Mercadante quer verba do Mercosul para ciência, tecnologia e inovação

O Brasil quer fazer parcerias com o Uruguai para expandir as redes de banda larga destinadas à transmissão de dados de estudos científicos e tecnológicos, tais como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além de criar um centro binacional para produzir software livre (com a formação de recursos humanos) e um centro binacional de doenças tropicais.

A afirmação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que está em Montevidéu participando do Encontro Documental de Televisões Latino-Americanas e do seminário Diálogo Brasil-Uruguai em Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura. Segundo o ministro, a intenção é usar o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) em pesquisa e desenvolvimento.

Mercadante lembra que o Focem é redistributivo e inversamente proporcional ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada país do bloco. O Brasil, que tem a economia mais forte entre os parceiros do Mercosul, recebe menos. Para os três próximos anos, o Uruguai terá US$ 140 milhões do Focem. No total, o Focem terá US$ 1 bilhão até 2016.

“A estrada do futuro é a internet”, disse Mercadante defendendo o uso de recursos para ciência e tecnologia. O Uruguai já concluiu a inclusão digital de todas as escolas públicas e distribuiu um computador portátil para cada aluno. O país vizinho também participa do projeto Mercosul Digital, para criação de protocolos e procedimentos para estimular comércio digital na internet para pequenas e médias empresas, por isso o Brasil o considera um parceiro estratégico nessa área.

O ministro avalia que é hora de se desenvolver projetos de ciência e tecnologia, que integrem cadeias produtivas e que reduzam as desigualdades e assimetrias no Mercosul, a exemplo do que já foi feito na União Européia. Mercadante sugeriu que o Mercosul aproveite a integração para estruturar sua indústria de medicamentos. “Queremos uma integração, no futuro, em áreas mais estratégicas, como fármacos e saúde pública”.

“Nós precisamos de parcerias para internacionalizar a ciência, para tocar experiências de tecnologia, para criar patentes, para regulação na área de fármacos, para desenvolver os genéricos”, acrescentou o ministro, em conversa por telefone com a Agência Brasil. Como o Brasil, o Uruguai e também a Argentina e o Paraguai são extremamente dependentes do fornecimento estrangeiro de matéria-prima para produção de medicamentos e de equipamentos clínicos.

Fonte: Exame

12 Comentários

  1. Toda parceria é bem vinda,desde que não tenhamos que arcar com TUDO,porque embora a economia brasileira seja a mais forte do Mercosul,o BRASIL ainda possui uma má distribuição de renda.
    O BRASIL é um país rico com um povo pobre, que necessita de saúde,infraestrutura,educação, justiça,etc, os benefícios da economia brasileira já deviam estar chegando ao seu povo de forma mais abrangente!

  2. De novo redirecionamentos HI-JACK e provavelmente em breve CONTAMINAÇÃO ATRAVEZ DE INVASÃO…Aqueles que não tenham condições de terem um eficaz e eficiente anti-virus em suas maquinas ai vai a sua salvação O 1MALUQUINHO É SEU AMIGUINHO.Baixe no site oficial da AVG http://free.avg.com/br-pt/pagina-inicial.Configure-o a seu modo.Ele é completissimo.Atualize-o e quando voce abrir a janela principal do mesmo SORRIA sua licença estara valida ate 2012 Desfrute.

  3. Amigo CESAR PEREIRA conscientize-se a tatica Lulista é o do Brasil ter o onus da integração. :mrgreen: Qual deles tem algo em tecnologia e BNDES para somar???

  4. Verdade Cesar, os nossos governantes tem que entender que eles estão governando para o povo brasileiro, e não para os Latinos Americanos ou ainda pior, para os palestinos e Africanos, como fez o nosso último presidente, fazendo hospital na Palestina, e centro de pesquisa na Africa.

  5. Já disse sobre a importância do Uruguai, é um país que está localizado exatamente entre, Brasil ,Paraguai, Argentina e Atlântico Sul, não precisaria dizer mais nada e não vou dizer.
    Pensa também.

  6. .
    .
    O cara está na elite politica desse país a mais de década e agora que parece descobrir que o Brasil precisa de Tecnologia!!
    .
    São Tomé agora é meu orixá… hehe

  7. Vamos investir em Engenharia Genética ? Eu já criei um projeto de cura de todas as doenças e da velhice (longevidade).Estudo também bioquímica e farmacologia, pois minha filha está terminando farmácia e eu leio os livros dela. Como eu sei eletrônica, informática, robótica, biologia e bioquímica, achei uma maneira de mudar as células do corpo humano, mas para isso tenho que construir uma máquina controlada por computador, com a finalidade de fabricar novas variações de células. Bem, com isso poderemos curar todas as doenças e acabar com o envelhecimento. Pessoas com 100, 200, 300, 400 anos, terão a aparência de 25 anos de idade. Para os jovens esse método será aplicado mais facilmente, mas para os mais velhos, vai dar mais trabalho, mas nada é impossível, pois na minha teoria funciona. Eu já tenho uma ideia de como fabricar tal máquina, mas pra isso tenho que estar em um centro de pesquisas apropriado. Não iremos gastar muito dinheiro para fazer isso, creio eu. Algum país estaria interessado nesse projeto ? O Brasil eu sei que não está, pois o brasileiro não é criativo e intuitivo, e não sabe definir quem é capaz ou não. Há uma miopia nesse sentido. A minha obrigação eu estou fazendo, que é me oferecer para o bem da humanidade. Tudo o que disse que iria fazer até hoje eu fiz, mas não consigo convencer as pessoas de que sou capaz de realizar o que ando afirmando. Esse negócio de ter mestrado e doutorado é idiotice. O cérebro tem que funcionar.

  8. Chega a ser revoltante termos as maiores reservas energeticas e minerais que servem como a melhor carta de credito possivel de se ter e não investirem nada,não fecharem acordos de obtenção de nada e so viverem empurando supusitorios de maracujina adentro do Brasileiro.A unica possibilidade compreensivel é que tudo o que temos é materia de consumo da ganancia deles e mais nada.Perpetuar-se neste El Dorado é a garantia de suas riquesas,de seus parentes,de seus companheiros.Por isso que a disputa politica no Brasil é tão encarniçada.Isso so acabara o dia que depor-mos,tornarmos a todos inelegiveis e começarmos tudo do zero.

  9. a vergonha é ter que ficar pedindo para os outros paises do mercosul para ajudar na grana , quando o brasil tem competencia para tal investimento.

  10. Ter mestrado e doutorado não é idiotice. Idiotice é ser capaz de fazer tanto e esperar pelos outros. Faça você mesmo e prove.

Comentários não permitidos.