e E.M.Pinto
Plano Brasil
Ucrânia, Polônia e EUA participam do exercício militar SAFE SKIES 2011, que ocorre na Base Aérea de Mirgorod, Ucrânia, o evento conta com a presença de mais de 140 membros da Guarda Nacional Aérea.
Participam do evento membros da Guarda Nacional Aérea, do Alabama, Califórnia, Iowa, Massachusetts e Washington, as aeronaves Mig-29, Su-27 e F-16C Falcon .
Os aviadores ANG (Air National Guard) realizam o programa de parceria entre os estados que visa efetuar exercícios de combate e manutenção da soberania aérea em preparação para os Jogos Olímpicos de 2012 e Eurocup bem como dos Jogos de Inverno de 2014 na Europa. Este evento objetiva-se ainda a promover e reforçar a cooperação multinacional, em um esforço para promover a segurança do espaço aéreo.
“Trabalhar em conjunto com as Forças Aéreas da Ucrânia e da Polónia é importante para os interesses dos EUA, na medida em que ajuda a promover a estabilidade regional”, disse o tenente-coronel Robert Swertfager, oficial organizador do SAFE SKIES 2011, Swertfager é piloto de F-16 do 144 Fighter Wing da California Air National Guard, baseado em Fresno. “Esse evento aumenta a nossa capacidade coletiva para enfrentar os desafios comuns de segurança.”
A Guarda Nacional da Califórnia é um parceiro da Ucrânia já a Guarda Nacional de Illinois o da Polônia. Estas parcerias têm aberto o caminho ao longo dos últimos seis anos, desenvolvendo relacionamentos que permitem este enorme esforço colaborativo.
Após dois anos de planejamento, os caças cehagram a Ucrânia em 16 de Julho, com uma multidão de membros da Força Aérea Ucraniana presentes na base aérea de Mirgorod, que passou a ser preenchida por caças norte americanos dos Estados Unidos e Polônia.
O esforço para trazer os caças americanos para a Ucrânia foi cuidadosamente coordenado, garantindo a eles a viajem com as ferramentas e pessoal de manutenção, bem como dos recursos compartilhados pelas três forças aéreas.
O Tenente-General Vasyl Nikiforov, vice-comandante da força aérea ucraniana, expressou sua gratidão pela cooperação com os EUA repartindo o pão com os como ele os pilotos estrangeiros na altura de sua chegada, repetindo uma tradição e costume ucranianos. Nikiforov afirmou estar muito feliz por ver os seus pilotos voarem em conjunto com a Força Aérea dos Estados Unidos e que estima um grande sucesso no evento com aprendizado para ambos.
O Piloto de F-16 Tenente Cor Rob Swertfager, um membro da Ala de Caça 144, realizou segundo ele o “sonho de sua vida” iniciou a operação dando um passeio no assento traseiro de SUKHOI SU-27 Ucrânia.
O F-16 é um belo caça,essa imagem dele taxiando ficou ótima.O único problema é a falta de proteção na entrada de dos motores,como as do MIg-29.
Belas aves de rapina…onde estão as nossas???
estes sukhois são grandes, o f-16 ate desaparece do lado
.
.
Olha eles ai, SUKHOy na veia… ò viúves danada!! Snif-Snif
.
.
O Su 35BM ou 35s são simplemsnte fantáticos e até furtivo por terem rc mt baixo…imbátiveis…O q n FAB está perdendo por pura xenofobia e estúpidez; trágico.
campanha su-35 Já vamsos fazer um baixo assisnado e mandar para presidente DILMA ” SU-35 o melhor caça do mundo para FAB Já”
Brilhante ideia!.. Um baixo assinado favoravel ao Sukhoy
35. Mas será vai chegar na mão dela ?