Defesa & Geopolítica

“Typhoon e Ural” – Novos veículos blindados para o Exército e Polícia Russa

Posted by

Frente o URAL ao Fundo o Typhoon

Informações: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

 

Texto- E.M.Pinto

Plano Brasil

Typhoon

Em Junho passado foram encerrados os testes do protótipo de uma nova família do veículos blindados multi-propósitos desenvolvidos para o exército Russo e conhecidos pelo codinome “Typhoon”.

 

Os veículos desta nova família diferem dos seus atuais análogos por serem projetados e possuírem proteção interna e externa de alto nível. Superando inclusive os requisitos internacionais exigidos pelas forças militares e concorrentes estrangeiros.

A proteção blindada da família “Typhoon” é de classe 6A, e foi elaborada por especialistas do Instituto do Aço, muitas das tecnologias desenvolvidas ainda são pioneiras tal como a armadura de cerâmica integrada para proteger os motores propiciando básica, além disso, novas soluções para proteção contra minas, incluindo assentos especiais que absorvem e minimizam o impacto sobre a tripulação.

 

Também foi desenvolvido um sistema de proteção de grande calibre para os vidros, o que os tornam vidros de grande calibre de armas de fogo.

Rampa de embarque do veículo Typhoon

 

A nova armadura de aço é sem dúvida alguma a mais efeciente do mundo e esta conclusão foi obtida após inúmeros testes reais sobre fogo no qual o veículo suportou projéteis que simplesmente danificaram irreversivelmente os veículos de fabricação estrangeira.

 

Segundo o presidente da JSC “Research Institute of Steel“, diretor de Ciência da academia de Rara, Ph.D., professor Valery Armenakovich Grigoryan.

 

A tripulação do veículo tem acesso a todas as informações dispostas em monitores de telas LCD Touch Screen, o sistema de comando do veículo é inteiramente computadorizado.

 

O veículo é construído em conceito modular aceitando diferentes configurações na carroceria com a introdução de diferentes módulos de missão consoante o interesse do cliente. Em provas reais o Typhoon provou sua mobilidade e controle, trafegando a velocidade de 100 km/h em terrenos acidentados, o motorista pode testar o sistema computadorizado de tração e controle mesmo em condições de dirigibilidade extremamente difíceis.

 

Neste momento as empresas russas estão plenamente aptas a produzir os materiais desta armadura, especialmente a cerâmica, em nada inferior aos análogos melhores do mundo. Podemos usar com segurança estes materiais na construção de estruturas e proteção, o que nos capacita a atender os mais rigorosos requisitos de protecção definidas

 

Ao contrário das tentativas anteriores no Ministério da Defesa russo que fracassaram ao tentar criar um veículo altamente protegido e armado com um alto desempenho de produção baseados nos chassis de caminhões já existentes, o projeto “Typhoon” é inteiramente novo e baseado em um chassis especial, concebido após inúmeros estudos em veículos danificados durante missões reais de combate no Afeganistão e Geórgia.

 

 

O JSC “Research Institute of Steel”  é o maior desenvolvedor de sistemas integrados de segurança da Rússia e fabricante de inúmeros produtos tais como:

 

  • Armadura corporal,
  • Sistemas de localização de explosão
  • Meios de proteção contra incêndios,
  • Proteção integrada dos veículos leves e blindados pesados

 

Desde 2010, o instituto é gerido pelo Grupo Industrial Machinery & NV. Ativamente envolvido no programa “Kurgan” e na criação e modernização de sistemas de defesa para os BMP e BMD e GAZ Tigre.


 

 

URAL 6×6

Outro veículo denominado URAL, também leva em consideração estas tecnologias,

 

Os veículos também possuem sistemas de proteção a minas e IEDs, são construídos em blindagem de cerâmicas especiais. Através dos monitores LCD touch sreen, são exibidos a tripulação as informações do computador que auxilia não só na direção, mas no envio de informações sobre ameaças e supervisão do trabalho de todas as unidades do carro bem como dos seus sistemas de armas e dos demais carros através de um sistema de data- link.

 

O computador auxilia na direção automaticamente, correlacionando a velocidade x terreno, seleciona a melhor condição e resposta para o seu contorno, efetuando a correção para o sistema automático de armas. Tal como os Typhoon os URAL serão equipados com blindagem nível 6.

 

O URAL é capaz de atravessar vaus de 1,75 m e subir ladeiras com um ângulo de 30 graus, e como o Typhoon, pretende-se que o veículo desloque-se a 100 km/h em terreno acidentado.

 

O exército Russo espera receber os primeiros veículos da nova geração já em 2015, altura em que uma nova doutrina será introduzida no exército. Novas armas e uma nova divisão de soldados equipados com sistemas integrados em redes de combate são parte deste programa, os veículos blindados são apenas alguns dos novos sistemas que fazem parte do programa de modernização do exército Russo.

24 Comments

shared on wplocker.com