Portugal convoca o Brasil para programa de privatizações

http://2.bp.blogspot.com/-B18bs8O_RIw/TaN-Pq_TDLI/AAAAAAAAanY/xNusdc-2yII/s1600/cartoon++FMI_598554923.jpgNo âmbito da visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros português ao Brasil, o jornal O Estado de São Paulo apresenta Paulo Portas como “porta-voz do programa de privatizações porque, entre outras razões, tem experiência no assunto: foi ele quem, como ministro da Defesa, entre 2002 e 2005, privatizou a Ogma-Indústria Aeronáutica de Portugal, uma empresa vendida à Embraer”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, desembarcou ontem em Brasília e deixou claro que, entre outras missões, “o sentido da viagem” é a “diplomacia económica”.

Para hoje, Paulo Portas tem previsto um encontro com o seu homólogo brasileiro, António de Aguiar Patriota, havendo a hipótese da reunião ser também com a presidente Dilma Rousseff. Em caso de problemas de agenda, Portas e Dilma devem encontrar-se em Lima, amanhã, durante a posse do novo presidente do Peru, Ollanta Humala.

Os autores do artigo d’O Estado de São Paulo, consideram que o discurso do ministro português “é recheado de garantias de segurança jurídica e política para os investidores brasileiros”.

Numa entrevista concedida ao jornal, com o título “Um país forçado a pedir ajuda tem de aprender com os erros”, Portas afirma que os casos de Portugal e da Grécia não são comparáveis e declara que Portugal quer contar com uma participação ativa do Brasil no programa de privatizações.

“O relacionamento económico entre Portugal e Brasil é bastante significativo, mas é possível reforçá-lo”, diz. Para Portugal, “é determinante internacionalizar as suas empresas. Para um país que tem um endividamento excessivo é muito necessário promover as suas exportações aqui no Brasil.” Aponta o exemplo da construção naval, em que “Brasil e Portugal têm necessidades complementares”. Em relação ao programa de privatizações, o MNE português considera-o amplo e dirigido aos mercados de todos os países. “Faz parte de uma boa narrativa portuguesa saber apresentar num país tão próximo e com um potencial tão grande quanto o do Brasil esse programa de privatizações”, concluiu.

O jornal recorda que o governo português decidiu antecipar o programa de privatizações e está a convocar as empresas brasileiras, privadas e estatais, a participarem nos primeiros leilões que serão realizados “ainda no terceiro trimestre” deste ano.

Até ao fim de setembro, refere O Estado de São Paulo, “o governo de centro-direita, que tomou posse em junho no rastro de uma grave crise financeira, quer privatizar pelo menos as empresas EDP (geração de energia), REN (rede de distribuição de energia) e Galp (petróleo).”.

A TAP, sublinha a publicação, deve abrir o calendário de privatizações do ano que vem. A empresa é hoje 100% estatal e tem a brasileira TAM entre as interessadas no negócio. Esta privatização vai ter uma condução especial porque o Brasil é a maior fonte de receita da companhia aérea portuguesa – no ano passado, a TAP transportou 1,4 milhão de passageiros entre o Brasil e a Europa.

Fonte: RTP

25 Comentários

  1. Sinceramente achei ate verdadeira essa intenção de procurar o Brasil para negociar aja visto que seus vizinhos lhes emprestaram dinheiro mas podem-lhes devorarem seus figados.Apesar de quando os procuramos para ajudarem a entrada de mercadorias do Brasil na CE eles derão pra traz mas não sejamos iguais e sim negociemos ja que temos laços e bons laços tendem a prosperar de forma sincera.Vejamos o que sucedera……RSRSRSRS ESSA CHARGE TA MANEIRA SE GASTAR JA ERA RSRSRSRS

  2. Dandolo, descordo do senhor com todo respeito, mas :
    Vendemos bens e serviços com ou sem Portugal.
    Andamos com as próprias pernas.
    Pensamos com nossas cabeças .
    Temos personalidade e
    DECLARAMOS A INDEPENDÊNCIA.
    Em hipótese alguma voltaremos ao século 19 ou anterior a ele.
    Vamos morrer lutando mas não rastejaremos pra filho da puta nenhum.
    INFANTARIA DO BRASIL.
    —————–
    http://www.youtube.com/watch?v=ueHEhpEhIhY

  3. Deviamos logo comprar portugal!Seria bom se os portugueses consentissem nisso, eles poderiam se tornar brasileiros e vice-versa, resolveria o problema economico deles e os nossos de querermos ser desenvolvidos e ainda seriamos europeus, como gostariam de ser muitos brasileiros, (menos eu)!Claro que é piada!Mas seria bom colonização ao contrário, ao menos ao nosso ego de brasileiro nacionalista!

  4. quem declarou a independencia do brasil foi um portugues.E foi graças a ele que nao tiveram uma guerra para ter a indenpendencia como outros paises.
    Abraço

  5. PORTUGAL VENDE-SE!!!!!!!!!!!!!!!!Cade aquela arrogância de superioridade que tinham,estão falidos e indo pra mer..!

  6. As pessoas portuguesas nunca tiveram arrogância de superioridade,a maioria das pessoas diziam que portugal era pequeno e que nunca poderia ser um pais muito bom,o que e mentira já que a Holanda, Bélgica e outros são países bons e estão melhores que nós
    Essa arrogância de superioridade que esta a a referir-se só pode ser do passado em que aí sim Portugal era uma potencia para a época,agora Portugal não passa de um pais da união europeia mais nada

  7. RtadeuR

    Parece que tá viajando !

    O Dandolo tem razão sim em relação `a matéria .

    É uma ótima opção para ter-mos as portas do mercado europeu abertas , pois nos tornaría-mos participantes dos benefícios dados `as empresas européias já que tais empresas são européias !

    Seu comentário está totalmente equivocado e desantenado em relação ao assunto aqui tratado !

    Não tem nada a ver com independência do Brasil com Portugal e voltar a ser colônia !

    Volta pros livros rapaz !

  8. Sim Diogo foi um Portugues que não somente declarou a independencia do Brasil mas apos o 7 de setembro nos liderou para expulsarmos as tropas fieis Portuguesas e muitos foram os combates e em muitas regiões do Brasil.O que mais ficou marcado foi na Bahia quando os derrotamos e apreendemos 14 navios e ainda perseguimos os que fujiram ate a entrada de Lisboa.Ele apenas disse “INDEPENDENCIA OU MORTE” e liberou granapara compra de armamentos e arregimentamento pois quem expulsou ou trucidou os que resistiram fomos nós os Brasileiros.Teve guerra sim meu caro Diogo mas arregassamos e ate tentaram voltar depois reforçados e os rechaçamos,foi o que citei na Bahia.Virou ate hino do Senhor do Bomfim,procure conhecer a letra.Caetano Veloso canta ele.Aproveite e conheça a vida de Maria Quiteria que com 14 anos contarriando o pai fugiu de casa cortou os cabelos para parecer homem e alistou-se no Exercito Brasileiro e combateu como uma heroina os Portugueses.

  9. DANDOLO acorda amiguinho.Quando nós procuramos os Portugueses para atravez deles colocarmos nossas mercadorias na Comunidade Europeia eles se negaram.

  10. só tem uma coisa que eu não entendo, por que um país que já se encontra enforcado, não usa a cabeça e pensa logo numa união, pois, brasileiros e portugueses são o mesmo povo, como a africa e o brasil. desta forma eu acho que se eles se unissem ao brasil, seriamos mais forte e o brasil resolveria rapidamente o problema deles, uma vez que o brasil tem dinheiro pra isso.
    – vem pra cá logo, portugal!!!!!!!!!!!!!

  11. Na boa se a situação fosse inversa nos esnobariam de novo mas como o empresariado Brasileiro é olho grande vai cair dentro.Eles apenas estão falindo e veem em nós uma solução mais nada do que isto.Todo o papinho que se desenrolar sera puro engodo pura estorinha da carochinha.

  12. É por aí mesmo 1maluquinho! Graças a sua história portugal sempre foi pedante sim, brasileiros que moram lá podem nos dá certeza disso!Efetivamente portugal não quer ser bonzinho, quer se salvar, e nós, certo que devemos aproveitar a oportunidade e fazermos como faria o EUA,nos inserir e estabelecer nossos interesses economicos lá. Porque no final o que importa é fixar seus interesses economicos e mantê-los!

  13. tem razão em relação ao combates, mas também tem que ver que os portugueses forum os primeiros europeus(senao me engano)
    a investir no Brasil

  14. REGIVALDO não so Portugueses são pedantes mas o Europeu-Ocidental geral tambem é….DIOGO investir em uma colonia é o minimo pra usufruir dela…De uma coisa é certa o mundo cambaleia,Europa-Ocidental,EUA e as Ratazanas vizinhas querem todos nutrir-sem de nós e como Brasileiro é tão bonzinho ou melhor,t]ão tolinhoou seria melhor ainda,tão tapadinho.O que chega a ser hilario que estamos assumindo o espirito de Madre Teresa de Calcutá em um seculo 21 que sera marcado pela sobrevivencia ser Cristão e se compadecer dos demais é ter a certesa que sucumbira juntinho com eles.Quem muito dá fica sem ou fica largo rsrs rsrs.Parece que estamos hipnotizados pela desenfreada busca de um lugar ao sol a qualquer custo que nos esquecemos de nós mesmos rsrs rsrs O Brasil agora sera o BNDESM o BNDES mundial rsrs rsrs e enquanto isso Brasileiros que trabalham e pagam seus impostos morrem nas portas de hospitais por fallta de vagas ou de atendimento e o pior ainda,passam fome e morrem no maior produtor de generos e carnes do mundo.Esse é o meu Brasil varonil ou seria Brasil vara a mil heim rsrs rsrs.

  15. Voces ja assistiram o desfile de 7 SET no RJ?Embora contigenciaram bastante.Uma vez o palanque repleto de autoridades,diplomatas extrangeiros,convidados,politicos.E aparece o BOE do CFN todo camuflado e pintado com armamentos pesados numa sincronia e expressão e o palanque de autoridades todos com os olhos arregalados atonitos.O Boe ja saia no final da Av.Pres.Vargas e o palanque inteiro de pescoço torto ainda acompanhando.Os olhares entre os diplomatas e convidados impressionadissimos foi de arrepiar.Viva a mais antiga tropa militar Brasileira,eu ainda gosto de chama-los de Corpo Real de Fuzileiros Navais.

  16. “o governo de centro-direita, que tomou posse em junho no rastro de uma grave crise financeira, quer privatizar pelo menos as empresas EDP (geração de energia), REN (rede de distribuição de energia) e Galp (petróleo).”.

    EDP–> Eletrobrás
    REN–> CPFL
    GALP–> Petrobrás

    Se essas empresas que citei comprarem as estatais portuguesas, só deixaram de pertencerem a um governo e serão de outro.

    E é incrível como até companhia aérea estatal eles tem.

  17. ORLOV e que por sinal somos o maior cliente e o maior fluxo da TAP rsrs rsrs Ate Americanos estão querendo abrir as portas a Brasileiros pois hoje no mercado deles o Brasileiro é o turista que mais gasta e que mais divisas lhes gera.Seriamos capazes de imaginarmos uma situação dessas a 10 anos atraz???

  18. RtadeuR

    Tá se arrupiando fácil héin ?

    Que vídeozinho mais capenga !

    Não tem nada a ver com a participação do Brasil e das empresas brasileiras na privatização de empresas de Portugal !

    E a participação do Brasil e das empresas brasileiras na privatização lá , é benéfica ao Brasil !

  19. Que vão para la e que comprem todos os tamancos.Empresariado sabe apostar em riscos e é problema deles so não gostaria que nosso governo entrasse de cabeça nessa porque o dinheiro que eles movimentam não é deles e sim o nosso e que inclusive deixam de aplicar aqui na melhoria do pais e da vida do povo Brasileiro.

  20. À parte da ignorância demonstrada pelos mesmos cobardes do costume, vale a pena comentar esta notícia.

    As empresas brasileiras que quiserem comprar participações nas empresas portuguesas serão bem vindas. Estrategicamente acho muito mais importante que sejam brasileiras. Contudo, como o mundo do capital não tem pátria e os restantes accionistas também não, se forem alemãs ou norte-americanas, tanto faz.

    O serviço continuará a ser prestado. Espero que por custos inferiores.

    PS – Sou contra a venda da TAP. Foi graças à falência da VARIG, que era uma grande companhia, que o Brasil e os brasileiros perderam uma voz no mundo. Hoje, os brasileiros vão dar dinheiro à TAP, à Ibéria, à Air France, etc… e contam com uma oferta limitadíssima e cara da TAM… Milão, Paris e Amesterdão, e EUA… se não estou em erro. Isto em termos de Longo Curso.

    As companhias aéreas fazem parte da política económica de um país. Sem a TAP, países como São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau ou Cabo-Verde recuariam no tempo… pois o mercado não justifica a frequência de voos que têm.

Comentários não permitidos.